Olá, moms!
Uma das questões mais comuns quando a criança começa a trazer tarefa para casa é “como ajudar meu filho a estudar?” Não sabemos muito bem até que ponto interferir ou não na lição de casa. Por isso, as nossas colaboradoras da Orientace Pedagogia trouxeram dicas super legais para ajudar as mamães!
Confiram!
Ter lição de casa é algo corriqueiro quando nossos filhos começam a ficar mais velhos. Muitas vezes, associamos tal fato ao crescimento deles.
Como podemos fazer para auxiliá-los nessas tarefas, a fim de obter uma parceria real com a escola? Essa parceria é fundamental para o bom andamento da vida acadêmica, bem como para o desenvolvimento global dos nossos filhos.
Para as crianças pequenas, as lições de casa são introduzidas com o objetivo de desenvolver a responsabilidade e hábito. Quando as crianças já estão mais crescidas, as tarefas auxiliam também na fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula, bem como nos estudos para as provas.
Abaixo, elencamos alguns aspectos importantes a serem considerados, especialmente para os pais de primeira viagem!
– Separar e organizar materiais para que a criança faça as lições: lápis, borracha, canetinhas, apontador, régua, cola bastão, revistas e tesoura escolar tem sempre de estar disponíveis. Ensine seu filho a cuidar deles, apontar os lápis, organizar o lixo que eventualmente produzirá e, principalmente, guardar os materiais no local adequado, para que sempre os encontre em ordem. De vez em quando é bom fiscalizar o estado desses materiais;
– Determinar um local para a realização das tarefas sem interferência de TV, iPad ou músicas, de preferência em um lugar com maior silêncio, sem conversas paralelas entre os pais e/ou outros irmãos. A postura também é importante. Não se faz lição de casa sentado no sofá, apoiando o caderno no colo ou em uma almofada! Mesa e cadeira são elementos simples e adequados;
– Criar uma rotina para se fazer a lição. Essa rotina deve ser pensada nos horários da criança, não nos do adulto;
– Acompanhar o filho no processo, mas nunca fazer por ele. Caso a criança se negue a fazer, talvez por sentir-se insegura diante de determinadas respostas ou soluções, deixar como está. É importante que o aluno exponha suas dúvidas aos professores;
– Antes de ler enunciados, pergunte ao seu filho se ele sabe o que é para ser feito e deixe que ele conte;
– Deixe seu filho pensar por si só, ter suas próprias ideias em como fazer, como resolver etc. Um exemplo clássico é a maneira como cada criança aprende a armar e efetuar operações matemáticas básicas. Cada escola tem uma forma de ensinar, que nem sempre é a mesma daquela que aprendemos há alguns anos. O professor precisa saber onde esse aluno erra, para que possa auxiliá-lo. O conceito da escola para lição de casa, nem sempre é nota!
– Ao final, revise com ele as tarefas, verificando se não se esqueceu de nenhuma;
– Mostre interesse pelos livros que seu filho traz para casa para ler. Se possível, leia-os também, para que juntos possam discuti-lo, levantar hipóteses acerca dos conflitos e das mensagens que as histórias passam;
– Valorize esse momento. Construa o hábito de fazer lições como uma atividade gostosa, na qual a criança pode contar o que está aprendendo na escola. Ouça seu filho também! Isso é educar! Saber o que ele pensa sobre os mais diversos assuntos, é fundamental para a formação intelectual e social dos nossos pequenos!
Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia
Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.