Olá, moms!
Tudo bem com vocês?
Hoje, a nossa querida colunista e fonoaudióloga, Dra. Camila Di Ninno, traz um assunto super importante e que preocupa muitas mães: o “ceceio anterior”, ou quando os pequenos colocam a língua para fora para falar.
Ela escreveu um texto exclusivo ao Just Real Moms, onde explica um pouco mais sobre o tema e dá algumas dicas de como identificar se a criança pode ter problemas mais sérios no futuro.
A Dra. Camila é formada pela USP e atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório. Relembre alguns de seus posts no JRM aqui!
________________________________________________________________________________
Ceceio – interposição de língua durante a fala
Muitas mães me procuram no consultório preocupadas porque seus filhos estão falando com a língua para fora, o que é conhecido como “ceceio anterior”. Isso ocorre principalmente na emissão de palavras com o som do “S” e do “Z” (como em sapo, cenoura, maçã, assim, azul, casa), as quais são produzidas de forma distorcida. É importante fazer algumas observações a esse respeito, pois há muitas dúvidas em relação à idade em que as crianças devem iniciar o tratamento para correção do ceceio.
O ceceio não faz parte do desenvolvimento típico da fala. O fato de a língua ser projetada entre os dentes durante a fala pode ser sinal de falta de espaço suficiente na cavidade oral, ou de alterações no posicionamento e na força da língua. Após a troca dos dentes decíduos pelos permanentes é comum haver mais espaço para a língua dentro da boca e, em muitos casos, o ceceio desaparece espontaneamente. Portanto, em alguns casos, indicamos aguardar até por volta dos 7 ou 8 anos de idade para, se necessário, iniciar o tratamento.
No entanto, alguns fatores podem estar relacionados à presença do ceceio e merecem intervenção antes desta idade:
1. Amígdalas muito aumentadas e/ou arcadas dentárias estreitas podem fazer com que a língua não tenha espaço suficiente dentro da boca.
2. Mordida aberta anterior (quando ao morder, os dentes da frente não se tocam) favorece a projeção da língua e esta, por sua vez, dificulta o fechamento da mordida.
3. Respirar pela boca, sugar o dedo ou chupeta e receber uma alimentação predominantemente líquida ou pastosa podem levar a uma flacidez e mau posicionamento da língua.
4. Alteração do frênulo lingual, conhecida como língua presa, também prejudica o correto posicionamento da língua.
Portanto, mesmo em crianças pequenas, sugere-se sempre uma avaliação fonoaudiológica especializada, para verificar a presença de fatores que podem contribuir para a manutenção do ceceio anterior. Intervir a tempo é sempre a melhor conduta! O fonoaudiólogo, se necessário, poderá solicitar avaliação de outros profissionais, como otorrinolaringologista ou dentista.
O tratamento do ceceio, quando indicado, é realizado por meio da terapia fonoaudiológica com exercícios de fala e de língua e pode ser realizado com crianças, adolescentes e adultos.
________________________________________________________________________________
Dra Camila Queiroz de Moraes Silveira Di Ninno, é fonoaudióloga clínica (CRFa 2-5314), formada pela USP, especialista em Fluência e em Motricidade Orofacial pelo CFFa, mestre em Ciências da Reabilitação pela USP e doutora em Linguística pela UFMG. Atende gestantes, bebês, crianças e adultos em seu consultório no Campo Belo (São Paulo/SP).
Site: www.camiladininno.com.br
Facebook: Camila Silveira Di Ninno
Email: contato@camiladininno.c
Telefone: (11) 97550 2309 (wpp)
Minha filha vai fazer 4 anos chupa chupeta e agora q ela esta começando a falar, mas reparei que ela fala colocando a língua. o que devo fazer? é normal nessa idade? quem devo procurar?
Gostaria de dicas para colocação de fonemas, e também para correção do ceceio anterior e o lateral.. acho muito difícil.
MINHA LINGUA ESTÁ PROJETANDO MEUS DENTES PARA FORA. ACABEI DE USAR POR QUATRO ANOS APARELHO DENTÁRIO. BOA TARDE
vc prescisa procurar um fono,,para exercicio de correção posição ligual