terça-feira, 9 setembro, 2025

Educação pensada e planejada! As 6 competências básicas de vida para ensinar aos filhos – Por Luiz Alberto Hanns

 

Oi, meninas,

Tudo bem?

Quem nos acompanha aqui no blog viu que participamos de um projeto maravilhoso da marca CHAMBINHO, da Nestlé. A empresa acabou de relançar o produto com o mesmo sabor do Chambinho original, que nós (hoje, mamães) adorávamos consumir quando crianças!

 

Captura de Tela 2014-10-06 às 23.01.10

 

Neste evento, fomos presenteadas com uma palestra muito especial do Dr. Luiz Alberto Hanns, mestre em Psicologia. Quem já teve a oportunidade de assistir às suas palestras, sabe o quanto as informações que ele traz são úteis, ricas, relevantes e nos auxiliam na tarefa de educar nossos filhos, para que eles se tornem futuros adultos seguros e felizes.

E hoje, temos a honra de ter aqui no blog um post exclusivo escrito por ele, a partir de alguns trechos de suas palestras! O tema é “As 6 competências básicas de vida para ensinar aos nossos filhos”!

Claro que na palestra o Dr. Hanns detalha cada competência e mostra diversos exemplos de como conseguir desenvolvê-las; aqui, porém, ele faz um breve resumo deste assunto tão importante para quem está na difícil e deliciosa tarefa de educar e criar pessoas melhores.

 

Captura de Tela 2014-10-06 às 22.56.32

 

Vejam só que interessante:

1 – Experimentação

Estimule seu filho a experimentar coisas novas. Esse prazer em experimentar vai se transformar no prazer em conhecer, estudar, no engajamento e no interesse genuíno. É uma das competências mais importantes e é a base para que as outras sejam ensinadas.

 

2- Desejo de ter autonomia

Estimule seu filho a conseguir fazer as coisas sozinhos. Isso favorecerá na vida adulta a iniciativa, a pró-atividade, e ajudará a evitar que seu filho se torne um adulto sempre dependente de outros.

 

3- Inteligência emocional ou habilidade interpessoal

Estimule seu filho a entender o que está sentindo, a verbalizar sentimentos, faça com que ele se coloque no lugar das pessoas. Isso pode ser feito desde os 3 anos de idade. Na vida adulta, ele poderá ter muito mais habilidade em lidar com os outros e com seus próprios sentimentos.

 

4- Capacidade de lidar com o erro

Quem tem medo de errar não aprende. Uma relação saudável com o erro é quando a criança aprende a olhar para o erro como uma oportunidade de treinamento, tentando corrigir o erro até conseguir acertar. É muito importante que a criança tenha uma autocrítica saudável até conseguir o acerto.

 

5- Aprender a lidar com a frustração

Essa competência vai resultar em um adulto flexível e que sabe buscar alternativas para coisas que podem não dar certo na sua vida.

 

6- Capacidade de planejar, a curto, médio e longo prazo

Essa competência pode começar a ser formada a partir de brincadeiras e exemplos do dia a dia. O aprendizado de pensar e planejar precisa ser treinado, evitando, assim, a formação de uma pessoa imediatista ou alienada.

 

Para conhecerem um pouco mais sobre este projeto da marca Chambinho, cliquem no vídeo abaixo:

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Desenvolvimento visual na criança: dos 12 meses até os 7 anos – Parte 2

Hoje vamos compartilhar um post sobre o desenvolvimento visual na criança, dos 12 meses aos 7 anos para explicar...

Dicas que podem ajudar a promover a amizade entre irmãos – por Carla Poppa

  Olá, moms! Hoje a nossa colunista psicóloga, Carla Poppa, escreveu um post exclusivo para o Just Real Moms contando como incentivar a...

Começando um novo ano escolar, organizando o tempo… De não fazer nada também! – por Ana Lúcia Figueira da Silva

Olá, meninas! Tudo bem com vocês? A volta à rotina, depois das férias de janeiro, pode levar um tempinho de adaptação,...

Crianças aprendendo inglês na primeira infância: o que os pais podem esperar – por Heloísa Tambosi

Olá, moms! A importância do inglês em nossas vidas é indiscutível, por isso muitos pais optam por matricular os filhos...