sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Crianças sem horário certo para dormir têm mais problemas de comportamento

 

Olá!

Aqui em casa, como acordamos muito cedo para ir à escola, tenho uma rotina muito bem traçada. Por volta das 19h30 meus filhos já estão na cama e até às 20h já estão dormindo. Aos finais de semana, deixo passar um pouco mais, mas normalmente às 20h30 vão para a cama.

Gosto bastante da rotina e acho que faz muito bem para meus filhos. Sinto que ficam mais seguros, mais tranquilos e passam o dia melhor. Tento colocá-los na cama cedo para eles conseguirem dormir as horas necessárias para uma criança da idade deles (na verdade precisariam de 11 à 12 horas de sono, mas dormem no total 10 horas).

 

Criança sem horário certo para dormir têm mais problemas de comportamento - Just Real Moms

 

Enfim, às vezes vejo crianças sem rotina nenhuma, dormindo altas horas e não sei no que isso pode prejudicá-las exatamente. Pois bem: uma criança que não tem horário certo para dormir pode apresentar um maior risco de problemas de comportamento e emocionais, como hiperatividade ou ansiedade. É o que indica um estudo britânico realizado com mais de 10.000 crianças e cujas conclusões foram publicadas na revista Pediatrics.

“Alterar constantemente a quantidade de horas em que você dorme por noite ou então ir para a cama em horários diferentes a cada dia é como bagunçar o seu relógio biológico. Isso impacta a forma como o seu corpo será capaz trabalhar no dia seguinte”, diz Yvonne Kelly, pesquisadora da University College London e coordenadora do estudo.

A pesquisa levou em consideração os dados de 10.230 crianças da Grã-Bretanha. Os hábitos relacionados ao sono dessas crianças – como o horário em que elas iam para a cama todos os dias ou quantas horas por noite elas dormiam – foram analisados quando elas tinham 3, 5 e 7 anos de idade. Os pesquisadores levaram em consideração apenas os hábitos cultivados de segunda a sexta-feira. Além disso, pais e professores dessas crianças responderam a questionários sobre o comportamento delas.

 

Criança sem horário certo para dormir têm mais problemas de comportamento - Just Real Moms

 

As conclusões do trabalho indicaram que as crianças que não tinham horário definido para dormir apresentavam mais chances de desenvolver problemas de comportamento ou emocionais do que aquelas que iam para a cama no mesmo horário todos os dias da semana. Esses problemas incluíam, por exemplo, tristeza, envolvimento em brigas com colegas e imprudência, além de hiperatividade e ansiedade.

Segundo os autores do estudo, os danos causados pela falta de sono adequado podem ser revertidos se os pais se esforçarem para criar uma rotina para os filhos. Por isso, os cientistas defendem a ideia de que os horários do sono das crianças devem ser levados em conta pelos profissionais de saúde e incorporados nos assuntos das consultas médicas.

Para ler a pesquisa original, acessem AQUI.

 

Criança sem horário certo para dormir têm mais problemas de comportamento - Just Real Moms

 

Fonte: Veja / Pediatrics

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa Tarde,

    Meus filhos tem essa rotina dormem cedo todos os dias, apenas aos sábados que ficam um pouco mais.
    Isso é magnifico para desenvolvimento e saúde dos pequenos…

  2. Uma dúvida…minha filha está gripada e dormindo mal a noite. Posso deixá-la estender o sono pela manha (o que interefere na soneca da manha e da tarde) ou melhor acordá-la no horário de sempre?
    Obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

10 dicas para adaptação nos primeiros dias de aula!

  Olá, meninas!   O primeiro dia de aula do Olavinho está chegando e já estou sofrendo por antecedência... Será que ele...

Meu nome é Priscila da Culpa Medo, prazer! – por Priscila Rocha Leite

  Não me lembro de ter sido uma criança particularmente fóbica. Lembro-me de ter um pouco de receio de cachorros que,...

A exaustiva realidade de cuidar de um filho estando grávida de outro

  Olá, moms! Tudo bem? É bem comum que algumas mulheres fiquem grávidas enquanto o primogênito (ou segundo, terceiro...) ainda é pequeno....

Desconectando para conectar: Como ter mais conexão com o seu filho!

Nosso post de hoje é uma reflexão maravilhosa sobre como, ao desconectar, é possível criar muito mais conexão com...