Mas afinal, o que são as Crônicas da Vovó? Eu conheci a Filó Romeiro pela internet. Ela segue o Just Real Moms e me chamou por DM!
Em sua mensagem super delicada, ela contava de seu primeiro livro infantil de Poemas chamado No Cerrado. Ela mandou um exemplar – que hoje é só vendido diretamente por ela – e eu AMEI! Nele, ela ajuda os pequenos a gostar ainda mais da natureza e das coisas simples da vida! A coisa mais linda!
Seguimos, até hoje, em contato via DM. Como a Filó é professora de inglês e português, ela contou que escreve Crônicas, que chamam de “Vovó Conta”.
Ela me enviou algumas para conhecer…e eu AMEI!
Uma delícia de ler, divertido, a leitura flui, você consegue se ver na situação através da narrativa dela… E ainda, eu SEMPRE quis uma Vó Colunista! Não tem nada mais COOL, vai dizer?!
Quem sabe agora ganhei uma fixa, né?! WUHU!
Então, a partir de hoje, vamos trazer de tempos em tempos as Crônicas da Vovó Filó, da sua série “Vovó Conta”!
Bora para a primeira Crônica chamada “Ai, vovó…”?! A baby Manu tinha quase 3 anos (hoje está com 6 – ela é a gatinha de azul na foto acima)!
Claro que eu fico com a Manu. Podem ir à festa, sossegados. Casal precisa sair um pouco sozinho. Namorar, né? Como antes de ter filhos. Claro que eu fico! Prometo ser fiel até que o stress nos separe… Pior depois. Melhor ajudar. Podem ir! Podem ir! Festa de casamento chique da sociedade paulistana. Como não aproveitar?
Daqui a uma hora, depois do jantar, é só dar um banho, lave a cabeça dela e coloque a fralda noturna. Está aqui, olha, dentro da gaveta, D. Filó. Pijaminha está dentro do berço. Que bonitinho! Pode deixar! Criei três filhos… Oras…
Mãe, quando a gente estiver voltando, você segura a Nutella no colo em cima de nossa cama para ela não latir? Por Nutella entenda uma Sheltie linda, saída do Pet shop, cheirosa, pelos brilhantes que varrem o ar quando passa. Cachorra fina.
Claro, filho, como não? Lá pelas 2 horas da manhã? Sim, talvez às 3. Tem problema? Imagine! Adoro cães. O que não se faz sem Rivotril! Divirtam-se! Mari, sua make está linda. Filho, você está muito elegante. O terno até abotoou!
Quero minha mãe… Já, já ela volta. Não quero lavar a cabeça. Mas você vai ficar cheirosa… Num…num…que…quero, num num quero…BUÁÁÁ.
OK. Sem lavar a cabeça! Para que lavar a cabeça, né? Já escureceu, tem que secar. Vai ficar resfriada. Bobagem. Não tem piolho, só brincou dentro de casa. SEM LAVAR O CABELO. Avós são sempre um pouco transgressoras.
Pijama dentro do berço, fralda noturna dentro da gaveta… As fraldas hoje são cheirosas. Descartáveis, com elástico na perninha. Muito prático. Por que não tive meus filhos neste milênio?
Ih, Manu… o adesivo arrebentou. O que é isso na sua mão? Ah, a pomadinha. Claro.
Bumbum, vovó.
Claro, meu amor, a pomadinha no bumbum. Agora vovó pega outra fralda. Fácil. Bico.
Puxa, por que fazem fraldas tão caprichadas e economizam no adesivo? Não gruda! E olha que é de marca boa. Incrível! Terceira, quarta, quinta? Este pacote veio com defeito. Tem recall de fraldas?
Vamos colocar a blusinha do pijama para você não sentir frio enquanto vovó procura um pacote novo. Onde será que ela guarda?
Ah, lááá em cima no maleiro. Certo. Manu, fica sentadinha aí que a vovó vai subir numa cadeira. Não me vá fazer xixi sem fralda! Baixa, esta cadeira… Será que não tem escadinha? Do que você está rindo, Manu?
Ai, vovó…
Pronto, Manu. Vamos colocar a fralda. Mas não pode ser! Este pacote também com defeito. Que porcaria! Desce, Manu, vamos pensar. Que você está mexendo na minha bolsa, Manu? Nada disso, não vamos ver filminho no celular! Hora de nanar!
Papai, vovó.
Ah, ligar pro papai? Super-heróis resolvem tudo. Filho…
Mãe, que foi?
Fala alto, não estou ouvindo.
Estou no meio da cerimônia. O que aconteceu?
As fraldas estão com defeito. (Avós devem ser assertivas.)
Isso nunca aconteceu. Você está fazendo algo errado.
Imagine, eu fazendo algo errado? Criei três!
Claro que eu não pude filmar como eu estava fazendo. Meu celular não era meu, digo, o meu estava no conserto, e eu usava um emprestado de alguém que não era eu. Não era meu celular velho que eu tinha deixado de step. Era outro, que não o meu, mas mais moderno.
Como filma? A câmera? Peraí, vou procurar. Já te ligo de volta. De que você está rindo, menina?
Ai, vovó…

Avós deste milênio se viram no celular. Naturalmente, depois de uns 20 minutos rapidinhos, achei a câmera. Filho, olha… Esquece, mãe, pedi pra Pollyana ir aí te ajudar. Já vai chegar.
Como assim você pede para sua cunhada sair da casa dela num sábado à noite para colocar uma fralda? Seu irmão vai ficar bravo com você. Sim, com você, não fui eu quem pediu ajuda.
Manu, onde é o interfone? Onde, Manu? Espeeeeeera! Nossa que porteiro insistente! Sim, pode subir.
Chegou minha outra nora. Gentil. Sábado à noite. Veio com sua mãe. Claro, sua mãe já tinha três netos. Experiência é tudo na vida. Que adianta um diploma sem experiência, não é? Hands-on.
É só puxar essa abinha aqui e grudar aqui ó. “Facinho”. Puxa bem para não ficar larga e vazar.
Ah, não vi…sem óculos…Tem as instruções no pacote. Tem???? Ah… Sem óculos… Esqueci os óculos em…Estão ali…
Puxa, a gente depois de uma idade não enxerga, né? E perde um pouco a mão…Hands-off, sabe? Obrigada. Mil desculpas! Imagine…Viemos rapidinho…
Mais rapidinho ainda foi como ela colocou a fralda. Tchau! Obrigada mais uma vez! Desculpe mais uma vez, hein?
Vamos dormir, Manu. O que você quer, Manu? Ah, o pijama, claro. Sim, as meias também. O ursinho…Vovó vai cantar: Lá atrás daquele morro tem um pé de Manacá…
Vovó, não…
Puxa, Manu…Dentro do peito de um desafinado também bate um coração, amor… Rindo agora de quê?
Ai, vovó…
Criei três. Estão aí para eu provar.
…até a próxima Coluna da Vovó Filó! ❤️
Amei Filo!! Muito sensível e verdadeira em suas palavras ❤
Descrevendo assim uma história real q é um transtorno, virou um encanto ! Delicioso de ler ! Parabéns por tornar a realidade tão mais gostosa quando se lê! ♥️♥️♥️♥️
Adorei a crônica! Ainda não sou avó, mas me vi totalmente não situação! DELICIA DE LER!!
Amei Filo,parabéns! Muito divertida, vc e ótima nasceu para escrever
Parabéns pela crônica, vovó Filó 😀
Adorei Filó! Crônica leve e divertida. Leitura q flui!!! Bjos
Adorei! Conforme lia, me divertia como se estivesse do lado dela assistindo.
Essa é mesmo a minha amiga Filó.
Olá Filo, adorei sua crônica, muita divertida e agradável de ler. Parabéns.
Filó, que crônica meiga!
Dei muita risada aqui ao ler junto com a minha neta. Obrigada pela experiência. Espero ler mais textos seus por aqui mesmo!
Adorei. Dei muita risada, pq TB apanhei c minha neta nas primeiras trocas de fraldas. Sem contar o celular q daqui um tempo ela terá q me ensinar. Enfim, Filó retrata a vida como ele é.
Ah,Filomena adorei sua cronica,facil de entender e gostosa de ler.😘 parabéns 😘😘
Que delícia de história. Adorei! Parabéns Filó! 👏😘☺️😘😘😘
Vovó Filo , Parabéns pela ótima e divertida crônica .
Ahh! Que delícia de leitura!
Pude imaginar cada diálogo rsrs
Adorei! Aguardando a próxima! ❤️
Muito bom! Quem que,se tornou avó e não passou por algo parecido kkkkk e nunca ouviu ai, vovó…. Mas é um momento mágico estressante, fantástico que agita nossa alma, construção de memórias. Esta crônica descreve de forma leve e divertida gostei muito. Parabéns, Filó
Adorei Filó, me vi não sabendo qual lado certo de colocar as fraldas descartáveis, mas colocávamos direitinho as fraldas de pano, né? Vivendo e aprendendo.
Parabéns Filó! Amei a sua crônica. ♥️
Que delícia de história. Adorei! Parabéns Filó! 👏😘☺️
Lembrei da minha mãe a primeira vez que deixei minha bb de 10 meses com ela hahahahaha. Se perdeu toda e ainda ligou pra mim pra perguntar como colocar a fralda. Adorei o texto.
Delicia de texto Filo!
Quero mais!!!
Beijo carinhoso. Tutti
Que delícia a sua narrativa!!!!
Vovó Filó, vc é demais!
Filó, que bacana!
Tô adorando suas aventuras como vovó… Leitura fácil e gostosa!
Amei a crônica! Uma delícia de ler! Parabéns a vovó Filó!
Que crônica linda, divertida e muito gostosa de ler. Adorei e já estou na expectativa pela próxima. Parabéns!
Filó, uma avó tão amorosa e divertida quanto essa sua crônica. Adorei! Seus netos e todos, irão ler outras tão apreciáveis quanto essa, da vovó poetiza! Bjsssss
Ai… Vovó Filó!!!!!
Que gostoso ler sua historinha… kkkk
Parece que estamos vendo a cena…
Parabéns!!!!!
Aguardando as próximas!🤗
Filó, adorei. Seu texto realmente flui de maneira tão natural.
Um super beijo para você e essas fofuras que você abraça com tanta ternura!!!!
Adorei. Mto bem escrito. Imaginei cada cena. Mto divertido. Filó é bárbara. O livro infantil é mto bom.
Parabéns, Filó.
Uma conto super leve e divertido.
Abraços.
Que delicia de texto. Muito amor distribuído em cada linha.
Parabéns Filó, sua crônica é bem divertida adorei!!!
Vou esperar a próxima.
Uma crônica de grande humor, escrita com muita graça, leveza e grande domínio literário. Além de ser uma maravilhosa vovó, ela conta aí coisas maravilhosas.
Adorei a história da Filó! Não estou pronta para ser avó… 😘