O seu filho ouve bem? Ele é distraído ou está com alguma perda auditiva? Venha entender a importância da audição com a alfabetização!
Oi Mamães e Papais! Vocês têm se questionado se o seu filho ouve bem!? Venha entender a importância da audição com a alfabetização e alguns sinais que poderão chamar a sua atenção!?
Ele parece distraído? Não responde tão prontamente quando você chama? O professor fala que ele fica muito quietinho? Brinca sozinho?
Hoje, a Dra. Carla Falsete – Otorrinolaringologista Geral e Pediátrica – vai falar mais sobre isso!
Então, confira abaixo!
Alguns anos atrás, “aleatoriamente” caí na página do Just Real Moms e pensei: “Uau…que incrível! Desejo muito fazer parte desta comunidade linda!”
O tempo passou e lá no meu coração segui cultivando este desejo!
Eis que hoje, feliz da vida e muito honrada, me apresento a vocês em meu primeiro texto por aqui!
Uma grande alegria fazer parte e estar mais próxima a cada uma de vocês! Obrigada por me receberem!
Sou a Dra. Carla Falsete, otorrinolaringologista geral e pediátrica, mamãe da Bianca e casada com o Gui, amante da vida saudável, da boa prosa com amigos e de malas sempre prontas pra qualquer lugar!
Agora vamos em frente juntas em nossa Jornada!
Início de ano, volta às aulas, e como otorrinolaringologista não posso deixar de falar sobre a importância da avaliação auditiva em TODAS as crianças em idade escolar, principalmente naquelas que estão prestes a iniciar a alfabetização.
De acordo com dados da Academia Norte-americana de Otorrinolaringologia, cerca de 30% das crianças com diagnóstico de TEA (Transtornos do Espectro Autista) ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) apresentam algum grau de deficiência auditiva não diagnosticada.
Imaginem vocês, sem ouvir direito, como prestar atenção em algo ou alguém?!?
Às vezes já é difícil prestarmos atenção ouvindo bem…imaginem sem ouvir?!?
Mas, muitas crianças não dão sinais tão claros de que não estão ouvindo direito e somente pelo comportamento no dia a dia realmente não dá para saber.
Às vezes quietinha demais por não ouvir direito, não se sentir fazendo parte daquele grupo e fica mais em seu próprio mundo.
Outras vezes, agitada demais porque já que não entende direito mesmo o que está acontecendo naquele ambiente.
Não quer nem saber e nem tenta mais prestar atenção!
E perdas unilaterais podem ser compensadas na primeira infância e realmente passarem desapercebidas.
Mas, a nossa audição bilateral é responsável por nossa orientação espacial, nos permite nos localizarmos no espaço, localizar de onde vem os sons, além de fundamental para a adequada alfabetização e segurança.
Dormir bem também é FUNDAMENTAL! Mas, sobre a importância de noites de sono reparadoras falaremos em outra oportunidade.
Por ora, não deixe de falar com o pediatra ou otorrinolaringologista do seu filho e solicitar uma avaliação auditiva completa nesta idade pré-escolar de tantas descobertas!
Beijo carinhoso e espero ter ajudado!