Oi, meninas,
Tudo bem?
Quem nos acompanha aqui no blog viu que participamos de um projeto maravilhoso da marca CHAMBINHO, da Nestlé. A empresa acabou de relançar o produto com o mesmo sabor do Chambinho original, que nós (hoje, mamães) adorávamos consumir quando crianças!
Neste evento, fomos presenteadas com uma palestra muito especial do Dr. Luiz Alberto Hanns, mestre em Psicologia. Quem já teve a oportunidade de assistir às suas palestras, sabe o quanto as informações que ele traz são úteis, ricas, relevantes e nos auxiliam na tarefa de educar nossos filhos, para que eles se tornem futuros adultos seguros e felizes.
E hoje, temos a honra de ter aqui no blog um post exclusivo escrito por ele, a partir de alguns trechos de suas palestras! O tema é “As 6 competências básicas de vida para ensinar aos nossos filhos”!
Claro que na palestra o Dr. Hanns detalha cada competência e mostra diversos exemplos de como conseguir desenvolvê-las; aqui, porém, ele faz um breve resumo deste assunto tão importante para quem está na difícil e deliciosa tarefa de educar e criar pessoas melhores.
Vejam só que interessante:
1 – Experimentação
Estimule seu filho a experimentar coisas novas. Esse prazer em experimentar vai se transformar no prazer em conhecer, estudar, no engajamento e no interesse genuíno. É uma das competências mais importantes e é a base para que as outras sejam ensinadas.
2- Desejo de ter autonomia
Estimule seu filho a conseguir fazer as coisas sozinhos. Isso favorecerá na vida adulta a iniciativa, a pró-atividade, e ajudará a evitar que seu filho se torne um adulto sempre dependente de outros.
3- Inteligência emocional ou habilidade interpessoal
Estimule seu filho a entender o que está sentindo, a verbalizar sentimentos, faça com que ele se coloque no lugar das pessoas. Isso pode ser feito desde os 3 anos de idade. Na vida adulta, ele poderá ter muito mais habilidade em lidar com os outros e com seus próprios sentimentos.
4- Capacidade de lidar com o erro
Quem tem medo de errar não aprende. Uma relação saudável com o erro é quando a criança aprende a olhar para o erro como uma oportunidade de treinamento, tentando corrigir o erro até conseguir acertar. É muito importante que a criança tenha uma autocrítica saudável até conseguir o acerto.
5- Aprender a lidar com a frustração
Essa competência vai resultar em um adulto flexível e que sabe buscar alternativas para coisas que podem não dar certo na sua vida.
6- Capacidade de planejar, a curto, médio e longo prazo
Essa competência pode começar a ser formada a partir de brincadeiras e exemplos do dia a dia. O aprendizado de pensar e planejar precisa ser treinado, evitando, assim, a formação de uma pessoa imediatista ou alienada.
Para conhecerem um pouco mais sobre este projeto da marca Chambinho, cliquem no vídeo abaixo: