Você sabia que 60,6% dos registros de estupro no Brasil, no ano de 2020, foram de crianças de até 13 anos? Vamos romper o silêncio em relação a violência sexual infantil! #AGORAVCSABE
Oi Mamãe e Papais! Hoje viemos para acabar o silêncio e proteger nossas crianças e adolescentes. Vamos falar sobre a violência sexual infantil.
Este é um tema super delicado, sensível e muito dolorido de falar. Mas, nos calarmos só piora a situação e deixa milhares de crianças vulneráveis, em perigo e com seus futuros comprometidos.
Falar de violência sexual infantil é agoniante.
É incompreensível como um pessoa adulta pode fazer um ato tão cruel, mas existem iniciativas incríveis que têm como como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
Hoje viemos falar do Instituto Liberta, liderado pela Luciana Temer e financiado pelo filantropo, Elie Horn.
Luciana e toda equipe têm feito um trabalho maravilhoso!
Vamos compartilhar abaixo sobre a passeata virtual #AgoraVcSabe, que acontecerá no dia 18 de maio – o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Então, confira e compartilhe essa iniciativa! Vamos dar voz e combater a violência sexual infantil. Vamos romper esse silêncio!
Sim, é bem triste ver esses números, mas essa é a realidade do nosso país.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, 60,6% dos registros de estupro no Brasil, no ano de 2020, foram de crianças de até 13 anos, ou seja, quatro estupros por hora no primeiro ano de Pandemia.
A maioria das vítimas são meninas (86,9%), mas é importante a gente olhar também para os nossos meninos, que segundo o mesmo relatório têm entre 04 e 08 anos quando sofrem violência sexual.
Imagino que agora você esteja se perguntando quem é que abusa sexualmente de crianças?
Bom, 85,2% dos autores dessa violência são conhecidos da vítima e 67% dos casos acontecem dentro da residência: pais, padrastos, avós, tios, conhecidos da família e da vítima, com quem possuem relações afetivas.
Eu sei que é horrível, mas nós precisamos falar sobre isso e romper com o silêncio, porque esse é o primeiro passo para enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes.
E é exatamente isso que queremos fazer, convocar todas vocês para acabarem com o silêncio e protegerem as crianças e adolescentes.
Essa é a missão do Instituto Liberta e, nesse ano, nós estamos propondo uma pequena revolução: a passeata virtual do #AGORAVCSABE.
Nós estamos fazendo uma passeata virtual que reunirá milhares de pessoas maiores de 18 anos, que conta com a força do coletivo para quebrar o silêncio e mostrar que o problema existe.
Vamos fazer um pacto? Vamos ser a última geração que se calou sobre violência sexual vivida na infância ou adolescência.
Entre agora no site www.agoravcsabe.com.br e faça parte dessa mudança. Deixe lá o grito da passeata. Vamos juntas.
Você não sabia, #AGORAVCSABE.
#AGORAVOCESABE – como funciona?
Ao entrar no site, você terá três opções: entender se já foi vítima, gravar o vídeo ou somente compartilhar o levante.
Ao apertar gravar, você deverá aceitar os termos de uso da imagem e declarar ser maior de dezoito anos.
Em seguida uma mensagem vai solicitar que posicione o seu rosto no círculo que aparece na tela e, em seguida, você deve ler a mensagem que aparece na tela do computador ou celular: “Violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade. Eu fui vítima. E agora você sabe”.
Então, o vídeo gravado poderá ser assistido por você e regravado quantas vezes quiser, pois só será enviado quando clicar na tecla enviar.
A plataforma manterá os vídeos salvos com segurança e no dia 18 de maio sua voz e imagem sairão na passeata juntamente com muitas outras.
Você nunca estará sozinha (o) na tela.
Sobre o Instituto Liberta:
O Instituto Liberta nasceu no final de 2016 do desejo de um filantropo, Elie Horn, que como membro do Giving Pledge assumiu o compromisso de doar parte do seu patrimônio pessoal para causas sociais e elegeu como grande missão combater a violência sexual de crianças e adolescentes no Brasil.
Então, essa é a missão do Liberta.
Instagram: @InstitutoLiberta
Por fim, se tiver interesse em saber mais sobre este tema, aproveite para ler: “Pipo e Fifi: Prevenção de violência sexual na infância“, ““Eu Me Protejo” – 10 Mitos sobre o Abuso Sexual Infantil“, “Karen Junqueira lança campanha de conscientização contra o abuso infantil” e “Qual o impacto do abuso de álcool e drogas pelos pais na vida dos filhos?“.