terça-feira, 21 outubro, 2025

O papel do pai nos dias de hoje!

 

 

Meninas, hoje fiz um post especial para um leitor que está “grávido” e pediu para eu falar um pouco sobre o papel do pai nos dias atuais!

Assim como nós, mamães, os pais não nascem pais… Eles se tornam pais! Mas é realmente muito mais difícil para eles assimilarem a ideia de que terão um filho, pois é no nosso corpo que o bebê se desenvolve e somos nós que temos todas as sensações (agradáveis ou não…) desde o momento da concepção.

Há não muito tempo atrás, os pais eram quase sempre relegados ao simples papel de provedor. Atualmente, com a nova dinâmica da vida moderna, onde as mulheres (na maioria das vezes) também trabalham, a função de pai teve que ser reiventada. Assim, outras atividades “maternas” acabaram sendo absorvidas. Portanto, papais, assumam este novo papel, pois tanto quanto as mamães, a sua presença é importante e única na vida do seu filho!

Meu marido, desde a notícia da minha gravidez (que como vocês sabem foi muito desejada!), se envolveu completamente! Baixou aplicativos no iPhone, acompanhou comigo semana a semana do desenvolvimento dos bebês, foi em absolutamente todas as consultas do obstetra! Eu adorei esse cuidado e me sentia muito segura com tudo isso!

Inspirada por essas lembranças e para facilitar a vida dos futuros papais de primeira, segunda e terceira viagem, busquei algumas dicas que poderão ajudar tanto no relacionamento com o bebê quanto com sua mulher. Porque ser pai é…

 

 

1) Comprometer-se e dedicar-se ao recém-nascido o quanto antes tornará mais fácil a rotina da casa e mais forte e importante o laço entre vocês! Além disso, existem pesquisas que comprovam que os bebês possuem memória pré-natal e que são capazes de reconhecer as vozes daqueles que conversam com eles. Portanto, que tal conversar todos os dias com seu bebê e já estabelecer um vínculo afetivo enquanto eles ainda estão na barriga da mamãe?

 

2) Não existe uma fórmula fácil para se tornar um pai perfeito. Aliás, o que é ser perfeito, né? Mas, participar de pequenas ações (como compartilhar dos cuidados diários do seu bebê junto com a mãe) fará com que você se torne cada dia mais confiante! Aos poucos, você descobrirá as suas próprias formas de fazer as coisas, que podem ser diferentes das de sua parceira. O mais importante é que ambos acreditem em valores partilhados e nos resultados esperados.

 

3) Lembre-se de sempre se dar uma chance para aprender, crescer enquanto pai e assumir esse novo papel.

 

4) Seja compreensivo e saiba que sua vida vai mudar completamente! A sua esposa ficará cansada (principalmente nos primeiros meses) e precisará muito de sua ajuda, suporte e compreensão!

 

5) Quando a sua rotina voltar ao normal (ou ao que seja mais perto do “normal”), reserve momentos agradáveis para usufruir com a sua mulher, com o seu bebê e, também, consigo mesmo.

 

6) Um pai representa um modelo que é diferente daquele representado pela mãe. Ele gosta de brincar ativamente com o seu filho, normalmente é mais severo e frequentemente é mais propenso a encorajar a criança a explorar o seu ambiente e buscar a sua independência. Viram só quantas atitudes, habilidades e valores um pai presente ensina?
7) Ser pai é muito importante e a melhor coisa do mundo! Aproveite esse momento incrível e mágico da sua vida! Respire fundo e agradeça a cada manhã, curtindo cada dia, pois eles nunca mais serão os mesmos!! E você também não…

 Fonte: www.amamentar.net

 

Espero ter ajudado!!

Mil Bjss

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

10 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente existem muitos que não assumem seus filhos, ou quando assumem, agem como se a única obrigação fosse pagar as contas de casa. Desde a gravidez da minha esposa, assumi o verdadeiro papel de pai, que na minha opinião é uma coisa natural e não obrigação!
    A única coisa que não pude fazer, além da gravidez em si, foi amamentar, do resto fiz tudo… A criança tem que ter as figuras materna e paterna de forma igual, com os mesmos cuidados, carinho e dedicação. É inadmissível um pai se ausentar da criação de um filho, pelo fato de ser homem!

  2. Ah Rê…..q bom que você gosta do nome!!!!
    A maioria das pessoas q falo ta uma zoada, tipo: ahhh Chico Bento, ahhh é o Papa!!!!
    Bom…..mais quem tem q gostar sou eu e meu marido, que escolheu o nome, e estou gostando cada dia mais do nome!!!
    bjão

    • Juro Fê, adoro este nome, meus filhos se chama José e Maria Antonia, segue bem a linha Bento ahahaha! Se vc e seu marido gostam, é isso que vale!!! Bento é um nome superforte e de personalidade!!! Parabéns pela escolha!!! Mil Bjss

  3. Oi Renata ,
    Na quarta completo 15 semanas, gravida de um menino, que se chamará Bento!!
    Mãe de primeira viagem, ansiosa!!!
    Acompanho o blog todos os dias!
    Adoro as dicas!!
    Bjão

    • Ai que máximo Fe! Parabéns!! AMO o nome Bento! Totalmente do meu gosto! Você vai ver como é a coisa mais deliciosa do mundo! Vc vai tirar de letra, tenho certeza! Fico muito feliz de vc entrar sempre!!! Vai falando pra gente as dúvidas que vc ou se vc quiser saber de alguma coisa, que a gente faz um post para vc, ok?? Mil Bjsss

  4. Oi meninas!
    Estou de volta e adorei o texto!

    Nós pais demoramos um ponto pra entender tudo que se passa em casa nesse momento, e acho que isso se deve ao fato de não experimentarmos mudanças corporais, mas tentamos fazer nosso melhor!

    beijos,
    PA, Jú e Nenêm!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Agressividade no contexto escolar – por Daniela Nogueira

  Olá, meninas! Tudo bem? Hoje temos o terceiro post da série "Agressividade no contexto escolar", feito pela nossa querida colunista e...

Maternidade “com emoção” – por Ana Castelo Branco

  Olá! Hoje temos a honra de apresentar a mais nova colunista do Just Real Moms. Conheci, há muito tempo atrás,...

O estigma da obesidade infantil!

Vamos falar de obesidade infantil e os estigmas por trás deste problema, pois os números estão crescendo de forma...

Extração de Colostro Pré Natal

Você já ouviu falar em extração de colostro, ou ordenha, ainda grávida? Sabe como isso pode ajudar as mães...