quarta-feira, 17 setembro, 2025

A volta às aulas e o papel dos Pais na evolução da criança

Hoje vamos falar do nosso papel como Pais, como impactamos a evolução das crianças e como podemos contribuir para o momento da volta às aulas.

Volta às aulas papel dos Pais na evolução da criança Carola Videira Turma do Jiló Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Quem não adora o momento da volta às aulas, rs?

Então, aproveitando que a criançada voltou para a rotina, trouxemos um post incrível falando do papel dos Pais na evolução das crianças!

Veja o post da nossa colunista, Carola Videira – fundadora da Turma do Jiló!


Com a chegada do ano letivo, os pais devem estar preparados para encorajar seus filhos a desenvolverem habilidades como respeito, diversidade e cidadania no ambiente escolar.

Existem pais que enxergam a escola, basicamente, como um ambiente onde a criança possa se transformar em um pequeno gênio e, assim, brilhar futuramente nas melhores faculdades e alcançar o sucesso pessoal e profissional.

Obviamente que todos nós queremos o melhor para a nossa criança.

Mas, esse direcionamento exagerado no que se refere à “performance” do aluno pode afastar o interesse em outros ensinamentos valiosos que estão ao seu redor, como o aperfeiçoamento da empatia e sociabilização, por exemplo.

Veja que interessante: Uma das virtudes atuais mais cobiçadas por recrutadores no mercado de trabalho em todo mundo são as softs skills, ou as habilidades socioemocionais.

A soft skill é a capacidade de trabalhar em equipe, de liderar e, ao mesmo tempo, inspirar pessoas, de compreender as diferentes opiniões. É a capacidade de dialogar de forma respeitosa e resolver conflitos de maneira harmoniosa e pacífica.

Em um mundo tão acelerado e com alto nível de estresse, a inteligência emocional possibilita decisões admiráveis e assertivas, irradiando essa energia positiva.

Mais de 20% dos profissionais de RH consideram as soft skills mais importantes que a hard skill, que são as habilidades técnicas, revelou uma pesquisa do Infojobs, empresa de tecnologia para recursos humanos.

Outros 77,2% acreditam que hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos.

Nesta missão de buscar educar as crianças para que sejam boas de notas e, principalmente, boas pessoas, a educação inclusiva tem uma importância significativa, porque ela desperta nas pessoas o olhar para as diferenças.

A presença de crianças que fazem parte de grupos da diversidade na sala de aula mostra que todos nós, sem exceção, temos limitações, e que ouvir, se comunicar e aprender com o próximo geram conhecimentos que certamente virarão um grande “ativo” para o futuro.

Afinal, estamos em uma sociedade complexa, com diferentes perfis e culturas, e estará mais preparado aquele que conseguir absorver toda essa diversidade.

A troca de experiências é mútua, pois a criança com deficiência também desenvolve sua autonomia em uma sala de aula com os demais alunos.

Os pais, portanto, têm um papel fundamental nesse processo.

O primeiro passo para garantir que seu filho tenha sucesso na volta às aulas é ensiná-lo a ter respeito pelos ensinamentos que toda a comunidade escolar oferece.

É importante incentivá-los a serem responsáveis, colaborativos e educados com os colegas de sala de aula, professores e funcionários. Pais que mostram esses valores são exemplo para seus filhos e podem contribuir para a evolução acadêmica.

A diversidade também é uma parte fundamental da vida escolar.

Os pais devem incentivar seus filhos a aceitar as diferenças entre as pessoas e a apreciar o que cada um tem para oferecer. Isso não só melhora a habilidade deles em trabalhar em equipe, como contribui para uma atmosfera mais saudável na escola.

É importante ensiná-los sobre responsabilidades, como respeitar as regras da escola e ser solidário com os colegas de classe.

Em suma, os pais devem ensinar seus filhos sobre respeito, diversidade e cidadania, trazendo assuntos do cotidiano escolar sempre que possível para as discussões em família.

O ambiente escolar é também um espaço para formar bons cidadãos.


Crédito: Cortesia de Pavel Danilyuk

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Os 10 grandes erros dos pais na educação dos filhos!

  Oi, mamães! Tudo bem?   Ontem descobri um livro da psicóloga Fernanda D. Spengler, especialista em comportamento infantil, chamado "10 erros...

Mãe tigre ou mãe coruja? Impactos na personalidade dos nossos filhos!

Oi, meninas! Tudo bem? Virei super fã do escritor Marcos Meier e resolvi colocar mais um texto dele para vocês......

Como estes desafios diários mudaram a minha relação com a minha filha

Olá, meninas! Tudo bem? Não é fácil cuidar de uma criança. Apesar de todos os momentos deliciosos que elas proporcionam, criar...

6 dicas de como ajudar as crianças na tarefa de casa

O momento de fazer lição, pode ser um desafio para os pais, então, confira 6 dicas de como ajudar...