O momento em que nossos filhotes começam a querer sentar, é uma emoção né? Então hoje vamos dar 8 dicas para ajudar o seu filho (a) a sentar, com segurança!
Oi mamães e papais!! Hoje nossa nova colunista, Dra. Natasha Vogel – especialista em Ortopedia Pediátrica – estreia suas postagens trazendo 8 dicas para ajudar o seu filho (a) a sentar!
Sabemos o quão emocionante é o momento em que nossos filhos começam a querer sentar, engatinhar e assim, ficarem mais independentes.
Porém, muitas vezes ficamos com dúvida de como podemos ajudar e estimulá-los de forma correta – sem causar danos ou medos.
Então, hoje a Dra. Natasha Vogel vai dar 8 dicas para ajudar o seu filho (a) a sentar com segurança e conforto!
Confiram!
Que mãe nunca procurou na internet os exercícios que poderia fazer para ensinar o seu filho a sentar, engatinhar ou andar? Esse é uma dúvida recorrente, mesmo para as mamães de segunda viagem!
Hoje falaremos um pouquinho sobre como ajudar o seu pequeno ou pequena a sentar.
É importante lembrar que para sentar o bebê precisa desenvolver outras habilidades como: sustentar o pescoço e descolar o tronco do chão com a ajuda das mãos quando está de bruços, pois esses são sinais do quanto a musculatura da coluna cervical, torácica e lombar já estão fortalecidas para essa nova fase.
Daí em diante, podemos estimular ele a sentar.
Esse marco pode ocorrer entre os 4 aos 7 meses e varia de bebê para bebê. Então, não fique preocupada com a diferença de desenvolvimento do seu filho comparado a outras crianças, cada um tem o seu tempo.
Sentar não só é um momento importante do desenvolvimento motor, como irá tornar o bebê mais independente e permitirá que ele explore cada vez mais o ambiente.
Então, como podemos ajudá-lo?
Vejam as 8 dicas para ajudar o seu filho (a) a sentar
#1 Criar vínculos positivos
Lembrar que o estímulo deve ser oferecido com a criança tranquila e no chão, para não criar um vínculo negativo com a atividade e evitar quedas.
#2 Treino
Entender que o treino de equilíbrio e fortalecimento de tronco são fundamentais, para isso podemos fazer atividades como ficar de bruços.
Nós sabemos que para alguns pais isso é um desafio, mas precisamos treinar. Então uma boa conversa, uma distração, interagir com o seu bebê, pode facilitar as coisas nessa hora.
#3 Estimule a olhar
Quando o bebê estiver de bruços, estimule a olhar ao redor e conforme ele for fortalecendo a musculatura, ele irá descolar a barriga do chão com a força dos bracinhos.
#4 Exercício de “abdominal”
Quando ele estiver deitado podemos também puxá-lo levemente pelos bracinhos.
Assim, fará um movimento como se fosse um exercício de “abdominal” e conforme for ficando fácil e progredir com a elevação do tronco, podemos oferecer movimentos de vai e vêm.
#5 Ajude-o a sentar, com apoios
Para sentá-lo no começo precisamos do apoio de almofadas, bóias, assentos específicos para treino ou até o cantinho do sofá.
Mantenha sempre a supervisão e ao alcance das mãos, pois nesse momento ele ainda não terá equilíbrio suficiente para ficar sozinho.
Esse exercício pode durar de 5 – 10 minutinhos e ser feito várias vezes ao dia.
#6 Use um objeto como foco
Deixe um brinquedo super interessante no campo de visão do seu filho/a ou até um pouco acima. Usar um espelho pode ser uma boa dica.
O objeto chamará a atenção do pequeno, ajudará a manter o foco, manter o tronco reto e auxiliará a treinar o equilíbrio.
#7 Ofereça objetos para pegarem
Logo eles irão projetar o tronco para frente com o apoio das duas mãos, nessa fase podemos oferecer objetos para eles pegarem e começarem a treinar a posição do “tripé”, onde permanecerão sentados com o apoio de uma única mão.
#8 Estimule movimentos de rotação do tronco
A partir do instante que não precisarem mais do apoio das mãos, podemos estimular movimentos de rotação do tronco para melhorar o equilíbrio e por fim, começaremos a fase do Engatinhar!
Então, lembre-se: nunca esteja distante nesses momentos, pois a criança ainda é instável e pode se machucar! E ainda, caso ele tenha mais de 9 meses e ainda não consiga sentar, converse com o seu pediatra.
Aproveitamos o post da Dra. Natasha para trazer alguns produtos que gostamos e que pode ajudar vocês neste momento.
Escolhemos 5 produtos! Vejam e se quiser, já comprem!
#1 Tapete Atividades Infantil Com Arco e Piano Musical
#2 Brinquedo para carrinho de bebê Yummoo
#3 Centro de Atividades Primeiros Passos – Zoop Toys
#4 Tapete Dupla Face Fazenda Europa P 180 x 160 cm – Ibimboo
#5 Almofada para Sentar – Baby Pil (Cinza, Rosa e Azul)
Por fim, aproveite para ler “20 curiosidades que acontecerão durante o primeiro ano do bebê!” e “Alguns conselhos que as mamães de primeira viagem precisam saber!”
Esperamos que tenham gostado!!!
Beijos!
Dra Natasha Vogel – Ortopedista Pediátrica
CRM: 150.318
Instagram: @NatashaVogel
Mãe do Theo e da Nina, é Médica Assistente em Ortopedia e Traumatologia do HSPM-SP, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica.
- Mestrado em Ciências do Sistema Muscoesquelético pela FMUSP
- Especialização em Ortopedia Pediátrica– Residência Médica pela FMUSP
- Especialização em Ortopedia e Traumatologia – Residência Médica no Hospital do Servidor Público Municipal, HSPM/SP
- Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, FMJ.
O cuidado com as crianças e a ortopedia é a fusão das minhas maiores paixões, algo que encaro como uma missão e faço com muito carinho.