Hoje vamos ajudar num passo a passo para você cozinhar mais, e sem neura! Vamos lá!
Planejamento e organização é o segredo para quem quer ter uma alimentação saborosa, saudável e possível.
A comida caseira e fresca, desde que seja possível o consumo e a oferta, sempre será a melhor opção!
A partir de um bom planejamento, além de você não precisar cozinhar do zero todos os dias, podemos separar um dia na semana para planejarmos nosso cardápio, outro dia para fazermos as compras e um outro para cozinharmos.
Planejamento de cardápio semanal
Anote tudo para que o ato de cozinhar, seja um momento tranquilo e prazeroso:
Quais ingredientes você tem na geladeira e despensa? Quais destes alimentos podemos utilizar em nossas preparações? O que deseja comer durante a semana, que seja prático e fácil de preparar? O que vai precisar para compor o seu cardápio, desde o café da manhã até o lanchinho antes de dormir?
Precisa de uma ajudinha com esse cardápio, fale conosco para te ajudarmos!
Anotado tudo?
… Então, seguimos com nosso passo a passo para você cozinhar sem neura!
Lista de compras
Compre os ingredientes com antecedência. Conseguimos ir ao mercado, ao açougue e à feira em um mesmo dia? Se não consegue, é só se organizar com os melhores dias!
Alimentos inteligentes
Já citei aqui em meus textos anteriores, sobre a importância de ler o rótulo nutricional, e assim, levar para casa alimentos mais inteligentes com mais nutrientes, ao invés de alimentos pobres e carregados de gordura, açúcar e sódio.
Higienize os alimentos e embalagens
Quem aí fica com “preguiça” ou não tem tempo para lavar e higienizar a maçã, por exemplo, durante a semana, e acaba optando por algo menos saudável para comer na hora da fome ou do lanchinho?
Portanto, chegando em casa, lave e higienize os alimentos e embalagens para armazenar em geladeira e despensa limpos.
Geladeira e despensa organizadas
É sempre mais prazeroso trabalhar ou morar em um lugar organizado, não é mesmo?
Por isso, separe um dia na semana para organizar a sua geladeira e despensa, com alimentos visíveis e saudáveis, para que você possa ter mais ideias e praticidade na hora de cozinhar.
O momento de cozinhar
Durante a semana faça preparações práticas e rápidas… Um feijão que você já preparou previamente e deixou porções congeladas, é só descongelar, ok?
O arroz, em 15 minutos você prepara. Um peixe fresco, bem temperado com limão e grelhado, é fácil e logo está pronto. E uma salada colorida com alface, tomate e uma cenoura ralada, fazem parte desta refeição linda e super nutritiva…
É apenas um exemplo de um dia, mas temos uma infinidade de combinações valiosas e possíveis para o seu dia a dia!
Com um mínimo de planejamento, organização, criatividade e disposição é possível sim cozinhar e sem neura. Por que então não cozinharmos mais?
Aceita este meu convite?!!!
Deixo aqui uma receita 5 em 1, com todos os grupos alimentares e bem rapidinho de fazer! Sabe aquela receita que você usa apenas uma panela?
Pois bem, é esta… Além de nutritiva, te ajuda a economizar tempo lavando a louça!
Let’s cook?!!!
Arroz Primavera
Ingredientes:
½ unidade de cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher (chá) de azeite de oliva extra-virgem
2 xícaras (chá) de arroz parboilizado
1 unidade de cenoura ralada (ralador grosso)
8 unidades de tomate baby
1 xícara (chá) de folhas verdes e talos variados (exemplo: espinafre, couve, almeirão, etc. – reaproveite o que tiver em casa)
1 xícara (chá) de ervilha congelada
250 gramas de carne bovina moída cozida
Sal a gosto (a partir de 1 ano de idade)
Modo de Preparo:
Em uma panela, refogar a cebola e o alho no azeite. Acrescentar o arroz, cenoura, tomate, folhas e talos verdes, ervilha, sal e a água. Mexer bem.
Colocar a tampa entre aberta e deixar cozinhar. Faltando alguns minutos para finalizar o cozimento, acrescentar a carne moída, mexer bem, tampar novamente até cozinhar por completo. Servir.
Observação: para a carne moída, você pode preparar anteriormente e congelar pequenas porções para utilizar nesta preparação ou em outras como a panqueca, molho bolonhesa, escondidinho, torta Madalena, etc.
Por fim, se gostou deste post com o passo a passo para você cozinhar sem neura, veja: “10 dicas essenciais para a MELHOR introdução alimentar” e “6 maneiras de ajudar seu filho a ter uma imagem positiva do próprio corpo“.