domingo, 19 outubro, 2025

Leitura infantil: como estimular a criança a ler mais? – por Andréa Racy

Olá, moms!

Tudo bem?

Alguém aí com filhos que têm preguiça ou não têm paciência para ler? No post de hoje, a nossa colunista, psicóloga e psicopedagoga, Andrea Racy, fala sobre algumas formas de estimular a leitura infantil.

Além de escrever para o Just Real Moms, a Andrea também é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção São Paulo e Associada Titular da ABPp-Nacional.

Boa leitura, meninas!

______________________________________________________________________________

 

Leitura infantil: como estimular a criança a ler mais? – por Andréa Racy

 

Leitura infantil: como estimular a criança a ler mais? - por Andréa Racy

 

Desde muito cedo as crianças adoram ouvir histórias. Por meio delas são levadas a muitos lugares e fantasiam papéis; vivenciam e representam situações de conflito e de resoluções de problemas; observam as imagens que as levam a mundos encantados, dando asas à sua imaginação e por aí vão aprendendo muito sobre os mais variados assuntos.

Os pais têm papel fundamental na introdução e promoção do hábito de ler de seus filhos. A leitura pode servir aos pais como uma forma de interação com os seus filhos.

Por meio da leitura as crianças enriquecem o seu vocabulário e conhecem estruturas linguísticas importantes.

 

Seguem algumas dicas importantes para estimular a leitura:

  • Os livros infanto-juvenis são fantásticos. Os autores e ilustradores estão cada vez mais conquistando o seu público com histórias que encantam.

As livrarias oferecem espaços incríveis e um passeio em família a uma livraria é uma boa sugestão e uma oportunidade para as crianças entrarem em contato com o mundo letrado.

Nas livrarias é possível folhear os livros e escolher os que mais lhe interessam. Os pais também podem escolher livros que contribuam para se aproximar e falar sobre algum assunto com os filhos ou escolher algum livro que faça parte de sua memória afetiva e que queira ler para eles.

  • Ter livros em casa é importante para as crianças, é um investimento que vale a pena, é uma ótima opção de presente e pode ser trocado entre amigos.
  • Os pais são modelos para seus filhos e devem dar o exemplo para o gosto pela leitura.
  • Os pais podem criar um ambiente agradável e acolhedor, o que fará toda a diferença para a criança se sentir amada e consequentemente, este momento será valorizado afetivamente.
  • Para a leitura ser algo prazeroso, escolham um horário em que a criança esteja disposta e não cansada. Cada família deve eleger o momento adequado.
  • Envolver a criança no processo de leitura é fundamental, para isso leiam as imagens; mostrem a capa do livro e peça ao seu filho que imagine do que se trata a história; façam suspense perguntando o que será que irá acontecer na história; pergunte ao seu filho como ele finalizaria a história; o que está acontecendo na história, como ele resolveria o conflito da história, que personagem gostaria de ser, por quê; dando espaço para uma conversa cheia de conteúdos relacionados às competências socioemocionais.

Deixe a criança participar e contar a sua história, dando oportunidade para que ela exponha a sua fantasia, sua imaginação, estimulando o raciocínio lógico, a memória e favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

  • Diversifiquem as escolhas dos livros: um dia a criança escolhe o livro, outro dia a mãe ou o pai escolhem etc.
  • Os pais podem contar as histórias de diversas formas:
  • Acompanhando o texto.
  • Acompanhando as imagens.
  • Inventando histórias.
  • Contando a história em capítulos, deixando a criança curiosa, com vontade de esperar até o dia seguinte para saber o que irá acontecer.
  • Utilizar recursos como lençois para fazer cabaninha, velas, músicas, desenhar a história lida, ou o personagem favorito, cantar e inventar músicas e dançar, estimula a aprendizagem de novas habilidades.
  • Existem outras opções que podem ser utilizadas para a contação de histórias como fantoches, fantoches de dedos, bichos de pelúcia entre outros.

 

Com essas dicas espero que vocês promovam a seus filhos a possibilidade deles ouvirem e contarem histórias, com entusiasmo, alegria e fazendo deste momento mágico, cheio de fantasias e realidade misturados, uma chance para cada um criar a sua própria história.

______________________________________________________________________________

 

Andréa Racy

Pedagoga / Psicóloga / Psicopedagoga

andrea.racy01@gmail.com

Celular e WhatsApp: (11) 99133-7143

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

10 regras básicas de boas maneiras que devemos ensinar aos nossos filhos!

 Oi moms! Tudo bem?Hoje vou escrever sobre as 10 regras básicas de boas maneiras que devemos ensinar aos nossos...

12 truques para tornar a maternidade muito mais fácil!

Olá, moms! Tudo bom? Passeando pelo site do Buzzfeed, encontramos um post com truques que tornam a maternidade mais fácil....

Qual é a melhor idade para colocar as crianças na aula de ballet? – por Ballet Paula Castro

  Olá, moms! Tudo bem? Quando a Ana Helena fez 3 anos, ela me pediu para fazer ballet. Como ela era muito...

11 fotos que os pais não devem publicar nas redes sociais!

  Oi, meninas!   Nos dias atuais, as redes sociais estão cada vez mais presentes em nossas vidas e nas de nossos...