quarta-feira, 22 outubro, 2025

Seu filho sabe mastigar? – por Dra. Camila Di Ninno

Olá, moms!

Tudo bem?

Aproveitando que esta é a semana do Dia Mundial da Motricidade Orofacial (17/02), e que o tema deste ano é “mastigação”, a nossa querida colunista, a fonoaudióloga Dra. Camila Di Ninno, fez um texto super esclarecedor sobre o tema.

Confiram e boa leitura!

______________________________________________________________________________

 

Seu filho sabe mastigar?

Seu filho sabe mastigar? - por Dra. Camila Di Ninno

 

Bebês já nascem sabendo sugar e deglutir, mas ainda não sabem mastigar. A mastigação é um ato aprendido pela criança e precisa de treino. Este treino é gradativo e precisa começar muito antes da introdução de alimentos mais sólidos.

Desde cedo, colocar as mãos, mordedores e brinquedos de formatos e texturas variadas na boca, ajuda posteriormente na aceitação de diferentes alimentos.

Quando as primeiras papinhas são oferecidas é importante que não sejam liquidificadas. Temperaturas, sabores, texturas e consistências variadas são importantes para a estimulação da cavidade oral. A papa bem amassada aos poucos vai sendo menos amassada e, conforme os dentes vão surgindo e o bebê vai desenvolvendo sua mastigação, alimentos mais fibrosos e consistentes podem ser introduzidos.  Assim, passo a passo, a criança irá aprender a mastigar, até que ao redor dos dois anos de idade, tenha adquirido uma mastigação mais eficaz.

A família deve, dentro do possível, fazer ao menos uma refeição por dia junto com o bebê. Fornecer um modelo a ser imitado, mastigando junto e de frente para a criança, também ajuda neste processo de aprendizagem.

Na hora das refeições é importante que o bebê esteja focado em sua comida e que este seja um momento prazeroso. Tocar e brincar com a comida pode ser bem divertido! Na hora de comer evite distrair o bebê com televisão, celular e outros eletrônicos.

Alguns bebês podem estranhar novos alimentos e cuspi-lo, o que é esperado. No entanto, engasgar e vomitar com frequência, chorar sempre na hora das refeições e rejeitar vários alimentos pode estar relacionado à pouca experiência intraoral, sensibilidade intraoral aumentada, limitação na movimentação da língua, dificuldades na mastigação.

Insistir ou  forçar a criança a comer estes alimentos pode potencializar a recusa alimentar.

Se você está enfrentando dificuldade com a alimentação de seu filho, consulte um fonoaudiólogo especialista em Motricidade Orofacial para que sejam identificadas as causas dessa dificuldade.

A falta de um diagnóstico precoce pode levar o bebê a desenvolver uma relação negativa com o momento da refeição.

______________________________________________________________________________

 

Dra Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, é fonoaudióloga clínica (CRFa 2-5314), formada pela USP, especialista em Motricidade Orofacial e Fluência pelo CFFa, mestre em Ciências da Reabilitação pela USP e doutora em Linguística pela UFMG. Autora de diversos livros e artigos científicos. Atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório no Campo Belo em São Paulo.

 Site: www.camiladininno.com.br

 Facebook: Camila Silveira Di Ninno

E-mail: contato@camiladininno.com.br

Telefones: (11) 9.7550.2309

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Volta às Aulas: Cuidado com os Dentes na Escola

Cuidados com a saúde bucal na volta às aulas! Prepare o kit de escovação ideal para a rotina escolar...

10 razões pelas quais aparelhos móveis devem ser proibidos para crianças menores de 12 anos!

  Oi, meninas! Estes dias foi publicado um artigo no site Info Exame (Editora Abril), sobre a idade ideal para as...

Quando você achar que é uma “má mãe”, lembre-se disso.

  Olá! Esses dias encontrei um texto ótimo e super acolhedor, escrito pela autora Kimberly Zapata. Ele relata exatamente aquele momento...

A função dos limites no desenvolvimento da criança e a importância da forma como são colocados – por Carla Poppa

  Olá, meninas! Como vocês estão? Hoje, teremos mais um post da nossa querida colunista e psicóloga, Carla Poppa. Aliás, vocês já...