sábado, 25 outubro, 2025

Como lidar com a crise no casamento?

Temos percebido um número maior de casais passando por desafios em casa, mas, como lidar com a crise no casamento? Veja algumas atitudes eficientes para aliviar esses momentos mais complexos.

Como lidar com a crise no casamento Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Decidimos trazer um conteúdo para dar algumas dicas de como lidar com crise no casamento, pois temos visto muitos casais amigos (ou apenas conhecidos), passando por isto.

A Pandemia certamente trouxe à tona muitos problemas existentes em várias famílias que, por causa da dinâmica antiga – sair cedo de casa e só voltar a noite – estavam esquecidas ou guardadas a sete chaves.

Com toda nova logística familiar que enfrentamos e que ainda estamos vivendo, muitas famílias – e muitos casais – tiveram que enfrentar estes problemas de frente.

Tivemos casais amigos que estavam juntos há milênios e se separaram, outros casais que aparentemente não tinham grandes conflitos passaram por momentos desafiadores que nunca tinham enfrentado….

E logicamente os filhos sentem isso no dia a dia e sim, causando outros problemas como medo, insegurança, etc.

Então, a nossa colunista Suely Buriasco, Master Coach e Mediadora, traz dicas de diferentes formas para lidar com a crise no casamento e as crises amorosas em geral.

Confira e, quem se sentir à vontade, deixe seu relato lá no final para trocar com a gente!


De forma geral podemos dizer que em algum momento todos os casais se veem diante de algum tipo de crise.

Até porque é através desses entraves que as pessoas vão aparando as próprias arestas, tornando-se mais aptas a conviver de forma satisfatória e feliz.

Claro que cada caso é único e necessita de acompanhamento personalizado, mas sempre é possível levantar reflexões que, de alguma forma, possam ajudar.

Então, nesse sentido listei algumas atitudes eficientes para aliviar esses momentos mais complexos.


#1 Tomar distância: uma ótima estratégia

Isso mesmo! Quando os ânimos estão alterados o melhor a fazer é sair de perto.

Uma grande dificuldade que percebo em casais é a ansiedade de resolver o problema, mas isso não ajuda em nada, muito pelo contrário.

Não é interessante buscar solução se o clima está mais para briga, certo?

Cada um para o seu lado até que as emoções se harmonizem e vocês consigam conversar sensatamente é uma atitude que evita muitos dissabores.

 

#2 Emoções comprometem o discernimento

“Você tem que me entender!”. É uma frase muito usada nos momentos de crise, normalmente gritada pela intensidade da emoção que carrega.

PARA COM ISSO!

Tire do emocional e coloque racionalidade no que diz e pensa: por quê?

Alguém é obrigado a entender outra pessoa só porque convive com ela? Quem ama eleva a capacidade de entendimento?

Pensa bem, relacionamento não vem com “bola de cristal”. É preciso trabalhar a comunicação para entender e ser entendido e ninguém é capaz disso estando em crise.

É exigir muito, não vale a pena.

 

#3 Nada de metade. Você é um SER inteiro!

Quem lhe ama não vai resolver os seus problemas, não vai eliminar as suas carências e nem mesmo apoiar integralmente suas dificuldades.

Somos seres individuais, cada um tem que se resolver consigo mesmo e, se precisar de ajuda, correr atrás de um profissional.

Se as pessoas tivessem essa clareza seria tudo mais fácil, não colocariam tantos “pesos” nos relacionamentos. Pessoas inteiras constroem relacionamentos harmoniosos, parcerias edificantes e companhias saudáveis.

 

#4 Amanhã é outro dia. Renove suas energias.

Uma das melhores coisas da vida é dormir com quem se ama, concorda?

O pior é que tem muita gente estragando isso com discussões intermináveis.

Faz um favor para si mesmo e seu relacionamento: durma brigado SIM! Tem hora para tudo; é muito desgaste perder o sono para brigar.

Então, é preciso perceber o momento de parar, colocar o orgulho de lado, virar para o lado, dormir e deixar o outro descansar a mente também.

 

A vida do casal não pode ser dividida, precisa ser somada e compartilhada. De forma que cada um fique bem sozinho, mas prefira estar junto.

É complexo e muito desafiante chegar a esse ponto, no entanto, é um aprendizado transformador e, acima de tudo, muito compensador.


E ainda, se gostou desse post, aproveite e leia também: “Dicas práticas para se comunicar melhor com seu filho e filha” e “Meu filho não me ouve! Por quê?”.

Por fim, temos uma curadoria muitooo legal de cursos criados por especialistas renomados e qualificados para Pais fazerem dentro do nosso Guia de Fornecedores de Produtos & Serviços!

Não deixe de conferir!


Crédito: Cortesia de Timur Weber

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Já ouviu falar em Lactogestação?

Hoje viemos desmistificar a Lactogestação, pois sabemos que muitas mães e pais ainda têm muitas dúvidas! Confiram este post! Oi...

Vintage Baby Girl Shower

    Oi, moms!!   Para as gravidinhas que estão planejando o chá de bebê das pequenas, hoje vou mostrar algumas referências que...

Por que quero que minhas filhas aprendam empatia em vez de mandarim

Olá, Graças às redes sociais, encontramos textos fantásticos e que muitas vezes nos identificamos na internet. Foi o caso do...

O Parque dos Ratos: Podemos proteger nossos filhos dos vícios?

Será que o segredo para proteger nossos filhos dos vícios está no ambiente ao redor? Descubra o que o...