Oi, meninas!
Recebemos muito pedidos para falarmos sobre fotos durante a gestação e pedimos para nossa amiga e super fotógrafa, Mika Amato, dar algumas dicas sobre esse registro tão bacana de se fazer!
Muitas vezes, achamos que não é necessário fazer essas fotos, mas eu não me arrependi em nada de ter feito, aliás, ainda bem que eu fiz, senão não teria fotos minhas deste momento tão especial!
Espero que gostem!
Mil Bjsss
………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
Oi,
Eu sou a Mika Amato e trabalho com fotografia de família desde 2010. Além de fotógrafa, sou mãe e conheço de perto todos os dilemas que envolvem o tema “fotografar X filhos”.
Um milhão de fotos digitais, a maior parte feita pelo celular, não sabemos onde baixar, nem como organizar. O primeiro filho com pelo menos 2000 fotos a mais que o segundo, e o terceiro, então… Coitado…
Algumas mamães se lembram e fazem questão de fotografar a gestação, mas outras nem se lembram e depois se arrependem.
O fato é que, independente de todas estas questões, acho que todas nós gostamos de ter fotografias que contem a história, registrem a cena e nos deem a possibilidade de reviver aquele momento sempre que der vontade e saudades.
Por isso, vou esclarecer alguns temas relacionados à fotografia e vocês podem ir tirando suas dúvidas e sugerindo os conteúdos que acharem interessantes.
Primeiramente, esclarecerei alguns tipos de ensaio dentro do assunto “grávida”.
– Por ensaio ou sessão, entende-se o período em que é realizado a fotografia. Ele varia bastante, podendo ser somente algumas fotos, 1 hora ou até 4 horas.
– O acompanhamento, também bastante comum quando procuramos fotografia de gestante, são vendidos em forma de pacotes com valores diferenciados devido ao contrato com duração. Existem acompanhamentos mensais, trimestrais, e da forma que cada mamãe achar interessante. Os mais comuns são os acompanhamentos até 1 ano da criança e, no caso das grávidas, o acompanhamento bimestral.
Fotos: Mika Amato
– Ensaios “lifestyle”: são fotografias com luz natural em espaços abertos; pode ser na casa da pessoa ou em qualquer outro local. O que prevalece nesse tipo de ensaio é o momento, o contato, a cena como um todo. O cenário é que vai mudando. Geralmente, neste tipo de ensaio, troca-se menos de roupa. Quando feito em casa possibilita mais alterações; quando externos, por questão de conforto da grávida e por ter que carregar o que for levar durante o percurso, recomenda-se apenas uma troca.
Fotos: Mika Amato
– Ensaios em estúdio: são fotografias com luz controlada, feitas em locais fechados. Nestes ensaios, geralmente, existe uma produção de roupas, acessórios e maquiagem mais elaborada. O que muda nos fotos é essa produção, a luz e, em alguns casos, o fundo. O resultado deste tipo de ensaio são fotos-retrato.
Fotos: Simone Silvério
– O período mais interessante para fazer a fotografia de gravidez é de 30 até 34 semanas. Quando a barriga já está grande e ainda as futuras mamães não estão tão inchadas e cansadas. Além do risco de deixar mais para frente e o bebê resolver chegar antes…
Em resumo, não existe certo ou errado. Existe o que vocês gostam, como gostariam de guardar esse momento e o que as deixam felizes e satisfeitas.
Bom, por hoje é só! Se vocês quiserem acompanhar um pouco mais do meu trabalho, acessem:
Insta: @mikamatoFOTO
Site: www.mikamato.com
Face: https://www.facebook.com/MikamatoFOTO
Vimeo: https://vimeo.com/mikamatofoto
E se tiverem dúvidas e quiserem mandar opiniões, terei o maior prazer em responder: contato@mikamato.com
Abraços
Estou grávida de 5 semanas e gostaria de saber qual melhor protetor solar com base. No momento estou usando o Heliocare color. Gosto tbm do photoprot. Posso continuar com eles? Obrigada