No mercado infantil, as redes sociais deixaram de ser vitrine e viraram palco estratégico. Descubra como aplicar uma Estratégia de Vendas inteligente, como transformar conexões em conversão e impulsionar seu negócio com marketing digital e propósito.
Olá, mamães e papais empreendedores! Quando falamos em Estratégia de Vendas, não dá mais para ignorar o poder das redes sociais. Especialmente no mercado infantil, onde a conexão emocional é o que realmente gera conversão.
Na última mentoria do JRMBizz – nosso Hub de Negócios & Networking, em parceria com a BASE ESPM, tivemos um encontro inspirador com a especialista e professora Gabrielle Cristiane Fulcherberguer. Ela conduziu a aula “Redes Sociais para Negócios – Visibilidade, Relacionamento e Vendas”.
Durante o aula, mergulhamos em temas essenciais como a importância de construir presença digital com propósito. Foi abordado também como compreender o comportamento de clientes nas plataformas e usar ferramentas estratégicas para transformar engajamento em resultados reais.
Uma conversa rica em insights práticos para quem quer fortalecer sua marca, ampliar o relacionamento com o público e vender de forma autêntica e sustentável.
Vale reforçar que se você não empreende no mercado infantil, esse post também será valioso para você! Então, segue com a gente!
Para as empresárias do segmento infantil, o ambiente digital deixou de ser apenas uma vitrine e se tornou o principal palco de relacionamento com seu público, além de vendas.
Essa foi a tônica do encontro sobre Redes Sociais e Marketing de Influência, resultado da parceria entre o Just Real Moms (JRM) – portal digital com +13 anos de estrada dedicado a trazer conteúdo sobre parentalidade para a mães, pais e futuros pais – e a BASE ESPM.
Com uma audiência grande de inscritos, a aula online trouxe um olhar estratégico sobre como utilizar as plataformas para impulsionar negócios focados em famílias e no universo infantil.
A especialista e professora da ESPM, Gabrielle Cristiane Fulcherberguer, reforçou que o foco deve ser sempre a conversão. “As mídias sociais estão se tornando cada vez mais um canal essencial para a comunicação da marca. Elas têm uma influência direta na decisão de compra do consumidor. No entanto, é importante criar estratégias estruturadas com base no funil de marketing. O primeiro passo é conquistar e engajar o público de forma consistente, conduzindo-o até a conversão. O objetivo final é transformar esse cliente em alguém recorrente — e, melhor ainda, em um verdadeiro defensor da marca.”
Conhecer o Público é Mandatório
Para Gabrielle, a presença não precisa ser universal, mas sim cirúrgica. “Uma boa rede social é aquela que é utilizada com um propósito claro e que oferece experiências distintas para o público. O Instagram, por exemplo, foca na interação visual e no engajamento, enquanto o Pinterest é voltado para referências, ideias e inspiração. Cada plataforma atrai um tipo de comportamento e consumo, dependendo da geração e do interesse. Não adianta estar em todas as redes sociais se você apenas replica conteúdo e não se conecta de forma genuína com o seu público.”
O que importa é onde a marca realmente se conecta com as famílias, com o estilo de vida das mães e com o universo infantil que você representa. “A estratégia de segmentação se torna ainda mais vital quando observamos os dados: no Brasil, passamos cerca de 3 horas e 40 minutos nas redes sociais diariamente. Além disso, mais de 80% dos consumidores pesquisam marcas nas redes sociais antes de uma compra. Vale reforçar que 60% das aquisições são influenciadas por conteúdo nas plataformas.
Adicionalmente, a professora enfatiza que as redes sociais são “extensões dos nossos negócios” e que a decisão de compra, especialmente no segmento infantil, é guiada pela confiança: “Quando o público vê uma marca de roupa infantil ou de uma clínica pediátrica… ele olha para esse produto e se pergunta: “eu posso confiar? Esse produto expressa os valores que eu acredito?”
O Poder da Intenção de Compra no Pinterest
Em seguida, um dos pontos altos do debate foi a análise sobre o Pinterest. Uma plataforma muitas vezes subestimado no Brasil, mas altamente estratégico para o segmento de bens de consumo e serviços infantis. Fê Paronetto, do Just Real Moms, destacou que são usuários do Pinterest e que o cliente que naveja na plataforma já está na fase final do funil de vendas. Ou seja, uma conversão muito mais certeira.
“Quem está navegando no Pinterest para o moodboard de um quarto infantil, para uma dica de viagem… essa pessoa já está buscando algo, está no final do funil de venda, ela já quer comprar”, afirma Fê Paronetto . A CEO do JRM ainda ressalta a longevidade do conteúdo: “Um post hoje, um PIN do Pinterest, pode engajar por muitos anos depois da postagem. Ele não ‘caduca’ em pouco tempo como acontece nas outras redes sociais”.
Além do alto poder de conversão, Gabrielle Fulcherberguer destacou o excelente custo-benefício dos anúncios no Pinterest.
Segundo ela, a plataforma se torna mais atrativa porque, além da segmentação de público, permite o uso de palavras-chave e termos específicos. Isso garante que os anúncios cheguem a pessoas com intenção real de busca. Quando o público encontra exatamente o que procura, as chances de conversão aumentam — seja por meio de um catálogo ou ao ser direcionado diretamente para a página de compra. Isso contribui para um custo por resultado mais atrativo e um retorno sobre investimento mais eficiente.
Estratégia e Linguagem de Marca: O Uso Inteligente de Ferramentas
No quesito produção de conteúdo, é importante manter a autenticidade da marca em todas as plataformas.
Gabrielle incentivou as empresárias a enxergar anúncios como investimento, e não como gasto. Ela falou da importância de utilizar ferramentas gratuitas, como a Biblioteca de Anúncios da Meta, que permite “bisbilhotar o que os nossos concorrentes têm feito em anúncios”.
A professora da ESPM finalizou incentivando o uso de tecnologias para otimizar o tempo: “A Inteligência Artificial facilita muito o dia a dia. Penso nela como uma grande assistente na nossa vida”, para tarefas como a construção de legendas baseadas em palavras-chave de intenção de busca. A mensagem final é clara: a gestão estratégica do marketing digital é o que transformará a visibilidade em conversão e crescimento.
O aprendizado só começa na sala, mas é na prática — e na troca entre empreendedores — que as ideias ganham força e viram resultado.
Você quer levar sua marca para o próximo nível, participar das mentorias exclusivas e fazer parte de uma rede de negócios que conecta propósito e estratégia? Então, conheça o Hub JRMBizz, o nosso ecossistema de empreendedorismo do Just Real Moms. Saiba mais sobre o JRMBizz aqui.
E se busca aprofundar seu conhecimento em marketing, comunicação e negócios, explore também os programas da ESPM e as mentorias da BASE ESPM, referência em formação para quem quer crescer com visão estratégica.
Por fim, entre em contato com o time do JRMBizz para saber como participar das próximas mentorias e parcerias!









