terça-feira, 21 outubro, 2025

Vovó conta: uma crônica do santo protetor

Entre preces e peripécias, Filó Romeiro nos leva por uma divertida e tocante aventura de fé, família e proteção divina. Esperamos que curta a crônica da nossa convidada!

Itacaré, Bahia - Crônica Filó Romeiro

Oi Pessoal, hoje trouxemos mais uma crônica divertida e emocionando da nossa Colunista, Filó Romeiro! Confiram abaixo.


Claro, Tomás, que você tem também. Todos na nossa família têm um santo protetor. Como você não teria? Toda avó é carola. Sabia, não? Reza, reza, reza pelos netos que nos escapam das mãos para outra mãe. Reza porque não pode controlar seu sono e sua comida. Aonde vai e com quem vai. Então, vó reza. Para que tudo vá bem. Para que coma, que durma, que estude. E ainda, Para que não tenha dor de barriga e para que seja feliz. Como escolho o santo, Tomás? Não sei… Vem de repente.

No avião, ao meu lado, tinha uma casal de namorados da capital. A gente sabe quando é da capital. Bonitinhos que só. Descolados. Casuais. Vão para o casamento do André e da Júlia? Sim. Como a senhora (aiiii) sabe? Nada não. Intuição. E uma boa dose de experiência. 

Ilhéus, terra de Gabriela e do cacau. Chocolate.

Por favor, os que irão para o Resort favor me seguirem. A van está logo ali. Hotel X, Hotel Y, por aqui, por favor. Só gente com cara de bem-nascida. Eu também, se fosse há 35 anos… 

Você por AQUIIIII!!!!! Não acreditOOOOO! Prima da mãe do noivo. Deus é bom, conheço alguém. Mesmo com estardalhaço. Olho em volta, e os olhares para mim se voltam. Tudo bem, tudo ótimo, que emoção, não? Tempo passa… Hotel W, por aqui… Até lá, até lá!

Minha pousadinha era muito arrumadinha, bonitinha, limpinha, tinha bolinho com café à tarde, barraquinha na frente com água de coco, musiquinha animada na outra barraquinha, uma antena parabólica da casa vizinha quase caindo na piscininha da frente… Mas na Bahia tudo é bem tudo mesmo, né? Ó xenti, cheguei a Itacaré. Salve, senhor Orixá! Quase que um orixá pediu pra ser seu protetor, Tomás. Mas achei que talvez fosse ficar meio diferente dos outros. Melhor não. Vovó é tradicional. Carola e tradicional. Melhor não… 

E não é que outros namoradinhos também se hospedaram na minha pousadinha? Vou ao luau sim, como não? Vir até aqui e só ir ao casamento? Irei ao luau de pré-wedding.

Agora é assim. Tem chá bar, de lingerie, luau pré-wedding e o wedding itself. Ficarei até segunda pra descansar. Sim, porque meu neto vai nascer a partir do dia 15. Adiantar? De forma alguma. Nem viria se tivesse essa possibilidade. Sem chance. Minha nora que é médica me garantiu que a nora, que vai ter nenê que não vai adiantar, não vai adiantar. Menino. Muito feliz. Imagina, gentileza sua, já será meu terceiro neto, mas já ganhei o dia. Imagine falar isso, nem pareço…  

A van vai passar às 17h para levar os hóspedes para o Resort. Primeiro o banho. Que calor! Mas tinha um arzinho condicionado. Difícil manter maquiagem sem derreter. Mas assisti a todos os make-up tutorials no YouTube. Mature skin. Prepara a pela. Hidrata pra não craquelar. Espalha a base. Sela com pó translúcido. Borrifa com fixador. Cuidado para não borrifar dentro dos olhos. Batom e celular na bolsa de capim dourado. Combina com meu vestido floral. É luau, informal, qualquer coisa assim à vontade, como aquele vestido fresquinho que estava no armário. Sabe? Casual… é só um luau. Mastercard, É SÓ UM LUAU! 

Telefone tocando quando você tem que passar CINCO mãos de rímel (ops, máscara de cílios) para conseguir algum efeito é muita falta de respeito! Sem noção! Que coisa! Antes a gente nem tinha celular e vivia na boa. Mas filho não tem noção mesmo, me ligar a essa hora… Affff, chamada de vídeo, ainda estou de roupão, atrasada, que é que esse menino quer? Fala, Filipe! Olha, mãe… olha, mãe…não chora, mãe, adiantou mas está tudo bem. Bom peso, mãe. Olha, mãe, meu filho! Não chora. 

Não era possível! Por que você fez isso com a vovó, meu amor? Que bocão é esse?

Coisinha comprida de cabelo arrepiado. Um verdadeiro jacaré roqueiro. Meu Mick Jagger. Choro “incontido”, maquiagem desmaquiando, meu jacaré… como pode haver um jacaré roqueiro tão lindo no mundo?  Esperem, por favor, me atrasei. Por favor. Um minuto . Nossa tenho que voltar pro quarto .Desculpem, minha bombinha de asssssmaaaaa. Não dá pra retocar, né? Retoco no carro.

Só mais um minutinho, vou pegar minha nécessaire. Pois é, adiantou… a nora que não ia adiantar adiantou. Não posso ir sem a bombinha, moço. Tenho assssmaaaaa. Meu rosto pretejava com as cinco camadas de MÁS-CA- RA de cílios. Mortícia Addams. Lily Muster. Não é baile à fantasia! Certo. Luau. Claro. Tá bom? Passe um lencinho aqui embaixo. Tá um pouquinho borradinho. Sei. Mais blush. Esqueci o pó translúcido. Bobagem , mostrou-se ineficiente. Iluminador. 

Nãooo. Aí não, mais pra baixo um pouquinho. 

É que adiantou,sabe? Só menina bem-nascida na van. Nossa, você está tão bonita! Conseguiu agendar maquiador aqui em Itacaré? 

Não. Eu mesma que fiz.

 Ah…é que adiantou ,sabe? Parece um jacaré roqueiro de lindo. 

Parece o quê?  

Causei um pouco no atraso, mas se um adianta, outro tem que atrasar. É a lei das compensações. E cósmico. E depois…

O horário pode ser mais flexível; é só um luau na Bahia. Um get together informal …Cris, Cris! Que bom que você já está aqui, eu…Cris, Cris, nasceu! Quê? Tomás nasceu. Não era para nascer, mas nasceu. É rebelde. É roqueiro. Com quem parece? Com Mick Jagger. Repara a make desbotada, não… Eu me emocionei. Mas vamos celebrar! Por favor, traga espumante para minha amiga, que é vovó outra vez.

Que beleza de lugar. Que piscina iluminada, que emoção, tenho asssmaaaa, que vegetação, barulho do mar, pouca luz é mais chique,né? Fica assim mais aconchegante, né? Espumante! E um acarajé! Ao Tomás! Ao Tomáááááássss ops, upa, plaft, tintirintilim… Piscina iluminada no mesmo nível que meus olhos. Estou seca. Não caí. Na piscina, digo.

Senhora, senhora! Acarajé amassado feito um purê, eu ajudo, música tocando, me dê a mão, festa rolando, quer que eu te carregue? (Meu Deus, não! Se não conseguirem me levantar?) Deite nesta espreguiçadeira, senhora, eu ajudo,machucou? O joelho? Chamem os enfermeiros da ambulância. (Pensavam que atenderiam só jovens dando Engov?) Vamos ver, não vai precisar de pontos, acho. Compressa, levante o vestido, senhora. Ahn? Para pôr compressa. A senhora bebeu? Como? Estilhaços da taça pelo chão, sangue escorrendo na perna,  quase cena de Domingo no Parque de Gilberto Gil. Tem certeza de que a senhora não bebeu? Durante a festa toda só me traziam água e coca-cola. Já estava me convencendo de que talvez tivesse bebido. 

Você consegue mesmo andar até lá? Eu te ajudo, olha o chão. Todo desnivelado. É mais arquitetônico, né?

Luz e vegetação. Luau perfeito, pré-noivos dançando… É que eu não enxergo também. É que adiantou, que me emocionei, é que tenho asssmaaa. Quer um acarajé?

Dia seguinte. Pela manhã a eletricidade acabou. Avexe não, que meio-dia ela volta. Mas meio-dia na Bahia quer dizer NO MEIO DO DIA. A van passará às 15h15 em ponto. A cerimônia de casamento será às 16h. E desde quando 16h na Bahia são 16h? Moço, preciso almoçar rapidinho! 

Paulista, é?

Secar o cabelo em poucos minutos para um casamento arretado de bonito, maquiagem tutorial número 3 para casamentos na praia, aquele no make-up makeup (mulheres me entenderão) e, claro, rasteirinha (mas dourada), pois quem disse que eu conseguia equilibrar meu joelho inchado sobre um salto mesmo de 4 cm? 

Lindo demais, altar sob árvore, minha mega super hiper amiga entrando com o filho, lembranças de tudo que vivemos, que choramos, voz embargada, discursos carregados de sentimentos e emoções e um salão de festa que… Pensa em uma festa bonita e bem decorada? Mais um pouco e talvez você  ainda chegue longe. Eu capengando, vestido embrulhando os pés, pois estava longo demais sem o salto e a dor sinalizando que uma cicatriz marcaria para sempre aquele momento. Vou dar um rolê pelo salão. Tenho que ver tudo com dor e tudo. Pra comentar depois, né? Mas vou cortar caminho.

Olha ali um atalho entre as MEEEESAAASSS. Um espelho d’água.

AUGÁ’D OHLEPSE UM que consegui evitar dando alguns passos cambaleantes para trás como em um rewind de um filme. Olho em volta, e os olhares para mim se voltam. Só faltava mais essa! Está tudo bem? Não bebi. Juro pela Irmã Dulce! Ela me protegeu. Estou na Bahia, não estou? Tinha que ser! Valha-me Santa Dulce dos Pobres! Entendi. Quem é carola entende o sobrenatural em gestos triviais. Proteja meu Jacaré Roqueiro para sempre. Não deixe meu Tomás cair. 

Meu Tomás. Meu Tom de amor.

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

35 COMENTÁRIOS

  1. Filó, você é maravilhosa! Que crônica deliciosa! Foi uma experiência incrível embarcar nessa aventura. Parabéns, você é realmente inspiradora!

  2. Como pode escrever tão bem? Não é um conto, é uma encenação. Pude participar da notícia do nascimento e das festas com muita intensidade. Mas a cereja do bolo foi o finalzinho ao falar do espírito de uma carola. Perfeito! Obrigada pelo presente.

  3. Vovó Filó,
    Suas histórias não apenas encantam, mas também inspiram todos que têm a sorte de lê-las. É uma bênção ter uma avó com tanta sabedoria e criatividade, que sorte a nossa!❤️

  4. Filo Romeiro é uma cronista que gira suas histórias em alta precisão e “velocidade” Domínio total, uma grande Escritora! Parabéns Filó!

  5. Que aventura, hein ? Quanta emoção num mesmo dia! É para deixar qualquer pessoa muito arretada. Você conta suas estórias ou seria melhor dizer histórias, com tanta graça e leveza que me sinto fazendo parte delas. Parabéns Filó! Continue nos deleitando com seus “proseios”. 🥰

  6. Tomás lindo e fofo presente tão querido pra essa avó tão avó!
    Que aventura Vovó Filó! Tão bem contada em mais uma crônica tão divertida de ler. Parabéns! Adorei😍

  7. Amei essa crônica da escritora Filomena. Muito bem humorada, delícia de ler, recheada de emoção. Sou avó também e idosa, e me diverti com sua aventura!!

  8. Sempre uma delícia ler as crônicas da Filó! Engraçadas, atuais, ela faz de um acontecimento um momento único q sempre quero ler através dos olhos criativos dela!

    • Delícia ler tua crônica, Filó! Me senti dentro do drama e amei. A fluidez e controle da narrativa nos prende e nos faz sentir parte das emoções. Deus continue te iluminando!
      Escreve mais! A gente gosta!
      Beijo!
      Saudades!

  9. Filó, ler o que vc escreve é uma delícia, me divirto, sempre atrapalhada🤦🤣🤣 as confusões te perseguem. Irretocável prima, sou sua fã! Sucesso sempre ❣️

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Os Melhores Presentes para o Dia das Mães

Está sem ideias para presentes incríveis e diferentes para o Dia das Mães? Ainda da tempo de comprar e...

Pequeno Explorador – Saindo do colo da mãe

  Oi, mamães! Tudo bem? Acho que uma das fases mais cansativas para as mães é quando os bebês começam a engatinha e...

Relato de uma Mãe: Vegetarianismo na infância

Muitas pessoas questionam escolhas feitas por pais que têm uma alimentação sem proteína animal. Então, queremos compartilhar uma história...

10 mudanças no corpo e na mente da mulher durante a gravidez

Durante e após a gestação ocorrem muitas transformações na vida das mulheres. Nesse post, especialistas explicam as principais mudanças que...