Oi, meninas!
Hoje quem dá as dicas é a linda Vitoria Coutinho!
Mãe das princesas Catarina (4 anos), Elisa (2 anos) e do pequeno recém-chegado Sylvio (3 meses), a Vi é uma mãe de se tirar o chapéu! Advogada, parou de exercer a profissão quando sua primogênita nasceu, pois conciliar os horários do escritório de advocacia com a função de mãe ficou difícil! Além disso, com a loucura de São Paulo, ela e o marido resolveram fazer um teste e mudaram-se para Indaiatuba, no interior, onde já iam aos finais de semana. E deu super certo! Já vivem por lá há 3 anos e amam! Segundo ela, a vida no campo é muito mais calma e dá para aproveitar melhor o dia a dia com os filhos! Realmente deve ser incrível para as crianças viver numa casa de campo, longe de todo trânsito, poluição e stress!
Elas nos deu uma entrevista ótima, com dicas reais para todos as mães de meninos e meninas!
Confiram!!
Mil Bjss
………………………………………………………………………………………………………………………
Meus filhos nunca foram muito fãs de chupeta e eu confesso que também não fiz muito esforço para eles gostarem, porque sei que é bem difícil tirar esse costume depois que eles crescem. Por isso, resolvi acostumá-los com outro acessório que os acalmassem e os deixassem seguros na hora de dormir. Uma amiga que mora na Europa deu de presente para meu sobrinho uma naninha da Tartine et Chocolat. Minha cunhada usou e amou! Quando a Catarina, minha primeira filha, nasceu, comprei algumas naninhas dessa marca para ver se ela gostava. O resultado foi melhor do que o esperado: ela ama as naninhas até hoje e as leva sempre com ela na hora de dormir. O mesmo aconteceu com a Elisa e agora, com o Sylvito.
O truque é ter mais de uma naninha para poder lavar e não deixá-la ficar com um cheiro particular, pois depois a criança acostuma com o cheiro e não quer trocá-la. Existem várias marcas de naninha, não precisa ser essa da Tartine et Chocolat. O importante é a criança acostumar, desde pequena, com um objeto que a faça ficar tranquila e que depois não precise tirar, como é o caso da chupeta.
………………………………………………………………………………………………………………………
Eu sofri muito com relação ao sono da Catarina, minha primeira filha. Ela acostumou a acordar de madrugada para mamar e, mesmo quando tinha quase dois anos, ainda acordava toda madrugada duas ou três vezes, querendo mamar. Para não dar leite toda hora, eu dava água de coco. Mesmo assim, eu achava péssimo esse hábito de ela acordar a noite toda, pois durante o dia eu, ela, meu marido, a babá e todo mundo da casa ficava cansado por causa dessa maratona noturna. Além disso, quando ela dormia de dia, sempre alguém tinha que ficar no quarto até que ela pegasse no sono. Acabei fazendo o Nana Nenê com ela e deu certo, mas, confesso, que até do berço ela já se jogou e eu achei esse método um pouco duro.
Quando nasceu a Elisa, minha segunda filha, resolvi acostumá-la a dormir no berço sozinha, desde que ela completou dois meses. Ela já estava gordinha e o pediatra disse que ela podia dormir a noite toda, que não seria necessário acordá-la para dar de mamar. E assim eu fiz. Dava a última mamada por volta das dez da noite e não a acordava mais. Além disso, acostumei-a a pegar no sono sozinha, sem ninguém no quarto com ela. Uma vez, li que, assim como os adultos, as crianças também acordam à noite de vez em quando. Se elas aprenderem a pegar no sono de novo sozinhas, simplesmente abrem o olho e logo depois dormem novamente. Com o Sylvito fiz o mesmo. Ele está com três meses e mama às 9h da noite, e depois, só às 8h da manhã. Ele é um bebê super calmo e fica tranquilo brincando no berço sozinho quando está acordado.
………………………………………………………………………………………………………………………
Adoro vestir as duas meninas iguais ou parecidas. Acho que criança tem que estar bem vestida, mas, também, confortável. Durante o inverno, no dia a dia, elas usam bastante conjunto de moletom. Os que eu mais gosto são os da Paola da Vinci. No verão, elas usam bastante calça legging e camiseta ou vestidinho de malha. As roupinhas que eu mais gosto são as da Mixed Kids e Baby Cottons, e os vestidinhos são os da Ralph Lauren. Quando elas vão em festas, adoro fazer uma produção diferente. Sempre que viajo aproveito para comprar roupinhas que aqui no Brasil são mais difíceis de encontrar. Ah! Outra coisa que elas não vivem sem são as sandalinhas da Casa Tody, uma loja de sapato bem antiga que fica na Rua Augusta.
O Sylvito ainda tem 3 meses e eu estou entrando no universo masculino agora. Uma coisa que ele usou muito e eu achei uma fofura foi um sapatinho da Hogan, que meu pai trouxe de viagem, nunca vi sapatinho mais lindo! Por enquanto ele usa muito pijaminha de algodão.
Durante a gravidez, sempre gostei de usar roupas normais, nada especial para grávidas. A única coisa que usava especial eram as calças com cós de malha. Nessa última gravidez, estava grávida de 9 meses no casamento da minha irmã. Minha maior preocupação era a de não ficar com cara de grávida no casamento. Quase impossível de conseguir!!! Fui com um vestido do P.Atelier que valorizou minha barriga sem me deixar com cara de grávida. Marquei a roupa logo abaixo da barriga e não abaixo do peito, como normalmente as roupas de grávida são. Achei que ficou bem legal!
………………………………………………………………………………………………………………………
Eu adoro fazer festa para as crianças! Acho que essa lembrança fica na memória deles para sempre! Como a Catarina e a Elisa nasceram com um mês de diferença, sempre faço a festa delas junto. Esse ano a Catarina queria muito fazer uma festa do Batman e do Homem Aranha… No começo, fiquei um pouco receosa por esses temas serem muito masculinos e porque a Elisa também era a dona da festa. No fim, acabei fazendo a festa com o tema Super-heróis, focando mais na Mulher Maravilha e na Mulher Gato. Tanto a Catarina como a Elisa amaram a festa! Achei legal fazer uma festa de menina diferente do normal. O que eu sempre procuro fazer é focar na parte de brinquedos e diversão, e não tanto na decoração. Acho super legal fazer uma festa bonita, mas, para mim, o essencial é a festa ser divertida!
………………………………………………………………………………………………………………………
As meninas dormem juntas desde que a Elisa fez 1 ano. Resolvi fugir um pouco do cor de rosa e fiz o quarto delas bem feminino, mas na cor azul clara. Quando fui fazer o quarto do Sylvito, resolvi fazê-lo azul marinho. Ficou com menos cara de bebê e acho que vou conseguir mantê-lo por mais tempo.
………………………………………………………………………………………………………………………
Como nós moramos em Indaiatuba, normalmente não viajamos nos finais de semana. As férias que elas mais amam é ir para a Bahia, em Trancoso, na casa de praia dos avós. Elas contam os dias para ir para a Bahia. Amam brincar na praia, ficar na piscina… Lá, qualquer programa é uma aventura!
Gente q entrevista bacana, é tão gostoso ver mamães assim tão dedicadas! Adorei, me identifiquei super, tbm era advogada e larguei tudo para cuidar dos pimpolhos, agora estou voltando em outra atividade e não me arrependo de ter parado por um tempo! Família muito linda, parabéns, adorei fugir do convencional, tanto na festinha quanto nas cores do quarto!! bjos
Dé!!!! Eu adorei a entrevista dela também!!! Pois é, às vezes, temos que ter coragem, mas arriscar é melhor do que se arrepender por não ter feito n´´? E cuidar dos filhos é prioridade, ainda mais para quem tem uma condição financeira que permite isso!!! Também achei o máximo a festa das meninas!!! Bjsss
Sou amiga da mamis da Vitória (facebook). Não conheço pessoalmente a entrevistada mas gostei da postura que ela toma na vida de seus filhos.
Desejo muitas felicidades pra essa família linda. bjs
Oi Maria Rachel! Eu amei a entrevista dela tb!! Achei real e com dicas realmente úteis!! Bjss e obrigada!
Vitória !! Tudo Lindo !!! Amei as Fotos !! e a entrevista foi Super Legal !!!
ps:seu sogro,Silvio Coutinho,primo irmão de Alvaro Coutinho,meu cunhado !!! que mundo pequeno !!!! Lindas sua Filhas !!! Parabénssss Bjussss !!!
Oi Chantal! A Vi nos deu uma entrevista deliciosa e leve! AMEI as dicas e mais ainda a admiro como uma super mãe! Mil Bjss e obrigada
Sou uma mãe que me orgulho muito das filhas que tenho! Parabéns filha!!!…Além de você ser uma pessoa muito especial, é uma mãe mais especial ainda!!…….já era com suas bonecas e provou ser mais ainda com essa família maravilhosa que você e o Sylvinho fizeram!! Te amo muito, beijos, Mommy<3
Oi Nanda! Que bom te ver aqui! A Vi é realmente demais! Uma super mãe, sempre de alto astral… tem que se orgulhar mesmo! Rsrs! Mil Bjsss e parabéns pela filha!
Acompanho a Vitória pelo instagram e adoro…sempre demonstrando ser uma excelente mãe…
Que legal Lala! Fiquei super feliz com seu comentário! Bjs
<3
Oi Lalá! A Vi é demais! Linda, educada e uma mãe incrível!! Mil Bjss querida!
Primeiramente quero parabenizar o blog, acompanho vocês desde que estava grávida e adoro as dicas, e as entrevistas com outras mães são a parte que mais gosto! :)
Bom, estou escrevendo aqui hoje pq me identifiquei com o que a Vitoria passou com sua primeira filha em relação ao sono. Minha pequena está com 8 meses e meio e acorda pelo menos uma vez durante a noite, mas eu não dou mais mama, no máximo se está muito calor dou um pouquinho de água, mas normalmente só coloco a chupeta de volta na boca dela, ou seguro sua mãozinha e ela já volta a dormir, ou seja, tenho a impressão que ela acorda só pra conferir se eu estou ali, ou acorda e não consegue voltar a dormir sozinha, porém não aguento mais não ter uma noite inteira de sono. Procurei sobre esse método nana nenê e achei muitas opiniões controversas, por isso gostaria de pedir que vcs façam um post explicando melhor o método, os prós e contra, ou até mesmo alguma outra sugestão, outro método para nós mães que queremos ensinar nossos bebês a dormir a noite toda!
Obrigada!
bjs
Vi, amei a matéria!!! Ficou o máximo e as fotos estão lindas!!!
Bjs
Me
Meeee!! AMEI te ver por aqui!!! Tem que entrar mais vezes!!! A Vi é incrível e uma SUPER mãe!!!! Amei a entrevista com ela!!! Mil Bjss querida
Adorei participar desse site que é um sucesso!! Tiks Re! Vc é uma querida!!!! Amei!!!
Viiii!! Eu que amei sua participação!! Muito obrigada pela linda entrevista!! Vc é demais! Mil Bjss querida