quarta-feira, 22 outubro, 2025

Violência Sexual no Brasil: Você sabia que a maioria dos casos são contra crianças e adolescentes?

Você sabia que 60,6% dos registros de estupro no Brasil, no ano de 2020, foram de crianças de até 13 anos? Vamos romper o silêncio em relação a violência sexual infantil! #AGORAVCSABE

Violência Sexual no Brasil Você sabia que a maioria dos casos são contra crianças e adolescentes Instituto Liberta Luciana Temer Elie Horn Just Real Moms

Oi Mamãe e Papais! Hoje viemos para acabar o silêncio e proteger nossas crianças e adolescentes. Vamos falar sobre a violência sexual infantil.

Este é um tema super delicado, sensível e muito dolorido de falar. Mas, nos calarmos só piora a situação e deixa milhares de crianças vulneráveis, em perigo e com seus futuros comprometidos.

Falar de violência sexual infantil é agoniante.

É incompreensível como um pessoa adulta pode fazer um ato tão cruel, mas existem iniciativas incríveis que têm como como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Hoje viemos falar do Instituto Liberta, liderado pela Luciana Temer e financiado pelo filantropo, Elie Horn.

Luciana e toda equipe têm feito um trabalho maravilhoso!

Vamos compartilhar abaixo sobre a passeata virtual #AgoraVcSabe, que acontecerá no dia 18 de maio – o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Então, confira e compartilhe essa iniciativa! Vamos dar voz e combater a violência sexual infantil. Vamos romper esse silêncio!


Sim, é bem triste ver esses números, mas essa é a realidade do nosso país.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, 60,6% dos registros de estupro no Brasil, no ano de 2020, foram de crianças de até 13 anos, ou seja, quatro estupros por hora no primeiro ano de Pandemia.

A maioria das vítimas são meninas (86,9%), mas é importante a gente olhar também para os nossos meninos, que segundo o mesmo relatório têm entre 04 e 08 anos quando sofrem violência sexual.

Imagino que agora você esteja se perguntando quem é que abusa sexualmente de crianças?

Bom, 85,2% dos autores dessa violência são conhecidos da vítima e 67% dos casos acontecem dentro da residência: pais, padrastos, avós, tios, conhecidos da família e da vítima, com quem possuem relações afetivas.

Eu sei que é horrível, mas nós precisamos falar sobre isso e romper com o silêncio, porque esse é o primeiro passo para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes.

E é exatamente isso que queremos fazer, convocar todas vocês para acabarem com o silêncio e protegerem as crianças e adolescentes.

Essa é a missão do Instituto Liberta e, nesse ano, nós estamos propondo uma pequena revolução: a passeata virtual do #AGORAVCSABE.

Nós estamos fazendo uma passeata virtual que reunirá milhares de pessoas maiores de 18 anos, que conta com a força do coletivo para quebrar o silêncio e mostrar que o problema existe.

Vamos fazer um pacto? Vamos ser a última geração que se calou sobre violência sexual vivida na infância ou adolescência.

Entre agora no site www.agoravcsabe.com.br e faça parte dessa mudança. Deixe lá o grito da passeata. Vamos juntas.

Você não sabia, #AGORAVCSABE.

#AGORAVOCESABE – como funciona?

Ao entrar no site, você terá três opções: entender se já foi vítima, gravar o vídeo ou somente compartilhar o levante.

Ao apertar gravar, você deverá aceitar os termos de uso da imagem e declarar ser maior de dezoito anos.

Em seguida uma mensagem vai solicitar que posicione o seu rosto no círculo que aparece na tela e, em seguida, você deve ler a mensagem que aparece na tela do computador ou celular: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”.

Então, o vídeo gravado poderá ser assistido por você e regravado quantas vezes quiser, pois só será enviado quando clicar na tecla enviar.

A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata juntamente com muitas outras.

Você nunca estará sozinha (o) na tela.

 


 

Sobre o Instituto Liberta:

O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil.

Então, essa é a missão do Liberta.

www.agoravcsabe.com.br

Instagram: @InstitutoLiberta


Por fim, se tiver interesse em saber mais sobre este tema, aproveite para ler: “Pipo e Fifi: Prevenção de violência sexual na infância“, ““Eu Me Protejo” – 10 Mitos sobre o Abuso Sexual Infantil“, “Karen Junqueira lança campanha de conscientização contra o abuso infantil” e “Qual o impacto do abuso de álcool e drogas pelos pais na vida dos filhos?“.


Crédito: Cortesia de Pixabay

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Virou mãe e está sonhando em ter horário flexível? Esse post é para você!

Em janeiro, fui convidada para participar do evento Viva Mary Kay 2018 em São Paulo, exclusivo para as Consultoras...

Saiba tudo sobre o surto de conjuntivite! – por Dr. Jairo Len

  Olá! Em diversas escolas está ocorrendo um surto de conjuntivite que está infectando os pequenos. Para esclarecer algumas dúvidas que eu...

Critique seu filho do jeito certo!

  Oi, moms! Tudo bem?   Na semana passada colocamos um texto do Marcos Meier que fez muito sucesso, que se chamava...

Devo ou não fazer o chá de bebê? – por Carol Baldin

  Olá, moms! Tudo bem? A nossa nova colunista, Carol Baldin, é mãe e baby planner. Como já dissemos em seu primeiro post,...