Olá, meninas!
Tudo bem?
A nossa querida colunista, doutora Cristina Peixoto Soares Gavaldão, que é dentista especialista em endodontia, fez um texto sobre aquele período em que os bebês já comem comida sólida e as mamães podem voltar a uma rotina mais estável e a cuidar melhor delas mesmas.
Neste período, cuidar dos dentes pode aumentar muito a autoestima, por isso a doutora Cristina fez um post falando de alguns cuidados super importantes.
Confiram!
Dando um “Up” no sorriso da mãe!
A nova rotina criada a partir do nascimento do bebê requer da família grande dedicação. Muitas vezes, a nova mamãe acaba deixando de lado a vaidade e até certos cuidados pessoais.
Quem, naquele momento de exaustão, depois de um terrível dia, nunca dormiu sem escovar os dentes…
Em nosso primeiro artigo sobre a matéria, (grávida no dentista) abordamos as consequências do afastamento da grávida do dentista, sem que faça o necessário check-up dental e mais exposta ao surgimento de problemas odontológicos mais complexos.
Terminada a gravidez e o período de amamentação, o bebê já começou com a alimentação sólida, a mãe volta a trabalhar ou já estabeleceu uma rotina mais estável em casa. Hora de retomar preciosos cuidados.
Resgatar a autoestima e se cuidar com a mesma dedicação dispensada ao bebê.
E a autoestima está ligada a sentir-se bem, saudável e feliz com sua aparência. O dentista pode, em grande medida, contribuir para recuperá-la.
O tratamento dentário tem o objetivo primário de promoção da saúde bucal, mas com o surgimento da odontologia estética, tornou-se também um tratamento que proporciona beleza.
A utilização de áreas odontológicas, isoladas ou combinadas, permite o alcance do sorriso desejado. A ortodontia, por exemplo, movimenta os dentes para um correto alinhamento; o clareamento dental melhora a cor e o visual dos dentes. As resinas melhoram o formato e as facetas de porcelana que podem alterar cor, forma e tamanho dos dentes.
Principais problemas e soluções atuais:
- “Meus dentes me agradam, mas já foram muito mais brancos.”
A alimentação rica em pigmentos mesmo, que naturais, fumo e bebidas, tais como café, chá e vinho tinto, podem escurecer os dentes. O clareamento dental age removendo os pigmentos orgânicos e clareando a coloração dental sem alterar a sua estrutura. É um dos procedimentos mais simples e de melhor resultado na odontologia estética.
- “Não tenho mais idade para colocar aparelho.”
Ao invés de braquetes colados, hoje o tratamento ortodôntico pode ser realizado com alinhadores que são placas de fina espessura trocadas sucessivamente a cada 15 dias, de modo a movimentar os dentes para a posição ideal.
O planejamento é feito digitalmente, a partir de imagens captadas por um scanner intra bucal. Neste tratamento já é possível ver na tela do computador a movimentação e a previsão do resultado final antes mesmo do inicio do tratamento. É o método mais motivante e aceito por adultos. Além de transparente é removível e de fácil higiene.
- “Não tenho tempo para ir ao dentista.”
A falta de tempo também deixou de ser uma desculpa para não realizar os tratamentos.
O sistema de prótese dentária digital deixou o tratamento odontológico muito mais rápido, além de dispensar a moldagem com a chamada “massinha”. Os ajustes são feitos no software com a precisão de micrômetros.
Em muitos casos, é possível fazer o tratamento sem o uso de provisórios, pois a peça pode ser concluída na mesma sessão. O elemento definitivo em porcelana é esculpido por uma fresadora, equipamento que se assemelha a uma impressora 3D, e é também fixado na mesma sessão.
- “Tenho medo de fazer um tratamento estético e não gostar do resultado.”
Nas facetas, ou “lentes de contatos”, o planejamento das mudanças pretendidas pode ser simulado antes do início do tratamento, diretamente na boca, como um “test drive,” permitindo inclusive que o paciente avalie o novo sorriso.
O paciente visualiza seu sorriso com as mudanças sugeridas e compara as imagens, com e sem as alterações estéticas.
- “Meus dentes estão gastos ou quebrados
Dentes jovens têm a disposição em forma de arco, seguindo o lábio inferior. Com o desgaste, os dentes ficam retos e com aspecto envelhecido. É possível restaurar o desgaste com resinas ou porcelana, restituindo ao sorriso a aparência jovem.
Para evitar esses desgastes em pacientes com bruxismo, é indicado o uso de placas de acrílico à noite, e a aplicação de Toxina Botulínica do tipo A. Com propósitos terapêuticos, a toxina diminuirá a força muscular excessiva de apertamento e rangedura.
- “Tenho resinas antigas manchadas ou dentes que trataram canal escurecidos.”
Neste caso, o tratamento de melhor resultado é a faceta de porcelana, que pode devolver e igualar a cor dos dentes, assim como melhorar o formato e restaurar sua aparência estética.
- “Tive que extrair um dente. Tenho vergonha até mesmo de abrir a boca.”
Os implantes dentais são a melhor opção para substituir um dente perdido, restaurar sua função e aparência estética. O implante para substituição de dentes recém-extraídos evita a reabsorção óssea, comum após a perda do elemento dental.
- “Minha gengiva retraiu…” “Minha gengiva é muito grande e fica muito exposta”
Existem cirurgias plásticas gengivais que podem melhorar o aspecto de em situações de retração e alinhar a gengiva para uma posição mais agradável esteticamente. Algumas técnicas utilizam o laser, que, por ter ação de ablasão, não causa sangramento e nem requer a sutura por meio de “pontos” no local. A saúde da gengiva, principalmente pela ausência de inflamação e tártaro, é imprescindível antes de qualquer procedimento estético.
- “Tenho espaços entre os dentes”
Em muitos casos, o uso de aparelhos ortodônticos resolve o problema. Quando os espaços entre os dentes resultam da diferença entre o tamanho da arcada e o tamanho dental (arcada grande com um tamanho dental pequeno), aumenta-se o volume dos dentes com resina ou facetas de porcelana ultrafinas, coladas sobre a superfície.
- “Não gosto do meu sorriso”
Com os recursos atuais é possível transformar sorrisos, restaurar a função mastigatória e a estética dental, gerando significativo ganho de confiança e autoestima.
Cristina Peixoto Soares Gavaldão é dentista especialista em endodontia, pós-graduada em Odontologia Estética e próteses digitais em porcelana. Sócia da COS – Clínica Odontológica Soares
Endereço: Av. Vereador José Diniz, 3766 – Campo Belo – São Paulo
Telefone: (11) 5543-4722