Em casos de bebês que recusam o peito, o que podemos fazer?! Veja algumas situações e como contornar este momento!
Oi Mamães e Papais! Hoje vamos falar sobre bebês que recusam o peito e o que podemos fazer!
Sabemos que a amamentação é um momento super especial, mas muitas vezes desafiador para várias mães! Já escrevemos aqui sobre “As 10 coisas que quase ninguém diz sobre a amamentação!”, lembram!?
Nós mesmo tivemos diferentes dificuldades na hora de amamentar – mastite, pouco ou nenhum leite, dilema por trabalhar full-time fora de casa, entre outros! Ufa!
Cada mamãe aqui passou por diferentes momentos…
Então, como sabemos que esse é um assunto que sempre traz muitas dúvidas – sem contar o desgaste emocional que pode causar – trouxemos uma especialista para falar desse assunto.
Hoje, a Cinthia Calsinski – Enfermeira Obstetra e Consultora de Amamentação – trouxe uma super explicação e dicas incríveis do que fazer.
Lembrando, sempre consulte e agende uma visita ao seu Pediatra. Ele te acompanha desde o comecinho e certamente vai poder te orientar!
É comum ouvir queixas de que o bebê prefere um seio ao outro, que de um dia para outro não pega mais, que não mama calmo como fazia anteriormente!
Ou ainda, que agora só para pegar se passam muitos minutos de choro e frustração, que o bebê arqueia o corpo inteiro para trás e chora, que fica em um eterno pega e solta, pega e solta, etc etc etc.
Não é raro ocorrer a “greve de seio” e é importante falarmos sobre isso pois a chance de evoluir para um desmame precoce é alta.
Não conseguiremos aqui esgotar todas as possibilidades e dicas, mas tenho certeza de que vamos poder ajudar muitas duplas a prosseguir na amamentação.
A primeira coisa que devemos pensar é que pode haver uma questão de saúde.
Como sabemos que crianças pequenas estão doentes? Se recusam a comer, não é? O mesmo pode ocorrer com um bebê, uma otite por exemplo pode fazer com que isso aconteça e de nada tem a ver com amamentação.
Então, a primeira recomendação é ver o pediatra da criança.
Mas, algumas condições nos fazem relacionar o ocorrido especificamente com a amamentação.
Vamos citar alguns exemplos quando bebês que recusam o peito:
#1 O bebê só pega um dos lados
Pode ocorrer por alguns motivos como mamilos diferentes, produção de leite diferente, obstrução de ductos, mastite (pode alterar sabor do leite) e posicionamento intraútero por exemplo.
O que podemos fazer?
Em casos de mamilos diferentes podemos usar um pouco do vácuo da bomba para deixá-lo mais proeminente, usar corretores de mamilos, e colocar o bebê no lado que não gosta, na posição em que pega o lado que gosta.
Calma! Vou explicar melhor…
Se o bebê gosta mais da mama direita, ele encosta a lateral direita do rosto na mãe e a olha com o olho esquerdo, ouve melhor com o ouvido esquerdo, bebês são muito sensoriais e a hora que colocamos no lado esquerdo, a gente muda toda a percepção dele, e no mesmo momento eles percebem que está tudo diferente.
A dica é “escorregar” o bebê do lado direito para o lado esquerdo, sem mudar nadinha! Assim, muitos bebês são enganados (rs) e mamam bem ambos os lados.
Essa questão de lateralidade pode acontecer por posição intraútero ou até mesmo no parto.
Então, é importante que o bebê seja avaliado por algum profissional, pois em algumas situações podemos solucionar com osteopatia por exemplo.
Em situações de maior produção de leite de um dos lados podemos estimular a produção do lado deficiente com extração de leite na tentativa de equilibrar, podemos estimular a mama com uma bomba até atingir o reflexo de ejeção de leite.
A seguir, coloque o bebê ao seio, ofereça a mama preterida quando o bebê estiver sonolento, comece a mamada pela mama preferida e após o reflexo de ejeção inverta.
#2 Confusão de bicos (em caso de chupeta, mamadeira, bico de silicone)
Acontece após o uso dos dispositivos citados, como sintomas vemos o bebê pegando e soltando o seio diversas vezes, não pegando, chorando e/ou arqueando o corpo para trás em protesto!
A primeira providência é retirar os bicos, procurar outra forma de alimentar o bebê.
Na maior parte das vezes para isso acontecer com tranquilidade a orientação de uma consultora de amamentação faz toda diferença.
Temos algumas opções e a depender do caso escolheremos juntas a mais indicada. Colher dosadora, copo aberto, seringa, relactação, sonda a dedo, colher… cada caso é um caso!
Depois dessa etapa, o encantamento do bebê com o seio precisa acontecer novamente, e aqui novamente não temos uma receita de bolo que vai funcionar para todo mundo.
Mas, paciência, persistência, e contato pele a pele costumam ajudar.
É comum a baixa produção de leite após o uso de bicos artificias, e temos algumas estratégias para auxiliar nesse processo como livre demanda, estímulo com bomba extratora e garantir que a pega esteja correta são eficazes nesse percurso de aumentar a produção láctea.
Mas, se você não se identificou com estas três opções vou te dar 4 dicas que costumam ajudar em situações que acontecem por diferentes causas:
- Contato pele a pele
- Estímulo gustativo (pingar gotas de leite no mamilo, na aréola e perto da boca do bebê para que sinta o cheiro e o gosto
- Realizar a técnica de compressão de mamas, que consiste em realizar uma pressão contínua por alguns segundo, fazendo com que haja um fluxo de leite maior para o bebê. É importante ir fazendo essa pressão no corpo todo da mama, alternando o local de apoio, para que haja pressão nos diferentes ductos mamários.
- Iniciar o reflexo de ejeção de leite antes de colocar o bebê para mamar.
A mensagem mais importante que eu gostaria de deixar, é que não devemos encarar a greve de amamentação como um sinal de desmame, como se o bebê não quisesse mais mamar.
Ou seja, isso não é fisiológico.
Podemos ao invés disso, olhar para a situação e tentar entender o que está acontecendo para que haja essa recusa.
E, sempre que possível, e sendo a vontade de quem amamenta, reverter essa situação.
Vamos juntas? Precisando de ajuda, será um prazer!
Bom, meninas, para as mamães que estão amamentando, ou vão começar em breve, aproveitamos sempre para deixar uma super dica dos chás de amamentação, outros chás e extratos da Mama+. Super dica para o papai presentear também, viu!
Já mostramos várias vezes nos IG Stories como eles podem te ajudar e já colocamos vários depoimentos de mamães influenciadoras que realmente usaram e amaram o produto!
Ah, e não deixem de ver todos os fornecedores de produtos e serviços no nosso Guia!!
Por fim, se gostou desse post sobre bebês que recusam o peito, aproveite para ler também: “Como saber se meu bebê está mamando o suficiente?”, “Qual é a melhor posição para amamentar?” e “Como a Amamentação Aumenta o Laço Afetivo e Quais São os Benefícios”.