Olá, moms!
Tudo bem?
Alguém aí com filhos que têm preguiça ou não têm paciência para ler? No post de hoje, a nossa colunista, psicóloga e psicopedagoga, Andrea Racy, fala sobre algumas formas de estimular a leitura infantil.
Além de escrever para o Just Real Moms, a Andrea também é Diretora Executiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção São Paulo e Associada Titular da ABPp-Nacional.
Boa leitura, meninas!
______________________________________________________________________________
Leitura infantil: como estimular a criança a ler mais? – por Andréa Racy
Desde muito cedo as crianças adoram ouvir histórias. Por meio delas são levadas a muitos lugares e fantasiam papéis; vivenciam e representam situações de conflito e de resoluções de problemas; observam as imagens que as levam a mundos encantados, dando asas à sua imaginação e por aí vão aprendendo muito sobre os mais variados assuntos.
Os pais têm papel fundamental na introdução e promoção do hábito de ler de seus filhos. A leitura pode servir aos pais como uma forma de interação com os seus filhos.
Por meio da leitura as crianças enriquecem o seu vocabulário e conhecem estruturas linguísticas importantes.
Seguem algumas dicas importantes para estimular a leitura:
- Os livros infanto-juvenis são fantásticos. Os autores e ilustradores estão cada vez mais conquistando o seu público com histórias que encantam.
As livrarias oferecem espaços incríveis e um passeio em família a uma livraria é uma boa sugestão e uma oportunidade para as crianças entrarem em contato com o mundo letrado.
Nas livrarias é possível folhear os livros e escolher os que mais lhe interessam. Os pais também podem escolher livros que contribuam para se aproximar e falar sobre algum assunto com os filhos ou escolher algum livro que faça parte de sua memória afetiva e que queira ler para eles.
- Ter livros em casa é importante para as crianças, é um investimento que vale a pena, é uma ótima opção de presente e pode ser trocado entre amigos.
- Os pais são modelos para seus filhos e devem dar o exemplo para o gosto pela leitura.
- Os pais podem criar um ambiente agradável e acolhedor, o que fará toda a diferença para a criança se sentir amada e consequentemente, este momento será valorizado afetivamente.
- Para a leitura ser algo prazeroso, escolham um horário em que a criança esteja disposta e não cansada. Cada família deve eleger o momento adequado.
- Envolver a criança no processo de leitura é fundamental, para isso leiam as imagens; mostrem a capa do livro e peça ao seu filho que imagine do que se trata a história; façam suspense perguntando o que será que irá acontecer na história; pergunte ao seu filho como ele finalizaria a história; o que está acontecendo na história, como ele resolveria o conflito da história, que personagem gostaria de ser, por quê; dando espaço para uma conversa cheia de conteúdos relacionados às competências socioemocionais.
Deixe a criança participar e contar a sua história, dando oportunidade para que ela exponha a sua fantasia, sua imaginação, estimulando o raciocínio lógico, a memória e favorecendo o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.
- Diversifiquem as escolhas dos livros: um dia a criança escolhe o livro, outro dia a mãe ou o pai escolhem etc.
- Os pais podem contar as histórias de diversas formas:
- Acompanhando o texto.
- Acompanhando as imagens.
- Inventando histórias.
- Contando a história em capítulos, deixando a criança curiosa, com vontade de esperar até o dia seguinte para saber o que irá acontecer.
- Utilizar recursos como lençois para fazer cabaninha, velas, músicas, desenhar a história lida, ou o personagem favorito, cantar e inventar músicas e dançar, estimula a aprendizagem de novas habilidades.
- Existem outras opções que podem ser utilizadas para a contação de histórias como fantoches, fantoches de dedos, bichos de pelúcia entre outros.
Com essas dicas espero que vocês promovam a seus filhos a possibilidade deles ouvirem e contarem histórias, com entusiasmo, alegria e fazendo deste momento mágico, cheio de fantasias e realidade misturados, uma chance para cada um criar a sua própria história.
______________________________________________________________________________
Andréa Racy
Pedagoga / Psicóloga / Psicopedagoga
Celular e WhatsApp: (11) 99133-7143