sábado, 4 outubro, 2025

Micose nas crianças: como reconhecer, tratar e evitar – por Dra. Juliana Macéa

 

Olá, meninas!

Tudo bem?

Hoje a nossa colunista, Dra. Juliana Macéa, explica como reconhecer a micose nos pequenos, como tratá-la e também como evitá-la. Texto bem importante, especialmente nessa época do ano!

Confiram!

 


 

Nessa época de férias, com direito à praia e piscina, observamos um aumento na incidência de micoses.

Isso porque, aumenta o contato da pele dos pequenos com terra e areia que podem abrigar fungos. Soma-se a isso o calor e a umidade causada pelo suor e pele molhada, criando um ambiente que facilita a contaminação e o crescimento dos fungos. Felizmente, as crianças não são o alvo preferido dos fungos, mas é importante ficarmos atentas à pele das crianças.

Como reconhecer uma micose? As lesões são geralmente placas de coloração avermelhada, castanhas ou esbranquiçadas e têm sempre um pouco de descamação. Na maioria das vezes essa descamação é mais evidente nas bordas da lesão indicando uma resposta inflamatória da pele ao crescimento do fungo.

Em casos mais intensos, as placas podem apresentar pequenos pontos de pus. Podem aparecer em qualquer área da pele, mas são mais frequentes nas áreas mais expostas como face, braços e pernas.

A confirmação do diagnóstico é feita por meio do chamado exame micológico. Nesse exame, que é bem simples e feito no consultório, o dermatologista faz uma raspagem suave da pele e pesquisa a presença do fungo no microscópio.

O tratamento pode ser feito com cremes antifúngicos, ou no caso de lesões extensas, com medicação oral que deve ser sempre ajustada ao peso da criança.

Para evitar a micose, aí vão algumas dicas: não deixe seu filho(a) com o maiô ou bermuda molhada. Seque cuidadosamente a pele depois do banho, com atenção especial para as áreas de dobras que acumulam mais suor. Oriente o uso de chinelos em chuveiros, vestiários, ou mesmo para caminhar sobre a areia mais quente, que é onde os fungos gostam de ficar.

Espero ter ajudado!

Beijo,
Dra. Juliana Macéa

www.masterlaserdermatologia.com
Instagram: masterlaserdermatologia

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

16 COMENTÁRIOS

    • Oi Paola, tudo bem!? Nossa sugestão é sempre buscar um médico de sua confiança e não medicar a sua filha sem uma avaliação de um profissional.

  1. Boa noite, minha filha apareceu a dias com micose, clínico geral passou um creme, tratei, pele ficou normal, voltou, o que dizer?

  2. oi meu nome é Rebeca e minha mãe está preocupada comigo pois estou com umas feridas na perna mas não é só uma são várias e ela acha que é micose e isso já aconteceu comigo outra vez mas da outra vez foi somente em um lugar e esses são vários e isso só foi aparecer depois que fui para casa da minha amiga e brinquei com a irmã dela na areia então acho que supostamente essa foi a causa e se foi como tratá-la?

  3. oi meu nome é rebeca e minha mãe ta preocupada comigo pois estou com feridas nas pernas e ela acha que são micoses e não é só uma feridinha são várias e até eu estou preocupada comigo pois tenho 11 anos e isso já aconteceu antes porém o de antes era só um e essas coisas só apareceram depois que fui na casa da minha amiga e eu e a irmã dela brincamos de terra então acho que foi por causa disso e se foi como podemos tratar?

  4. boa tarde dra.Juliana meu nome e WEVERSON
    tenho uma cachorra pincher
    e resentemente meu filho esta va brincando com ela e no dia seguinte ele apareceu com uma bolha esbranquicada e depois vermelha saindo um liquido
    porem ele me relatou que nao sente dor e nem coseira
    porem ela esta se espalhando um farmaceutico me indicou a pomada trok
    a principio diminuiu porem aparaceu outras em seu nariz
    oque posso fazer para melhorar isso?
    obrigado

    • Oi, não sou médica, mas sim mãe de 3 RS. Pelo seu relato para ser impetigo, se não tratar ela se espalha por tudo o corpinho deve e é infeccioso. É necessário levar ao pediatra ou clínico geral para medica-lo.

  5. eu me chamo elisangela tenho um filho com 2 anos ele passou atarde brincando na areia e logo que sai apresentou coceira e vermelhidao no bunbu e tem pequenos pontos como se fosse carosso só que bem pequenos o que pode ser?

  6. Boa noite Doutora.
    Antes de mais nada quero dizer que suas informações são claras e não nos deixam dúvidas sobre reconhecer a doença.
    No entanto, observo que ao levar minha filha ao médico, não fora realizado o referido exame pelo microscópio.
    Foi recomendado FUNGIROX duas vezes ao dia, celestamine (uso o genérico).
    Ocorre que acabei de ler que a pomada é para uso pediátrico em crianças acima de 06 anos. Minha filha tem apenas 3 anos e meio…
    Iniciamos o uso dia 18 logo pela manhã e até agora não observo melhoras
    Qual sua orientação?
    Gratidão

  7. ola sou elaine tenho uma bebe de 1 ano e 9 messes e ela tem uma mancha no rostinho avermelhada ja faz três semanas ja levei ao pediatra e ele disse q era um gungo mais parece qv ele vai e volta pq sera passo pomada duas vz ao dia prescrição medica

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Sono do bebê: Por que eles acordam tanto à noite?

Muitos pais têm dúvidas em relação ao sono do bebê, principalmente quem está entrando na jornada da maternidade ou...

O que é o “olho de peixe”? – por Dra. Juliana Macéa

  Olá, moms! Tudo bem? Com o verão se aproximando, os casos de "olho de peixe" começam a crescer. Muitas mães ficam...

Como escolher a escola do seu filho? – por Andrea Racy

Olá, meninas! Tudo bem? Muitas mães ficam em dúvida quanto a escolha da escola dos pequenos. Afinal, quais são os melhores...

Como ensinar “gratidão” para nossos filhos?

  Oi, moms! Tudo bem? Estou adorando os textos do site Fãs da Psicanálise. Tem uma matéria mais incrível do que a outra...