sexta-feira, 5 setembro, 2025

O que dizer ao seu filho depois de corrigi-lo

Olá, moms!

Tudo bem com vocês?

Um dos assuntos que mais gera dúvidas nas mães é a forma de disciplinar os pequenos, uma tarefa que nem sempre é fácil. Outro dia, enquanto passeava pelo site do PopSugar, encontrei um texto bem esclarecedor e importante sobre a educação dos pequenos.

Fizemos uma tradução livre para vocês também terem acesso ao post! Confiram!


 

O que dizer ao seu filho depois de corrigi-lo

 

Segundo a psicóloga Ashley Soderlund, é preciso “empoderar” as crianças. “As crianças vivem o aqui e agora e as crianças pequenas, em particular, pensam em uma mentalidade ‘fixa’, o que significa que elas não aceitam naturalmente que as coisas podem ou vão mudar. Nós temos que ensiná-los que podem mudar seu comportamento, que podem crescer”, escreveu ela em seu blog.

Mas como fazer isso?

Quando seu filho faz algo errado, ela sugere algumas etapas simples para corrigir esse comportamento. Se o seu filho pegou um brinquedo com o qual outra criança estava brincando, você deveria usar suas estratégias disciplinares como corrigir o comportamento e oferecer soluções alternativas.

Mas, antes de deixá-los avançar, você precisa “capacitá-los para mudar e difundir seus sentimentos negativos”, dizendo as seguintes quatro palavras:

Você vai se lembrar da próxima vez.

Ou, neste caso, por exemplo, você poderia ser mais específica e dizer: “você se lembrará da próxima vez que precisa esperar pela sua vez”. Soderlund pontua que a frase curta e simples se comunica muito com as crianças.

“Ela [a frase] diz a eles que o fracasso de hoje não é um fracasso permanente, que não pode ser mudado, e isso lhes dá algo positivo para se concentrar”, conta a psicóloga. “‘Você se lembrará de usar as suas palavras da próxima’ também os ajuda a resolver seus sentimentos do momento – eu me sinto mal agora, mas da próxima vez eu posso fazer melhor – e lhes dá uma sensação de alívio e desejo de tentar na próxima”.

Ashley, que também é mãe, usa a frase o tempo todo com a sua família e descobriu que é mais eficaz com crianças entre 2 e 3 anos.

“Os meninos não se lembram facilmente”, admitiu ela. “Mudar o comportamento das criança leva prática e oportunidade e, se você capacitá-los ao longo do caminho, eles irão internalizar esses comportamentos”.

Fonte: PopSugar

 

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Professora dá lição sobre bullying utilizando duas maçãs!

  Olá, Esses dias, pesquisando em sites internacionais, me deparei com um post muitíssimo interessante no site Pop Sugar. Por coincidência,...

Tudo o que você precisa saber sobre os Baby Blues!

  Oi, moms! No post de hoje, vou falar um pouco sobre os Baby Blues.     É muito mais comum do que imaginamos...

Uma experiência sensorial: Mães, vinhos e um espaço com delicias feitas à mão!

Uma noite entre vinhos, conversas e descobertas. Mais que um encontro, uma experiência sensorial e afetiva que você vai...

Mãe de segunda viagem

  Este post é sobre os medos, medinhos e medões de ser "mãe de segunda viagem", como diz uma amiga...