Quem aí não foi impactado nas Redes Sociais nestas últimas semanas pelo Lensa APP com postagens de amigos, assim como de celebridades, compartilhando selfies que foram transformadas em avatares lindíssimos!?

Oi Mamãe e Papais! Hoje viemos falar sobre o Lensa APP – que acredito que todo mundo aí pelo menos ouviu falar, se é que não entraram para a brincadeira, né?!
Esse APP, que virou queridinho de milhares de pessoas, viralizou nas Redes Sociais de forma exponencial e em uma velocidade assustadora.
O Lensa não é um APP tão novo – diferente do que muitos podem imaginar, por ter ouvido dele apenas agora. Ele foi criado em 2016, mas essa função utilizando inteligência artificial que transforma selfies em avatares é nova.
O Magic Avatars ganhou o coração do brasileiro, que é conhecido como uma das populações mais “early adopters” (novos adeptos) do mundo quando o assunto é Redes Sociais. Basta sair algo novo – seja um APP, ou uma nova rede como o Club House ou o mais recente, Koo – o brasileiro invade esse mundo digital em tempo recorde.
Quem foram algumas Mamães e Papais mais famosos usando o Lensa?

Algumas informações sobre o Lensa APP:
- Foram publicadas mais de 400 mil postagens com as imagens geradas no APP com a hashtag no Instagram;
- O usuário paga uma assinatura que varia de R$ 15 (plano semanal – US$ 2,99) a R$ 26 (plano mensal – US$ 4,99). Já o plano anual custa R$187 (US$35,99). Todas oferecem acesso ilimitado para criar fotos e filmes;
- Os avatares são lindos, diferentes, mexem com o nosso EGO e traz um ineditismo cativante.
Gente, não se enganem, viu! A empresa por trás desse APP – a Prisma Labs Inc – de boba não tem NADA!
Em uma era que o LGPD – Lei Geral da Proteção de Dados – chega causando medo em grandes empresas nacionais e multinacionais, a Prisma está coletando milhares de dados dos usuários (nós!) e sabe-se lá Deus como vão usar. Nunca sabemos ao certo, não é?
Sem contar o scan do nosso rosto, ou seja, estão coletando nossa biometria facial também!
Para baixar o Lensa APP você precisa se cadastrar, colocar seus dados pessoais como CPF e dados para pagamento para ter acesso a todas as funções mais bacanas do APP.
Voilá! Dados arquivados.
Isso é o que consta nos Termos de Uso e o que afirma a especialista em propriedade intelectual e sócia da DSMA Azulay Julia Pazos:
“Quando o usuário se cadastra ele está concedendo licença irrevogável, irretratável, perpétua, global, livre de qualquer remuneração para que a Prisma possa explorar como bem entender o Conteúdo do Usuário, independentemente de incluir o nome, imagem ou personalidade, suficiente para indicar a identidade do indivíduo.
Então, você não está comprando um serviço, você está doando a propriedade intelectual atrelada a sua imagem, que é um dado pessoal, para a empresa monetizar sem qualquer compensação”, explica.
E ainda, não se esqueça, empresas terceiras (como anunciantes), geralmente terão acesso a todos os dados também.
Agora, vamos falar um pouco do uso desses APPs virais por nossos filhos?
Bom, primeiro, somo o exemplo para eles! E nós estamos no celular…bastante!
Fica difícil responder para um filho (ainda mais quando são adolescente), por que eles NÃO podem ficar no celular, enquanto nós estamos de olhos presos no nosso. Temos que ser o exemplo, mas a tecnologia e a nossa vida entrelaçada com ela, não facilitam, né?
Nesse Reels super curtinho da Fernanda Lee – que fala sobre Disciplina Positiva – ela responde a uma mãe de adolescente que pergunta exatamente isso – celular x filhos x nosso exemplo. Vale a pena ver!
“Quando os filhos questionam as regras eles estão pedindo ajuda para compreender as regras faladas – e as não faladas”. – Fernanda Lee
Gente, ela é maravilhosa, viu! E fala muito sobre relacionamento com adolescentes também – que sabemos que é uma carência para muitos pais que estão chegando nesse momento!
Como a Carolina Fernandes escreveu em sua matéria sobre o Lensa APP para a Exame, usar APPs virais não é 100% uma escolha nossa. Não é tão preto no branco.
As mentes por trás desses APPs são realmente brilhantes e sabem o que precisam para captar nossa atenção e potencialmente viralizar algo como o Lensa!
Carolina explica:
A tecnologia utiliza alguns gatilhos dificílimos de resistir à adesão:
- Pioneirismo – Querer ser um dos primeiros a usar o viral
- FOMO (Fear of Missing Out) – Medo de ficar fora de uma trend
- Preço – Sensação de pagar pouco por muito
- Ego – A necessidade de utilizar a própria imagem em uma representação de perfeição e querer ser visto dessa forma
- Efeito manada – Querer fazer parte de um grupo de pessoas
Quem nunca, né?!
Por fim, eu não participei dessa mega trend, fiquei apenas observando esse movimento.
Ao deletar o Lensa APP do meu celular, apareceu a mensagem: “A remoção deste APP também apagará os dados nele contido.”
Porém, não se engane…se você lincou seus dados, dados do cartão de crédito, se carregou e/ou usou o APP com as suas fotos, seus dados já estão arquivados na base de dados da empresa.
Mas, duvido que a Prisma Labs Inc vá deletar tudo porque você deletou o APP…até que me provem o contrário. Ha!
E você?! O que acha?! Você usou o Lensa? Deixou os seus filhos usarem? Conta para a gente! Ah, e NUNCA estamos aqui para julgar, viu!
Super importante esse tipo de análise. Muitas vezes nem nos atentamos a esses fatos somente para fazer parte de uma nova trend!
Obrigada!!! Temos que lembrar que esses APPs, por mais divertidos que pareçam, sempre tem a questão da privacidade (que sempre esquecemos ou nao damos muita importância) e principalmente dos gatilhos de uso/vício. E aí vem a importância de conhecer esses gatilhos principalmente quando pensamos nos nossos filhos e o uso diário de jogos/apps, etc! :)