sábado, 6 setembro, 2025

Criando meninos e meninas – por Orientace Pedagogia

 

Olá, moms!

Vocês acreditam que criar um menino ou uma menina são desafios completamente diferentes? As nossas colaboradoras da Orientace Pedagogia escreveram para a gente este post super legal, que traz uma boa reflexão sobre a criação baseada no padrão de gênero que a sociedade nos impõe. Confiram!

 


 

Será que efetivamente existe uma diferença entre criar um filho do sexo masculino e uma filha do sexo feminino? De fato, não!

É claro que cada um tem suas características próprias, singular a cada sexo ao longo da vida.

Uma dessas diferenças foi pesquisada pelo psicólogo Simon Baron-Cohen, da Universidade de Cambridge. Em seu estudo ele afirma que o cérebro das meninas desenvolve primeiro as áreas que envolvem linguagem do que o dos meninos, que possuem uma maior tendência para a lógica e análise.

Ok, além de diferenças fisiológicas, o que mais há de tão misteriosos nesses dois mundos?

É comum observarmos os meninos tendo permissão para brincar de carrinho, movimentos de lutas, espada, jogos eletrônicos com mais ação, enquanto as meninas são incentivadas a brincar de casinha, a se transformarem em princesas e a viverem o mundo cor-de-rosa.

Pensando assim, é possível perceber que os seus valores e o ambiente em que a criança cresce influenciam (e muito!) nas escolhas que ela vai fazer.

Sim, de fato quem cria as diferenças é a sociedade, afinal quem disse que menino não pode brincar de boneca ou que menina não pode subir em árvore?

Quando você estimula seu filho a brincar com vários tipos de brinquedos, dá a ele a chance de desenvolver habilidades, que vão ser importantes para o futuro dele.

Cada criança é uma e devemos respeitá-la não pelo seu sexo, mas sim pelo ser humano que está sendo formado. Afinal, quem não conhece uma família que tem dois filhos do mesmo sexo, os quais são totalmente diferentes?

Permita que seus filhos, independentemente do sexo, sejam crianças, cultivem a curiosidade, o aguçado olhar para a vida, e brinquem/explorem o mundo de maneira equilibrada sem cobranças sociais, muitas vezes injustas!

Ajude-os a crescer, a se tornarem seres responsáveis consigo mesmos… Crie-os para o mundo! Um mundo que apenas diferencie os sexos pelas diferenças fisiológicas, não culturais!

 

Texto produzido pelas pedagogas da Orientace Pedagogia.
www.orientacepedagogia.com.br

Criando meninos e meninas- Just Real Moms

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Relato de Mãe: Crianças e os palavrões!

Quantas vezes já nos perguntamos sobre o impacto das palavras no desenvolvimento dos nossos filhos? Em muitos lares, os...

Você conhece seu filho? Mesmo?

Quem nunca deu um empurrãozinho para o filho se desafiar e participar de uma brincadeira, ou mostrar o que...

Seu filho não precisa dormir sozinho para ser independente

Hoje vamos falar sobre como ajudar as crianças a ganharem e se tornarem mais independentes e não é apenas...

História do ballet – por Ballet Paula Castro

Olá, moms! Tudo bem com vocês? Sempre recebemos dúvidas e comentários sobre ballet. As crianças amam essa dança, por isso muitas...