Regras de etiqueta em uma festa infantil!

Festa05/07/15 By: Juliana Freire
(121) Comentários

 

Olá, mamães!

Tudo bem?

É impressionante a quantidade de festinhas que tenho ido com os meus pequenos ultimamente. A partir dos 3 anos de idade, a maioria das crianças já quer fazer festa! Elas são uma delícia e tanto os aniversariantes quanto os amiguinhos convidados aproveitam muito!

Precisamos apenas ficar atentas a alguns detalhes para que tudo corra bem. Por isso, pesquisei algumas informações sobre regras de etiqueta para festas infantis. Nelas estão contempladas algumas atitudes e comportamentos esperados dos convidados e também dos anfitriões!

Espero que gostem!

 

festa 3

Regras de etiqueta em uma festa infantil

 

1. Festa com mais de 1 aniversariante: presentes para todos!

Muitas mães fazem apenas uma festa de aniversário para todos os seus filhos. Se você for convidada e conhece apenas uma das crianças, saiba que é legal levar presente para todos os aniversariantes!

 

2. Seja pontual!

Festas de crianças têm hora para começar e para acabar. A maioria dos buffets e fornecedores é contratado por um período médio de 5 horas. É fundamental que os convidados respeitem os horários!

 

3. Crianças na frente!

Muitas festinhas contam com atrações para os pequenos, tais como teatrinhos, showzinhos, musicais etc. Adultos acompanhantes devem deixar os lugares na frente do palco para as crianças. Vemos muitos adultos praticamente “tapando” a visão dos menores por se sentarem lá na frente.

 

4. Cuide do seu filho!

Alguns pais largam os filhos nas mãos dos monitores e somem, ficam papeando, circulando pela festa etc. É importante dar uma espiadinha de vez em quando para ver o que os filhos andam aprontando, afinal, quando tem muita criança junto pode sair alguma confusão e é importante que os responsáveis estejam por perto!

 

5. Quem vai ser convidado?

No momento de fazer o convite é legal chamar TODOS os irmãos da criança convidada, para não haver problemas em casa, a não ser que a festa seja para um grupo pequeno e seleto (ou no caso de “festa só para meninas/os”, por exemplo). É claro que os pais também devem ser convidados, mas no convite pode aparecer apenas os nomes das crianças!

 

6. As lembrancinhas!

– Para os convidados: devem pegar apenas uma lembrancinha por criança, mesmo se estas forem de cores diferentes.

– Para quem está organizando a festa: está super na moda as lembrancinhas nominais, ou seja, exclusivas para cada convidado. Neste caso, é fundamental que a mãe do aniversariante tenha a certeza de que não se esqueceu de ninguém!

 

7.Bebidas alcoólicas!

Esse é um aviso para os papais: festa infantil não é lugar para abusar do álcool. Os adultos devem se comportar de acordo com a situação: claro que podem beber, mas com bom senso e moderação!

 

8.Não pode ir à festa?

E, por último, se seu filho for convidado para uma festinha mas não puder ir, a etiqueta diz que você deve enviar um presentinho depois!

 

festa 2

 

Post publicado no dia 8/07/2013.

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms. 
Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

121 Comentários:Regras de etiqueta em uma festa infantil!
  1. Virgínia

    Que legal esse post, ele veio na hora certa, rsrsrs. Estou prestes a comemorar o aniversário de 01 aninho da minha Marina. Estou muito ansiosa, nervoso e com medo de como vou me sair na organização desse evento. Espero que dê tudo certo, estou me esforçando para fazer o melhor para os nossos convidados.

    • Juliana

      Oi Virgínia, tenho certeza que dará tudo certo! Depois nos conte como foi a festinha! Mil beijos

    • Nadja emanuelle

      Boa noite,gostaria de uma sugestão, estou organizando o aniversário do me filho de um ano,hoje em dia se faz várias lembrancinhas estou fazendo em média de umas 5 e preocupu-me como os convidados ( crianças ) vão levar? Será que devo fazer uma sacola personalizada para cada crianca?

      • IÉLICI

        EU TBM TINHA ESSA DUVIDA E MANDEI FAZER SIM A SACOLINHA DE PAPEL PERSONALIZADA, ALEM DOS PERSONALIZADOS
        TEM OUTROS DOCES DA FESTA COMO MAÇA DO AMOR, ALGODÃO DOCE, PIRULITO DE CHOCOLATE E ETC…
        EU MANDEI FAZER SIM AS SACOLINHAS.
        ESPERO TE AJUDADO!!

        • IÉLICI

          ESTOU ME PREPARANDO PARA A FESTINHA DA MINHA FILHA DE 1 ANINHO
          MINHA DUVIDA É QUE NO MEU ESPAÇO DE FESTA SUPORTA 120 PESSOAS A PARTIR DE QUANTOS ANOS DEVO CONTAR QUE
          A CRIANÇA JA SENTA E A PARTIR DE QUANTOS ANOS GANHA CONVITE INDIVIDUAL?

          • Raquel

            Olá
            Normalmente existe uma quebra de até 20%, ou seja, a cada 10 pessoas convidadas, apenas 8 realmente irão a festa. Quanto a acomodações é ideal que tenha acomodação para TODOS os adultos, assim evita-se que o convidado fique desconfortável ou saia falando mal de sua festa. Crianças a partir de 10 anos tendem a ficar mais sentadas, conversando ou brincando com eletrônicos, as demais crianças, se for em Buffet, estarão envolvidas com as atividades propostas pela equipe de recreação.
            Abraço
            Equipe Zuera

  2. Fernanda Gomes

    Outra dica… Esta para as mães do aniversariante. Lembrancinha não pode falar, tem que ter. Mas tomem cuidado na hora de escolher. Empolgadas criamos lembrancinhas apoteóticas e fica até mal educado, pois muitas vezes o convidado levou um presente mais simples que a própria lembrancinha.

    • Mari

      Concordo plenamente!
      Acho educado tambem os pais do aniversariante madarem cartoes de agradecimento pelo presente que o filho recebeu. Nada mais delicado e educado.
      Beijos

      • Juliana

        OI MAri, é verdade! Esse ponto é muito legal e delicado!! Adorei a dica! Beijos

    • Juliana

      Oi Fe, muitas mães se empolgam na lembrancinha mesmo! Mas concordo que não pode faltar! Mil beijos

  3. Gabriela

    Adorei o top 10!
    Só para acrescentar o item 10. Não pode ir? Por favor ligue e avise! Não existe nada mais frustante que preparar as mesas com tanto carinho e na hora elas estarem vazias

    • Juliana

      Verdade Gabriela, se não puder ir na festa tem que tentar avisar mesmo! Beijos

    • Janete

      Quando não puder ir pode-se enviar flores para os pais e um presentinho para o aniversariante avisando que não foi possível comparecer

  4. Juliana

    Bem interessante este post Ju! Já estou vendo coisas pra festinha do Rodrigo de 1 aninho e vou colocar em pratica. Temos que ter muita noção, isso sim. Bjs

    • Juliana

      OI Ju, boa festinha para o Ro! Já escolheu o tema? Beijos

  5. Ju

    Sinceramente acho absurdo levar babá pra festas e viagens… A mãe não pode cuidar e passar um tempo com o filho nem nas horas de férias e lazer? Acho um absurdo. Tudo bem a mãe deixar o filho com babá pra trabalhar e viver sua rotina, só que nesses casos acho um exagero. Dá a impressão de que as pessoas tem filhos pra mostrar que podem pagar babá, o carrinho mais caro e a decoração de quartinho mais cara, a criança vira puro símbolo de status. Está mais do que na hora das mães pararem de terceirizar a educação dos filhos e ver que o afeto deles não se compra.

    Ah, e não quis ofender ninguém e nem estou acusando vocês do blog de fazerem isso =) é só minha opinião porque vejo muito disso por aí

    • Juliana

      Concordo em tudo com o seu comentário acima, Ju!
      Gostei muito do post, achei super completo, porem, na minha opinião, eu retiro o topico 2, acho fora de cogitação, sem bom senso algum levar a baba numa festa de aniversario, sinceramente nao tem cabimento mesmo, se os pais estão presentes, qual a razão da baba estar na festa? Nao moro no Brasil, e aqui, independente da classe social, levar baba em viagens, festas e eventos familiares nao existe.
      Acrescentar o RSVP no convitinho eh uma boa, acho muita falta de educação nao avisar quando nao pode ir a festa, pois nos mamães, somos super cuidadosas com as festinhas de nossos filhos, e eh muito ruim preparar tudo e o convidado nao comparecer e nao avisar.

      Um beijo

      • Ju

        Ano passado minha avó deu uma festa de aniversário e uma das convidadas levou os filhos e com eles a babá, sem prévio aviso (a festa foi noturna). Além de ficar feio achei muito deselegante, afinal de contas quem teve que resolver o número extra de convidados com o buffet foi minha vó e não essa convidada inconveniente.

        • Juliana

          OI Ju que chato né? Beijos

      • Juliana

        OI Ju, muito obrigada pelo comentário! Super importante responder o RSVP mesmo! Quanto às babás, acho que quando a mãe trabalha e a festa é durante a semana, não vejo problema em levar! Mas se a mãe estiver presente realmente pode ser desnecessario, mas depende mesmo de cada mãe e filhos! Beijos

      • Aluska

        Na festa da minha filha semana passada, uma mãe levou1 babá pra cada filho, mesmo eu mandando senha! Fiquei horrorizada!

    • Juliana

      OI JU, a nossa intenção com esse post é que as pessoas tenham bom senso nas festinhas, não estamos julgando ninguém! No meu ponto de vista, tem muitas mães que trabalham e não tem opção, a não ser mandar os filhos para as festinhas com babás! Mas concordo com você que é uma pena as mamães que terceirizam a educação, elas não sabem o que estão perdendo! A infância dos filhos não voltam mais! Beijos

    • Raquel

      Concordo plenamente!!!

  6. Catarina

    Dicas bem interessantes, mas quanto as lembrancinhas na mesa dos convidados? Pode levar ou isso é cometer gafe? Muitas vezes as lembrancinhas são alugadas apenas para decorar a mesa dos convidados, mas daí explicar isso para os pequenos é complicado, portando fica a dica: Coloque nas mesas enfeites que possam ser levados pelos convidados, ou não coloque ok, assim ninguém fica constrangido nem as crianças e nem os donos da festa.

    • Juliana

      OI Catarina, com certeza! Se a lembrancinha está na mesa é pq pode ser levada!Se a peça for alugada, deveria ficar apenas de enfeite em algum lugar longe do acesso das crianças, certo? Beijos

  7. Mariah

    Vou sempreeee com a baba, pois assim ele pode brincar com as outras criancas e correr pra todos os lados sem risco, e eu e meu marido podemos conversar com outros pais, nao somos ricos, mas nas nossas festas e de amigos e super normal levar as babas junto. Pai e mae nao podem descansar nao??? Nao trabalho fora e por isso fico a semana inteira com o meu filho dia e noite, mas sexta sabado e domingo, a baba funciona…..rsrsrsr…. Pensem em todas essas possibilidades antes de falar que e taooo terrível pais que levam as babas junto. Cada um com sua necessidade. So realmente acho bom avisar antes pra nao dar problema. O blog ja virou leitura diária, amo as dicas!! Parabens!! Beijosss

    • Juliana

      OI Mariah! Muito obrigada pelo comentário! Você tem toda a razão! Amei! Obrigada tbm por dizer que o blog virou leitura diária! Mil beijos

  8. Lucia Marques

    Gostaria de saber se deixar avisado no facebook a lista de presentes para o aniversariante que ira fazer apenas 01 ano é de bom tom ?

    Recebi um convite assim confirmei presença e logo depois veio o recadinho no face falando onde comprar o presente, pois a lista estava la na tal loja que os pais escolheram.

    Eu ja vi lista de presente de casamento, sera que estou tao desatualizada assim ? Realmente ?
    Nao gostei…

    Criança de 01 ano nao tem vontades ainda de saber o que quer e o que nao quer.

    Aguardo resposta obrigada,

    • Juliana

      OI Lucia, Sinceramente nunca vi fazer lista de presente de 1 ano! NO meu ponto de vista é bem desnecessário! Cada convidado deve presentear com o que quiser! Mil beijos e obrigada pela participação!

  9. luciana

    gostei

  10. Rita de Cássia

    Oi Juliana,

    Minha vizinha fez uma festa de aniversário para a filha dela, nós não temos nenhum problema uma com a outra, pelo contrário, ela convidou todas as crianças da rua, mas meus filhos não foram convidados, eu não consigo ser falsa e meus filhos ficaram tristes pois viram a festa toda acontecer. Como devo agir? O que devo fazer?

    • Juliana

      Oi Rita, neste caso acho que não tem mesmo o que fazer! Desculpe não poder ajudar… Beijos

      • Samantha

        Rita de Cássia, tenho por lema levar as pessoas no caminho de volta ao próxima e de volta a Deus. Parece que aconteceu algo bem desagradável, mas não vejo mal algum em você fazer um convite especial para a filha da vizinha quando fizer as festas dos seus filhos. Amar ao próximo sem esperar ser amado de volta não é ser falsa, mas sim cumprir nossa missão. Tenho certeza de que agindo assim o mal-entendido se resolverá. E, se porventura não se resolver, você terá feito a sua parte com muita elegância.

        • marcia signal

          Oi samantha vc arrazou no comentario,Rita entendo vc perfeitamente fazer algo que emtristece nossos filhos meu Deus e algo muito ruim vc sofre de ve los triste…siga o conselho da Samantha vc vai dar um tapa com luva de pelica bjinhos.

  11. Patricia

    oi Juliana, minha dúvida é a respeito das lembrancinhas, devo entrega-las somente aos amigos convidados, mas se estes tiverem irmãos mais velhos e/ou novos, tbm tenho que entregar??

    • Juliana

      OI PAtricia, a lembrancinha deve ser dada para TODAS as crianças da festa. EWpero ter ajudado! Mil beijos e obrigada pela participação no blog!

  12. Na

    Não fui convidada para a festa de uma criança da familia em um buffet.(Fiquei sabendo da festa por amigos em comum,estranhei o fato,pois a criança me adora).Devo mandar presente?Como devo lidar com a criança e a familia a partir de agora?(Infelizmente concluo que ñ sou tão querida e importante como eles diziam depois dessa indelicadeza sem tamanho)

    • Juliana

      OI Na, realmente é uma situação muuuuuito chata quando sabemos de uma festa de pessoas queridas que não fomos convidadas! Mas a verdade é que as festas infantis tem um custo alto e muitas vezes a mãe acaba priorizando os convidados com filhos da mesma idade do aniversariante , afinal festa de criança tem que ter criança certo? E como os buffets tem um numero limitado de pessoas, a lista tem que ser bem certinha mesmo! Quanto ao presente, acho que voocê não precisa dar, mas se realmente quiser pode dar sem problema nenhum, vai ser um gesto de muito carinho! Minha opinião apenas! Beijos

  13. Jack

    Ola pessoal, adorei o site e estou organizando a festa do meu filho que fará 7 aninhos, e gostaria de saber o seguinte, fiz uma sacolinha surpresa personalizada para cada crianças, gostaria de saber em relação as lembrancinhas, se fica chato entregar uma por família. Muito obrigada por todas as dicas.

  14. Giselle

    Oi juliana se eu for em uma festa e um dos meus filhos não puder comparecer, eu posso pedir a lembrancinha? Obg giselle.

  15. Fabricia

    Olá, Juliana.
    Este ano vou fazer o aniversário do meu filho de 7 anos somente para as crianças e estou totalmente perdida. Não sei como escrever no convite… me ajuda!!???

  16. Graci

    Olá Juliana, fui a uma festinha infantil com meus dois filhos( 4 anos e o outro de 9 meses) na hora de pegar a lembrancinha, somente ganhou o de 4 anos, estava com meu mais novo no colo, mas a anfitriã não entregou! Não tive coragem de pedir, achei indelicado, mas pensei que não entregaram por ele ser muito novinho e ainda não saborear as guloseimas, será que estou certa? Ou foi indelicadeza da parte dela? Devemos entregar lembrancinha para todas as idades, mesmo de colo que não experimentam doces ainda?

    • Isabele

      Olá!
      Amei as dicas!
      Minha dúvida é sobre até que idade devemos dar a lembrancinha de criança? Devemos ter opções separadas por idade?

      • Juliana

        Oi Isabele, as lembrancinhas devem ser de acordo com a idade da aniversariante. Não tem idade certa para parar de dar as lembranças… tem até festa de adulto com lembrancinhas, depende do estilo da turma. beijos

  17. Regiane Beckman

    ESTOU ORGANIZANDO A FESTINHA DE 1 ANO DA MINHA FILHA PARA 130 CONVIDADOS E MUITOS FICAM NAQUELA DE PERGUNTAR: O QUE DOU DE PRESENTE PRA ANIVERSARIANTE, FICO SEM AÇÃO. ME INDICARAM PRA FAZER LISTA DE PRESENTE EM LOJAS APROPRIADA DE CRIANÇA. Q DEVO FAZER? COLOCO A LISTA OU NÃO?

  18. Regiane Beckman

    ESTOU ORGANIZANDO A FESTINHA DE 1 ANO DA MINHA FILHA PARA 130 CONVIDADOS E MUITOS FICAM NAQUELA DE PERGUNTAR: O QUE DOU DE PRESENTE PRA ANIVERSARIANTE, FICO SEM AÇÃO. ME INDICARAM PRA FAZER LISTA DE PRESENTE EM LOJAS APROPRIADA DE CRIANÇA. OQ DEVO FAZER?

    • Juliana

      Oi Regiane, tudo bem? Acho que para festa de criança não precisa fazer lista não! Depois da festa você pode juntar os presentes das lojas e trocar por outro se você achar que seu filho não vai aproveitar! Boa festa ! Mil beijos

  19. Josiane Souza brizeno Alves

    Vou fazer a festa de 1 ano só que gostaria de saber se posso convidadas só as mães os bebês e os irámos .exceção do pai

    • Juliana

      Oi JOsi, acho um pouco deselegante não convidar os pais. Na minha opinião deveria convidar a família toda, mas é só minha opinião, não existe uma regra clara! Boa sorte e espero que a festa seja linda. Beijos

  20. Gabriela

    Adorei o post. O mundo de festa infantil me encanta, adoro tudo relacionado a esse mundo. Sera que eu posso postar esse post no meu blog? É um blog humilde, simples mas adoraria ter este post lá. Claro que com seu nome, e nome do seu blog. Estarei esperando. Bjs.

    • Juliana

      Oi querida, claro que pode postar! Vamos ficar super felizes… Beijos

  21. meire

    que bom estou preparando a festinha do meu pequeno Henrique e estava morrendo de medo de fazer algo errado.

  22. Rosiane Sales

    Adorei todas as REGRAS, mas principalmente a número 3, pois tenho um sério problema com quase todos os convidados que participam dos eventos em minha casa. Tem alguns que só faltam levar as mesas para casa.

  23. Mara

    Olá dicas otimas, mas como faço para e evitar que mexam na mesa de doces antes dos Parabéns?

    Ate.te

  24. Analia

    E importante mesmo ter regra de comportamento em festas infantis, vejo cada uma, por exemplo noto uma falta de educação absurda dos pais em não cumprimentar o pequenos aniversariante quando chega e nem tira foto do mesmo com seu filho, é uma homenagem ao pequeno não é?! Mãe que enfeitam a convidada tanto, mais tanto que a criança mal consegue se mexer, parece um “bibelot”, não pode nem brincar por que “nao pode se sujar”, ora , festa de criança tem que brincar, se lambuzar, se pintar, enfim, ser criança, não é desfile de moda infantil.Outra, os pais ficam papeando mesmo com outros pais e “literalmente esquecem os pequenos nas mãos dos monitores e das babás…não participam em nada!!!

  25. Daniela

    gostaria de saber se fica indelicado deixar sugestões de locais onde prefiro que comprem os presentes, pq sou muito chata com as roupinhas do meu bb e gostaria de brinquedos, ai se dizer da onde prefiro poderia troca-las pq eu não vou jamais dizer que não gostei e ai eu vou perder pq não vou usar; é desta de um aninho, queria escrever assim: Sugestões de presentes: RIHAPPY(brinquedos), C&A(roupas e calçados)….obrigada bjus

  26. Marluse

    Adorei as dicas e concordo plenamente.

  27. Mirela

    Olá,

    Adorei o blog!
    Help!rs
    Gostaria de saber se é deselegante pedir aos convidados que confirmem a presença e informem os nomes dos acompanhantes da criança. (por exemplo, crianças da escola em que você não sabe o nome de todos os pais) Motivo: Na entrada do meu condomínio tem q ser entregue a lista com o nome de TODOS os convidados adultos. E é limitada. Obrigada, Mirela

  28. kelly barbosa

    Olá, tudo bem? Estou numa duvida cruel,gostaria de saber se no convite de aniversario da minha filha posso colocar a lista de presente!?

  29. Claudia

    Olá meninas, sempre consulto o blog de vocês e acho o máximo, gostaria de uma dica para convidar e dizer educadamente que a família não deve levar outras pessoas, além dos convidados, tem alguma forma de dizer sem ser indelicada. A minha família é muito grande e um pouco sem noção. Quer levar até os bichos! Rsrsrs.

  30. beatriz

    olá,fui convidada para uma festa de aniversário da filha de uma prima minha, mas detalhe no convite deixa bem claro que é só pro meu filho mais novo e p/ mim,meu marido e meus 2 outros filhos não posso levar ,vc acha que devo ir mesmo assim ou não,no meu lugar o que faria?????

    • Bruno Marques

      Totalmente errado!!! O correto è se chamar uma criança, deve-se chamar TODOS os que moram na mesma casa!! Ou nao va a festa (convidado) ou nao faça a festa (anfitriao), pois isso è muito chato!

      • Raquel

        Concordo Plenamente

  31. Mayara

    a legal agora fikei ligada nessa dika otima!!!!!!!!!!

  32. Maiara Nascimento

    Recebi dois convitinhos individuais , não sei se inclui a criança ou eu e meu namorado também , com é . Um convite é pra criança e o outro pra mim ou não . Voces podem esclarecer essa duvida pra mim

    • Flavia

      Acho deselegante receber convites para um aniversario pelo: what’s app e pela msg do facebook!! Por favor não quer fazer convite ok, mas use o telefone, ligue para o convidado.. DESELEGANTE TOTAL!!

  33. silvia pedra

    Boa tarde!

    Como devo fazer, vou convidar os amiguinhos da Creche, crianças com 4 anos, gostaria de não chamar os pais por conta de ser convidados a mais.. como devo proceder? ABs, e obrigada!

  34. Gabriela

    Olá, estou com uma hiper duvida, vou fazer o niver de minha filha em minha cidade natal onde teremos primos, tios reunidos e não queria receber um mundo de presentes para ter q levar como bagagem de volta , gostaria de sugerir algo do tipo q se quisessem contribuir com a poupança dela depositasse na conta, ou algo para sugerir roupa. Como poderia sugerir algo q me facilitasse no transporte de uma cidade para outra haja vista q serão 150 convidados

  35. caludia

    oi meu e claudia e tenho a duvida minha peque faz aniversario no 28/02 quando deve mando os convites …

  36. Solange

    Olá. Qual melhor horário para fazer uma apresentação durante a festa de um aniversário de 8 anos, 2 pessoas vão dançar. Obrigada

  37. viviane

    Querida,

    Fiz dois chá de bb para minha filha. Um físico e outro virtual (visto que minha família e meus amigos moram em outro estado, no qual eles davam presentes fictícios e eu recebia em dinheiro, como agradecimento mandei uma lembrancinha pelo correio). Com a chegada do aniversário de um ano gostaria de saber se posso fazer também um virtual. Pois as pessoas querem participar e presentear e não sabem como. Seria indelicado?

  38. anny santos

    Olá msa a minha dúvida é o seguinte vou festejar o aniversario de minha filha certo e minha vizinha tem 5 crianças todas pequenas ai como devo preencher o convite? É necessário por o nome de todas as crianças ou só o nome da criança menor?

  39. Aline Soares

    Adorei todas as dicas ,mas o que realmente me incomoda são aquelas mães que estragam os centros de mesa para pegar as balinhas de dentro ,estraga o visual da festa pois vira um lixo a mesa e muitas vezes o chão a festa do meu filho é dia 16 agora ,e encomendei um lindo centro de mesa e já estou pensando que vão estragar e eu vou me aborrecer

  40. Rosana

    Boa noite!

    Meu filho ira completar 1 aninho com isso mandei fazer camisetas personalizadas para ele pro meu esposo e pra mim.
    A minha duvida é podemos usar nos 3 as camisetas do inicio ao fim da festa?

  41. Hustane Fagundes Rosa

    Ola juliana, dez dicas legais que todas devem com certeza ler, apesar de nao concordar muito com baba no aniversário, so se for como convida msm….Acho que os pais tem que passar mais tempo com seus filhos. …Vou fazer o aniversário da minha filha dia 27/06, estou nos preparativos…Alguma dica para mim??? Bjosss

  42. izabel veloso

    como colocar no convite que a mae deixa e depois busca seus filhos

  43. celia

    Estou c uma dúvida… As lembrancinhas de aniversário de 1 ano, eu devo fazer 1 para cada família ou somente para as crianças???

  44. michele

    Vou fazer a festa do meu filho dos carros nao sei o que dar para as meninas

  45. Andreza Cancellieri de Souza de Moura

    Juliana e Renata,
    Preciso de uma orientação:meu filho Bernardo fará 5 anos no próximo dia 05 de julho, e estou querendo fazer uma festinha somente com os coleguinhas da escola, sem a presença dos pais. O local é o salão do meu prédio, que não possui piscina, nem outros perigos eminentes. Seria no Domingo, de 16 às 20 hs, para 15 crianças onde todo o buffet e recreação focados e preparados para elas. É possível fazer desta forma sem gerar constrangimento nos pais. Poderia incluir as babás caso alguma mãe prefira mas não queria ter que preocupar com buffet para adultos – motivo CUSTO.
    Poderiam me orientar por favor.
    Aguardo retorno,
    Andreza

  46. Juliana

    Nas lembrancinhas seria de bom tom sugerir a não colocar: balas, pirulito, chiclete entre outras guloseimas…atualmente tem mta criança alérgica.

  47. Keiila Diniz

    Ola meninas , eu queria pedir uma coisas pra vcs . fazer um poste dando dicas. Não sei como me expressa , tipo tapetes de bebes engatinhar . meu filho tem 6 meses e já que engatinhar mas tenho medo dele se machuca no piso .

  48. Bernarda Navarro

    Obrigada pelas dicas: super válidas!!!
    Estou preparando o aniversário de 2 anos do meu filho e muito preocupada em fazer algo que ele e os convidados possam aproveitar bastante.
    Essa minha preocupação se dá porque nos aniversários q

    • Bernarda Navarro

      Continuando….
      Nos aniversários que tenho comparecido, percebo que algumas mães se preocupam muito em fazer do aniversário de uma criança um evento, esquecendo que o objetivo principal deveria ser fazer a criança e seus convidados se divertirem e comemorarem a data especial.

  49. Daniela

    Poderia incluir que a decoração da mesa do bolo não eh para ser levada como lembrança (na maioria dos casos) e também que não se deve comer os doces da mesa do bolo antes do parabéns.

  50. Grazielle

    Acho que os convidados deveriam aproveitar a festa sem carrega-la pra casa. Tem pessoas que pegam dezenas de doces, balas, personalizados e vão enchendo as bolsas. E outros além de carregar os comes levam itens da decoração, totalmente desnecessário e deselegante!

  51. laura g.artuzo

    gostaria de ver minha filha ou filho

  52. Natalia Soares Diniz

    As lembrancinhas são distribuídas para bebês com menos de um ano?
    Se caso for o número exato e vir alguém pedindo para levar para o primo que ficou em casã? Como faço? Posso confirmar presença antes? Com que antecedência?

    • Daniela

      Bom dia meninas! Estou precisando de uma opinião de vocês.
      Vou fazer um chá de fraldas esse final de semana mas enviei o convite (apenas para familiares e amigos muuito chegados)a um mês atras, e como todos estamos na correira do dia a dia, estou pensando em enviar um “lembretinho” do chá para esses convidados. Vcs acham deselegante relembrar o compromisso???

  53. Raquel

    Gostei muito deste post!!! PARABÉNS

  54. Katie

    Oi, Juliana
    Gostaria de uma dica…estou organizando a festinha de 02 anos da minha filhinha. Mas a minha princesa é uma criança muito avançada, ou seja, graças a Deus ela é muito saudável e uma criança muito desenvolvida, quem olha para ela não diz que que vai completar 02 anos ainda, pois se parece com uma criança de 03 ou 04 anos, tanto é que suas roupinhas são tamanho 04.Gostaria de saber se posso colocar no convite uma etiquetinha indicando o tamanho da roupa e sapato, pois ano passado passei semanas fazendo troca.Fico no aguardo. Obrigado!

    • Evania

      Olá Juliana, estou começando a fazer decorações de festa infantil e qual deve ser a minha postura para evitar que os convidados não levem itens da decoração

  55. ISA

    que tipo de roupa posso vestir minha filha na sua festa de um ano.

  56. raquel m de c concimo

    boa noite!

    minha duvida eh referente aos convidados,se posso especificar que a festa eh direcionada apenas para criancas
    obgda

  57. Josi

    Boa Tarde!
    vou comemorar o aniversário de 11 anos do meu filho com uma festa no ônibus. como façao para não criar mal estar convidando apenas as crianças?

  58. Paula Porto

    Mais uma dica sobre comportamento das maes apos liberar as mesas de doces e guloseimas. Gente quanta falta de educacao. Na maioria das vezes as criancas nao estao nem ae, as maes q atacam nas mesas de guloseimas, querendo pegar de tudo de uma so vez. Para q isso. Outra coisa eh o mal habito de achar q todo arranjo de mesa eh lembrancinha. Mas uma vez quem faz isso sao as maes, avos, tias…. Muitas vezes os itens levados pertencem ao cerimonial. Com isso, prejuizo p os pais do aniversariante. E ainda aqueles q levam as taças, os pratos de louça…. prejuizossss… Pelo amor de Deus vamos dar bons exemplos p nossos pequenos. Uffaa. Desculpa pelo desabafo. Mas muito feio mesmo.

  59. Nadja emanuelle

    Boa noite,gostaria de uma sugestão, estou organizando o aniversário do me filho de um ano,hoje em dia se faz várias lembrancinhas estou fazendo em média de umas 5 e preocupu-me como os convidados ( crianças ) vão levar? Será que devo fazer uma sacola personalizada para cada crianca?

  60. celia moral

    Por favor,estou c uma grande dúvida: Logo após cantar os parabéns, os adultos avançam e pegam lembrancinhas e td mais. E as vezes as lembrancinhas como tubets, latinha, são somente p crianças. Uma conhecida comentou q ha bolara. Umas frases divertidas para q n mexam nas lembrancinhas antes de serem distribuídas. Vcs já viram algo??? Tem alguma dica??? O q poderia fazer, alem da dica q vcs deram logo acima na matéria, de colocar nome em cada um?!?!?!

  61. Viviane

    Regra de etiqueta para convidado:
    Se você tiver 3 filhos, não é educado levar mais 2 crianças que não foram convidadas para a festa.

  62. Simone

    Boa tarde, devo dar lembracinha para à criança até quantos anos?

    • dayane

      Olá

      Gostaria de saber se posso usar a lembrancinha no centro da mesa do convidados??

  63. renara

    Oi Juliana adorei a matéria! E aproveitando gostaria de pedir uma opinião, no níver da mh filha será mesa provençal, fica indelicado eu mesma colocar as lembrancinhas na sacola e entregar as crianças? Quero evitar a invasão

  64. Rose

    O convidado pode ir vestido de branco no aniversário de 1ano ?

  65. Carolina Benini

    Achei as “regras” muito interessantes, mas mais acrescentava e é para anfitrião, tentar perceber se algum convidado, em especial criança, tem algum tipo de alergia alimentar.

    Digo isso porque a minha filha tem alergia à lactose e em qualquer festinha que ia, olhava as outras pessoas comerem e quase nunca podia comer nada, até o dia que resolvi começar a levar a “marmita”.

    Não acho que os pais façam por mal, pelo contrário, até viver o problema nunca estive sensibilizada para ele.

    Fica aqui a dica.

    Beijinhos e parabéns pelo bom trabalho!

  66. Helena

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida, a minha filha vai aniversariar e o tema é : frozen e a cor da roupa dela é: azul com branco, gostaria de saber se eu tenho que seguir a cor como o azul? ou eu posso usar qualquer outra cor?

  67. Vanessa

    Olá! Gostaria de pedir uma opinião sobre regras de aniversario infantil!
    Eu queria dar almofadas de lembrancinha para as crianças e é meio caro, a minha divida é a seguinte, quando uma familia convidada tem mais de 1 criança, 2,3,4, eu tenho que dar uma para cada criança ou uma por familia?

  68. rose maria lopes de sousa

    E MEU PAI VO DO MEU FILHO VEIO NA FESTINHA DELE E NÃO TROUXE NENHUM PRESENTE

  69. Luciana Amaral

    Olá,
    É feio sugerir os presentes ( indicar a loja com a lista de presentes)?
    Abraço.
    Luciana Amaral

  70. KARISIA

    Veja este aviso para a festa!

  71. Sõnia

    Gostei das dicas!

  72. Elen

    Boa tarde, vou fazer uma festa para os amigos mais íntimos e apenas os amigos da sala do meu filho, o que poderia escrever no convite para deixar claro que são apenas os amigos dele que deverão ir? Afinal não tenho grande contato com os pais e a festa ficaria muito cara se todos os familiares comparecessem.
    Grata
    Elen

  73. Fernanda

    Olá,
    Estou prestes a comemorar o aniversário de 5 anos do meu filho, e estou pensando em enviar convite virtual para todos os convidados. Porém, gostaria de saber se esse tipo de convite é melhor quando é feito apenas para as pessoas mais chegadas? ou ele pode ser enviado para também toda a turma da sala dele, onde tem mães que ainda não conheço.

  74. Fernanda

    Olá,
    Vamos comemorar o aniversário de 5 anos do meu filho, e estou pensando em enviar convite virtual para todos os convidados. Porém, gostaria de saber se esse tipo de convite é melhor quando é feito apenas para as pessoas mais chegadas? ou ele pode ser enviado para também toda a turma da sala dele, onde tem mães que ainda não conheço.

  75. Roberta

    Olá Juliana,

    Estou organizando uma festa para minha filha de 4 anos e nossa família é grande mas ela quer convidar os coleguinhas da escola. Como faço para convidar o coleguinha mas que ele só vá com a mãe?
    Tem uma forma sutil e carinhosa de convidar? Como devo escrever no convite?
    Aguardo sua dica e orientação. Obrigada Bjos

  76. Ana Lidia

    pensei que chegar pontualmente incomodava e era feio ,é o contrario…muito esclarecedor este artigo parabens

  77. lARA

    GOSTARIA DE SABER SE LEVO DOIS PRESENTE PARA O ANIVERSARIANTE, JA Q TENHO DUAS FILHAS ?

  78. Priscila Ribeiro

    Olá, preciso de sua ajuda!!! SOCORRO! haha

    Vou fazer a festa de aniversario de 1 aninho do meu filho, em um buffet com convidados restritos.

    aconteceu um imprevisto muito indesejado e nao sei como lidar, convidei os tios e o primo do meu marido (primos distantes) e o primo veio me perguntar se ele poderia levar os sogros ( pais da mulher dele) no aniversario? pois seus pais nao poderão comparecer (tios do meu marido) nao sei como falar um NAO educadamente, pois nao tem cabimento eu aceitar que ele leve alguém que nem conheço.

    como devo lidar com essa situação? como vou falar que nao poderá levar mais ninguém para a festa educadamente?

    muito obrigada e aguardo breve resposta! 😀

  79. Danila Heidi

    Boa tarde, vou fazer a festa da minha filha no tema Monnie Rosa, gostaria de saber se posso dar a sacolinha de lembrancinha para os meninos da minnie ou tenho que fazer para eles um tema de menino na lembrancinha. Aguardo retorno

  80. lorraine

    Bom dia!
    estou com uma duvida, ficaria muito deselegante fazer convite individual para festa infantil?

  81. vanderlea

    Bom dia, estou na dúvida como mandar o convite e o individual também, é necessário 2 convites?

  82. Renata Bronhara

    COMO FAÇO PARA CONVIDAR OS ADULTOS PARA UM JANTAR DANÇANTE E DIZER QUE NÃO PODERÁ LEVAR OS FILHOS

  83. Ana

    Muito obrigada pelas dicas adorei….

X Leia também: