Quando a febre aparece, o que fazer primeiro? Este guia vai direto ao ponto: respostas claras, atualizadas e seguras para quem quer cuidar dos filhos com confiança — e sem desespero. Segurança também começa com informação confiável.
Oi Mamães, Papais e Cuidadores! Sabemos que cuidar de uma criança é um misto de amor, intuição e, muitas vezes, dúvidas. Principalmente quando os pequenos não estão bem. Por isso, preparamos um conteúdo pensado especialmente para quem quer agir com mais confiança — e, acima de tudo, com segurança.
Quando o termômetro dispara e o rostinho do seu filho parece mais quente que o normal, o coração de mãe e pai acelera. Febre e dores são sinais que exigem atenção — mas saber quando agir e quando observar com calma é fundamental. E, nesse universo de dúvidas, ter informação segura é o primeiro passo para tomar boas decisões.
Este guia foi feito para você, que já se pegou no meio da madrugada perguntando: “É hora de medicar? Posso dar esse remédio com segurança?”.
Reunimos orientações essenciais e atualizadas com base nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria, explicando por que a Novalgina pode ser uma verdadeira aliada da sua rede de apoio — com responsabilidade, orientação e, claro, muito cuidado e segurança.
Você sabia que a febre não é doença e sim um sinal?
Quando a febre aparece, é comum que pais e mães fiquem aflitos, especialmente durante a madrugada ou em situações em que a criança apresenta sinais de mal-estar. Mas a verdade é que a febre não é uma doença, e sim um sinal de que o corpo está reagindo a alguma infecção ou inflamação.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mais importante do que o número exato mostrado no termômetro é avaliar o comportamento da criança. Está brincando, se alimentando normalmente, com boa disposição? Isso tudo conta na hora de entender o que a febre está tentando dizer.
E quando se trata de recém-nascidos?
Nesse caso, a atenção deve ser redobrada. Qualquer sinal de febre em bebês recém-nascidos exige avaliação médica imediata, com encaminhamento ao pronto-socorro pediátrico para investigação. Nessa fase da vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento e a febre pode indicar algo mais sério.
Afinal, o que é considerado febre?
Apesar das muitas dúvidas, o último guia da SBP define febre como a temperatura axilar igual ou superior a 37,5ºC, especialmente quando acompanhada de sinais de alerta como:
- Recusa de líquidos ou alimentos,
- Fraqueza,
- Manchas na pele,
- Irritabilidade intensa.
Novalgina: aliada segura e eficaz no alívio da dor e febre
Quando a febre aparece, é importante contar com medicamentos seguros e eficazes. Novalgina é um antitérmico e analgésico com ação rápida, indicado para todas as intensidades de febre e dor a partir dos 3 meses de idade².
Com mais de 100 anos de história, a marca é reconhecida pela confiança das famílias brasileiras e profissionais da saúde.
Destaques de Novalgina:
- Atua por mais tempo no controle da febre³,
- É segura para crianças a partir de 3 meses²,
- Alivia todos os níveis de febre e dor, ²,
Cuidado com a mistura de medicamentos!
Muitos pais recorrem ao uso intercalado de antitérmicos (como dipirona, paracetamol e ibuprofeno), mas essa prática não é recomendada pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Intercalar pode resultar em superdosagem e aumento do risco de efeitos adversos, especialmente sobrecarregando fígado e rins da criança.
A recomendação é seguir sempre a dosagem e o intervalo indicados pelo pediatra.
Situações em que Novalgina pode ser utilizada:
Você sabia que é possível usar Novalgina em diversos momentos além da febre comum? Veja alguns exemplos:
- Todos os níveis de dor e febre;
- Febre e dor após vacinação;
- Febre durante o nascimento dos dentinhos;
- Dor de cabeça leve a moderada;
- Cólica leve (quando causas graves foram descartadas);
- Dor pós-operatória;
- Dor e febre causados por gripe e resfriado.
Importante: A administração do medicamento deve ser feita sempre conforme a orientação do pediatra.
Não sei a dosagem certa. E agora?
No site de Novalgina, você encontra uma calculadora de dosagem prática e segura, onde basta informar a idade e o peso da criança para saber a dose adequada.
Uma ferramenta que traz tranquilidade em momentos de dúvida.
Conselho de ouro: confie sempre na orientação médica!
A melhor decisão é baseada em informação confiável. Nenhuma fonte substitui o acompanhamento médico. Mas agora, você já tem um conteúdo completo para consultar sempre que surgir a dúvida.
Por fm, compartilhe com aquela mãe ou pai que já correu com o termômetro na mão no meio da madrugada! Informação empodera e ajuda na tomada de decisão de forma segura.
Saiba mais em: www.novalgina.com.br
Um oferecimento:
Referências:
- Sociedade Brasileira de Pediatria – “Documento Científico – Abordagem da Febre Aguda em Pediatria e Reflexões sobre a Febre nas Arboviroses”; Departamentos Científicos de Pediatria Ambulatorial e Infectologia – Nº 206, 15 de Maio de 2025;
- Bula do produto;
- Wong A, et al. Fever Pediatric Study Group. Clin Pediatr (Phila). 2001 Jun;40(6):313-24.
A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SAÚDE DOS SEUS FILHOS, SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.
NOVALGINA® (dipirona monoidratada). Indicação: analgésico e antitérmico. MS 1.8620.0018. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. LEIA ATENTAMENTE A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAT-BR-2503387. Jul/2025.