domingo, 14 setembro, 2025

Por que forçar pedidos de desculpas pode ser ruim para crianças

 

Oi, meninas!

Tudo bem?

Recentemente, estava pesquisando na internet e me deparei com um texto muito interessante que está no site Popsugar. De primeira, o que fazemos é estranhar o conteúdo do texto, que nos diz por que forçar pedidos de desculpas pode ser ruim para crianças. Mas, conforme li a explicação, achei bem curioso!

Sabemos que educar nossos filhos é um desafio, e que nem sempre acertamos em tudo. Por isso, achei que seria interessante traduzir esse texto, que traz um ponto de vista diferente. Afinal, quem nunca passou por uma situação como essa? É terrível quando nossos filhos acabam brigando com seus irmãos e amiguinhos, e depois não querem pedir desculpas! Esse texto traz algumas dicas de como lidar com esse tipo de comportamento de um modo bem construtivo.

E vocês: O que acham sobre “não forçar desculpas”?

Confiram o texto!

Beijos!

 

Porque forças pedidos de desculpas pode ser ruim para crianças
______________________________________________________________________

 

Quando crianças brigam, ou quando uma provoca a outra, os pais logo tentam corrigir o erro exigindo um pedido de desculpas. “Diga que você sente muito”, dizemos, e as crianças respondem, mesmo que não sejam desculpas sinceras. “Me desculpe”, elas dizem umas às outras, sem necessariamente estarem arrependidas.

De acordo com Laura Markham, uma psicóloga infantil autora de um livro sobre o assunto, esse tipo de desculpas mais atrapalham do que ajudam. Isso porque se perguntarmos às crianças o que elas acham disso, elas vão nos dizer que é algo sem significado.

Quando estou bravo, odeio me desculpar. Só me deixa mais bravo ainda.”

Eu não gosto quando meu irmão se desculpa comigo porque nossos pais o obrigaram, pois ele age como se não fosse verdadeiro. Isso só me deixa mais triste.

Pedir desculpas quando não são verdadeiras é mentir.

Forçar os pequenos a pedir desculpas não só os ensina algo errado, mas também não resolve o problema. “Décadas de estudos sobre relacionamentos românticos mostram que não há nenhuma melhora na relação quando um dos parceiros se vê obrigado a desculpar-se antes de estar pronto para isso”, disse Laura Markham. “Acreditamos que o mesmo é válido para crianças quando se trata de irmãos e amigos.”

O que podemos fazer então?

1 – Ajude as crianças a se comunicarem melhor, e não foque somente no “ritual de desculpas”

“Se você ajudar as crianças a expressarem o que querem e precisam, escutarem uns aos outros e a reafirmar o que ouviram seus irmãos dizendo, elas vão começar a resolver seus conflitos de um modo mais profundo, até que um pedido de desculpas se torne desnecessário”, disse Laura.

2 – Espere até a raiva diminuir

Se seu filho ou sua filha sugerir um pedido de perdão, ouça sua voz. Se a criança ainda soar brava, diga que você não quer ouvir desculpas se não forem sinceras. Você pode dizer algo com efeito, como “Eu não estou pedindo para você dizer algo que não é verdade, porque eu acredito que isso não ajuda ninguém a se sentir melhor”.

3 – Autorize seus filhos a consertarem situações sozinhos

Isso significa não dar aos seus filhos a resposta-consequência por conta dos erros e brigas. Em vez disso, encoraje-os a escolherem o que pode ser melhor para melhorar a situação. Você pode dar ideias – escrever uma carta ou um bilhete, consertar o brinquedo quebrado –, mas Laura diz que então os pais devem dizer “Eu sei que você fará o melhor” e sair do quarto da criança.

4 – Seja um exemplo

“Crianças aprendem conosco como reparar danos em relações”, diz a psicóloga Laura Markham. Portanto, é importante mostrar que também somos sinceros quando pedimos desculpas a alguém.

 

Fonte: http://www.popsugar.com/ 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Engravidar depois dos 40 anos — Prós e Contras da FIV

Hoje, tem se tornado cada vez mais normal, uma mulher decidir engravidar depois dos 40 anos. Então, vamos falar...

As 10 principais organizações que temos que fazer antes de ter o primeiro filho, com cronograma e prazos

  Oi, meninas! Tudo bem?   Hoje decidi fazer um post especial para as gravidinhas que estão passando pela deliciosa expectativa de...

Maternidade e veganismo combinam? Veja como essa mãe transformou a vida de sua família! [Parte 1 de 2]

E ai? A Maternidade e veganismo combinam? Trouxemos um relato maravilhoso de uma mãe que realmente transformou a vida...

Os Livros da Dra. Ana Escobar sobre Pediatria e Saúde Infantil

Hoje vamos falar dos livros da Dra. Ana Escobar sobre Pediatria e Saúde Infantil! Depois de uma Live maravilhosa...