segunda-feira, 20 outubro, 2025

Saiba como reconhecer e tratar as verrugas nas crianças – por Dra. Juliana Macéa

 

Olá, moms!

No post de hoje a nossa colunista dermatologista, Dra. Juliana Macéa, fala sobre as verrugas nas crianças. Saibam como elas surgem, quais são os melhores tratamentos e como evitar que elas apareçam, afinal, elas são indesejáveis, de aparência não agradável e algumas vezes, podem representar outras doenças. Vale a pena ler!

Confiram!

 


 

As verrugas nas crianças são relativamente comuns e costumam aparecer entre 6 e 10 anos de idade. São causadas por vírus da família dos HPV e a transmissão se dá geralmente pelo contato direto com outra pessoa que tenha lesão ou que tenha a pele infectada pelo vírus, mesmo que sem lesão visível.

A aparência costuma ser bem típica: é uma “bolinha” branca ou amarelada, bem endurecida e muitas vezes na superfície é possível observar pequenos pontinhos pretos.

A localização mais comum é mãos e pés, mas podem surgir em qualquer parte do corpo. Por serem de causa viral, as verrugas podem se espalhar muito rapidamente.

Não costumam doer a não ser quando crescem em áreas sujeitas a pequenos traumas, abaixo da unha ou na planta dos pés. Na região plantar, a pressão do peso do corpo dificulta o crescimento “para fora” da lesão levando a um aspecto um pouco diferente e conhecido popularmente como “olho de peixe”.

Para evitar que cresçam e se espalhem, o ideal é tratar as verrugas nas crianças rapidamente. Existem vários possíveis tratamentos. Em casa, mas sempre com a supervisão do dermatologista, podem ser utilizados ácidos com efeito abrasivo e cremes que estimula a imunidade local.

No consultório utilizamos ácidos mais fortes, congelamento da lesão com nitrogênio líquido, eletrocoagulação, laser, e em casos resistentes, injeções de bleomicina com bons resultados.

À medida que as crianças crescem vão desenvolvendo melhor imunidade contra os vírus e as verrugas tornam-se mais raras.

Espero ter ajudado!

Um abraço,

Dra. Juliana Macéa
www.masterlaserdermatologia.com.br
Instagram: masterlaserdermatologia

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

16 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia Dra Juliana ,

    Minha filha tem 8 anos e á 4 anos começaram a aparecer verrugas planas no lado esquerdo do rosto,faço acompanhamento á anos na dermato ,por último pediu para eu fazer o processo de eletrocoagulação,não resolveu e elas pioraram ,não sei mais o que fazer ,o que a Dra me aconselharia ?

  2. Meu neto tem 2 anos e esta aparecendo varias verrugas pelo corpo dele. Começou no ombro e agora esta aparecendo no bumbum.O que me intriga é que essas verrugas nascem sempre enfileiradas. O pode ser isso.

    • Bom dia Dra Juliana ,

      Minha filha tem 8 anos e á 4 anos começaram a aparecer verrugas planas no lado esquerdo do rosto,faço acompanhamento á anos na dermato ,por último pediu para eu fazer o processo de eletrocoagulação,não resolveu e elas pioraram ,não sei mais o que fazer ,o que a Dra me aconselharia ?

  3. Olá Dra Juliana,

    Minha filha de 8 anos está com verrugas no dedão do pé e na região do pescoço, ela já fez tratamento de “moluscos”, parte deles não sumiu mesmo utilizando ácido.
    Qual indicação seria melhor nestas condições? Marquei uma consulta pelo Plano de Saúde mas só tem vaga para o mês de maio e penso que quanto antes tratar, melhor será para a criança.

  4. Oi, eu tenho uma verruga no rosto junto ao nariz ,quando eu tinha pelo menos uns 4 ou 5 anos , eu não tinha.Eu tenho uma foto quando era bem pequena e na foto ,eu não tinha essa verruga , mais agora tenho. Um vídeo disse que verruga de criança sai mais ja tenho 12 anos e nada dela sair. Isso é verdade que de criança sai ,mais se não sair, precisa procurar médico ?

  5. sou a mae da lara estou muito preocupada com esta verruga que a minha filha tem no pe como devo tratar sera que ha remedios casa que podessemos fazer?

  6. Olá. Minha filha de 4 anos está com uma na sola do pé – o tal olho de peixe. O primeiro médico que levei fez aplicação de nitrogênio líquido – mas é algo muito doloroso para alguém tão pequena! Procurei outro médico e ele me explicou que nesta região o melhor é a aplicação de ácido – devido a pressão permanente, o nitrogênio pode criar um abcesso dolorido! Enfim, não sou médica e não entendo. Mas sou mãe e o segundo médico ganhou a minha confiança ao tratar minha filha com muita atenção e zelo – darei sequência no tratamento (que pode ser longo) com ele. Beijos

    • Andrea, a tintura de tuya pode ser usada no local ou oral em formulações homeopáticas. Alguns dermatologistas têm boa experiência e é um tratamento um pouco mais conservador que busca estimular a própria imunidade da criança contra o vírus da verruga.
      Talita, na minha opinião a aplicação de nitrogênio também chamada crioterapia é um método eficaz mas muito dolorido para a região plantar de uma criança de 4 anos. Acho que vale a pena tentar o ácido. Um abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Como funciona o congelamento de óvulos?

Cada vez mais vemos mulheres interessadas em saber mais sobre congelamento de óvulos, pois querem se programar para serem...

A importância de monitorar o Hormônio Anti-Mulleriano (HAM)

Você sabe a importância de monitorar o Hormônio Anti-Mulleriano (HAM)? Venha entender como essa avaliação auxilia você e aumenta...

As principais doenças infantis urológicas e seus tratamentos

Esta semana o Dr. Rafael Rocha, Cirurgião Pediátrico e Urologista Infantil, explica para nós quais são as principais doenças...

Como ajudar a promover a autoestima das crianças? – por Carla Poppa, psicóloga

  Oi, meninas!   Hoje quem escreve é nossa colunista psicóloga Carla Poppa. Vejam que texto maravilhoso! Leitura obrigatória para todas as...