Olá, meninas!
Como estão?
A contagem regressiva para o final de semana está quase acabando, por isso o Rio Kids separou uma programação para lá de especial para que vocês possam curtir os dois dias juntinho com os pequenos. Confiram!
MIAN
Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – oferece uma modalidade de visita especialmente pensada para nenéns a partir de três meses. A ideia é proporcionar um momento lúdico e agradável para atender a um público que geralmente fica de fora das programações culturais. Depois de ganhar espaço e ser considerado referência em visitas mediadas para crianças de 3 a 6 anos, o MIAN é o primeiro museu no Brasil a oferecer uma programação regular voltada para bebês. Temos quatro sessões ao mês, sendo duas voltadas para bebês de colo e engatinhantes e duas voltadas para bebês já caminhantes, de até 3 anos. A cada mês, o Naïf para Nenéns apresenta um tema diferente e a equipe de arte-educadoras escolhe uma obra a partir da qual serão desenvolvidas as atividades.
Durante a visita, adultos e nenéns são convidados a vivenciar uma experiência estética e afetiva, buscando o encantamento pelas obras de arte, suas cores, texturas, formas e luminosidades, além de interagir com o ambiente do Museu. O MIAN se inspirou nas propostas da arte educadora e artista dinamarquesa, Anna Marie Holm (autora do livro Baby-Art – Os Primeiros Passos com a Arte). São também realizadas atividades de estimulação sensório-motora, por meio de músicas, objetos, instrumentos e brinquedos, que dialogam com as obras de arte.
Datas: 27/08, sábado
Tema: Conexão Rio-Mundo
Obra do Mês: Rio-Jequié-Lousanne (2001), Telmo (Brasil)
Naïf para Nenéns (bebês de colo e engatinhantes, a partir de 3 meses): 10h
Naïf para Nenéns + 1 (bebês caminhantes, até 3 anos): 11h
Duração: 30 minutos de atividade mediada + livre visitação
Capacidade: até 16 bebês por visita
Telefone: (21) 2225-1033 (terça a sexta, de 10h às 16h30)
Local: Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – Rua Cosme Velho, 561
Atelier da Família
O MIAN convida os visitantes para um divertido passeio pelo museu descobrindo nas obras de arte naïf as diversas conexões do Rio de Janeiro com o Brasil e o mundo!
No roteiro, uma caça ao tesouro com o tema “em busca do melhor do Rio”. Em seguida, crianças e adultos serão convidados a participar da oficina de confecção de meios de transportes pela água, terra e mar com caixas e garrafas pet Após as atividades, as famílias terão livre acesso às exposições do museu.
Data: 27/08, sábado, de 15h às 16h30
Tema: Conexão Rio-Mundo
Obra do Mês: Rio-Jequié-Lousanne (2001), Telmo (Brasil)
Caça ao tesouro: Em busca do melhor do Rio!
Atelier de criação artística: Confecção de meios de transportes pela água, terra e mar com caixas e garrafas pet
Idade recomendada: 03 a 11 anos
Local: MIAN – Rua Cosme Velho, 561, Cosme Velho – RJ (O MIAN fica a 30m da Estação do Trem do Corcovado)
Cia. Casa Verde apresenta “Lendas do Japão”
A cidade das Artes apresenta a contação de histórias “Lendas do Japão” que inclui quatro lendas que retratam o dia a dia e os costumes dos moradores da terra do sol nascente: “As estátuas de Jizo”, “O caso do cheiro roubado”, “A metamorfose da garça branca” e “A história de Urashima Taro”.
Local: Sala de Leitura da Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5300)
Capacidade: indefinido
Horário: 15h
Classificação etária: maiores de 5 anos
Preço: Evento gratuito.
Inscrições pelo e-mail saladeleitura@cidadedasartes.org ou pelo telefone (21) 3325.0448 (terça a domingo, das 10h às 18h)
Fundação Eva Klabin oferece programação especial em comemoração dos 21 anos da casa museu
A Fundação Eva Klabin oferece constantemente uma rica programação cultural, tanto para adultos quanto para crianças.
No próximo sábado, dia 27/08, é dia de todos comemorarem o aniversário de 21 anos da FEK. Será um dia inteiro de shows e atividades. Além da visitação à coleção, às 15h será realizado no jardim a série ‘Concertinhos de Eva’ com a Orquestra Jovem Paquetá. Logo depois, às 16h, Nivea Santana contará historias curiosas sobre a colecionadora e fundadora da casa, Eva Klabin, no programa “Contanto histórias sobre Eva Klabin”.
Já às 17h, a FEK oferecerá a Oficina de Origami com cantinho de leitura com livros para ler e colorir. E para fechar com “chave-de-ouro”, às 18h o Concerto do Rio Internacional Cello Encouter com Gerald Robbins no piano, Diego Carneiro (cello) e Angelica de La Riva (soprano).
Programação:
Visitação à coleção: 14h, 15h, 16h, 17h,
15h Projeto Concertinhos de Eva com Orquestra Jovem Paquetá
16h Contando Histórias sobre Eva Klabin com Nivea Santana
17h Oficina de práticas artísticas
18h Concerto do Rio Internacional Cello Encontour
Farra dos Brinquedos
Criado por cantores e instrumentistas consagrados do cenário carioca, o Farra dos Brinquedos fará uma temporada, de sete shows ao todo, no Teatro Ipanema, a partir do último domingo, dia 21 de agosto, sempre às 16h. O espetáculo, com foco no seu último CD, realça o lado encantador, poético e brincante da música popular brasileira. É um convite às crianças (e também aos adultos) conhecerem de perto essa riqueza e diversidade.
O grupo faz um passeio lúdico por canções que retratam o dia-a-dia da relação entre pais e filhos, seus dramas, dificuldades e alegrias; e são inspiradas pela convivência dos jovens artistas com os pequenos. Estão presentes gêneros como samba, choro, tango, polca, salsa, marcha, baião, xote, maxixe, guarânia… e ainda jazz e rock n’ roll. O colorido dos instrumentos e a variedade dos intérpretes visam, por sua vez, estimular a interação da garotada.
Os músicos são educadores e pais que embarcaram na imaginação dos meninos e meninas, ao mesmo tempo em que sentem necessidade de levar para eles as suas referências. Nesse sentido, o trabalho visa contribuir para a educação musical, ampliando a percepção do público infantil a partir de elementos da nossa cultura, dentro de um repertório inédito. Algumas canções possuem caráter pedagógico, sem perder a leveza, como é o caso de “Tira o dedo”, que relata a agonia dos pais em ensinar os pequenos a não colocar o dedo na tomada, no pudim ou no nariz. Outras despertam a ludicidade, ao falar da formiguinha, que “corre apressadinha / sai de manhã cedo / e só volta de noitinha”, e do elefante, cuja tromba é imitada por um sax tenor.
Em cartaz no Teatro Ipanema, sábados e domingos, às 16h.
Temporada: até 11 de setembro.