Olá!
O Brasil vive o pior surto de Febre Amarela, doença que mata uma a cada cinco pessoas. Por isso, pedimos ao nosso colunista, o pediatra Dr. Jairo Len, escrever sobre o assunto, para tirar todas as dúvidas, alertar e nos informar sobre os cuidados que devemos tomar com mais um surto que está ocorrendo.
Vale a leitura!!!
Mil Bjss
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………
Tudo sobre o surto de Febre Amarela
Como se pega a Febre Amarela?
A Febre Amarela é uma doença viral causada por um vírus chamado flavivirus. Esse vírus vive em macacos, em mosquitos e em seres humanos (quando causam a doença). O vírus é transmitido a partir da picada do mosquito haemagogus, que pica o macaco infectado e transmite a doença para os seres humanos. Um ciclo simples: macaco – mosquito – homem. Esse tipo de transmissão é a Febre Amarela “silvestre”.
Porém, se o mosquito (no caso o famosos Aedes aegypti) picar um homem portador da Febre Amarela, esse mosquito tem capacidade de transmitir a doença para outros seres humanos. É a Febre Amarela “urbana”: homem – mosquito – homem. Exatamente como acontece com a Dengue, a Zika e o Chikungunia.
A Febre Amarela sempre existiu em determinadas áreas e estados do Brasil, mas nos últimos meses houve um aumento destes casos (todos silvestres), e a área de epidemia está aumentando. Pessoas que pegaram a doença em viagens estão voltando às suas cidades, aumentando o risco da doença se alastrar, mesmo em áreas sem macacos.
Como podemos evitar?
A forma mais eficaz é a vacina, que pode ser aplicada a partir de 9 meses de idade. Há reforços aos 5 anos (para as crianças) e após 10 anos (para os adultos).
A proteção contra a picada de mosquito também é fundamental para se evitar a Febre Amarela.
Devemos nos vacinar e vacinar nossos filhos?
A doença não chegou aos centros urbanos, como São Paulo ou demais capitais que antes também nunca registraram casos. O governo vem tomando medidas concretas de contensão da epidemia, e acredito que a doença não chegue em capitais antes livres de Febre Amarela.
Porém, a área do nosso país aonde as pessoas devem ser vacinadas, por serem áreas de risco, é bem extensa e a maioria de nós já transitou por essas áreas. Acho que vale a pena, sem pressa ou urgência, que a nossa população seja toda vacinada (acima dos 9 meses de idade).
Quem vai para as áreas de epidemia atuais deve, obrigatoriamente, receber a vacina (ver mapa abaixo).
Figura: Mapa de febre amarela no Brasil (Fonte: Ministério da Saúde)
Quais os sintomas da doença?
Os sintomas da Febre Amarela surgem cerca de 3 a 6 dias após a picada de um mosquito infectado com o vírus, é a fase aguda da doença.
Os principais sintomas são (fase aguda):
– Febre alta
– Mal-estar geral
– Dor em todo o corpo e dor muscular, principalmente nas costas e joelhos
– Sensibilidade à luz
– Náuseas e vômitos
– Perda de apetite
– Tonturas
São sintomas bem parecidos com as demais viroses transmitidas por mosquitos, como a Dengue e a Zika.
Depois da fase aguda, que dura 3 a 5 dias, os sintomas desaparecem.
Em raros casos, 1 ou 2 dias após essa melhora, rapidamente surgem outros sintomas, mais importantes, que podem levar ao quadro grave, dando origem à fase tóxica da Febre Amarela.
Em caso de doença mais grave (fase tóxica), aparecem outros sintomas, como icterícia, caracterizada pela pele e olhos amarelos, dor abdominal, vômitos com sangue, sangramentos pelo nariz, boca e olhos, convulsões.
Como se descobre a Febre Amarela?
O diagnóstico é feito pelo quadro clínico e exames de sangue.
Qual o tratamento?
O tratamento é direcionado aos sintomas, como a febre, dores e vômitos, bem como suporte intensivo em caso de piora clínica. Não existe tratamento específico contra o vírus.
Uma criança de 2 anos que foi vacinada aos 9 meses não precisa tomar novamente agora certo? Só com 4 anos, é isso?? Mesmo se for viajar ppea áreas de maior reisco..