quarta-feira, 22 outubro, 2025

Maternidade e veganismo combinam? Veja como essa mãe transformou a vida de sua família! [Parte 1 de 2]

E ai? A Maternidade e veganismo combinam? Trouxemos um relato maravilhoso de uma mãe que realmente transformou a vida de sua família.

Just Real Moms Maternidade e Veganismo Dani e Fabio Zukerman Family

Oi meninas! Hoje trazemos um relato incrível da mãe de três e empreendedora, Dani Zukerman, que vai falar sobre maternidade e veganismo!

A Dani e sua família seguem uma alimentação vegana. E, ela contou como essa jornada e transformação absolutamente TUDO em sua família: da saúde (onde mal precisam tomar remédios hoje em dia) aos hábitos de consumo em geral!

Somos super a favor de alimentações veganas e vegetarianas e, como a Dani explica também, essa mudança deve sempre ser feita acompanhada de um nutricionista e com exames necessários para acompanhar o seu corpo!

Aqui no Just Real Moms, também temos vegetarianas, temos colunistas veganos e plant-based também! Vamos mostrar, cada vez mais, como é possível e de forma saudável e segura para as crianças, fazer essa mudança e como isso ajuda o planeta Terra.

Então sim, maternidade e veganismo combinam!

Vale ler e entender um pouco mais pois isso não é apenas uma alimentação e sim, um novo estilo de vida!


Levou 2 anos para eu mudar por completo a minha alimentação. Quando decidi tirar os produtos de origem animal da dieta procurei uma nutri especializada, que me orientou durante todo o processo e me acompanha até hoje.

Faço exames de sangue anualmente e suplemento vitaminas quando são necessárias.

Minha família também segue este protocolo. Mas veganismo engloba outras questões que vão muito além da alimentação.

Eu não tinha nenhum critério para me alimentar, apenas minhas vontades do momento baseadas no pequeno repertório gastronômico que tinha. Eu colecionava doenças crônicas, algumas, como rinite, sinusite, prisão de ventre, gastrite e refluxo me acompanhavam desde a adolescência.

Os especialistas que eu consultava diziam que não tinha o que fazer: deveria tomar medicamentos e administrar estas doenças para o resto da vida. Assim, eu tomava medicamentos de farmácia diariamente para aliviar os sintomas destas doenças.

Aprendi a conviver com o mal estar e acabei me conformando com os diagnósticos e tratamentos que estavam ao meu alcance.

Minha percepção sobre o que é de fato saúde começou a mudar quando meu segundo filho nasceu e desenvolveu, ainda bebê, manchas avermelhadas nas bochechas e em todas as dobrinhas do corpo.

Eu não me conformava em dar tantos medicamentos pra ele e ver que surtiam quase nenhum efeito, ou curavam temporariamente, mas as manchas logo voltavam.

Depois dos dois anos de idade o pediatra do Dudu fez o teste de alergias e descobriu que ele era alérgico ao leite de vaca, a trigo, e a peixe.

Foi neste momento que eu comecei a pesquisar sobre medicamentos naturais e medicina preventiva.

Just Real Moms Maternidade e Veganismo Dani e Fabio Zukerman Saúde Sem Remédio

Nestas buscas encontrei um documentário chamado “Forks Over Knives” que mudaria de uma vez por todas a minha percepção sobre o que é saúde. Ele me fez sair da zona de conforto e buscar profissionais de saúde que trabalham com medicina preventiva, ou seja, profissionais de saúde que trabalham para prevenir doenças ao invés de administrá-las controlando-as por remédios.

Sou muito grata aos alopatas e faço uso de medicamentos quando necessário, porém aprendi que somos, de fato, o que comemos e decidi mudar a forma como nos alimentávamos em casa para ganhar resistência imunológica.

Minha família passou a comer mais vegetais, mas estava decidida e tirar todos os ingredientes de origem animal do meu prato.

Levei dois anos para fazer a transição, que foi feita com acompanhamento, exames de sangue, orientações da minha nutricionista e muito estudo.

Estudo o assunto ininterruptamente desde 2011. Estes estudos me levaram a descobrir que uma alimentação a base de plantas melhora muito além da saúde pessoal.

Just Real Moms Maternidade e Veganismo Dani e Fabio Zukerman Burguer Green Kitchen
Burger vegano do Green Kitchen – o futuro da alimentação!

O Eduardo começou a questionar minhas mudanças alimentares, e conforme eu lhe explicava as razões da minha mudança, pra ele também foi fazendo sentido, e assim ele tirou os alimentos de origem animal da dieta e também do vestuário, dos cosméticos, e o nosso filho mais velho, Fernando, hoje tem uma alimentação 99% a base de plantas.

Porém, as vezes Fernando come um burguer de origem animal e respeitamos suas decisões, apesar de não apoiarmos nem incentivarmos. A carne, como qualquer ingrediente de origem animal não é necessária na dieta e nem faz bem pra saúde.

Já sabemos que todos os nutrientes que precisamos para saúde e longevidade obtemos com fartura no reino vegetal.

Foi durante a gestação da Alice que eu tirei tudo de origem animal da minha dieta, e ela já cresceu com outra consciência alimentar. Nunca provou carne de vaca, nem peixe, nem peru, nem cães, nem ovos…

Just Real Moms Maternidade Vegana Dani e Fabio Zukerman Alice
Dani e a filha, Alice Zukerman.

Da nossa alimentação a base de plantas para o veganismo, também foi um caminho gradual… Costumávamos levar os meninos ao zoológico, e outros parques temáticos com animais confinados.

No início, adorávamos observar estes animais, mas depois de compreender a essência animal passamos a enxergar este lugar como espaço de tristeza e angústia para os mesmos.

Lembro da última vez que fomos a um zoológico e choramos ao ver um macaco girando em volta de si mesmo, num gesto de desespero de quem passa toda vida em confinamento. Agora que passamos pelo lockdown talvez a sociedade perceba melhor a tortura que é ficar enclausurado.

Estes animais passam suas vidas em jaulas, micro piscinas e gaiolas.

Imagine se nascêssemos com asas pra voar, ou com todos os oceanos pra nadar e nos privassem deste dom!?

A Alice conhece os animais selvagens pelos documentários que assistimos. Achamos bem mais legal e educativo observá-los em seus habitats naturais… assim percebemos o quanto o papel deles é importante na natureza e como exercem seus comportamentos de forma similar sob vários aspectos do homo sapiens.

Quando você percebe que dá pra viver bem, sem fazer o uso dos animais também para entretenimento, não tem por que não o fazer.

Quando tiramos carne de vaca, frango, peixe, e ovos da dieta descobrimos uma enorme variedade de cores e sabores!

Just Real Moms Maternidade Vegana Dani e Fabio Zukerman Almoço

Vou dar exemplos práticos: nosso despertar sempre começa com uma água morna com umas gotas de limão, depois partimos para o suco verde. Os meninos não curtem suco verde, então para eles fazemos sempre algum suco de fruta da estação ou leite vegetal com achocolatado.

Frutas, granolas, sementes, pães, requeijão, manteiga, queijo, tofu mexido, panquecas, mingau, pasta de amendoim são as variações preferidas por aqui!

No almoço sempre tem que ter salada crua, feita na hora, alguma folha verde escura principalmente para os meninos, pois não tomam o suco verde da manhã. A combinação de proteína (leguminosa), pode ser tofu, ervilha, lentilha, e todas as variedades de feijão, e um carboidrato – de preferência não processado – como arroz ou batata.

E ainda, para lanchinhos entre as principais refeições gostamos de comer bolos, bolachinhas, frutas, pão de queijo, frutas secas, açaí, sementes e uma infinidade de outras delícias!

Just Real Moms Maternidade Vegana Dani e Fabio Zukerman Alimentação Infantil

E, por fim, para o jantar repetimos o critério do almoço, mas sem a salada crua para uma melhor digestão noturna.

Então, procuro fazer aqueles cozidos onde todos os ingredientes são preparados na mesma panela, como sopas de legumes, sempre com uma leguminosa, um carboidrato e pelo menos 2 variedades de vegetais.

Também nos permitimos comer pizzas e burguers uma ou duas vezes na semana! Por sentirmos falta de produtos veganos no Brasil, nós mesmos começamos a empreender neste mercado, e hoje temos orgulhosamente 3 restaurantes e nos associamos a duas fábricas de produção em larga escala de não lácteos e carnes plant-based.


Está amando? Segue curiosa? Quer saber mais?!

Então, deixe um comentário abaixo para postarmos a Parte 2, onde a Dani também listou uma seleção maravilhosa de livros e filmes sobre o assunto!

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Os novos produtos da inovadora 4moms foram apresentados!

  Oi, meninas!   Hoje escrevo aqui de Las Vegas! É que estou na ABC Expo Kids, maior feira de gestantes, mães,...

Coleção Mixed Kids – Verão 2016

  Oi, meninas! A Mixed Kids lançará a sua coleção de verão 2016 hoje! E, tivemos a honra de ter nossas...

Qual é a melhor posição para amamentar?

Você sabe qual é a melhor posição para amamentar? Tem dúvidas? Já ouvir falar e Mamasutra? Oi Mamães (e vale...

Incentive a curiosidade intelectual do seu filho!

  Oi, meninas! Sabemos que muitas de vocês têm filhos pequeninos que já possuem livrinhos ou lição para ser feita em...