segunda-feira, 20 outubro, 2025

Equoterapia: Um ato de amor que salva vidas

Conheça a história e o trabalho da Associação de Equoterapia Vassoural – uma entidade civil sem fins lucrativos dedicada, há 18 anos, a cuidar de pessoas com diversas patologias físicas e neurológicas utilizando os cavalos como método terapêutico.

Equoterapia Vassoural Atendimento Pandemia Passeio Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Hoje viemos compartilhar um post sobre Equoterapia, um método terapêutico que cuida de pessoas com diferentes patologias, sejam físicas ou neurológicas!

Durante este ano passado, assisti as 14 Temporadas (sim 14! rs!) de uma série no Netflix linda demais, chamada Heartland que se passa em Alberta, no Canadá. A série conta a história de uma família de uma forma muito linda, muito sincera e muito real.

Vemos temas ligados a hierarquia familiar, ao crescimento pessoal, trabalho em equipe, carreira, as difíceis diferentes escolhas que enfrentamos na vida, muito sobre o perdão, a dor, a perda…

E ainda, como a série tem +14 anos, é maravilhoso ver o crescimento dos personagens durante toda essa jornada.

Já se é sabido dos inúmeros benefícios de terapias com animais, e na série (de forma sutil) isso é abordado.

Assim, conheci a Associação de Equoterapia de Vassoural e decidi trazer aqui mais informações sobre este método terapêutico!

Confira e deixe seu comentário ou relato lá no final da página!

Beijos!


Para dedicar-se aos cuidados da saúde de pessoas com patologias diversas como deficiências físicas ou neurológicas, síndromes e distúrbios, é preciso estudo, amor e coração forte.

E é com esta fórmula que trabalham as profissionais de saúde que comandam as atividades na AEV – Associação de Equoterapia Vassoural, localizada na cidade de Pontal/SP (região de Ribeirão Preto), desde o ano 2003, entre elas: fisioterapeuta, psicóloga, pedagoga, médico veterinário, fonoaudióloga e equitadora.

A Equoterapia um método cientificamente reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina. Neste ano 2021, completa dois anos de Legislação sancionada sob Lei 13.830/2019 pelo presidente da República Jair Bolsonaro.

Para que esta prática aconteça, são utilizados os cavalos como meio terapêutico e educacional, ou seja, os praticantes (pessoas que participam das sessões) interagem com o animal por meio de atividades como banho, escovação, alimentação, montaria, toque e exercícios adequados à patologia apresentada.

A rotina da Associação inicia às 8h e vai até 17h.

Cada paciente permanece cerca de 1 hora no local e a sessão de equoterapia tem duração aproximada de 40 minutos.

Por meio da interação promovida entre o indivíduo e o animal, as especialistas em saúde conquistam ganhos físicos, psicológicos e educacionais em pessoas com deficiências diversas, entre elas, “lesões neuro motoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas por acidentes diversos, síndromes, distúrbios psíquicos de comportamento e de aprendizagem e disfunções sensório motoras, conforme explica a Fisioterapeuta Elaine Cristina Soares Leite, vice-presidente da AEV.

Equoterapia Vassoural Alimentando Cavalo Just Real Moms

Ela complementa que o trabalho desenvolvido com os praticantes vai além dos ganhos em saúde, sendo também uma ação de responsabilidade social com o propósito de integrar pessoas com deficiência à sociedade.

Esta prática consolida benefícios como autocontrole, autoestima, melhora do relacionamento interpessoal, da relação familiar, da disciplina pessoal, da concentração/atenção, promove responsabilidade, suporte emocional, confiança, superação de medos pessoais, satisfação pessoal, proporcionando assim autonomia e independência aos praticantes”, completa a psicóloga da AEV, Aline Donaires S. Silva.

Apesar da Legislação de 2019 regulamentar a prática de Equoterapia a pessoas com deficiência, a Associação recebe também praticantes com comorbidades neurológicas e transtornos de humor e ansiedade como depressão, ansiedade, estresse, transtorno opositor desafiador, déficit de atenção, entre outras patologias, pois observa melhoras significativas nestes indivíduos e que, inclusive, se estendem às suas famílias.

“Os benefícios deste modelo terapêutico no tratamento de patologias que se tornaram mais comuns durante a pandemia pelo novo coronavírus, acende a importância que a regulamentação da prática se estenda para o atendimento de quaisquer distúrbios. Esta é uma das causas que a AEV defende: ampliar o direito à Equoterapia para todos”, reforça Elaine, a vice-presidente da entidade.

Para que um novo praticante seja inserido no projeto, é necessário preencher alguns requisitos prévios pois atualmente, há uma lista de espera.

Alguns dos principais requisitos são: possuir encaminhamento médico autorizando/ indicando a prática do paciente à Equoterapia e passar por avaliação específica da equipe multiprofissional da AEV.

Todo atendimento, realizado pela Associação e que condiz com a prática da Equoterapia oferecida pela entidade, é gratuito.

Equoterapia Vassoural Atendimento Pandemia Just Real Moms

A escolha dos cavalos

Na AEV, os cavalos utilizados são das raças Mangalarga e Crioulo.

Para a seleção dos animais, inicialmente é avaliado se o cavalo atende a alguns requisitos importantes relacionados à funcionalidade, como docilidade e mansidão – proporcionando segurança ao praticante.

É necessária uma boa morfologia, que reflete em equilíbrio durante a montaria e movimentação; andamento equilibrado, que oferece ao praticante uma passada natural entre os andamentos passo, trote e galope, entre outros itens.

É interessante saber que os cavalos são indivíduos dotados de naturezas diferentes e, em consequência, possuem diversidade de temperamentos, sensibilidade e caráter”, ressalta Ângela M. Sorati, equitadora da AEV.

Ela acrescenta que é importante o envolvimento de profissionais específicos no ramo equestre, como médico veterinário e equitador, no processo de análise e seleção dos cavalos, para assegurar a melhor escolha.

Equoterapia Vassoural Atendimento Crianças Just Real Moms

Trabalho social e gratuito

Desde sua fundação, já foram realizados pela AEV mais de 26.700 atendimentos, entre crianças, jovens, adultos e idosos – todos gratuitamente.

Atualmente, frequentam as atividades na entidade 48 praticantes, com idades entre 0 a 61 anos, sendo a maioria (14) crianças e adolescentes e 2 idosos. São moradores dos municípios de Pontal, Sertãozinho, Ribeirão Preto, Pitangueiras, Viradouro e Cravinhos.

A alta do paciente ocorre após 2 anos e uma minuciosa avaliação individual.

Todo atendimento é totalmente isento de cobranças. As famílias recebem, ainda, acolhimento socioassistencial contínuo, lembranças em datas festivas como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. E, durante a pandemia, também estão recebendo kits de alimentação e higienização – afinal, muitas famílias que frequentam a entidade são carentes.

Então, como funciona a viabilização financeira da entidade? Seus principais recursos vêm de eventos beneficentes, doações e parcerias públicas.

Mas desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, os dois principais eventos provedores de recursos da entidade não puderam ser realizados.

Sendo assim, a Entidade precisa de ajuda de doações de qualquer valor, vindas da iniciativa privada e pessoas que possam contribuir.

Por fim, para mais informações sobre como se tornar um apoiador das atividades filantrópicas da AEV, entrar em contato com o email aev@aev.com.br ou com a Elaine no telefone (16) 99710-2251

https://aevesporte.com.br


Siga as mídias sociais da AEV:

Instagram: www.instagram.com/equoterapia.vassoural

YouTube: www.youtube.com/channel/UCDW39FB7Dj9Yc5PBlJ9NrPg


Por Luciene Gazeta – Jornalista e Assessoria AEV

Créditos: Cortesia da Associação de Equoterapia Vassoural

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

“Geração do quarto”: Entenda o que é e como lidar com desafios da adolescência

Muitos pais têm passado por diferentes desafios da adolescência com seus filhos. Porém, grande parte está com dificuldade de...

Cuidados com o corpo após a gestação: o que a tecnologia oferece? – por Juliana Macéa

  Oi, moms! Hoje a nossa colaboradora, Dra. Juliana Macéa, conta como a tecnologia pode ser nossa amiga na hora de cuidar...

Manhã ou tarde? Afinal, qual período é melhor para os nossos filhos estudarem?

  Oi, moms, Tudo bem? Ao matricular seus filhos na escola, muitas mães ficam em dúvida sobre o período. Manhã ou tarde:...

Meningite Meningocócica – Saiba diferenciar Mitos e Verdades da Doença

Você sabe o que é a meningite meningocócica? Conheça os sintomas, os principais mitos e como prevenir esta doença...