Meninas, tudo bem?
As férias estão aí e a dica de hoje, da colunista e psicopedagoga, Fernanda Geraldes, da Orientace Pedagogia, ajudará muito a encontrar o que fazer com os pequenos! Ela explica a importância de jogos matemáticos e os benefícios que eles podem trazer às crianças. Confiram!
Não importa a idade, ao jogar, as crianças descobrem coisas novas do mundo e de si mesma, investigam e desenvolvem-se.
Jogar é prazeroso, é divertido, é ser criança!
Jogar implica muitas vezes em criar estratégias, observar, analisar… Desenvolve o raciocínio lógico, o respeito às regras, a interação com amigos e/ou familiares, sendo uma ótima opção de diversão para a família toda.
Os termos “jogos” e” brincadeiras” possuem significados que variam de acordo com a sua origem. Muitas línguas têm apenas uma palavra para brincadeira e jogo. Este é o caso das línguas europeias, para as quais os termos spielen (alemão), to play (inglês), jouer (francês), juguete (espanhol), igra (russo) e gioco (italiano) possuem significados semelhantes para ambos.
No Brasil estes termos são empregados indistintamente. No senso comum, jogo e brincadeira muitas vezes são vistos como atitudes diferentes: o jogo é associado à atividade física ou mental fundada em sistema de regras que definem a perda ou ganho. Já o ato de brincar é visto como diversão ou entretenimento.
O que vale mesmo é que o jogo e a brincadeira permitem a criança criar, imaginar, fazer de conta, funcionando também como laboratório de aprendizagem e muita diversão!
Abaixo, indicamos algumas opções de jogos tradicionais, não eletrônicos, que podem ser iniciados nas idades sugeridas:
2 anos
Lince
Jogos de encaixe
Puxa batatinha
Pula pirata
3 / 4 anos
Memória
Quebra cabeça
Boliche
Quebra Gelo
Mico
5 / 6 anos
Jogos com dados (trilha)
Dominó
Cai não cai
Bingo
Cara a Cara
Boa diversão!
Fernanda Giraldes é psicopedagoga e uma das donas do blog Orientace Pedagogia.
Gostei demais e gostaria de comunicar que tenho muitos joguinhos e tbém tenho uma página :”Por uma Educação Lúdica” Caso se interesse comunique-se com meu E-mail !Obrigada Talvez possamos ser parceiras, e porque não?