sexta-feira, 5 dezembro, 2025

Como melhorar a aceitação alimentar dos filhos

Você sabe como pode melhorar a aceitação alimentar dos filhos? Veja 5 pontos que podem ser trabalhados para melhorar a hora da refeição!

Como melhorar a aceitação alimentar dos filhos Dra Maici Ciari Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Temos recebido algumas perguntas relacionadas a introdução alimentar e a aceitação alimentar dos filhos(as)…

Muitas das nossas mamães do Just Real Moms também passaram por momentos de dúvidas, insegurança e até ansiedade quando o assunto era relacionado à alimentação dos filhos… então, decidimos trazer este post, esta semana!

Aqui, a nossa colunista Dra. Maici Ciari – Pediatra e Consultora do Sono – conta 5 pontos que podem ser trabalhados para melhorar a hora da refeição do seu filho.

Então, confiram abaixo!


Em primeiro lugar, é normal as crianças comerem pouca quantidade de comida, principalmente após 1 ano de idade.

Muitos pais ficam aflitos ao verem que aquele bebê que comia bastante passa a comer menos e ganhar menos peso. Mas isso é normal da idade!

A velocidade de crescimento e ganho de peso deles diminui e a quantidade de comida também!

Então, não devemos nunca forçar a alimentação.

É extremamente importante respeitarmos a saciedade dos bebês e crianças desde sempre.

Muitas vezes, essa insistência com a alimentação começa cedo, com a mamadeira ou mesmo com o leite materno, quando a queixa aparece da seguinte maneira: esse bebê mamou muito pouco, tão rápido.

O que vai te deixar tranquila em relação a saber se a quantidade de comida que seu filho está ingerindo é suficiente ou não será o seu desenvolvimento, ganho de peso, crescimento e exame físico acompanhados ao longo do tempo com o pediatra.

Mas, estando tudo bem, fique tranquila! Mesmo ele comendo pouca quantidade, ele pode estar saudável!

Agora, com o coração em paz e sem cobranças, vamos prestar atenção em 5 pontos que podem ser trabalhados para melhorar a hora da refeição do seu filho:


#1 Evite colocá-lo sentado à mesa antes do prato estar pronto

As crianças aguentam ficar pouco tempo no mesmo lugar. Se seu filho sentar e a comida ainda não estiver servida, quando o prato ficar pronto, ele já estará entediado e querendo sair dali.

#2 Verifique se a altura da criança está adequada para a altura da mesa

As crianças, assim como nós, precisam ver o prato de cima, enxergar tudo o que está sendo servido, apreciar a comida para aumentar o apetite.

Aquela verdade sobre “comer com os olhos”, sabe?! Você pode elevar a altura dele colocando uma almofada para sentar-se em cima.

#3 Sirva uma pequena quantidade de comida

Isso diminuiu a ansiedade da criança ao ver um prato muito cheio e alivia a sua expectativa de que ele tenha que comer tudo.

Melhor servir menos e precisar repetir do que servir muito e jogar comida fora.

#4 Os pés dos bebês devem estar apoiados

Quando os pés estão sem apoio, o bebê na fase da introdução alimentar, fica o tempo todo buscando seu equilíbrio e perde o foco na comida.

Isso torna o momento da refeição desconfortável.

#5 Faça as refeições em família

A criança que come acompanhada come mais feliz. A grande maioria das pessoas gosta de comer com companhia em vez de comer sozinho. Com as crianças é a mesma coisa.

Então, não seja apenas um expectador do seu filho comendo, participe, converse, brinque e aproveitem o momento da refeição com tranquilidade, sem cobranças.

Espero ter ajudado!


Por fim, se gostou desse post sobre como melhorar a aceitação alimentar dos filhos, aproveite para ler:”7 motivos para tomar o café da manhã, todos os dias!” e “Maternidade e Veganismo combinam? Veja como essa mãe transformou a vida de sua família! [Parte 2 de 2]“.


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico ou especialista altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre a Dra. Maici Ciari – CRM-SP 145330/RQE 58674

Instagram: @DraMaici

Mãe da Lola e do Lucas, é Pediatra pela Universidade Santo Amaro

Tem pós-graduação em Nutrologia pela ABRAN e em Emergências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein e é consultora do sono Materno-Infantil pelo International Parenting and Health Institute (IPHI, Califórnia – EUA).

Atua em na área de saúde infantil há 10 anos.

Hoje, concilia a maternidade com atendimentos online e com a criação de conteúdo sobre como proporcionar para bebês e crianças uma boa rotina, alimentação e sono de qualidade.


A INFORMAÇÃO DISPONÍVEL NESTE SITE NÃO SUBSTITUI O PARECER DE UM MÉDICO PROFISSIONAL. SEMPRE CONSULTE O SEU MÉDICO SOBRE QUALQUER ASSUNTO RELATIVO À SUA SAÚDE, À SAÚDE DOS SEUS FILHOS E FAMILIARES E AOS SEUS TRATAMENTOS E MEDICAMENTOS.

Crédito: Cortesia de Vanessa Loring

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Quer ganhar uma jóia no dia das mães?

  Oi, meninas! Tudo bem?   Nosso dia está chegando e uma jóia de presente seria muito bem-vinda, não é mesmo? Pensando...

Com licença, vou passar esse creme tóxico no meu filho!

  Olá! Esses dias li um artigo muito interessante no Huffpost Brasil que fala sobre a pressão da maternidade nos dias...

Hora de escolher a escola de seu filho? Conheça as linhas pedagógicas atuais!

  Oi, moms, Eu me lembro que antes de decidir a escola dos meus filhos, vivi o maior dilema. Fiquei muito indecisa...

Critique seu filho do jeito certo!

  Oi, moms! Tudo bem?   Na semana passada colocamos um texto do Marcos Meier que fez muito sucesso, que se chamava...