segunda-feira, 20 outubro, 2025

As 10 coisas que não se deve falar para as crianças!

 

Oi, meninas! Tudo bem?

 

Li uma matéria muito interessante no site itodas que me fez repensar em algumas atitudes que tenho com meus filhos! Acho que nós, mães, queremos tanto acertar na educação de nossos filhos e acabamos cometendo alguns erros que nem percebemos! E, muitas vezes, uma palavra dita em hora errada ou uma promessa não cumprida pode ter bastante impacto na educação deles!

 

Vejam que interessante a matéria sobre as 10 coisas que não se deve falar para as crianças!

 

 

Captura de Tela 2013-08-11 às 22.10.33

 

 

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

 

Os pais são os exemplos dos filhos e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo na formação da personalidade e identidade social da criança. Por isso, de acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, existem algumas coisas que jamais devem ser ditas às crianças ou faladas na frente delas. Veja quais são:

 

1. Não rotule seu filho de “pestinha”, “chato”, “lerdo” ou outro adjetivo agressivo, mesmo que de brincadeira. Isso fará com que ele se torne realmente isso.

 

2. Não diga apenas “sim”. Os “nãos” e “porquês” fazem parte da relação de amizade que os pais querem construir com os filhos.

 

3. Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer.

 

4. Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando-a, assim, a lidar com suas emoções.

 

5. Não diga que a injeção não vai doer, porque você sabe que vai. A menos que seja gotinha, diga que será rápido ou apenas uma picadinha, mas não engane.

 

6. Não diga palavrões. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir.

 

7. Não ria do erro da criança. Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras pode inibir o desenvolvimento saudável.

 

8. Não diga mentiras. Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho.

 

9. Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.

 

10. Nunca diga que vai embora se não for obedecido. Ameaças e chantagens nunca são saudáveis.

 

 

Captura de Tela 2013-08-11 às 22.11.06

 

 

Fonte: itodas

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

37 COMENTÁRIOS

  1. Há poder nas nossas palavras podemos abençoar ou amaldiçoar as pessoas palavras , palavras podem machucar mais que um tapa minha mãe falava para mim que eu tinha sido feita de porra estragada !!!!!!!! vc acha que eu amo ela hoje ???

  2. Maravilhosas dicas! Segui esta cartilha e hoje a minha filha tem 14 anos e vejo os frutos de te-la educado conforme com mandamentos. Dizem que criança não vem com receita, mas podemos ouvir conselhos dos que já viveram e estudaram o comportamento infantil. Muito bom!

  3. conheço uma mãe e tias que dizem,se vc não mudar vou te levar pro conselho tutelar,vou te deixar lá.OBS:a criança só tem 5 anos e ela só é sapeca e fala pros outros o que ouve em casa,não é um absurdo?

  4. São muito importantes essas atitudes porque ajudam muito os pais e de já parabenizo à(às) pessoa(as) que teve essa iniciativa,porque são de pessoas que constroem que precisamos.MUITOOO OBRIGADOOO!!!

  5. Oi meninas! Também não sou mamãe ainda e já virei fã do blog! Com simplicidade e elegância vocês abordam os mais diversos temas sobre a maternidade e nos envolvem de uma forma muito gostosa! Parabéns mesmo. Me sinto acarinhada com seus textos!! Quando eu for mãe (2014 ou 2015) já terei umaboa ” bagagem” lendo voces e suas leitoras!! Beijão!

  6. Brilhante texto justamente pela simplicidade, objetividade e obviedade. Os melhores textos são sempre aqueles que escancaram o óbvio (muitas vezes não percebido) na nossa cara…..

  7. Olá meninas!!!! Vejo o site de vocês quase que diariamente, acho vi todos os posts…., amo amo amo. E acreditem, ainda não tenho filhos, mas estamos nos programando para liberar no final do ano. Não vejo a hora…, enquanto isso, vou lendo e aprendendo com vocês aqui. Beijão e parabéns

    • Nossa Re, que máximo! Uma leitora que ainda não é mamãe mas se interessa pelo assunto! Amei saber que vc entra todos os dias! Muito obrigada pelo carinho! Mil beijos

  8. Muito legal este post e abordagem viu Ju. As vezes escorregamos em certas coisas que pensamos ser “bobas”, mas que no fundo pode causar algum dano as nossas crianças! Adorei, super bjo

  9. Oi Ju, adorei as ótimas dicas! As vezes escorregamos e nem percebemos certos erros, que parecem ser pequenos, mas podem causar danos maiores né. Super bjo

  10. Ju (desculpa a intimidade, mas o blog já é meu amigo e vocês meninas) após a ressaca do dia dos pais, um ótimo e indispensável texto pra voltar à realidade.
    Esse já imprimi e vou afixar no meu espelho!
    Beijo Ju,!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Vamos conversar sobre Gagueira? – por Dra. Camila Di Ninno

Olá, moms! Sempre recebemos perguntas sobre gagueira infantil, um assunto super recorrente e importante. Por isso, no post de hoje,...

Texto para grávidas: você sabe o que é gentlebirth? – por Marianna Muradas

Olá, meninas! Tudo bem? Por acaso vocês já ouviram falar no programa Gentlebirth? É um método que construção de resiliência emocional...

TDAH em meninas: Será que a minha filha tem!?

Hoje vamos falar sobre TDAH em meninas e como saber se sua filha tem TDAH, se é o mesmo...

Como iniciar com os filhos a tão temida conversa sobre sexo?

Para muitas pais, os filhos já estão entrando na adolescência, mas como iniciar com os filhos a tão temida...