As 10 coisas que uma mãe de menino precisa saber!

De Mãe para Mãe29/04/13 By: Renata Pires
(228) Comentários

 

Oi, meninas! No post de hoje vou citar algumas coisas que mães de meninos precisam saber!

 

 

meninos2

 

 

Como vocês sabem, tenho um casal de gêmeos e é impressionante a diferença dos dois! Tanto um quanto o outro são muito apegados a mim! Ela, de uma forma mais meiga: ama abraçar, beijar e é mais independente. Já ele, é o “menininho da mamãe” (quando o pai não está, claro… rsrs)! É mais manhoso, só quer ficar no colo, é MUITO mais dependente e obedece menos do que ela!

 

Os meninos são mais corajosos, mas são muito frágeis também. Fazem de tudo para chamar nossa atenção e sempre conseguem, porque nós não resistimos à eles! AMO ser mãe de um menininho!

 

Para ajudar as moms dos pequenos príncipes, escrevi as 10 coisas que precisamos saber sobre esse universo azul, que é tão diferente do nosso!

 

 

meninos1

 

 

1) Meninos são mais corajosos nas brincadeiras, mas quando a coisa vira real…

Enquanto as meninas vivem grudadas com bonecas, brincam de casinha, de fazer comidinha e, por muito pouco, abrem a boca para chorar, eles driblam a bola, fingem ser o super-herói do momento e lutam para vencer o mal. Mas, não estranhem se, ao primeiro sinal de trovão durante uma chuva de verão, esse pequeno e invencível guerreiro correr assustado para os seus braços, morrendo de medo do barulho!

 

 

2) O drama quando estão doentes começa desde o berço!

Já é conhecido que as mulheres suportam dores muito melhor do que os homens, mas eu não sabia que era desde bebê!! Aqui em casa, quando minha pequena pega uma gripe, o drama é quase inexistente e dura aproximadamente 2 dias. Já quando meu filhote pega exatamente a mesma coisa do que ela, o chororô é o dia todo e, em média, dura 4 (ou mais) dias! Acho fofo ele precisar de mim!!! Ahahaha!

 

 

3) Meninos são muito ciumentos!

Principalmente com relação à mãe! Converso bastante com outras mães de meninos e estou chegando a conclusão de que a famosa teoria freudiana, conhecida como Complexo de Édipo, é verdadeira.

 

 

4) Futebol está no sangue…

É impressionante como a grande maioria dos meninos gosta de futebol! Pode ser jogando bola ou assistindo ao jogo. Por isso, mamães, se preparem para aprender sobre os times e regras, pois esse assunto estará muito em pauta de agora em diante. Tenho três irmãos homens e aprendi a gostar de futebol desde cedo, então acho que esta não será uma tarefa muito difícil para mim!

 

 

5) Eles também precisam de afeição física!

Estudos têm observado que mães e pais têm menos contato físico com meninos do que com meninas. Mas as pequenas não são as únicas que precisam ser abraçadas e acariciadas! Os abraços da mamãe e do papai ajudarão seu filhote a se sentir seguro e protegido.

 

Quando os meninos ficarem mais velhos, provavelmente fugirão de abraços e beijos dos pais. Mas, mesmo eles dizendo que não querem, ainda precisam desse carinho e, no fundo, querem sim, mas talvez de uma forma diferente, menos exposta. O que você pode é fazer essa demonstração sutilmente, dando um abraço quando ninguém estiver por perto ou um toque carinhoso escondido… Pode parecer besteira, mas essas coisas fazem diferença na vida deles!

 

 

6) Meninos são ligados no 220v!

Impressionante como os pequenos são ativos! Meninos tendem a ter uma grande quantidade de energia, que pode ficar reprimida se eles não tiverem espaço suficiente para liberar toda essa carga! Mas, nosso papel é educá-los! Portanto, é sempre bom deixar claro para eles que há tempos e lugares para se gastar essa bateria. O desafio é dar limites para as brincadeiras, mas também não reprimi-las!

 

 

7) Meninos são mais táteis!

Por que os nossos pequenos parecem não nos escutar? Aqui em casa, a minha filha escuta e obedece muito mais. Pesquisei na internet e descobri que a audição dos meninos não é tão boa como a das meninas, e que essa diferença parece se igualar à medida que as crianças vão crescendo. A audição das meninas é mais sensível à fala e os centros verbais em seus cérebros se desenvolvem mais rapidamente. Isso significa que uma menina tende a responder melhor as ordens, elogios ou avisos como “Não faça isso”. Os meninos também são menos verbais e mais impulsivos. Eles precisam de mais oportunidades para gastar energia e agressividade, bem como limites mais firmes.

 

Realmente, aqui em casa, tenho que insistir mais com meu filho para que não faça alguma coisa errada. E, como eles ainda são pequenos (1 ano e 10 meses), as coisas erradas são físicas, táteis. Derruba coisas, sobe em outras, joga as pedrinhas longe. Minha filha tende a ser mais delicada e parece não ter tanta energia como ele.

 

 

8) Acham normal bater, socar e xingar o irmão ou um amigo…

Gente, eu cresci em volta de meninos. E é impressionante como isso é um fato real! Às vezes, eles não estão nem brigando… A brincadeira é essa, de um arrebentar o outro e um segundo depois estão morrendo de rir! Como pode? Homem é um bicho doido desde criança mesmo!

 

 

9) Às vezes, eles também gostam de brincar de bonecas! O que é que tem?

Percebo que alguns pais ficam constrangidos ao ver seu filho brincar de boneca (ou coisas do tipo) junto com a irmã. Várias vezes, quando minha filha está brincando com as coisinhas dela e eu estou participando, meu pequeno quer brincar também. Muito mais para chamar minha atenção, mas eu não tenho problema nenhum com isso, acho todas as brincadeiras supersaudáveis.

 

A verdade é que, muitas vezes, um menino gosta de, por exemplo, fazer carinhos no seu animal de estimação, em um bichinho de pelúcia ou no seu super- herói. Essas atividades são normais e desenvolverão habilidades e sentimentos que lhes serão muito úteis e benéficos na sua formação como pessoa. Sem dúvida, ajudará esses meninos a expressarem mais o que sentem!

 

 

10) Eles serão seus parceiros, protetores e admiradores para o resto da vida!

Que delícia que é ter um filho menino (preciso deixar claro aqui que AMO ter minha menininha também)! Meninos têm uma relação deliciosa com a mãe. Para eles, somos as mulheres mais lindas, mais perfeitas e mais corretas do mundo! Os nossos defeitos são praticamente invisíveis. Nos protegerão com todas as forças, sempre que precisarmos!

 

 

meninos3

 

Fontes: Escuta Analítica / Baby Center / Parenting / The Posh Little Store

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

228 Comentários:As 10 coisas que uma mãe de menino precisa saber!
  1. Vivi

    Re delicia acordar e ler esse post sobre baby boys!!! Amo minha primogênita Catarina mas realmente são relacionamentos diferentes que tenho com ela e meu pequeno Antonio! É uma delicia partilhar dos mesmos interesses com sua filha mulher!!!! Será uma super companheira! Com o menino existe um “namoro” muito gostoso e uma troca de carinho especial que só quem tem um filho menino entende!!! Bjsss

    • Renata

      Viiii!!! Fico tão feliz que você está sempre aqui!!! Você falou tudo, os relacionamentos são diferentes! Mas o tamanho do amor o mesmo! Só quem tem um pequeno do lado sabe a relação! Mil Bjss e obrigada pelo comment!!!

    • Thamiris

      ai que delicia, meninos tendem a ser mais apegados a mãe sempre me disseram isso
      eu ganhei um menino a pouco tempo mamãe de primeira viagem mas estou amando esse mundo
      e ter informações como essas e mto bom,
      meninos e suas artimanhas rsrs
      muito amor <3
      adorei a materia

      • Renata

        Oi Thamiris! É MUITO amor né? Rsrs! Mil Bjss e obrigada

        • manoel neto

          po vovo titio é tudo na vida obrigado deus ?????????????????????

  2. Luciana

    Renata, estamos no mesmo barco! Também sou mãe de gêmeos (casal) e eles tem 1ano e 9 meses.
    As diferenças realmente são tantas que faz a gente pensar se são gêmeos mesmo.
    Concordo em gênero, número e grau com seu post. A única ressalva é que aqui em casa que se faz de surda é a Valentina.
    A danada não me obedece de jeito nenhum!

    • Renata

      Oi Lu! Ai que delícia!!!! Não acredito que eles tem também a mesma idade!!! Depois eu é que vou pegar umas dicas com vc! Ahahahh!
      Dei muita risada agora com sua frase “a surda é a Valentina”!!!! Aqui o surdo é o José… eu tenho que cutucar o ombro dele várias vezes, do tipo: Ouu, estou falando com vc!!! Mas é verdade, as vezes nem parecem gemeos, de tao diferentes!!!Mil Bjss e obrigada!

  3. Janaina Pacheco

    Eu ameii esse texto! Passo por dúvidas com meu filhote, que tem 3 anos, e tento administrá-las da melhor maneira. Eu tenho amigas, mães de meninas, e vejo nitidamente o quanto as meninas são mais “maduras” e centradas do que os meninos. (apesar deles serem muito inteligentes e espertos) parecem nunca nos escutar e adoram essas brincadeiras de lutas. rrsrs obrigada pelo texto.

    • Renata

      Oi Janaina! Que bom que você gostou!!! Eu também passo por várias dúvidas com relação aos dois, na verdade! As meninas realmente aparentam ser bem maduras! No meu caso, várias pessoas têm me perguntado se ela é mais velha do que ele, que a diferença deve ser mínima, ou seja, ele parece ser muito mais bebezão do que ela!! Muito obrigada pelo elogio ao texto! Mil bjss

  4. Carol

    Ja sou mãe de um menino (3 anos)e estou gravida de um casal!! Tenho que admitir que no inicio fiquei com medo de uma menininha pq a minha relação com o mais velho é deliciosa!!! Me apaixonei por ser mãe de menino!!! E agora vou vivenciar o outro lado que acredito ser maravilhoso tb!!!!
    #superansiosa
    Comecei a seguir vcs agora e estou amando as dicas!!
    Bjo

    • Renata

      Oi Carol!! Que máximo!!!! Parabéns!!!!Tenho certeza que vc vai AMAR ter uma princesinha também!!! Fico feliz que vc tenha gostado do blog!! Se tiver alguma dúvida e sugestão de post, iremos adorar ajudá-la!! Mil Bjss

  5. Raquel

    Adoreeeeeeeeeeeeeei este post.
    Meu filho tem 2 anos e 4 meses. Analisando ele e minha sobrinho com 3 anos e 5 meses, é realmente isso!
    Mas, adorei mesmo o tópico 10.
    …………………………………Parabéns………………………………..

    • Renata

      Oi Raquel!! Obaa!! Muito obrigada!!!! Realmente as meninas parecem mais desenvolvidas em algumas coisas (pelo menos aqui em casa), mas o José, por exemplo, começou a falr antes dela, acredita?? AMO o tópico 10 tmb!! Mil Bjss

  6. Mari

    Oi Re!!!
    Adorei este post! Eu descobri ha umas tres semanas que vou ter um menininho em Novembro. Eu sempre sonhei a minha vida inteira em ter uma menina, e qdo fiquei sabendo que seria um menino, fiquei um pouco assustada de como eu me encaixaria nesse universo masculino, que eh tao desconhecido pra mim (minha afilhada e sobrinha sao meninas e eu soh tenho irmas). Mas acho que todas passamos por isso, nao?! Sera que darei conta?!Sera que vou amar meu filho? Sera que ele me amara?!
    Fiquei muito feliz de ler que vc e as outras maes nos comentarios AMAM ser mae de menininho. Eu estava mesmo precisando ouvir o quao fofos eles sao!
    Muito obrigada! Esse post me ajudou mais do que vc imagina!
    Beijao

    • Renata

      Oi Mari!!!! Que delícia!! Bem vinda ao mundo dos meninos! Tenho muita certeza de que vc amará!!! E fica tranquila, pq todas as mães tem as mesmas dúvidas que vc! Fico muito feliz em ter de ajudado, vc não iamgina o quanto!!! Muito obrigada pelo comentário!! Mil Bjss querida!

    • Nick

      Renata, me sinto como vc. hoje descobri que serei mae de menino e levei um susto, pois minha vida toda achei que seria mae de menina! Nao tenho qualquer experiência com meninos e, como vc, fico na duvida, se saberei amar, cuidar, torna-lo um homem de verdade. fiquei muito feliz com seu comentário, em saber que Nao sou a única a me sentir assim. Mas Deus sabe o que faz: se ele me deu um gatinho, tem seu proposito. E vou aprender a lidar com ele com todo meu amor e carinho. e que nossos babies venham com muita saúde!

      • Renata

        Nick, Tenho certeza que vcs conhecerão o maior amor do mundo!! E vão tirar de letra ser mãe de menino, que é a coisa mais maravilhosa que estou vivendo! Parabéns pela gravidez!!!! Mil Bjsss e obrigada!

  7. maria vianna maligo

    Oi Re!
    amei esse texto! eu tenho um casal de gêmeos tb! A Tetê e o Fred de 1 ano e 6 meses.
    AMO SER MAE DE MENINO tb! O Fred é um grude absoluto comigo! É mt mt delícia!
    Claro qe tb AMO ser mae de menina, que é tudo de bom!!
    <3<3
    beijos!

    • Renata

      Oi Mari!!!! Adoro conhecer outras mães de casal de gêmeos tmb!!!! Ahahahah o engraçado é que a gente não consegue nunca falar de um só né??? Mil Bjss e muito obrigada!

  8. Joana

    Amei o post! Leio o blog sempre mas nunca comentei. Hoje, quando li esse post sobre meninos não resisti!! Sou mãe de um menino de 1 ano e 10 meses também e me identifiquei com muitos aspectos. Ele é meu amor!! Brinco que estou tão apaixonada que quero ter mais 2 meninos (pelo menos!!). hehehhehehehe

    • Renata

      Oi Jo!! Muito Obrigada!! Poxa, vc tem que comentar mais aqui!!!! É uma delícia essa idade né??? Meninos são demais!!!! Ahahhaha mas tenho certeza que se vc tiver uma menininha vai se apaixonar também!!!!! Mil Bjsss

  9. Juliana

    Rêêêê…amei o post. Sempre pensei em ser mãede meninada colocar vestidinhos, laços etc etc. Mas confesso que estou adorando seu mãe de menino…eu mesma quando criança fui um moleque, brincava demais com meninos…adorava brincar na rua, subir em arvore, jogar futebol!!!! Tudo de bom né. Gostei bastante da abordagem do post, muito boa mesmo!!! Super bjo

    • Renata

      Juuuuu que bom que vc gostou!!! Eu sou igual a você, sempre fui muito moleca (acho q por ter bastante irmãos homens), adoro esse universo! Mil bjsss querida!

  10. Bianca

    Rê, que LINDO!!!!!!Estou esperando um menininho e adorei o post!!!

    Será que vc poderia escrever alguma coisa sobre banheiras???Estou vendo uma para comprar e nao sei qual a melhor….Obrigada!

    • Renata

      Oi Bi! Parabéns pelo menininho que vem vindo aí!!!! Tenho certeza que vc será apaixonada por ele!!! Com relação a banheira, fizemos uma vez um post sobre banheiras modernas: http://www.justrealmoms.com.br/banho-fora-de-casa/ Mas, a que eu mais uso e sempre gostei muito, foi a da Burigotto, que tem o pézinho! Ela tem um ótimo preço e, na minha opinião, a melhor para se ter em casa!!! Espero ter ajudado!! Se tiver mais dúvidas, volta aqui pra falar pra gente, que a gente te ajuda!!! Mil Bjsss e Obrigada!!

  11. renata

    Gostei muito do post! Tenho uma princesinha linda e meiga de 3,5 anos e estou gravida de um menino que vai nascer em julho! obrigada pelas dicas! Bjs

    • Renata

      Oi Renata!! Muito Obrigada! E parabéns pelos filhotes!!! Fico feliz que as dicas tenham te ajudado!! Mil Bjss

  12. Jose

    Parabéns pelo post e pelo tema!

    • Renata

      Obrigadaaaaa!!! Ficou melhor com sua ajuda!!! <3 <3

      • Tais

        Renata,

        Eu sempre quis ser mãe de meninos, fui realizada e abençoada com 2 meninos que são
        meus amores eternos, carinhosos,bonzinhos, companheiro, amigos e especiais.
        Demandam de atenção o tempo inteiro, quando são os mocinhos das brincadeiras estão sempre
        Prontos para proteger a mãe e, mesmo que você não esteja brincando eles aparecem no lugar
        que você está e perguntam se precisa de alguma ajuda contra os vilões. O meu marido fica carente
        de uma menina e quando isso acontece tenho 3 meninos que precisam do meu amor.

        • Renata

          Oi Tais!! Que demais!!!!! Nossos menininhos são nossos heróis mesmo!!! Os maridos ficam carentes, mas todos tem o sonho de ser pais de meninos, jogar bola, levar aos jogos… Parabéns pelos “três” filhotes!!!Rsrs! Mil Bjss

  13. Larine

    Ai… Até me emocionei com o ponto 10! haha
    É bem isso mesmo. Percebo que meu garotinho fica me admirando como se eu fosse a mais perfeita!
    Nem sem mensurar o quanto amo ser mãe de menino! Bom, sempre foi minha vontade…
    Quando vi no ultrasson que era um varãozinho, fiquei tão feliz que até a médica se emocionou com a minha felicidade! rsrs

    • Renata

      Oi Larine!!! Que delícia ter um pequeno admirando a gente né?? Imaginei a cena de você se emocionando no ultrasson e EU me emocionei!!! Parabéééns!!! Mil Bjsss

  14. Luciana

    Adorei o post…Sou mãe de 2 meninos muito carinhosos, que adoram beijos e abraços… Dizer “te amo” é uma delicia…AMO ser mãe de meninos…nem sei se me daria muito bem como mãe de menina!! rs…

    • Renata

      Oi Lu!! É uma delícia mesmo!!! Também amo ter um menininho (amo tmb minha princesinha), acho que nós, mães, amamos os filhos que temos, sendo meninos ou meninas, né?? Mil Bjss e obrigada!

  15. Luciana Gelfi

    Oi Re! Li esse post e parece que eu que escrevi… Incrível! Aqui em casa é igual, tenho um casal de gêmeos de 4 anos, e sinto que não seria completa se tivesse apenas 1 deles! Cada um me completa de um jeito…Ela é madura, minha grande companheira, obediente e super responsável. Cuida do irmão como se fôsse mãe, definitivamente parece bem mais velha que ele…Acho que ela vai sempre me ajudar com a tarefa de mãe!
    Ele é suuper moleque, ativo, não obedece, detesta seguir regras, comodista, se faz de bebezão, mas me dobra totalmente com os sorrisos e carinho. É um amor especial, delicioso e infinito….Quando me olha, eu já esqueço em um segundo o motivo pelo qual eu estava brava (e olha que me esforço p me manter firme!) e ele me enche de beijo e olha com aquele olhar como seu fôsse pessoa mais importante do mundo! Esperto, do jeitinho dele consegue tuudo que quer….
    Realmente ser mãe de menino faz nos sentirmos especiais! bjss

    • Renata

      Oi Lu!!! Nossa, não acredito que é aí é igualzinho, que fofos!!!!!!!! Sinto como você, impossível me imaginar com apenas um filho!!! Minha pequena é igualzinha! Ama me ajudar, é mais madura, mais independente. E ele IGUAL!!! Tô impressionada!! Ahahahahah!!! Ser mãe de gêmeos é demais né?? Ainda mais um casalzinho! Me sinto privilegiada!!!!! Dá uma olhada no que escrevi hoje sobre as coisas de meninas e me fala o que você acha!!!! Mil Bjss e muito obrigada, AMEI seu comentário!!

  16. Natasha

    Olá Renata, achei o título do post interessante, estou esperando um menino e fiquei curiosa em ler. Mas fiquei triste pois você fez todo o post baseado nas suas experiências pessoais, criação, expectativas, etc, ou seja colocou somente a sua opinião. Esperava ver um post sobre dicas na criação de meninos, porém baseado em estudos, opinião de especialistas, etc. Fica a sugestão para um próximo post, acredito que todas as mães iriam apreciar, caso contrário fica uma matéria muito sugestionada pelas suas próprias expectativas. Obrigada

    • Renata

      Oi Natasha!!! Parabéns pelo pequeno!!!! Você realmente vai amar ser mãe de menino!!! Eu fiz o post baseado nas minhas experiências e em muita pesquisa! Se quiser, no final do post, dá uma olhada nas fontes e dá uma entrada, porque nelas têm estudos, análises de psicólogos e tudo mais detalhado para você poder se aprofundar!! Mas, de qualquer forma, vou fazer um post sobre isto, dicas mais profissionais, ok?? Você está de quanto tempo?? Mil Bjss e obrigada!

  17. Mariana Ribeiro do Valle

    Oi Renata,

    Adorei o post. Tenho um menino de 3 anos e ele sempre me diz que sou linda ou que estou linda! Ele me beija e abraça…..um fofo!
    Tive agora uma menininha, com 2 meses…..vou aprender as diferenças….

    Bjs!

    • Renata

      Oi Mari!!!! Que bom que gostou!!! Que delícia né? Eles são muito carinhosos! O meu ainda não me faz esses elogios (aguardo ansiosamente rsrsrs). Vc vai AMAR ter menininha tmb! Os dois são tão diferentes e deliciosos ao mesmo tempo! Demais!!! Parabéns pela pricesinha!!! Mil bjss

  18. Angela

    Amei o texto, me ajudou a aceitar melhor que estou esperando um menino e não uma menina como pensei até agora (6 meses de gravidez), espero a cada dia aceitar mais e mais, e que meu amor cresça tanto quanto eu amava achando que era menina!

    • Renata

      Oi Angela! Que bom que gostou!! Tenho certeza que vc vai se apaixonar pelo seu menininho!! Ser mãe de menino é simplesmente maravilhoso!!! Abra seu coração para recebê-lo! Vc não vai se arrepender! Um serzinho tão pequenino que será completamente apaixonado por vc!!! Parabéns pela gravidez! Ser mãe é a melhor coisa do mundo!! Mil Bjss e obrigada!

  19. Luciene

    Meu bebe tem 1 ano e 7 meses e é muito, muito carinhoso… me abraça toda hora, qdo menos espero me beija mas, também é muito dengoso… realmente acho que os meninos sao mais amorosos… fico muito cansada e estressada mas qdo ele vem com aquele rostinho nao resisto. Amo

    • Renata

      Oi Luciene! Eu AMO ser mãe de menino tmb! Não tem nada mais delicioso do que quando estão abraçando a gente e fazendo carinho! Ai que delícia! Mil Bjss e parabens pelo filhote!

  20. Samia

    Oi Renata, também tenho um casal de gêmeos de três anos, e um menino de 5 anos, concordo com vc em tudo, a menina é muito mais obediente e parece q entende melhor aquilo q está sendo dito, qto aos meninos parece q estou falando com a parede, rsrsrs a menina conversa mais, já o menino de dez em dez minutos fala: mãe vc é linda!!! teve uma vez q ele falou q eu era mais linda q Patati Patata e Woody, rsrsrsrs são os preferidos dele, rsrsrs
    qto as brincadeiras e brigas dos meninos começa com a brincadeira de brigar e termina em briga msm, rsrsrs
    ela é toda vaidosa, já cortou até o próprio cabelo,e cortou bem na raiz, rsrs mas foi no meio e atrás, então dá pra disfarçar, e disse q era pra ficar bonita,
    eles sobem, descem, só vivem trepando em tudo, é impressionante!
    mas amo todos do msm jeito, são meu maior tesouro!

    • Renata

      Oi Samia!!! Que máximo!!! Parabéns! É uma delícia né? Não tem coisa melhor nessa vida!!! Aiii, que coisa mais fofa ele te elogiando!!!!! Espero que o meu fale essas coisas pra mim também, vou amar!!! Não to aguentando que ela cortou o próprio cabelo pra ficar bonita!!! Que maravilhosa! Os meus são minha vida também e, apesar do trabalho dobrado, o amor é quintuplicado!! Mil Bjss e muito obrigada pelo comentário!

  21. Vanessa

    Que lindo, confesso que me emocionei com o final! Hehehehe
    Sou mãe de um menino tb, e simplesmente amooooooooooooo ser mãe de guri.
    Sempre sonhei com um filho, e Deus realizou!

    • Renata

      Oi Vanessa! Eu me emociono ao falar do meu pequeno também!!! Dos dois, na verdade!! É a coisa mais linda esses nossos menininhos, né??? #mãescorujasemação Mil Bjss querida!

  22. Teresa

    Renata, amei esse post!!! Tenho um bebe de dez meses menino e estou gravida de gemeos, mais dois meninos!!! Meu mundo é definitivamente azul!!
    Fiquei querendo saber de você, você tem tres irmaos homens? Cuidam bem da sua mãe? Rs!! Quem sabe eu não crio coragem pra tentar uma menininha daqui uns anos!!!
    Parabéns pelo blog, muito legal mesmo!!!

    • Renata

      Oi Teresa!! Muito Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!! Eu tenho três irmãos homens, sendo que dois são do segundo casamento do meu pai (mas para mim são irmãos igualmente)!!! É uma delícia ser mnae de menino e de gêmeos também!!!!! Eu te encorajo sim por uma menininha, é incrível tanto quanto! Mas vc é uma sortuda, de qualquer maneira!!! Mil Bjss e parabéns!!!!

  23. Dahiana Yoshinari

    Olá eu tbm sou mãe de casal de gêmeos, e percebo a diferença entre os dois, amo ser mãe de menino, ele é muito especial, meigo, bonzinho, não gosta de futebol e não gosta de brincadeiras muitos estupidas. Ela já gosta de chamar a atenção do Pai, gosta de agrada-lo não é muito delicada, não gosta de muito beijos, mas quando quer é uma princesa. Estão com seis anos e ainda adoram ficar no meu colo. Não existe nada melhor nesta ou em outra vida do que ser MÃE.

    • Renata

      Oi Dahiana! Que delícia!!! Impressionante como dois seres que se formaram juntos na barriga, ficaram lá por 9 meses juntinhos e nasceram no mesmo dia podem ser tão diferentes de personalidade né? E não existe NADA melhor nessa vida do que ser MÃE!!!! Mil Bjsss e parabéns pelos gêmeos!

  24. Cid@

    Que post lindo, tenho uma joia de 13 meses ele é bem assim mesmo, tem muita energia é ligado em 220V e algumas vezes chega a ser carinhoso sim.

    bjs

    • Renata

      Oi Cida! Parabéns pelo pequeno!!! Ter um menininho é tudo de bom!!!! Mil Bjss e obrigada!

  25. Franklin

    Todo generalismo é burro.
    Tirar conclusões sobre o comportamento geral de um gênero (masculino ou feminino) baseado numa experiência pessoal específica, infelizmente não vale nada. O comportamento da sua filha é diferente da do seu filho porque você os trata de forma diferente. Pense bem…O menino faz “coisas de menino” e a menina “faz coisas de menina”. Seu comportamento machista é a explicação para a maioria das diferenças que você observou (e generalizou). A maioria das pessoas (falando de Brasil) trata meninos e meninas com o mesmo machismo que você. Isso pode parecer a validação da sua teoria, mas acredite: Ela só comprova que temos que evoluir muito no sentido da igualdade de gêneros.

    • Renata

      Oi Franklin, eu respeito sua opinião e espero que você respeite a minha também. O bacana deste blog, é que ele é uma ferramenta exatamente pra isso, para ter esta troca. Apesar das nossas opiniões divergentes, espero que você continue curtindo o blog. Muito Obrigada. Bjss

    • Sheila

      Infelizmente concordei em tudo, Franklin! Dá pra ver pelas colocações que o tratamento entre os dois é completamente diferente… Fiquei triste tb de ver que está todo mundo no mesmo barco, ningúem contestou nada, ou seja, todos estão tratando os filhos de forma diferente e desenvolvendo neles esses mesmos tópicos!!!

    • Kat Wagner

      Oi Franklin, concordo contigo. Se a gente esteriotipa a crianca desde cedo é assim que ela acaba se moldando. Vivo na Europa e aqui as meninas sao muito mais livres, muito mais molecas e arteiras. Vou para o Brasil e a gente leva um choque: meninas de 8 anos com sutia de bojinho, unhas pintadas, agindo como adultas… E meninos com essas brincadeiras de bater nos outros. Eu realmente tento deixar esta rotulacao de genero fora da educacao deles.

  26. Rubya

    Parabéns pela postagem. Nossa meu filhote tem 10 messes mas ja estou vendo essas caracteristicas nele.

    • Renata

      Oi Rubya!! Muito obrigada querida!!! É delicioso ser mãe de um menininho né? Não tem preço!! Parabéns pelo seu pequeno! Mil Bjss e obrigada!

  27. Marília Litwak

    Poxa, não gostei desse texto não, achei super sexista, e com um tom machista, apesar de nao ter sido a intenção da autora. Vejam: menina brinca de casinha, futebol.está no sangue? Isso tudo meio que eh rótulo que a sociedade impõe às crianças. Não irei moldar meus filhos com rótulos.

    • Renata

      oi Marília! Obrigada por ter dado sua opinião! Com certeza não foi a intenção ser machista, é apenas uma experiência pessoal! Meu filho brinca muito de boneca com a minha filha tmb! E ela de carrinhos com ele! Não tenho problema nenhum com isso! O que quis dizer é que é impressionante como ele tem preferência por bolas e carrinhos e ela por bonecas, por instinto talvez… e jamais por imposição! Bjss e obrigada mais uma vez

  28. Marília Cireno

    Outra Marília que vai discordar! hehehe Na verdade, a nossa cultura machista e patriarcal, com a grande ajuda da mídia, entra na cabecinha inocente das nossas crianças desde muito cedo. Por isso os meninos vão desenvolvendo essas preferências pela bola e pela agressividade e as meninas se infantilizam e brincam de casinha. Nosso papel de mães de verdade é orientá-los que podem brincar do que quiserem e preferir o que quiserem, não acho legal reforçar esses estereótipos que fortalecem o sexismo e o machismo na nossa sociedade. Logo nós, mulheres de verdade, mães de verdade, que sofremos na pele o peso de sermos abusadas e subjulgadas diariamente. Tomara que na próxima geração, essa que estamos criando hoje, os papeis sejam mais justos e igualitários entre os sexos. Sou mãe de menina e é esse o mundo que eu desejo à ela. Ah, e ela, que é brabinha que só ela, adora brincar de bola. Sem que eu nunca tenha ensinado ela mesma chuta e grita “goooool”. 😉

    • Renata

      Oi Marília!! Rsrs!!! Que pena!!!!!! Mas claro, cada um tem sua opinião e ponto de vista! Está certíssima em colocar sua opinião! Pode ser mesmo por grande ajuda da mídia, mas a escola e as brincadeiras com os amiguinhos também acabam influenciando. Eu deixo ele brincar do que ele quer sempre! Adoro estimular a imaginação dos meus pequenos! Meu maior prazer é vê-los brincando sozinhos, conversando com os bonecos… coisas mais lindas! Parabéns pela filhota e muito obrigada pelo comentário! Mil Bjss querida

  29. Paula

    Amei! Me vi e todos os posts com meu casal e realmente a diferença é brutal! Meu menino é mais novo (3 anos) e é meu bebezão carinhoso enquanto que a minha filha (5 anos) é toda independente e pra me dar um beijinho é um custo! rsrs

    • Renata

      Oi Paula! Que bom que gostou! Fico feliz que tenha se identificado! Parabéns pelo casalzinho! Mil Bjss

  30. Keliny

    Nossa Renata! Eu estava precisando ler esse post, e também esses comentários de mães de meninos falando o quanto é bom essa experiência! Fiquei sabendo que serei mãe de um menino a pouco tempo, e infelizmente fiquei triste, e saí da sala chorando acreditas? Não por ingratidão ou por não amar o meu filho, claro que não! Mas é que o meu sonho de ter uma menina sempre foi muito grande, sou apaixonada pelas minhas afilhadas, sobrinhas e filhas de amigas minhas e sempre sonhei em ser mãe de uma princesinha… O pai ficou super feliz e chegou até a ficar um pouco chateado com minha tristeza, depois conversou comigo e me deu forças, no fundo ele entende o quanto era grande a minha expectativa de ser menina.
    Tô pedindo a Deus pra me perdoar pelo comportamento espontâneo que tive, e muita saúde para o meu meninão! Tenho certeza que seremos ótimos companheiros!

    • Renata

      Oi Keliny! Nnao fica triste não, fica feliz, porque ser mãe de menino é MARAVILHOSO!!!!!! Você não imagina o quanto! Vc é abençoada só de estar grávida, fique feliz por entrar nesse universo tão diferente do nosso, é uma paixão pelos nossos pequenos, sem tamanho! Mil Bjss e parabéns!

  31. Roselei Strassburger Volpe

    Renata, tenho um casal de filhos tb; uma menina com 8 anos e um menino de 5. Eles me divertem todos os dias. Conseguem me testar toda hora e necessitam de uma metodologia diferente para cada um, com certeza. Eles foram planejados e muitos amados desde o primeiro sinal! Realmente sei que a tarefa de ser pai ou mãe é uma das mais dificil do mundo!
    Vc foi muito feliz nas palavras e nos itens assinalados. Parabéns!
    Quem sabe, agora, consigo ter a energia e o estímulo necessários para compor o meu próprio blog. Já tenho material elaborado e muitos mais para compartilhar. Sou nutricionista e ponho em prática, todos os dias, a teoria que aprendi na universidade. Após meu mestrado e vendo colocações na mídia resolvi pesquisar um pouquinho mais sem, simplesmente, aceitar o que nos é passado.
    Surpresa com o que podemos oferecer aos nossos filhos se não prestarmos atenção.
    Beijos gaúchos.

    • Renata

      Oi Roselei! Que delícia ter um casal de gêmeos! Parabéns! É tudo de bom! Fico feliz que tenha gostado e se identificado! Escreve sim, vc vai adorar! A gente ocupa a cabeça, desabafa o que sente… uma verdadeira terapia!!! Dou a maior força! Mil Bjss querida

  32. Adriana Gazafi

    Olá meu nome é Adriana e tb tenho um casal de gêmeos, hoje com dois anos e cinco meses. Minha percepção sobre meninos é muito parecida com a sua, só que no meu caso a Gabi é muito ligada ao pai e o Pedro a mim. Bjs e parabéns pela matéria.

    • Renata

      Oi Adriana! Que delícia! Quase da idade dos meus! Fico muito feliz que tenha gostado e se identificado! Mil Bjss e muito obrigada!

  33. Juliana

    Nossa, adorei esse texto!!
    Ser mãe de menino é a melhor coisa do UNIVERSO!!!!!!!!!!!
    Fico até triste quando vejo esses comentários de mães que ficaram desoladas quando souberam que esperavam meninos!!!
    Eu confesso que também sempre quis primeiro uma menina (toda mulher quer, fato!!). Quando descobri que esperava um menino, não fiquei triste, mas meio com medo de não saber como lidar e tal.
    E aí chegou meu príncipe, minha vida, minha razão de viver!!!!!!!!!!
    Gente, não tem explicação!!!!!!!!!
    Não tem nada melhor nesse mundo!!!
    Ele me denga o tempo todo. É grudado, carinhoso, me chama de linda, diz que sou sua princesa. E me defende com unhas e dentes. Não há nada melhor no mundo.
    Agora, estou grávida de novo e bem no comecinho. Ainda não sei o sexo, mas peço a Deus secretamente por outro menininho!!! rs….
    Claro que se vier menina vou amar também!!
    Mas mamães que queriam menina, sério, vocês não tem noção do que vão viver com um menininho!!
    Aproveitem e parem de se lamentar!!!!
    Ter um menino é ter um amigo, companheiro e defensor por toda a vida!!!!
    Beijão, Renata.
    O blog está cada dia melhor!

    • Renata

      Oi Juliana! Que bom que gostou! Muito obrigada!! Ser mnae de menino é demais mesmo!! Sinto igual a você! Não tem explicação, é um amorsem tamanho! Rsrs! Aiiiii agora estou muito curiosa!!! Já sabe o sexo? Volta aqui pra me contar, please!!!! Obrigada pelos elogios ao blog, fico TÃO feliz!!! Mil Bjss querida e parabéns pela gravidez!

  34. Deninha costa

    Amei o post! mas aqui em casa é bem diferente rsrs Minha filhota mais velha é bem mais eletrica, ja o boy é super carinhoso, manhoso, concordo no ” Dramatico” há nisso ele manda bem beijos

    • Renata

      Oi Deninha! Bom saber que cada casa e cada criança é uma né? Delícioso de qualquer jeito!!! Mil Bjss querida!

  35. Michele

    Olá, também tenho um casal de gêmeos, e percebo grandes diferenças entre eles. é incrivel como duas crianças da mesma idade e com a mesma criação podem ser tao diferentes. Lembro, quando Bernardo era mais novinho e eu chamava e ele nem me dava bola, achei que ele tinha problema de audição. Resolvi fazer o teste e falar coisas que ele gosta tipo ‘Quer biscoito?’ pronto bastava pra ele olhar no mesmo segundo. Aprendi que isso é coisa de Homem ouve só o que quer, minhas amigas morrem de rir quando faço o teste na frente delas. Ja Sofia é mais atenciosa, me ajuda na hora de catar os brinquedos, gosta de abraçar e agarrar, coisas de menina mesmo. Mas são essas diferenças que os tornam especiais e únicos. Amo as diferenças dos meus bebes.

    • Renata

      Oi Michele! Ahahah adorei o teste! Infalível!!! Rsrs! Aqui é muito parecido com aí! Ela mais atenciosa e ele mais avoado!! Cada um maravilhoso do seu jeito! Não há nada melhor do que estas diferenças! Mil Bjss e parabéns!

  36. Pollyana

    Eu também tenho um casal! Os meus estão com 1 ano e 3 meses… Era lendo o seu texto e vendo a xerox aqui em casa!!! EXATAMENTE IGUAL !!! rssss

    • Renata

      Oi Pollyana!! Que bom!! Fico feliz em saber que se identificou!! Parabéns pelo casalzinho! É demais né? Mil Bjss

  37. Luis

    Não concordo, não existe uma regra quando se trata de filhos, de maneira geral as pessoas são diferentes, mtas vezes os meninos são apegados ao pai, as meninas a mãe. Já vi muitas meninas boas no futebol, empinando bicicletas, andando de skate. Isso tudo que vc escreveu não passa de preconceito. A família passa, mesmo sem perceber, intenções de como a criança deve agir, por exemplo, o ciúmes que vc relatou é estimulado muitas vezes pela mãe, parece que as mães gostam que isso aconteça. Enfim… Sou pai de um menino de 11 anos, sempre morou comigo, ele prefere isso, ele é mais carinhoso quando eu sou mais carinhoso com ele, presta sempre atenção nos estudos quando eu estimulo isso. Eu, assim como vc, somos agentes fundamentais na formação da personalidade e as diferenças entre meninos e meninas somos nós que “induzimos”, nós… a sociedade.

    • Renata

      Oi Luis. Vc tem todo o direito de não concordar. Mas preconceito com meus filhos realmente vc se equivocou. Como eu disse no texto, essa é uma experiência PESSOAL minha! Não é uma regra. Em nenhum momento eu disse isso, basta vc ler direito o texto. Parabéns pelo seu filho. Um beijo e obrigada

    • Cátia

      Nossa concordei com vc Luis..super preconceito..as crianças são como a gente cria..nao existe regra definida..nada do que li tem concordância pois passei cinco anos em sala de aula e isto aqui não é regra…sem fundamento nenhum.

      • Cátia

        Ah uma dica..se vc queria se referir a uma experiência pessoal colocasse o texto todo no Singular..em muitas partes você usou “eles” ou seja generalizando que todos os meninos sao assim..ficou uma opinião confusa..voce entra em discordância..o que o texto me passou foi que vc admira muito o seu menino inclusive que se refere a ele como filhote..e gosta que dependa de você..inclusive quando está doente…já com sua filha vc se refere a pequena ..menina..na minha opinião ela também pode fazer as mesmas coisas que ele e inclusive tratada igual..ela é diferente dele porque é menina ou porque você a trata assim ???? É bom rever o texto …

        • Renata

          Ooi Cátia, falei “eles”pq tenho dois filhos. Querida, trato meus filhos da melhor maneira que eu posso, não vamos entrar nesse quesito porque não convém. E vc? Como trata seus filhos?

        • Giuliana Coimbra

          Como tem gente sem noção! Cátia você, como suposta educadora, entra num blog para criticar uma mãe que está fazendo uma declaração para seu filho????? Para julgar como ela trata o filho e a filha?? Ainda bem que meus filhos não estão na sua sala de aula… Tudo errado…

          • Renata

            Obrigada querida!

      • Renata

        Oi Cátia! Não falei em momento algum que era regra, disse apenas que era a MINHA experiênca pessoal. Não falei que havia algum fundamento científico ou psicológico. Obrigada por dar sua opinião. Bjs

    • Kat Wagner

      Concordo com o Luis.

  38. Queli

    ADOREI ESSA POSTAGEM

    • Queli

      QUE LINDO ,,, EU TBM SOU MÃE DE UM MENINO,, DE 1 ANO E 5 MESES E NÃO ESTA SENDO NADA FACIL LIDAR COM AS BIRRAS DELE, COM OS GRITOS,NOSSA ESTA CADA DIA MAIS SAPECA,,, E AGORA QUERO DESMAMAR MAS NÃO CONSIGO ELE É UM GRUDE CMG,,QUERO COLOCAR ELE NA ESCOLINHA MAS ESTA DIFICIL,,, ELE DA UMA VOLTINHA NA CASA E JA COMEÇA A ME PROCURAR SABE ,,,, É RUIM PQ QUERO TRABALHAR E TA SENDO MUITO DIFICIL,,,BJSSSSSS MEU E DO BERNARDO ,,,,

      • Renata

        Oi Queli! Sei bem como é! A educação requer muita paciencia tmb né?! Mil Bjss

    • Renata

      Obrigada Queli! Mil Bjss

  39. Priscila

    Ola Renata… uma delicia seu texto… sou mae de 2 meninos, o Joaquim com 1 ano e 6 meses e o Antonio com quase 3 meses… uma loucura.. o Joca é bem desse jeitinho agitadissimo, mas ja posso dizer que mesmo tendo 2 hominhos em casa percebo grande diferenca.. o Joaquim desde bebezinho ja era bemm agitado (tanto que com 2 meses caiu da cama rs)… o Antonio ja é bem mais calmo, mais manhoso, vamos ver como sera daqui uns meses!!! mas amo demais ser mamae de menino!!!

    • Renata

      Muito bom, né? Beijos

  40. raquel

    ai que lindo, tive o previlegio de ser presentiada com dois homens lindos, meus amores miguel e gabriel, são gêmeos, mesmo dando muito muito trabalho é uma delicia o carinho que eles tem por nós. amo muito tudo isso

  41. rute muniz

    sou mae de dois meninos AMO ser mae de meninos,mas gostaria de ter tido uma princesa pra festa ser completa.

  42. Ariany

    Minha primeira vez aqui nesse blog e me deparo com esse post.
    Sou mãe de uma menino de 5 anos e sou meio estressadinha rs, porém é tanto amor q ele dispõe pra mim, que às vezes acho que não preciso de mais nada. Eu tenho uma sobrinha carinhosa, mas realmente meninos são extremamente amorosos com as mães , adoro ouvir “Você é uma linda!” “Eu te amo desde que eu nasci” (minha preferida, é amor demais. E eu sou chata, eu brigo, eu não deixo mta coisa, mas o mais importante é que sei q posso contar com ele sempre somos confidentes, pois é ele guarda meus segredinhos rs
    Ameiii demais esse post…
    Bjos

    • Renata

      Oi Ariany! QUe delícia mesmo ter um menininho! Sou alucinada pelo meu!!!! É muito bom ouvir essas coisas, meu filho começou com isso agora e estou ADORANDO!!!! Mil Bjss e parabéns

  43. Mayara

    Boa noite! Concordo fielmente em tudoooo! Sou mae de 2 princesas de 3 e 7 anos, um principe de 5 anos e estou gravida de 8 meses de outra princesa! Sempre detestei futebol, meu marido tambem, mais meu filho surpreendentemente é viciado! Meu grude, “mae vc ta linda, eu te amo!” É so eu decuidar do meu celular, que ele enche de gravaçoes de audio e video se declarando pra mim… ja as princesas agem como moças, tao nem ai pra mim kkk… completamente desnecessario esses comentarios te chamando de machista, se fosse assim, meu filho convive maior parte do dia no meio da mulherada aki, entao pela ordem natural deveria gostarde se comportar como elas, mais nao é isso que acontece! Bjs, #Tudibão #SeuPost

  44. Elisa

    Amooooo ser mãe de menino!! Ciumento até qnd o pai me beija ou abraça..rs.. Mas quero muito q o próximo seja uma menininha! Muito legal o post!! 😉

  45. Miriam Ribeiro de Oliveia

    tenho td isso em dobro; tenho dois meninos q sao uma benção em minha vida!!!!

  46. luciana andrade

    Amei seu post!!!! Sou ‘ pãe’ sim pai e mãe de um menino que amo tanto que até dói qdo sinto saudades kkkkk e concodo em pontos e virgulas e exatamente assim e por filho unico as vezes e ate um pouco mais o top 10 e tudo meu Companheiro e ha quase 7 anos não me vejo sem ele, sei que amanha seguira seu caminho, mas quero muito por estar lá!!! São 04:30 e eu aqui acordada minhas insonias e recebi este post de uma amiga!!!! Coisas de mãe , que qdo solteira dizia ‘meu sono e sagrado’ que agora se pudesse carregar esta mund louco por ele, assim faria. Passamos por muitas situacoes e ele ali sem entender me passa a confianca a esperanca que vai dar tudo certo. E o melhor mesmo e qdo ele diz “mãe vc ja me disse eu te amo hoje? “

  47. Patrícia

    Bom dia. Gostei muito deste post e concordo.Entrei nesta aprendizagem há 9 anos e auditório!!! O chamo desde sempre de meu coração, e sabe, às vezes até na frente dos outros e, ele me atende e não fica bravo, ainda. Rsrs!

  48. fernanda

    Olá tudo bem?….também sou mãe de gêmeos…. Um casal…a diferença é enorme entre os dois…. Amo de paixão o jeito diferente de ser…. Bjooo

  49. Valdea

    oi renata, me chamo valdea, gostei de tudo. amiga, com 40 anos tive meu segundo filho, Moisés, muito esperto, inteligente, lindo, perfeito fisicamente…meu esposo e eu sonhavamos com o filho homem. dai veio com 42 anos uma menininha linda, perfeita também graciosa, a Raquel, a minha historia é longa. casei aos 18, tive minha primeira filha com 19 anos, quando ela tinha 21 anos, eu estava com 40 anos quando engravidei do Moisés, falei minha filha tem 21 anos, completei 40, nao vou mas ficar gravida, ai veio os dois, quase gemeos, quase enloquece tbm, mas sobrevivir nao é facil, quando nao tem ninguém pra te ajudar,

  50. Renata

    Sou mae de casal de gemeos ha 18 dd, tbm ja nota esta diferença. Ele é mais indepedente, meigo. Está sendo uma experiencia diferente. Tudo muto bom. Eles são calmos e tranquilos. Melhor coisa que ja aconteceu na minha vida, ser mãe de gemeos. Abraços

  51. Grasiela

    Tenho Gêmeos Também!! Com 1 ano e 8 meses…e Amo demais!!!
    Não vou negar que sinto falta da delicadeza de uma menina, mais ter 2 meninos é maravilhoso!!! E eles são uma figura a parte!!
    Estou adorando os posts!!!
    Continue escrevendo!!!

  52. Tania

    Ê isso mesmo.Meninos são assim, sou mãe de um e ele é maravilhoso.

  53. Leandro

    Por um post no face, acabei entrando aqui. Tenho um casal (ela 2a 2m e ele 1a) e tudo o que li aqui confere. É impressionante a diferença de comportamento dos dois. Parabéns pelo post.

  54. Ewellin

    1) Meninos são mais corajosos nas brincadeiras, mas quando a coisa vira real… Ri muito quando li isso, pq recentemente meu filho de 2 anos e 4 meses precisou tirar sangue e ate então ele estava super corajoso, mas na hora H, começou a chorar e fazer aquele escândalo, tadinho!
    3) Meninos são muito ciumentos! Não sinto que meu filho tenha ciumes de mim… =/
    7) Meninos são mais táteis! Graças a Deus, meu filho é normal… hahahaha
    10) Eles serão seus parceiros, protetores e admiradores para o resto da vida! Será que o meu é muito pequeno pra demonstrar isso? Pq ele é tão ligado ao pai que parece não sentir minha falta… =/

  55. Patricia

    Também sou mãe de um casal de gêmeos vão completar 6 anos no final deste mês adorei seu post o único que não valeu pro meu filho foi sobre os dias dodói, em casa a menina faz mas drama do que o menino, ele é bem forte neste ponto, mas os outro 9 igualzinho.

  56. maria de lourdes

    Muito interessante;sou avo de um lindo e maravilhoso menino. Cuido dele!

  57. Alessandra

    Adorei o post!! Vi exatamente minha relação com meu Pimpolho. Amo ser mae de menino !!

  58. Johna496

    Keep working ,impressive job! beccegadgcff

  59. Priscila

    Que post lindo! Estou esperando meu primeiro filho e menino! A anciedade esta cada dia maior! O papai , quando ficou sabendo que era menino saiu ate gritamdo mo meio da rua kkkk. Muito bom saber mais coisas sobre o meu pequeno que vem por ai!

  60. maria

    Eu tenho uma filha linda!!!
    Meu filho é mais amigo, companheiro me entende muitooo
    Ela tem 22 anos e ele 6 aninhos.
    Meus amores e quanta diferença

  61. Eclésia Silva Lisboa.

    Olá!Adorei as dicas afinal vou ser mãe de um menino estou com seis meses e mãe de primeira viaje,estou tão ansiosa e com tantas dúvidas,depois de ver isso estou mais tranquila.Obrigada!

  62. marisa

    Tenho um menino e concordo.
    Amo ter um menino voltamos no tempo e nos tornamos molecas kkkk

  63. Ju Oliveira

    Bom, como eu sempre joguei futebol e sempre tive muito mais amigos do que amigas eu não vou me bater na criação do meu filho, Leonardo, hahaha. Vou poder até mesmo ensiná-lo como jogar! Acredito eu que me bateria muito mais na criação de uma menina, pois embora eu goste muito de roupas, sapatos e mexer com o cabelo, eu não sou muito delicada e não tenho paciência para brincadeiras de meninas.

  64. Bruna Macedo

    Amei o artigo!!!
    Concerteza é de Grande utilidade
    identifiquei em alguns momentos a personalidade do meu filho, isso me ajudara bastante.Parabéns! Você está fazendo um lindo trabalho e ajudando muitas mães a serem mais.confiantes. O numero 10 me deixou emocionada.

  65. Bruna Macedo

    Amei o artigo!!!
    Concerteza é de grande utilidade. Identifiquei a personalidade do meu filho em alguns momentos.
    Parabéns você está fazendo um lindo trabalho e ajudando mães a serem mais confiantes.O numero 10 me deixou emocionada.

  66. janaine aparecida dos santos

    amo ser mãe de menino e agora posso ficar mais atenta com essas dicas…muito bom!!

  67. mariana

    maravilhoso..amei cada detalhe..amei ainda mais saber que sou ainda mais importante na vida de meu pequeno que jamais poderia imaginar…

  68. mari

    Delicia estou gravida de dois meminos o meu marido e minha mae queria menina mais eu sempre soube que nasci pra ser mae de meninos kkk que venha meus gostosuras

  69. tania

    Bom dia, eu tenho filhos gemeos de 4 anos Joao Vitor e Leonardo, e passo por tudo isso que voce esta falando e mais um pouco, gostaria de receber mais dicas para entender e orienta-los.
    bjs

  70. Leda

    Oi Ju!!!
    VC tirou um peso das minhas costas, pensei que só meus filhos brincavam de lutar incansavelmente ( até que o menor comece a chorar! Kkkk )
    Meu mundo é rodeado de dois príncipes o Flávio de 10 anos e o Frederico de 3 anos!
    Chegar cansada de um dia de trabalho e escutar que VC é linda, princesa e a melhor mãe do mundo faz tudo ficar colorido! Cansaço? Que cansaço nada!!!!
    Meninos e mães muitoooooo amor envolvido!!!! Bjs

    • Leda

      Desculpa coloquei Ju e era Re!!!!

  71. rafaela

    Gente meu baby de 1 ano e 3 meses tb nao me esculta. Tenho q chamar mil vezes, so faz o que quer….

  72. joelma mariano

    Muito lindo,os meninos São apegados

  73. joelma mariano

    Realmente os meninos sao bem mas apegados.

  74. Catarina

    Que post lindo! Sou mãe de dois meninos e na tentativa de uma menininha fomos presenteados com mais um menininho. Meu mais velho tem 8 anos e o outro tem 5… Esperando ansiosamente meu caçulinha. 🙂

    Ser mãe de menino é uma delícia!!!

  75. loruama

    Gostei muito do texto explica muito bem e disseste tudo,e obrigado pelas dicas, enfim amei

  76. Kellen Dourado

    Eu tbm tenho gemeos… E sao dois meninos… Pra mim sao as coisinhas mais deliciosas e gostosas do mundo…. E tudo q vc falou e versade, da pra notar tudo em algumas acoes deles…

  77. Magnus Berge

    Sou pai de um menino de 1 ano e seis meses. Obrigado pelo blog que acho muito útil. Referente aos pontos concordo plenamente mas discordo referente ponto 4! Um abraço!

  78. danilla

    e uma delicia mesmo ter um filho menino…

  79. Lígia

    Realmente tenho um menino de coração, ele é meu defensor ninguém pode falar mal de mim ou fazer algo que ele acha que não é bom, eu amo meu pequeno. Ele fala mamãe você é minha rainha..

  80. Lidiane

    Eu amo ser mãe de meninos,tenho dois,um de 6 anos e outro de 1 e 2 meses,amei esse texto,principalmente a parte que vc fala que as meninas ouvem mais que eles,eles são mais teimosos também.
    Amos as matérias que são publicadas aqui,bjs.

  81. karuline

    olha meu filho. see encaixa em tudo ater em chingar bater kk acho que seja so uma faze ne kkk ele e danado o nome e arthur ele e lindooo porem terrivel kk me deixa loucaa e mas apegado a mim doque o pai

  82. ulisses

    Show de comentário, sobre ser mais ativos acho que eles se igualam, como vc disse cada criança tem seu jeito, pois tenho uma menina de 6 anos que é ligada no 480 wts mas é super meiga e carinhosa tanto comigo como com a mãe, ela brinca de tds que lhe é proposto tanto brincadeiras de meninas quanto de meninos.Eu a considero uma garota polivalente.

  83. Jacqueline

    Adorei!! Meu baby boy tem 1ano e 11meses e é este escritinho!

  84. Marcela

    Achei lindo o post, identifiquei todas no meu filho, amo ser mãe de um menino.❤️

  85. marlene

    Muito legal . Parabéns.

  86. samia

    Van, veja só….

  87. Angelita R.G.Assmann

    ADOREI!!!! Bem isto mesmo..tenho somente um menino e é tudo de bom..Ele diz pra mim “Mãe tu é minha Deusa” , e isto não tem comparação..bjos

  88. orlando

    tem muito mais coisas…eu fui menino, tive meninos, tenho netos….meninos são apaixonados pelas mamães, não competem com elas com o pai, são sinceros, dependem do amor da mãe…pro resto da vida…não conseguem viver brigados com ela…..não importa que tipo de pessoa se tornem , os meninos têm em suas mães amigas para sempre…além da vida.

  89. claudine almeida

    amei ler seus comentários. tenho 2 meninos gêmeos de quase 3 anos e vejo neles isso que você bem descreveu.

  90. Marisa Meireles

    Incrível como me revejo nestas palavras. Tb sou mãe de um casal de gémeos de 3 aninhos. Concordo com tudo o que escreveu. Elas mais independentes e eles sempre agarradinhos a saia da mae. Mto bom seu artigo, adorei.

  91. Raquel

    Isso é muito verdade! Principalmente a parte de serem ligados no 220!!!hahaha!!! Tenho 3 meninos (6 anos, 3 anos e 8 meses) e o negócio pega fogo por aqui… não tenho menina para comparar mas meninos no geral sempre me parecem mais agitados! Mas por outro lado adora ficarem de chamego com a mamãe e amam um abraço (até o maior – por enquanto). Sempre quis ter uma menina (e quem sabe ainda há tempo :), mas ADORO ser mãe de meninos!!!!!!!

  92. Andreia

    Amei a matéria

  93. geisa

    Amo ser mãe de um menininho de 3 anos…super inteligente….

  94. tatah

    nao sou mae…mais nao sei pk sempre fui apaixonada por meninos……..tanto que msm nao tendo um parceiro ja escolhi nome do meu filho(quando tiver)sei qe pode ter possibilidade para meninas mais eu nao penso tanto em meninas como penso em meninos………nao sei o

  95. claudinei

    #CLAUDINEI#
    Viiii??? Fico tão feliz que você está sempre aqui !!! Você falou tudo, os relacionamento são diferentes ?
    Oi Thamiris !! É muito amor né?
    Rsrs!”menino”Obrigada….

    • tatiana

      Lendo os posts,eu de repente ha 12 anos atras,me vi gravida,eu que era a mais velha de tres irmas,meu marido que era o unico homem no meio de 4 mulheres,eu sonhava em ter um menino,pois sempre quis um irmao,quando me vi gravida de um menino,nao sabia como cuidar de um menino,no lado do meu marido e do meu so menina kkkk,ai nasceu o Victor,tive que aprender a cuidar de menino,e foi apaixonante,ele e um sobrevivente rsss,mas o mais impressionante e a ligacao entre nos,ele e meu protetor,cuida de mim,se minha expressao mudar ele quer saber porque,e me beija e abraca,e carinhoso,e tudo com a mamae,o pai e brincar,jogar,comigo e o grude mesmo,e um amor apaixonante,amoo ser mae de menino

  96. leandra

    Eu sou mãe de 1 menino de 6 anos e 11 meses e de 1 menina de 3 meses e realmente existe muita diferença. Meu filho e mais acarrado com o pai mais sente muito ciume de mim.A menina me identifica com o meu cheiro e é muito delicada com seus movimentos. Adoro meus filhos mais amo ser mãe de menino. Bjs

  97. Maria Cássia de Paula

    Boa tarde Renata.Encontrei esse post bem na hora que mais precisei.Estou com um problema com meu filho de 11 anos.A diretora da escola me chamou pra dizer que ele fala sempre para os amiguinhos que gosta de meninos e de meninas e fica passando a mão nos coleguinhas(nesse caso,nas meninas e nos meninos).Por isso estou aqui,para pedir uma orientação de como devo lidar com essa situação.Mais detalhes,só me contatar pelo email que segue.Obrigada

  98. Enilda Harter

    Lí o texto e assino embaixo!!!

  99. allan

    Kkkk gostei muito e valeu porque tinha que pesquisar umas coisas de trabalho valeu mesmo

  100. Jordânia

    Renata, primeiro quero parabenizar pelo post, eu amei e meu marido achou mega divertido. Descobri que serei mãe de um menininho na segunda-feira, até então, eu jurava que era menina, pois sempre me imaginei mãe de menina. Fiquei super feliz mas depois bateu uma insegurança danada, conversei com meu médico e ele disse que é super normal essa insegurança no início, que eu não sou a primeira e nem a última mãe a se sentir assim rsrs, afinal,desde pequenas, nós mulheres somos ensinadas na maior parte das vezes a cuidar de bonecas né hehehe. Ler seu post me deixou muito feliz, estou me sentindo bem mais segura e doida pra mergulhar nesse universo azul :). Bjos flor e obrigada por compartilhar conosco suas experiências!!

    • maria aparecida

      nossa incrivel seu post tambem tenho uma princesa de três anos e dez meses e um príncipe de um aninho e sete meses com minha filha Alice e tudo muito fácil desde bem cedo ela me ouve faz o quê digo já com meu pequeno Alerrandro as coisas são bem diferentes ele é muito mas danado do quê ela não me ouve de jeito nenhum até paramos mas de sair para restaurantes ou coisas assim pelo menos até ele crescer mas um pouquinho ele é muito sapepuinha e eu não consigo deixar ele com ninguém aliás sou muito apegada aos meus amores porém nunca precisei parar de sair quando a Alice era menor ela sempre se comportou muito
      bem agora já está na escolinha e eu só recebo elogios mas com tudo e maravilhoso e agradeço a Deus por ser a mãe do meu lindo loirinho Alerrandro beijos

  101. sirlei

    Adorei achei o maximo o assunto abordado

  102. Solange

    Meu neto não gosta muito de ficar com o pai dele, eles são separados(pai e mãe) e os mundos dos dois são muitos diferentes. O que fazer se ele gostaria de ficar apenas um dia com o pai e não um final de semana?

  103. Katia

    Adorei!
    è bem assim mesmo,pois tenho dois gurizinhos maravilhosos!

  104. DENISE

    boa tarde, tenho um casal de gêmeos também com 02 anos e 04 meses, meu mocinho como costumo chama-lo é um chamego só comigo, por ele seria inteirinha dele, tem hora que fico sem saber o que fazer pois ele tem um ciume danado de mim, e a minha pequena é mto o pai dela, adora ficar brincando com ele

  105. Marceleza

    Show !!! Com pai de 4 meninos… 2 de dois anos e nove e 2 de sete meses ficou muito atento às peculiaridades dessa “modalidade” – educar bacuris…

    • Tatiane

      Você teve duas gestações gemelares??? Que magnífico
      ❤❤ eles são bi ou uni??

  106. catarina

    Tenho dois meninos e mais um a caminho. O mais velho já está nessa fase de vergonha de demonstrações de afeto na frente dos amiguinhos mas, em casa é um grude. O do meio ainda é grudentinho… E agora meu caçulinha a caminho. 🙂

    Seria uma experiência. Linda ter uma menininha mas, eu AMO AMO AMO ser mãe de meninos!! <3

  107. Rosania

    Oi,sou mãe de gêmeos casal , do que já me deram netos estão com 33 anos, mas realmente tudo que falas é real, os meninos são incríveis, mad adoro meus dois filhos.

  108. Rosania

    Oi sou mãe de um casal de gêmeos com 33 anos, realmente é incríve, maravilhoso, hj já me presentearam com netos lindos, sou muito feliz com esta familia linda.

  109. paola

    AMEIII LER ISSO ❤❤

  110. Sarah

    Adorei….. Também fui contemplada com um casal de filhos…. Simplesmente amo

  111. carla

    Amei o post…pois sou mãe de 3 meninos super lindos. .cada um com seu jeito..o mais velho (12) mais apegado a mim..o do meio (11) já não é muito carinhosos mais apegado também. .e o mais novo (3) super ciumento e quer minha atenção só pra ele..

    amo esse mundo cor azul. ..

  112. silvia fernandes correa

    Silvia Corrêa
    Sou mãe de um menino de 5 anos, amo…Na hora de ir a escola nos beijamos tanto… E me fala que sentirá saudades… Ele é a mil, e bem desastrado faz tudo correndo. Deus… me presenteou com o melhor que existe no mundo…

  113. Marcos

    Mães na postagem numero 1 eles são medrosos na maioria das vezes por causa de vcs, vou explicar o que acontece aqui em casa, meu filho tem 4 anos e desde criancinha quando a minha esposa via insetos ou trovões ela fazia um escândalo que parecia que estava morrendo e quando meu filho via isso ele também pegou trauma assim que ele vê algum inseto ele sai correndo desesperado achando que aquilo é muito perigoso, concordo que os meninos são mais apegados a vcs pq nos homens sabemos quando é frescura de “homem” e quando não é e vcs já acham bonitinho e no caso das meninas a mesma coisa quando são mais apegados aos pais.

  114. marcela

    É pelo fato da mãe achar bonitinho as manhãs e fazer as vontades dos filhos homens em detrimento das filhas mulheres é que é tão difícil lidar com os homens adultos e, os casamentos pouco duradouros também. Os homens acham que as mulheres que eles casam tem de fazer as mesmas coisas que a mamãe fazia.

    • Kat Wagner

      Concordo!

  115. renata matos

    Oi Meninas tenho um menino de 1ano e 3 mesês, estou tendo muita dificuldade na criação dele, ele realmente é elétrico. Mexe em td, não para um minuto… estou passando momentos dificeis no casamento, um pouco por não saber lidar com ele, não tenho mais paciencia alguma, td que ele faz me irrita e tenho muito trabalho, já que meu marido não me ajuda, não sei oq fazer, não quero ficar batendo nele, não acho certo e tenho dó!!! Me ajudem Meninas…

  116. Bianca

    Adorei…. sou mae de um menino ele nao para…
    E uma bençao, depois dessa publicaçao e uma aventura ser mae de um menino! E nao escondo o meu desejo de ser mae de uma menina tambem.

  117. Cecília

    Meu filho então é uma exceção, não gosta de futebol, nem de assistir, tal qual a mãe, melhor voley..ele gosta de chutar sem ser futebol, gosta de voley, de correr. Bater nos outros depende de como se educa em casa, em casa não gosto desta atitude, muito menos na escola, saber se defender é necessário, brincadeiras deste gênero, aqui estão fora de questão.

    • Helena

      No meu caso também é diferente tenho 1 menino e 1 menina e não são assim como disse, cada criança tem a sua personalidade não são todos iguais discordo pois até pode existir crianças parecidas mas não assim cada menino tem a sua maneira de ser meu menino é mais carinhoso do que minha filha ,não gosta de jogar à bola,ajuda me muito mesmo , adora computador ,andar de bicicleta ,lembrem.se cada criança é única bjo

  118. Josy Sales

    Adorei as 10 coisas que uma mãe de meninos precisa saber.
    Meu pequeno tem apenas 6 meses,
    Mais estou prestes a passar por tudo isto, e não vejo a hora,
    Ele é manhoso, não gosta de ficar sozinho, gosta de bater, Muito elétrico e isso é so o começo,
    Obrigada foi essencial, sou mãe de primeira viagem e as vezes sinto medo, de não saber fazer o que ele precisa que eu faça.
    Tenho medo de falhar como mãe.

  119. Tatiane

    Que coisa mais magnífica.. Sou mãe de gêmeos univitelinos.. Pensa só de saber que serão eternamente da mamãe, me sinto muito lisonjeada.. Amo demais esses pequenos.. É uma amor sem medidas ❤

  120. Tatiane

    Sempre sonhei em ser Mãe de Menino e olha o que Deus nos da dois príncipes de uma vez só.. E vocês acham que eu me assusto, negativo.. A gestação é o começo de um novo mundo, no meu caso azul ❤❤ e espero ter outra gravidez futuramente.. E que venha menino, menina ou em dose dupla novamente bjs reh

  121. Jadival

    Muito interessante as observações. Posso dizer que me encaixei perfeitamente nelas. Aconselho às mamães prestarem atenção nessas observações. Posso garantir que o amor do filho para com a sua mãe tem foco diferente do amor da filha. Assim como o amor da mulher para com sua prole. O macho ama diferente a sua prole.

  122. rovenia

    quando fiquei gravida me senti mae de menino…sou objetiva,nao tenho nhenhenhem kkk e o meu enzo de 5 anos age exatamente da maneira colocada no texto…por sinal lindo texto…escrito com ternura e realidade.no item 10 explicita realmente td o que é ter um filho menino!

  123. francisco

    para vc refletir

  124. Cris Gisele Latanza Revolta Martins

    Eu concordo com tudo
    O meu filho e tudo isso so uma uma coisa ele não tem interesse por futebol mas tem interesse no judo ele faz
    E bom ter esses comentários no face nos ajuda muito aprendemos mais sobre nossos supre herois

  125. fabianne mayra de almeida Gurgel

    amei me identifiquei bastante tenho um menino de 4 anos.

  126. Liliane

    Olá amiga!
    Gostei muito do seu texto e da maneira como abordou o assunto… Mas vou ser obrigada a discordar, pois tenho três garotinhos e ambos são um príncipe, muito indindependentes, obedientes e não têm essa energia toda… Acho que vai muito da criação da criança, da personalidade e de dar limites e ensinar o como deve se comportar.
    Meus meninos tem amigas e primas e eles estão sempre a dar bons exemplos para elas.
    Um abraço e boa sorte com o menininho aí!

  127. Nardel

    Sou mãe de meninos. Com a diferença de 20 anos de um para outro. Adoro ter meninos em minha vida. Tudo que foi dito realmente verdade. Vivo tudo isso! Com muito carinho de ambos.

  128. Mariane

    Olá Meninas sou mãe de dois meninos, Giovanni com 3 anos e Luigi com 2 anos, aqui em casa devido a pouca diferença de idade sempre tem briga…kkkk… Mas a forma como eles me enxergam é tudo de bom, quando chego do trabalho, vejo aqueles olhinhos de paixão!!! Quase morro!!! Eles são bem ciumentos, principalmente o Luigi!!! Aqui em casa é bola, futebol, carrinho, avião, Super herói o dia inteiro, sempre brinco que eu vivo em um mundo azul e verde. Porém eu já posso perceber o quanto eles cuidam de mim, por vezes são eles que escolhem minha roupa para ir trabalhar, eu coloco uma blusa e eles dizem: Você está uma princesa!! Ser mãe de menino é muito bom!!!

  129. Cristiane Cardoso

    O que nós mães precisamos saber sobre meninos me ajudou muito, pois sou divorciada há cinco anos e tive que pegar no tranco para ser uma pãe , como dizem por aí!!! Tenho dois meninos, hoje um de 8 anos e o mais velho de 11. Me pego muitas vezes fazendo tanta coisa errada, como falando muito brava, tenho q ser sargentona com eles para me obedecerem, inúmeras vezes me pego gritando, pois não ouvem na primeira e eu exausta tenho que repetir de 2 a 4 vezes a ordem…enfim, tem dia que faço tudo errado que vejo o rostinho deles assustados de tanto que estou estafada, sem o mínimo de psicologia com os mesmos.Sou muito moleca apesar de estar com 49 anos,passeava muito com eles, mas ultimamente não tenho condições financeiras para isso… tudo aumentou muito…e eu dou preferencia a alimentação. Tenho planos de trocar carro, viajar com eles para resort, mas quando vejo todos os meus planos fora por terra…o dinheiro foi e não tive como reservar nada. O pai sai com eles a cada quinze dias, mas não os leva nem em um parque, alega q é p eles brincarem em casa enquanto o mesmo descansa. Eles voltam irritados, revoltados, e tomo eu todas as borduadas de explosão, erupção de desabafo amargo, revolta, decepção, arrependimento por ter ido a visita e soltam em mim, ao invez de ser no próprio pai.Eu entendo a reação deles, masfico revoltada e nervosa com o pai deles…agrado, abraço, beijo muito, digo vamos combinar para o próximo final de semana sairmos, aí eles vão se acalmando.Durante a semana trabalho o emocional deles, só que o de 8 anos pediu emprestado o ursinho de pelúcia da prima , e agora grudou nele para dormir e quando está bravo comigo devido as correções ele pega o urso e nana como bebe.bom preciso da ajuda de vocês, como psicologa e como orientadoras.Eu precisava canalizar essa ira p um esporte…mas não tenho como pagar e nem como levar e buscar, pois, estarei no trabalho, e eles ficam na casa da avó que está acamada a tempo. aguardo orientações e dica…pois estou me sentindo em débito com eles. Grata pela atenção.

  130. Helena

    Muito legal esse texto…nao sou mae de menino digo: nao biologica….tenho um enteado de 25 anos…nao participei da criaçao dele pois entrou em minha vida ja adolescente…mas a 1 ano ele me deu o maior presente que eu poderia merecer “meu neto” …sim meu neto…pois é muito mais meu que das avos bologicas…ele fica comigo pois os pais trabalham…eu que levo para a escolinha…busco…dou janta….dou banho…faço dormir…troco fraldas…e dou a Go Go dele…rsss…Amo ser vovo desse anjo….é bem isso que vcs falam no testo…ele me ama…admira….acarinha…bate. Mas nao me troca por nada….e eu AMODOR DEMAIS. Bjs

  131. Hodirley Campos Mendes

    Bom dia,
    Tenho um filho de 06 anos, e ele adora brincar de boneca, agora por exemplo tivemos que comprar uma boneca da Elsa do desenho Frozen, é normal? Como lidar com esta situação. Meu filho fica parte do tempo com a minha esposa.

    • Kat Wagner

      Meu filho brinca de boneca com a irma, adora bichinho de pelúcia, adora ajudar na cozinha (o pai cozinha melhor que a mae), vai bem na escola, no esporte, tem amigos… Por que nao seria normal?

  132. Lay Morais

    Ai ai ai… Kkkkkk já vo começar a me preparar para essa “missão” rsrsrs mais mesmo assim estou super orgulhosa e super anciosa em saber que daqui uns meses meu pequeno vai estar nos braços da mamãe e do papai dele! Amei suas dicas! São muito úteis!

  133. Gi

    Oiii eu tou lendo pq tou gravida de um menino, fíz Hj a eco, mas eu queria uma menina….. é um sentimento estranho q eu nao queria ter, mas a verdade e q eu Tava sonhando tanto com ela q parece q eu agora bloquiei….. estou com um pouco de receio de como será a relação :/, na minha casa éramos 4 mulheres… A relação mais estreita com homens so aconteceu agora com o meu namorado…..

  134. Suellia brito

    Nossa amei… Tenho um menino de três anos e estou grávida de três meses, mas ainda não sei o sexo!! Amo meu filho mais q tudo e tenho aprendido muito com ele!!

  135. thayna

    Eu tenho 12 ano e vo fazer 13 anos dia 21 de janeiro eu nasi em 2003

  136. ERIMAR LIMA

    TENHO UM FILHO DE SETE ANOS (MENINO) MAS É EXATAMENTE COMO VC FALOU EM SEU COMENTÁRIO. SE GRIPA É UM CHORORÔ RSRS ETC.

  137. Lucimara Freitas

    Meu filho Luccas tem 23 anos e 1,90 m, ele é o número 10 todinho até hj comigo…aliás,a descrição do número 10 é perfeita, amo minha filha tbm,mas meu filho é todo chamego comigo….rsrs…adoro quando ele me abraço e sumo dentro do meu magrelo, ainda bem que a noiva dele não se importa….
    Bjs a todas as mães e que sejam tão abençoadas quanto eu…

  138. Lilian

    Olá! Sou educadora infantil e mãe de meninos! Não concordo com alguns itens descritos na reportagem… Essa ideia de que menina é frágil, meiga e carinhosa já é algo ultrapassado. Convivo diariamente com um grande número de crianças e o que vivenciamos atualmente é que a maioria dos conflitos são entre as meninas! Muitas delas são dominadoras e estão sempre criando atritos entre elas, disputando umas com as outras! Tenho filhos meninos e eles nunca acharam normal bater ou xingar os demais, não são dengosos, sempre foram tranquilos e carinhosos. Acho que tudo é uma questão de criação e portanto os itens citados na reportagem não podem ser repassados como regras ou como sendo características típicas de meninos, mas sim como o exemplo de um caso particular, de uma mãe que tem um casal de gêmeos e que o filho menino dela manifesta-se da maneira citada, mas não que todos os meninos são ou serão assim! Grata pela atenção! Lilian.

    • Kat Wagner

      Concordo!

  139. Cirlene Alfenas

    Concordo plenamente com tudo que disse ,pôs tenho um príncipe que por sinal hoje é um lorde de 23 anos e é o meu herói,amigo ,companheiro em fim se não fosse meu filho eu queria ter um iguaizinho kkkkkk

  140. Sasá

    Que delícia ler tudo isso! A minha maior preocupação é que sou mãe solteira e o pai do meu filho tem outro relacionamento, então morro de medo do meu filho me julgar quando crescer, não me amar como eu amo a ele, fico muito triste só de pensar. E por isso (eu sei que estou fazendo errado) deixei a minha própria vida de lado para me dedicar exclusivamente à ele, não quero que ele sinta que tem que dividir meu amor com ninguém ou pior, que ele me julgue por ter namorados, mais que um, se caso os relacionamentos não derem certo.

    • Valéria

      Oi sasá…faria o mesmo … Se fosse eu.

      Deixaria tudo,para se dedicar ou meu pequeno

  141. Naara

    Amei o post ser mãe de menino é realmente muito bom incrivel, ele e muito carinhoso, teimoso também, mas sua percepção e semcibilidade é enorme, sempre é o primeiro a notar que estou chateada com algo, meu principe se chama Gabriel e já vai fazer 06 aninhos! *_* Minha vida!

  142. Daiana

    Muito lindo essse texto !!!

    • Renata

      Boa tarde,

      Gostei muito do texto. Eu sempre dizia que queria ter uma menina pra colocar vestido e tal. Qdo soube que estava gravida não tive dúvida que seria menino. E como eu me apaixonei por menino gente, meu filho vai fazer 10 meses e está cada dia mais chicletinho. Sou completamente apaixonada por ele.

  143. Leila

    Olá! Mto bom dia!

    🙋🏼Eu não tenho um filho assim, pelo contrário😞, e q hj está completando 24 anos.
    Mas adorei o post!
    Parabéns pela sua competência e merecimento sorte de ter um filho assim👇🏼. 🙏🏼

    “10) Eles serão seus parceiros, protetores e admiradores para o resto da vida!

    Que delícia que é ter um filho menino (preciso deixar claro aqui que AMO ter minha menininha também)! Meninos têm uma relação deliciosa com a mãe. Para eles, somos as mulheres mais lindas, mais perfeitas e mais corretas do mundo! Os nossos defeitos são praticamente invisíveis. Nos protegerão com todas as forças, sempre que precisarmos!”

  144. cremilda

    Bom dia!

    Achei muito interessante a publicação e gostaria de estar acompanhando os demais artigos! Parabéns. Obrigada! Cremilda

  145. Alessandra

    Excelente…estava procurando algo que me mostrasse algum problema com meu filho, cheguei a pensar que ele estava fora do normal…lendo seu post percebi que o problema era meu, de não compreende lo….agora entendi tudo vc o descreveu direitinho….Amo ser mãe de um menino.

  146. Aline

    Tenho um menino de 4 anos e apesar da idade,sempre me defende.Se perceber que estou triste,faz de tudo pra me deixar feliz!Amo meu filhote e é realmente maravilhoso essa relação de proteção mútua!

  147. Roseli

    Que lindo realmente é isso aí parabéns

  148. Valéria

    Adorei sua matéria.

    Adorei a parte que VC falou que não se importe que sei filho brinque de boneca,pois eu tbm não importo,meu menino tem um aninho e brinca com a priminha de boneca,carrinho e bola.
    Meu pequeno ainda prefere a mim,mais adoro brincar com o papai.

    Parabéns pela pelas história contada.

  149. Fernanda

    Amei!!! É mto bom ser mãe de menino. Agora, tô na expectativa da menina…

  150. Marynah

    Conheci 2 gêmeos meninos e a descrição que você deu bateu, mesmo sendo ambos meninos.

  151. Micheli

    Eu estou gravida de quase 7 meses e espero o Lorenzo. Ja estou com 34 ano e sempre quis ter um menino.Demorei para comecar a ter uma boa relacao com minha mae e minha unica irma tambem nao foi facil. Bem essa coisa de ser admirada pelo filho eu sempre ouvi falar e parece que ja sinto esse vinculo de eu ser tudo e a mulher mais linda e perfeita pra ele e fico muito emocionada.

  152. Kat Wagner

    Li este texto e fiquei triste. Sou mae de um casal, achei que você de certa reduz as meninas à ideia patriarcal de quietinhas e comportadinhas. Vou te apresentar meus filhos de acordo com os teus parâmetros:

    1) Minha filha nao tem medo de altura, meu filho tem. Minha filha nao tem nojo de praia, meu filho tem! E assim por diante! Minha filha SÓ brinca de boneca se ela tiver um carro ou uma moto! O negócio dela é Lego, skate, bicicleta e bichinhos de pelúcia.
    2) Meus dois filhos sao igualmente manhosos quando ficam doentes.
    3) Minha filha sente mais ciúmes de mim do que meu filho. Estamos trabalhando nisto.
    4) Meus filhos nao jogam futebol. Meu filho comecou e detestou. O negócio dos dois (menina e menino) é judô e natacao
    5) Meu filho adora ser abracado e beijado, mesmo que em público, mesmo que na frente dos amigos da escola. Ele tem quase 7 anos. Talvez mude. Mas até hoje ele nunca se esquivou da gente (o pai também beija ele em público e na família do meu marido é comum os homens se abracarem e se beijarem na mesma proporcao que as mulheres)
    6) Meu filho é o mais quieto. O negócio dele é sentar para ler um livro, montar um Lego. Enquanto isso a irma está subindo no sofá para se jogar de lá de cima, correndo pelo quintal, brincando na escada (que é com degraus abertos, super perigosa).
    7) Tenho este problema com ambos, mas a menina é a mais distraída. Ela gosta de cantar e esquece o mundo.
    8) No primeiro dia de aula no judô meus filhos eles vieram me perguntar se era ok mesmo fazer o que a instrutora mandava tipo jogar os amiguinhos no chao. Crianca que nao apanha, nao acha normal bater nos outros! Se uma crianca gosta de bater e empurrar eles se afastam e depois dizem “esta crianca a gente nao chama mais aqui”.
    9)Concordo! (ufa, pelo menos um ponto) Meu filho tem colecao de bichinho de pelúcia, brinca com a irma de família passando férias com as criancas, nos ajuda na cozinha, seca pratos, etc…
    10) Será mesmo?

    Entao discordo de 90% do teu texto. Eu moro na Alemanha e aqui as criancas sao tratadas de maneira muito mais neutra! O time de futebol feminino da cidade onde moro é um dos melhores do mundo. A gente vê um monte de menina desde cedo andando de skate, fazendo equitacao, jogando futebol… A gente também vê bebês meninas usando brincos, lacos enormes na cabeca ou vestidos cheios de babados. As meninas furam a orelha com 12 anos por vontade própria. Vestidos cheios de babados é para dia de festa e olhe lá. As meninas aqui sao muito mais livres para serem o que elas quiserem e crescem muito mais livres destes padroes patriarcais pré-impostos que a gente tem no Brasil.
    Eu leio um texto como o seu e fico com muita pena das nossas meninas brasileiras, penso na forma machista que eu, você, elas somos criadas.
    Queria te convidar para você refletir um pouco sobre isto e quem sabe desconstruir um pouco esta idéia de menininha princesinha e meninao super-herói…

  153. Jheniffer

    Também tenho um casal, e a difernça entre eles é realmente grande.
    Amo cada detalhe, cad descoberta..
    Amo vê-los brincando juntos, seja de bola ou de casinha.

  154. Nossa!!! Tudo verdade. Tenho dois meninos, sendo um de 7 anos e outro de 1 ano e quatro meses. Todos os dias o mais velho me diz: Mãe, eu disse que te amo hoje? rsrsr…ambos são super carinhosos e também muito geniosos rs. Amo por demais, meus pequenos grandes homens.

  155. alina marcia martins

    amei,muito verdadeiro.

  156. Jarbi Oliveira

    Show amei suas dicas!!!

  157. Elitânia

    Gostei! Voltarei aqui outras vezes para ler um pouco mais, pois sou mãe de um menino e tenho procurado ler muito sobre eles rsrrs!

  158. KATIUSCIA

    TER FILHO HOMEM E UMA DELICIA
    MEU FILHO E TUDO DE BOM, MARAVILHO …
    MAIS O BICHO E DURO MAIS E BOM
    ESSA MATERIA DIZ TUDO REALMENTE TEM UM DIFERENÇA GRANDE ENTRE ELE!!!!!!!

  159. Va

    Parabens! Pra vc . Pena que nao posso falar o mesmo; nao porque eu nao ame meu filho, nem porque eu nunca quiz ter meninos, pelo contrario sempre sonhei em ter um menino e planifiquei ficar gravida desejando que fosse menino. Só que agora que ele tem 3 anos ele fala que nao gosta de mim e me rejeita, sem eu saber porque! Eu mimo muito ele tento dar lazer a maior parte do tempo, mas isso nao é suficiente.

  160. Amanda

    Nossa, adorei seu post, muito esclarecedor. Estou até aliviada em saber que é normal as brincadeiras brutas dos meninos, eu estava muito preocupada com esse comportamento do meu filho e também dele não obedecer, mesmo falando várias vezes a mesma coisa, até sentia-me um pouco mal quando via aquelas menininhas da mesma idade obedecendo aos pais tranquilamente, brincando quietinhas, e o meu filho lá tocando o terror. Foi bom ver essa diferença, pois fui criada mais com mulheres e realmente é bem diferente.

X Leia também: