Febre é uma das maiores preocupações dos pais – e também um dos temas que mais geram dúvidas nos consultórios pediátricos e grupos de WhatsApp. Então, vem com a gente para se tranquilizar!
Oi Mamães e Papais! Afinal, quando é hora de medicar na febre? Qual a dose certa? E por que ela sempre parece piorar à noite?
Para esclarecer essas e outras perguntas que todo pai e mãe já se fizeram, a nossa Fê Paronetto, fundadora do Just Real Moms, foi pessoalmente até o consultório do Dr. Paulo Telles, nosso colunista, pediatra e neonatologista, para um bate-papo direto e esclarecedor sobre febre, cuidados e segurança no uso de medicamentos.
Vejam abaixo respostas simples, práticas e que ajudam a trazer mais tranquilidade nos momentos em que a saúde dos pequenos pede atenção.
Como calcular a dose correta de Novalgina?
Fê Paronetto: “Bom, doutor Paulo, pra começar, uma pergunta que a gente recebe bastante: Como calcular a dosagem certa de Novalgina pra minha filha?”
Dr. Paulo Telles: “A dosagem tem que ser sempre pelo peso da criança.Então, acima de 3 meses e 5 quilos, a gente calcula de 10 a 15 miligramas por quilo, por dose, em intervalos de 6 a 8 horas, respeitando sempre a dosagem máxima da dipirona.”
Fê Paronetto: “Nossa, doutor Paulo, achei meio complicado, né? Mas talvez a calculadora no site da Novalgina ajude.”
Dr. Paulo: “Ah, é um ótimo instrumento pra gente usar ou falar direto com o pediatra.”
Quando meu filho está com febre, devo esperar outros sinais de alerta pra levá-lo ao médico?”
Super importante essa pergunta. O WhatsApp fica cheio dessa dúvida: ‘Quando eu devo ir ao pronto-socorro?’ E, nessa época do ano, os prontos-socorros ficam lotados de crianças que não têm necessidade de estar lá.
Então, quais são os sinais de alerta?
#1 Febre em crianças com menos de 3 meses, sempre levar para o pronto-atendimento;
#2 Febre que persiste por mais de 72 horas corridas também precisa de avaliação;
#3 Criança com falta de ar, respiração ofegante, chiado no peito precisa de assistência;
#4 Se tiver vômitos incoercíveis, dor no pescoço, rigidez;
#5 Ou, se a febre não melhora mesmo após o antitérmico, deve ser avaliada por um médico para tratamento adequado.
Por que a febre piora à noite?
Ótima pergunta! A noite é a ‘hora da bruxa’, é quando o WhatsApp do pediatra bomba (risos).
Isso tem explicação. À noite, estamos mais atentos aos sintomas das crianças e medimos mais vezes a temperatura.
Mas há também uma explicação fisiológica: o ritmo circadiano muda, há queda do hormônio cortisol e aumento da liberação de substâncias que estimulam a febre.
Então, é natural que à noite esses picos aconteçam e assustem os pais.
Mas não precisa se desesperar. Medique, deixe a criança confortável e descansando, que logo tudo melhora. Ninguém precisa perder o sono.
Com informações claras e acessíveis, o Dr. Paulo Telles reforça algo essencial: quando o assunto é febre, informação é cuidado.
Saber o momento certo de agir, identificar sinais de alerta e usar a medicação de forma segura faz toda a diferença na rotina das famílias, trazendo tranquilidade para os pais e bem-estar para os pequenos.
Continue nos acompanhando para mais conteúdos em parceria com o Dr. Paulo Telles, pensados para apoiar mães, pais e cuidadores com conhecimento confiável e afeto em cada decisão. Ah, e não deixe de compartilhar este conteúdo para ajudar e tranquilizar outras mamães e papais!
Um oferecimento:
A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SAÚDE DOS SEUS FILHOS, SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.
NOVALGINA® (dipirona monoidratada). Indicação: analgésico e antitérmico. MS 1.8620.0018. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. LEIA ATENTAMENTE A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAT-BR-2503606. Setembro/2025.









