quarta-feira, 22 outubro, 2025

Ceceio: interposição de língua durante a fala – por Dra. Camila Di Ninno

 

Olá, moms!

Tudo bem com vocês?

Hoje, a nossa querida colunista e fonoaudióloga, Dra. Camila Di Ninno, traz um assunto super importante e que preocupa muitas mães: o “ceceio anterior”, ou quando os pequenos colocam a língua para fora para falar.

Ela escreveu um texto exclusivo ao Just Real Moms, onde explica um pouco mais sobre o tema e dá algumas dicas de como identificar se a criança pode ter problemas mais sérios no futuro.

A Dra. Camila é formada pela USP e atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório. Relembre alguns de seus posts no JRM aqui!

________________________________________________________________________________

 

Ceceio – interposição de língua durante a fala

Ceceio: interposição de língua durante a fala - por Dra. Camila Di Ninno

 

Muitas mães me procuram no consultório preocupadas porque seus filhos estão falando com a língua para fora, o que é conhecido como “ceceio anterior”. Isso ocorre principalmente na emissão de palavras com o som do “S” e do “Z” (como em sapo, cenoura, maçã, assim, azul, casa), as quais são produzidas de forma distorcida. É importante fazer algumas observações a esse respeito, pois há muitas dúvidas em relação à idade em que as crianças devem iniciar o tratamento para correção do ceceio.

O ceceio não faz parte do desenvolvimento típico da fala. O fato de a língua ser projetada entre os dentes durante a fala pode ser sinal de falta de espaço suficiente na cavidade oral, ou de alterações no posicionamento e na força da língua. Após a troca dos dentes decíduos pelos permanentes é comum haver mais espaço para a língua dentro da boca e, em muitos casos, o ceceio desaparece espontaneamente. Portanto, em alguns casos, indicamos aguardar até por volta dos 7 ou 8 anos de idade para, se necessário, iniciar o tratamento.

No entanto, alguns fatores podem estar relacionados à presença do ceceio e merecem intervenção antes desta idade:

1. Amígdalas muito aumentadas e/ou arcadas dentárias estreitas podem fazer com que a língua não tenha espaço suficiente dentro da boca.

2. Mordida aberta anterior (quando ao morder, os dentes da frente não se tocam) favorece a projeção da língua e esta, por sua vez, dificulta o fechamento da mordida.

3. Respirar pela boca, sugar o dedo ou chupeta e receber uma alimentação predominantemente líquida ou pastosa podem levar a uma flacidez e mau posicionamento da língua.

4. Alteração do frênulo lingual, conhecida como língua presa, também prejudica o correto posicionamento da língua.

Portanto, mesmo em crianças pequenas, sugere-se sempre uma avaliação fonoaudiológica especializada, para verificar a presença de fatores que podem contribuir para a manutenção do ceceio anterior. Intervir a tempo é sempre a melhor conduta! O fonoaudiólogo, se necessário, poderá solicitar avaliação de outros profissionais, como otorrinolaringologista ou dentista.

O tratamento do ceceio, quando indicado, é realizado por meio da terapia fonoaudiológica com exercícios de fala e de língua e pode ser realizado com crianças, adolescentes e adultos.

________________________________________________________________________________

 

Dra Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, é fonoaudióloga clínica (CRFa 2-5314), formada pela USP, especialista em Fluência e em Motricidade Orofacial pelo CFFa, mestre em Ciências da Reabilitação pela USP e doutora em Linguística pela UFMG. Atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório no Campo Belo (São Paulo/SP).

Site: www.camiladininno.com.br 
Facebook: Camila Silveira Di Ninno
Email: contato@camiladininno.com.br
Telefone: (11) 97550 2309 (wpp)

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

4 COMENTÁRIOS

  1. Minha filha vai fazer 4 anos chupa chupeta e agora q ela esta começando a falar, mas reparei que ela fala colocando a língua. o que devo fazer? é normal nessa idade? quem devo procurar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Querida filha, você é tão bonita!

Olá, meninas! Tudo bem? As pessoas sempre buscam alcançar padrões estéticos (mesmo que impossíveis!) e se criticam duramente quando não consegue...

Bicharada de A a Z: Um jogo lúdico e divertido para várias idades!

Conhecemos um jogo encantador que queremos compartilhar com vocês. Se chama Bicharada de A a Z e além de...

Os Livros da Dra. Ana Escobar sobre Pediatria e Saúde Infantil

Hoje vamos falar dos livros da Dra. Ana Escobar sobre Pediatria e Saúde Infantil! Depois de uma Live maravilhosa...

6 dicas para evitar dor na coluna em situações do dia a dia com os bebês!

  Oi moms, Tudo bem? Hoje vamos falar sobre como evitar as famosas dores nas costas depois que temos bebês. Lembro-me de...