domingo, 19 outubro, 2025

Precisamos frear surto mundial de cirurgias do freio da língua!

Venha entender se todo bebê precisa necessariamente passar por cirurgias do freio da língua. Estes diagnósticos têm causado muitas controvérsias.

Precisamos frear surto mundial de cirurgias do freio da língua Dr. Paulo Telles Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Hoje vamos falar sobre o surto mundial de cirurgias do freio da língua.

Nosso colunista, o Pediatra e Neonatologista, Dr. Paulo Telles trouxe um texto incrível este mês explicando melhor este assunto que tantos pais têm dúvidas!

É importante sabe que nem todo diagnóstico de língua presa requer uma cirurgia!

Então, venha entender!


Desde que virou lei, o Teste da Linguinha, que deve ser feito na maternidade, passou a gerar polêmica. A verdade é que a avaliação do freio sempre fez parte do exame físico do recém-nascido.

Fazer o diagnóstico de freio lingual curto é muito importante, indicar a cirurgia de forma adequada é o grande problema.

A Sociedade Brasileira de Pediatria emitiu nota contra esta lei federal questionando o estudo que foi base para a lei, feito com apenas 10 recém-nascidos. Em um universo de quase três milhões de recém-nascidos por ano é “traço estatístico”, sem valor científico.

Salientam ainda que a língua presa apresenta mortalidade e morbidade próximas de zero. Sua presença em grau mais severo no recém-nascido “jamais irá se constituir num quadro de urgência ou emergência clínica ou cirúrgica, onde a vida ou a morte deste recém-nascido dependerá exclusivamente do Teste da Linguinha”.

A Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica alerta sobre o aumento nas indicações de frenectomia lingual na casa de 800% em todo o mundo, o que parece extremamente desproporcional.

O que mais tem preocupado é que as indicações de intervenção sobre o freio lingual têm sido direcionadas por toda uma gama de profissionais, muitas vezes a partir de problemas de adaptação à amamentação.

Sabemos sim, que o freio pode atrapalhar e aumentar o risco de desmame. Mas, muitas vezes outras causas de desadaptação, que são mais comuns, não são consideradas.

É bastante comum na experiência do dia a dia dos pediatras e cirurgiões pediátricos que o simples aconselhamento, controle de ansiedade dos pais e consulta com enfermeiros especializados em amamentação resolva questões ligadas à amamentação de forma simples e não invasiva.

Pior, muitas vezes as famílias ficam frustradas ao perceber que os problemas persistem mesmo após a cirurgia da criança, ou com a indicação de mais uma cirurgia para o mesmo problema em intervalos de semanas ou meses.

O diagnóstico de freio lingual curto é importante. Mas, o grande problema é a falta de consistência sobre como gerenciar e avaliar frênulos linguais entre os profissionais de saúde.

As características anatômicas, juntamente com a presença de comprometimentos funcionais, devem ser usadas para determinar a necessidade de uma frenotomia, não apenas a alteração do freio.

O alerta deve ficar claro! Mesmo que seu recém-nascido tenha recebido o diagnóstico de freio lingual curto, isso não significa que ele precisa operar.

Agora, atenção! Se seu bebê tem freio curto que causa problema para amamentação, como dor excessiva, fissuras e lesões mamilares que não melhoram após avaliação de profissional adequado, ou seu bebê tem dificuldade em extrair o leite e o ganho de peso está inadequado, converse com seu pediatra ou com o fonoaudiólogo.

Então, uma avaliação correta, idônea e de forma completa mostrará a real necessidade de correção cirúrgica do freio. Lembrando que, apesar da cirurgia ser simples e muito segura, não devemos submeter nenhum bebê que não tenha indicação precisa a qualquer procedimento cirúrgico.


Por fim, se gostou desse post do Dr. Paulo Telles, aproveite para ler também: “Introdução Alimentar: Veja 18 Dicas” e “O perigo do Uso de Telas na Infância“.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre o Dr. Paulo Nardy Telles (CRM 109556 | RQE 93689)

Instagram: @PauloTelles

Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

  • Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
  • Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
  • Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
  • Título de Especialista em Pediatria pela SBP
  • Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
  • Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
  • 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Crédito: Cortesia de Juan Encalada

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

As 10 maiores surpresas da vida pós-bebê!

  Oi, meninas! No post de hoje falarei de como somos surpreendidas após o nascimento de um bebê!         Por mais que...

Esqueça o mito das “crianças fáceis”

  Olá! Nos dias de hoje, após a chegada da internet e redes sociais, onde todos aparentam ser perfeitos, ter uma...

Incentive a curiosidade intelectual do seu filho!

  Oi, meninas! Sabemos que muitas de vocês têm filhos pequeninos que já possuem livrinhos ou lição para ser feita em...

Finlândia será o primeiro país a eliminar matérias escolares individuais

  Olá, moms! Como vocês estão? Esses dias encontrei um post super intrigante no site Bright Side e resolvi compartilhá-lo com vocês! Recentemente, o...