Olá, moms,
Tudo bem?
Este final de semana estava conversando com uma amiga sobre a transição do Olavinho do berço para a cama e me lembrei que não foi nada traumático! Pensei, então, em escrever algumas dicas que funcionaram para mim e que talvez possam ajudar algumas mães que estejam passando por este processo:
1- Idade
A primeira dica foi a idade que fiz essa transição, na época o Olavinho tinha 2 anos e 2 meses e eu já estava grávida da Ana Helena e já tinha a intenção de aproveitar o berço para o quartinho novo dela. Achei essa idade perfeita.
2- Naninha ou objeto de segurança
Outro ponto importante foi ter levado algum objeto do berço para a cama, de maneira que ele não estranhasse tanto a mudança. Ele amava a lateral do protetor do berço, dormia abraçado com isso, então utilizei o mesmo protetor na cama. Mesmo não combinando com a nova colcha, achei melhor manter algo que transmitisse segurança para ele.
3- Grade protetora
Uma grade especial para camas é algo fundamental para essa primeira etapa da transição, comprei a minha fora do Brasil quando fui fazer o enxoval da Ana Helena, mas já encontrei essa grade em várias lojas por aqui.
4- Tornar a nova cama atrativa
Lembro que eu e meu marido valorizamos muito a ida dele para uma “cama grande”, dizíamos que ele ia ter mais espaço para dormir, que ia dormir em cama grande como o papai e a mamãe etc.
5- Deixar o berço no quarto se houver espaço
Na época tinha lido em algumas matérias que diziam que nos primeiros dias da transição deveríamos deixar o berço ainda no quarto caso a criança tenha uma recaída e queira voltar para o berço. O Olavinho nunca quis, mas deixei o berço lá por 1 semana.
6- Roupas de cama novas
Se a criança tiver alguma personagem ou tema que adore, pode ser uma opção decorar o novo quarto ou comprar roupas de cama com esse diferencial. O Olavinho adorava aviões e amou dormir nos lençóis novos.
A cama do Olavinho não é aquela caminha baixa, mas aquele modelo tradicional de solteiro. Agora vou esperar para ver como será minha experiência com a Ana Helena que já está com 1 ano e meio, então acho que vou tirá-la do berço no próximo ano.
Enquanto escrevia este post, pesquisei algumas camas modernas e charmosas para inspirar as mamães que estão passando por essa fase. Vejam que lindas! Me apaixonei por todas!
Gostei muito das dicas. Com a minha mais velha, ao invés de deixar o berço, pedi para ela me ajudar a desmontá-lo. Foi uma operação um pouco confusa, mas ela ficou bem resolvida com a história!
Oi!
Camas lindas, parabéns pelo post! Sabe onde encontrá-las? Ou a fonte das fotos?
Obrigada!
Amei este post….
A cama de casinha é luxo….tenho certeza de que minha baby Laura de 7 meses iria adorar ter uma dessas!!!
Ju, ando pensando nisso, em mudar a Cacá para a cama. Mas acho que dá para esperar mais então; esperar ela completar 2 anos pelo menos! Adorei as dicas!!! bjos
Gostei bastante de ler sobre o assunto..tenho dois filhos, Iza de 7 e Paulo de 3, os dois ainda dormem comigo e esposo. É um horror. Eles tem um quarto montado. Vou ver o que posso fazer para tornar o quarto dos dois mais atrativos.