sábado, 6 setembro, 2025

Dicas para escolher o esporte ideal para seu filho!

 

Olá, moms!

Acho muito importante incluir um esporte nas atividades extracurriculares de nossos filhos. Estudei em um colégio que estimulava muito o esporte, por isso valorizo muito essa prática que ajuda no crescimento e na formação da boa saúde. Mas, como escolher o esporte ideal para nossos filhos? Quando começar a introduzir o esporte na vida deles?

 

 

Antes de tudo, escolher o esporte mais adequado para os filhos exige que se conheça seus gostos, suas capacidades corporais, possibilidades e suas necessidades.

Procurei algumas matérias sobre esse assunto e selecionei algumas dicas que considerei relevantes para nos ajudar nessa decisão.

 

 

1- Para crianças coordenadas, os esportes coletivos podem ser uma boa opção, como são o voleibol, o basquetebol, o futebol e o handebol.

2- Para crianças inquietas ou nervosas, com falta de concentração, mas trabalhadoras quando motivadas, melhor que optem pelo atletismo ou a natação.

3- Para crianças perfeccionistas, com autocontrole, o melhor são os esportes individuais como a ginástica desportiva, o tênis ou as artes marciais.

4- Para crianças tímidas, irá bem a prática de um esporte em equipe, pois isso as ajudará a se socializarem.

5- Para crianças preguiçosas, seria melhor um esporte individual porque as obrigaria a se esforçarem mais.

6- Para crianças muito ágeis, qualquer esporte que escolher terá êxito.

 

Esportes para crianças de 3 a 5 anos de idade

As crianças não devem fazer mais de três ou quatro horas de exercícios físicos por semana. Em todo caso, é aconselhável que antes façam uma consulta com o pediatra sobre o esporte que convém praticar, caso a criança sofra de algum problema respiratório ou físico.

A prioridade deve ser o desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. As atividades devem conter brincadeiras que exijam locomoção em diversas velocidades e direções, equilíbrio e manipulação de objetos. Atividades cooperativas são mais indicadas do que as competitivas e os jogos devem ter regras simples. A criatividade do professor é fundamental, pois a modalidade escolhida será apenas mais um elemento a ser utilizado na aula.

Nessa idade, o melhor esporte que as crianças podem praticar é a natação. Neste esporte poderão trabalhar todos os aspectos importantes para o desenvolvimento, como são a coordenação, a resistência, a disciplina, e a relação entre o esforço e o resultado.

 

 

Esportes para crianças de 5 a 7 anos de idade

O esporte que praticam nessa idade pode dar-lhes uma base grande de diferentes capacidades. O ideal seria que fizessem um esporte individual e outro coletivo. O individual poderia ser a natação, a ginástica desportiva ou as artes marciais (Tae-Kwon-Do, Judô) e os coletivos seriam os típicos, como o futebol, basquetebol, handebol, voleibol e outros.

 

 

Esportes para crianças de 8 e 9 anos de idade

Nessa idade, os pais já se perguntarão se seu filho precisa de um esporte só para se divertirem ou se querem um desportista de competição. Tudo dependerá da opinião da criança ainda que sempre será a opinião dos pais que prevalecerá. Eles devem optar se estão dispostos a sacrificarem-se pelo esporte de competição, já que necessita de uma dedicação maior ou só pratiquem esporte e ponto. A escola de competição exige assistência e apoio máximos, como alimentação, horários adequados etc.

 

 

Com o passar do tempo pode ser escolhido um esporte para que a criança se dedique mais. Mas, nesse caso, vale seguir algumas dicas:

1. Certifiquem-se de que o professor é um profissional em Educação Física, pois esse seria o melhor instrutor para a criança.

2. O esporte tem que ser escolhido pela criança. Se ela se negar a fazer uma atividade que os pais tenham sugerido, não a obrigue. O esporte só faz bem quando a criança gosta dele, pois pode causar algum trauma caso tenha repercussão negativa na vida do indivíduo.

3. Deixem que seu filho faça uma aula experimental, sem compromisso de continuar.

4. Falem com o professor e assistam a uma aula, junto com seu filho, para que vocês escolham a atividade.

5. Cuidado com o excesso de expectativas. É preciso ficar atento para que não se cobre da criança um nível de desempenho não compatível com a sua idade. Os ossos podem sofrer lesão se receberem uma carga de treinamento muito grande. Além que o desgaste emocional pode ser muito prejudicial.

6. Escolham um local para fazer as atividades que seja a escola, o clube ou a academia mais próximos de sua residência, para que não exista tanta dificuldade de se chegar ao local, diminuindo as chances de desistência da atividade.

 

 

Espero ter ajudado!

Beijos a todas!

 

Fontes:
http://criandocriancas.blogspot.com.br
http://br.guiainfantil.com
http://www.mundodastribos.com

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

6 COMENTÁRIOS

  1. Boa Noite,preciso de uma ajuda minha tem 4 anos e começou a estudar na Escola ela faz Ballet na quarta-feira,capoeira como recreação 2 quintas-feiras do mês e na Sexta Taekwondo e no sábado Ballet em outra lugar com duração de 1 hora…
    Gostaria de saber se estou passando do limite ?? ela gosta mas fico preocupada.Por favor me responda.

  2. O meu filho está no judô e futsal da escola. Coloquei porque ele tem que me esperar até mais tarde e ainda está com muuuita energia!rsrsr Ele adora!
    Só que agora consegui uma vaga de natação do clube e ele começou a fazer. Também está adorando!
    Falei que no próximo ano ele deveria optar por duas modalidades porque acho três muito, mas ele não quer abrir mão de nenhuma.
    Acho ótimo que faça e goste de esportes, mas fico com receio de ser muito…
    Bj.

    • Paula, Se ele gosta eu acho que você deve deixar… o problema são aqueles pais que forçam os filhos, mas se é uma vontade dele, acho que vc pode fazer o teste e se ele ficar muito cansado, vocês escolhem apenas 2! Conversa com seu pediatra tambe´m, acho que vale a pena! Beijos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Novas regras para o uso de cadeirinha no transporte das crianças!

É sempre importante estarmos atualizada em relação as regras de transito, para garantir a máxima segurança para nossos filhos,...

Alimentação Infantil nas Férias Escolares: Equilíbrio e Saúde

Como manter o equilíbrio e a saúde dos nossos filhos quando falamos de alimentação infantil nas férias escolares?! Podemos...

Desvendando o HPV: As 5 dúvidas mais comuns e a importância da prevenção

Você sabia que o HPV é um vírus silencioso que pode estar presente sem sintomas, mas que pode ser...

Conheça as redes sociais exclusivas para crianças!

  Olá, moms! Todas sabemos que, hoje em dia, as redes sociais são super utilizadas, inclusive por crianças. Mas para os...