As 10 coisas que toda mãe de menina precisa saber!

De Mãe para Mãe06/05/13 By: Renata Pires
(103) Comentários

 

Oi, meninas!

 

Na semana passada fiz um post que fez um super sucesso, contando as 10 coisas que toda mãe de meninos precisa saber (cliquem AQUI para reler)! Portanto, hoje, nada mais justo do que falar sobre as 10 coisas que toda mãe de MENINAS precisa saber!

 

 

menina1

 

 

Sendo mãe de um casal com a mesma idade, consigo enxergar bastante diferença entre os dois. Ela sempre mais independente, mais espertinha e mais desenvolvida, tanto que engatinhou e andou primeiro! Muita gente me pergunta quanto tempo depois dela engravidei do segundo, pois ela realmente parece mais madura do que ele.

 

 

meninas2

 

 

Minha filha, desde que nasceu, é superfeminina! Ainda bebê, parecia sempre fazer poses! Com quase dois anos, percebe-se claramente trejeitos femininos nela, como a delicadeza, o carinho e a doçura. Já ele é menino mesmo! Joga coisas, derruba tudo, chuta bola! Amo ser mãe de menino e de menina! Mas, por ser mulher, ser mãe de menina é muito especial!

 

Para ajudar as mamães e, principalmente, os papais das pequenas, escrevi, baseada em muita pesquisa, conversas e experiência própria, as 10 coisas que precisamos saber sobre esse universo tão conhecido para nós mulheres, porém tão novo!

 

 

menina2

 

 

1) O mundo é cor-de-rosa!

Com raras excessões, essa será a cor que sua pequena escolherá em tudo que puder! Estudos feitos pela neurocientista Anya Hurlbert, dizem que essa preferência de cor tem origem nos nossos ancestrais. As mulheres preferem o rosa e afins porque colhiam frutas nos tons avermelhados. Enquanto os homens prefererem o azul porque representava um bom dia para a caça. Interessante, né?!

 

Eu me lembro que meu pai me levava ao shopping para comprar sapatos e eu SEMPRE voltava para casa com um par cor-de-rosa (em tons variados). Minha mãe diz que ficava de cabelos em pé, que um era mais feio do que o outro, mas que eu chegava tão feliz, que ela não tinha coragem de não elogiar!  E minha filhota está seguindo meus passos, rsrs… Ela AMA tudo que é dessa cor! Rosa, para ela, é sinônimo de Minnie e de Princesas (que ela também é alucinada)!

 

 

2) Meninas amam elogios!

Que meninas/mulheres amam ser elogiadas, todo mundo sabe! Mas é importante saber que enfatizar as aparências pode tornar sua pequena bebê uma menina insegura e com a auto-estima baixa. Especialistas dizem que o foco do elogio deve ser o seu esforço, sua tomada de decisão, sensibilidade, perseverança, independência, alegria ou qualquer coisa do gênero.

 

Esse é um trabalho difícil!!! Afinal, toda mãe quer dizer para sua filha que ela é linda toda hora!!! O desafio é elogiar na medida certa, sem dar foco somente na aparência!  Eu já percebo que com apenas 1 ano e 10 meses, minha filha já entende, reage e gosta de elogios!

 

 

3) As meninas nem sempre precisam “ganhar” o jogo!

Quem nunca ouviu os pais falando: “Deixa ela ganhar, ela é menina!”. Confesso que eu até me aproveitava desse tipo de situação quando era criança. Mas, na maioria das vezes, me sentia inferiorizada porque me achava capaz de ganhar a competição e eu era sempre vista como a “café-com-leite”! Até que, aos poucos, fui ganhando meu espaço com meus três irmãos!

 

A verdade é que nós, pais, devemos ensinar e estimular nas nossas princesas a competição saudável, encorajando a vontade de vencer e valorizando também as derrotas. “Só ganhar constrói confiança, mas saber perder, constrói caráter!”

 

 

4) Tal mãe, tal filha…

É impressionante como as pequenas nos copiam! Minha filhota está nessa fase e quer fazer tudo o que eu faço! Pega meu pincel de maquiagem e passa no rostinho dela, veste minhas roupas… Tenho percebido que isso está aumentando cada vez mais e estou adorando!

 

Especialistas afirmam que isso ocorre porque a mãe é a primeira modelo feminina e a relação primária no desenvolvimento da pequena, por isso ela admira e quer imitar essa figura tão importante! Portanto, mamães, cuidado com o que fazem e com o que falam, pois tem sempre uma princesinha a espiando e pronta para lhe copiar!

 

 

5) Meninas precisam ser ouvidas!

As pequenas têm uma necessidade maior de falar do que os meninos! E precisam ser ouvidas! O Ph-D Lawrence Cohen, citou uma teoria interessante que diz que, quando não deixamos as meninas falarem, elas não só param de nos ouvir, como também param de refletir e pensar. Mas, se as ouvirmos, elas terão que pensar sobre o que estão dizendo e tendem a a refletir mais.

 

Aprender a ouvir é uma tarefa difícil: é mais fácil falar do que fazer! Mas, é fundamental manter sempre um diálogo aberto e saudável e, principalmente, escutar as nossas garotinhas! Escutá-las, certamente, fará um bem danado para a sua auto-estima e nos fará conhecer melhor as nossas meninas.

 

 

6) Ambiente seguro e amoroso, é disso que elas gostam!

Meninas não gostam de gritos, não gostam de brigas, não gostam de broncas! Meninas são meigas e gostam de harmonia. Alguns estudos mostram que, a maioria das mulheres de sucesso, cresceram numa casa ou ambiente com adultos, seguros e amorosos, onde elas pudessem conversar e expressar suas ideias.

 

Aqui em casa, a minha filhota é do tipo que fica super magoada se leva uma bronca. Ela fica chateada de verdade! Parece até que fica triste com ela mesma por ter feito algo que não agradou. Mesmo quando o José leva uma bronca, ela fica superpreocupada. Já ele, depois de cinco segundos, nem lembra mais!

 

 

7) As meninas são mais emotivas!

Realmente, eu não conheço nenhum homem que chora mais do que uma mulher! Mulheres choram por tudo (eu pelo menos choro, ahahaha)! Desde comercial de televisão até filme-desastre, TUDO é motivo!

 

Isso pode ser bom porque ajudará as pequenas a serem mais expressivas. Por outro lado, pode levá-las ao “drama” negativo. O importante nesse quesito é não as reprimir e ajudá-las a ter uma abordagem positiva, mas realista para a vida. Ajudá-las a aprender a raciocinar e usar o bom senso. Ajudá-las a aprender a ter auto-controle, especialmente quando se trata de humor, afinal, nós mulheres, temos variações de humor de um minuto para o outro, né?

 

 

8) Elas amam dançar!

… E cantar!!!! Toda menina tem um pouco de bailarina dentro de si!!! É impressionante como as pequenas adoram uma musiquinha!! Meninas parecem ser mais sensíveis ao som do que meninos e parecem reagir mais a esses estímulos!

 

Lembro que quando criança, me trancava sozinha no quarto e fingia que era bailarina ou cantora! Muitas perfomances rolavam (hahahaha… que vergonha!!!!) E hoje, muitas vezes vejo minha filha imitando uma bailarina ou dançando  qualquer música que começa… É demais!!!!

 

 

9) O instinto maternal existe desde criança!

Parece que as meninas já querem ser mães desde o dia em que nascem! Elas amam dar comidinha, banho, colo e até bronca nas bonecas! Aqui em casa, a minha pequena é quem cuida do irmão gêmeo. Se ele cai, ela prontamente vai ajudá-lo! Se ele leva uma bronca, ela fica com cara de preocupação do lado dele. É ela quem leva a água, o brinquedo, o casaco, o sapato… Tudo para ele! Não é para morrer de orgulho?

 

 

10) Elas serão suas amigas, conselheiras e companheiras para o resto da vida!

Como é gostoso ser mãe de menina (e de menino também, rsrs)! Meninas são carinhosas, meigas e nossas defensoras! Para elas, nós somos a referência mais importante! Nós teremos uma amiga e confidente para a vida inteira! Ter uma relação saudável e de confiança com sua filhota significa que vamos participar e nos emocionar com os momentos mais mágicos das nossas vidas novamente! Isto é muito especial e somente nós, mulheres, sabemos como é!

 

Enfim, meninas são… meninas! E como meninas precisam ser cuidadas, respeitadas, amadas e acolhidas em um ambiente saudável e seguro para crescerem mulheres confiantes, independentes e melhores!

 

 

61679e420ef20131a4ea85ff591384ee

 

 

Fontes: au.news.yahoo.com / My Job Chart / PBS / Guardian / www.webmd.com / Baby Zone / See Jane Win / The PoshLittle Store 

 

Conteúdo exclusivo do site Just Real Moms.

Categoria: Gravidez, maternidade, blog de mãe, blog para mãe, dicas de mãe, dicas para grávidas, dicas de maternidade.

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

103 Comentários:As 10 coisas que toda mãe de menina precisa saber!
  1. Avatar
    Virgínia

    Me emocionei com esse texto (rsrsrsrs), fiquei imaginando minha pequena passando por todos esses momentos. Ela ainda é muito pequeninha e o que eu posso observar por enquanto é que ela ama música, gosta de ficar deitada quietinha só ouvindo eu cantando pra ela. Também gosta muito da Galinha Pintadinha. E o mundo cor de rosa, eu estou apresentando a ela.
    Beijo!

    • Avatar
      Renata

      Oi Virgínia!! Que delícia ter uma menininha né?? A minha boneca também é alucinada pela Galinha Pintadinha e você vai amar apresentar o mundo cor de rosa pra ela (e ela mais ainda!!!!) Mil Bjsss e muito obrigada querida!

  2. Avatar
    Juliana

    Ai Rê, que texto mais lindo!!! É exatamente assim com a minha Lara, vive em um mundo cor de rosa, é super carinhosa e inteligente, além de bailarina…hahaha. E a mãe do lado, babando cada conquista! Amo o blog, acompanho todos os dias e só tenho a dizer que cada dia vocês estão melhores. Parabéns! Beijos.

    • Avatar
      Renata

      Oi Juu!!! Que delícia de comentário!!! Muito obrigada!!! Acho que nossas princesinhas só mudam de endereço mesmo né? ahahahahah!! Fico muito feliz de você gostar do blog! Estamos a cada dia tentando melhorar cada vez mais!!! Mil Bjsss e obrigada novamente!!!!

  3. Avatar
    duda

    Simplesmente amei este texto!! Tenho um casalzinho como vc e vc captou exatamente como minha filha é! Muito obrigada por nos informar nos fazer ler coisas tão boas, que fazem bem para a alma! Parabéns meninas, cada dia fico mais fã do blog! Beijos

    • Avatar
      Renata

      Oi Duda!!!! Oba!! Que bom que gostou!!! Fico muito feliz com esses cometários de vocês, dizendo coisas tão legais!!! Muito Obrigada!!!! Mil Bjsss

  4. Avatar
    Joana Bravo

    Como eu amo ser mãe de menina!! Elas sem dúvida serão nossas melhores amigas para a vida toda! E elas amam mesmo dançar, as minhas duas não podem ouvir uma música que já começam! E adorei a parte de que meninas precisam ser ouvidas, é muito verdade! Adorei! Bjs!

    • Avatar
      Renata

      Oi Jo!! Amo ter uma menininha (e um pequeno também)!!!! Mas elas com certeza ficarão muito mais grudadas à nós, no futuro, do que eles né?? Muito Obrigada!! Bjsss

  5. Avatar
    Leticia

    Amor ler o blog de vcs…
    Gostaria de pedir, materias que possam ajudar a relação madrasta e enteados. Apesar de não gostar muito desse termo madastra. Poderiam me ajudar dando dicas sobre assunto.

    Muito obrigada

    • Avatar
      Renata

      Oi Leticia!! Muito Obrigada!!!!! Esse tema é muito bom mesmo!! Com certeza faremos um post para você! Eu tenho uma “madrasta”que é totalmente “boadrasta” amo ela e me dou SUPER bem!!! Você é a “madrasta” ou você tem uma? Mil Bjss e mais uma vez obrigada!!!!

  6. Avatar
    Mariana

    Rê,

    AMEI !! Posso dizer que entendo um pouco desse mundo, já que tenho duas pequenas em idades diferentes, e concordo com absolutamente TUDO que você colocou.

    Acrescentaria no ítem sobre o COR DE ROSA, que a única coisa que muda conforme elas vão crescendo é o TON da cor… As menores, gostam do ROSA BEBÊ, vai pro ROSA claro, daí pro ROSA mais escurinho, chegando no ROSA PINK. Geralmente, achamos que, UFA, parou por aí… Mas de repente, (e acho que estou indo pra esse com a Manô, minha mais velha) eis que surge o ROSA CAFONA !!!!
    Sabe aquele… que a única solução é sentar e chorar? ESCONDIDO delas, claro, já que como você disse, todas passamos por isso..

    Mas achei ESSENCIAL a parte sobre os elogios. Isso é super sério, até porque, para nós, mães é tão óbvio o quanto nossas filhas são lindas !!
    Acontece que elas ficam dependentes desse tipo de elogio. Com a auto estima baixa, etc.

    A Manô faz e é apaixonada por balé. Dança o dia inteiro, onde estiver… Todo mundo fala que ela ela leva o maior jeito, e coisa e tal…
    Se eu acho?? CLARO !! Pra mim, ela a maior bailarina do mundo !!
    Mas nunca fiz balé (fiz sapateado 12anos… ), não entendo NADA sobre a dança, e apesar de já ter a elogiado alguma vez…

    O que SEMPRE que ela dança faço questão de elogiar é o empenho, a força de vontade, a determinação, que percebo quando ela tem com a dança… Não desiste de treinar e repetir os passos até ficar como ela acha que tem que ser.

    Vai às aulas (ou insiste pra ir) até quando está doentinha, e não desiste NUNCA.

    Isso que acho importante reforçar e ela reconhecer.
    Até porque, quero que ela faça o QUÊ e PORQUÊ a faz feliz. Aos 7 anos, é só isso que exigo !!!

    Beijos Grandes

    • Avatar
      Renata

      Oi Mariii!! Obaa!! Que comentário delicioso!!!! Você entende TUDO de meninas, nós é que temos que aprender com você!! Porque além de lindas e fofas elas são SUPER educadas!!!! Só ouço falar muito bem das pequeninas!!! Você falou tudo! Elas não podem ficar dependentes de elogios relacionados a aparência! Isso é um perigo!!! Concordo em gênero número e grau quando vc diz que o que importa é que elas sejam felizes!! Realmente é a única coisa que desejamos, do fundo do coração!!! Mil Bjsss e muito obrigada!!!! AMEI seu comentário!!!!!

  7. Avatar
    Michele

    Gostei muito de sua postagem, é a primeira vez que acesso seu blog, e gostei muito! É muito bom ver pessoas felizes e conscientes por aquilo que são: Homens sendo homens e mulheres sendo mulheres. Outro dia li umas matérias completamente sem noção de escolas na suíça onde se “educa” meninos e meninas como apenas “crianças” sem as preferências os conceitos de sexos e gênero, cores, roupas, brincadeiras, etc. Numa filosofia de auto-negação absurda! Parabéns!

    • Avatar
      Renata

      Oi Michele!!! Muito obrigada!!!! Fico muito feliz de vc ter gostado! Cada um tem suas preferências né? Impressionante!! E temos sempre que respeitá-las! Volte sempre aqui para trocar experiências com a gente!!!! Mil Bjss querida!

  8. Avatar
    Ana

    Oi Renata, tenho lido os posts do blog há alguns meses, mas esse é meu primeiro comentário. Não podia deixar de parabenizá-la. Além do conteúdo, os textos de vcs são muito bem escritos. Eu tive a dádiva de ter um casal e posso dizer que é isso mesmo que acontece. Nunca me imaginei mãe de menina, sempre fui daquelas que queria ter só guri. Mas a minha pequena chegou e iluminou a casa com seu brilho e doçura e despertou meu lado feminino adormecido pela correria da materninade. Ser mãe de menina é uma delícia. Bjs

    • Avatar
      Renata

      Oi Ana!!! Que delícia de comentário! Muito Obrigada!! Snao essas coisas que fazem a gente querer escrever cada vez mais para o blog!!! Ser mãe de menina é muito especial, tanto quanto de menino, e as pequenas nos trazem memórias deliciosas da nossa infância e aproveitaremos demais!!! Ter um casal é uma benção! Me sinto uma sortuda!!!!! Parabéns pelos filhotes e ficaei muito feliz se você comentar mais e trocar experiências com a gente!!! Mil Bjsss

  9. Avatar
    Juliana

    Oi Renata, adorei o post!
    Tenho uma menina de 4 anos e um menino de 2, e a diferença entre eles eh gritante!!! 🙂 A unica coisa eh que eu acredito que meu filho sera meu amigo e companheiro pro resto da vida, apesar de ter apenas 2 anos de idade, a nossa conexao eh mto forte e bonita, tanto quanto a minha filha também.
    Minha filha ja demonstra o instinto materno, eh muito bonito de ver o quanto ela quer cuidar e orientar o irmaozinho, e ele a olha como se ela fosse uma rainha, copia tudo o que ela faz, tudo oq ela fala, ate a entonação de voz ele copia, eh engraçado!
    Minha filha eh uma inspiracao pra mim, eu vejo o quanto ela eh segura, educada, calma, muito confiante, e tao novinha, e inocente ao mesmo tempo. Ela ama ballet, faz numa escola de uma boa reputacao e tem aprendido muito! Eu a elogio sempre, e tambem a ensino ter os pes no chao. Toda vez que escolhe uma roupa pra sair – rosa, obvio 🙂 – ela me pergunta se o vestido eh “maravilhoso”?! Ama a Cinderella e diz que quer ser igual a ela e tambem quer se casar, igual a Cinderella faz no filme! 🙂

    Amo ser mae de menino tb, eh um mundo totalmente oposto pra mim, mas tambem amo esse mundo de carros, super-herios e dinossauros!

    Um beijo grande

    • Avatar
      Renata

      Oi Ju!!!! Que delícia!!!! Ela é uma verdadeira princesinha!!! Assim como todas as “meninininhas da mamãe”!! Eu sou suspeita porque AMO ser mãe de menino também!! É um outro mundo totalmente diferente, mas tão delicioso quanto! Sou muito feliz e me sinto privilegiada de ter tido um casalzinho!
      Amei as suas palavras com relação aos seus filhos! Emocionante!! Parabéns viu? Mil Bjss e muito obrigada pelo lindo comentário!

  10. Avatar
    Debora Gaudencio

    Q delícia essa matéria, tbm AMO ser mãe de menina, a minha garotinha de 3 anos gosta mesmo é de vermelho, quer tudo vermelho e deixa isso bem claro, não gosta de bonecas, gosta de brincar de plantar bananeira rsrsrsrs Fica, se deixar, o dia inteiro de cabeça pra baixo, e diz claramente para mim que não gosta de rosa…Apesar disso ama um brilho labial e um esmalte rsrsrsrs Amoooooooooooooooo

    • Avatar
      Renata

      Dée!!!! Que bom que você gostou!!! Fico super feliz!!! Vermelho e rosa é quase a mesma coisa ahahahah!!! Que fofa ela brincar de bananeira! Amo meninas molecas!!! Mas sempre tem um toque feminino, impressionante né??? Mil Bjss em vc e na sua princesinha!

  11. Avatar
    Clarissa

    Renata, Que coisa mais lindaaaa!!! Até chorei… Sou mãe de uma menininha de 1 e (quase) 10 meses e tudo isso que você descreveu é a mais pura realidade. Estou vivendo exatamente esse momento de “copiar a mamãe”, principalmente as dancinhas e risadas, de usar meus sapatos e se olhar muiiito no espelho… como amam um espelho!!!!!!
    Parabéns pelo blog. Ele é maravilhoso. Parabéns por vocês serem assim com suas leitoras: atenciosas, caprichosas, sempre respondendo, uma por uma. Disparado, é o melhor blog sobre filhos.

    Bjs

    • Avatar
      Renata

      Oi Cla!!! Nossa, quem se emocionou fui eu com esse comentário tão lindo!!!!! Que coisa mais fofa sua pequena te imitando! Bom demais né?? Muito obrigada a você, por elogios tão gostosos!!! Nós tentamos responder a todas, uma a uma, com todo cuidado, tentando ajudar e esclarecer as dúvidas!! Muito muito obrigada mesmo, você deixou meu dia mais feliz hoje!!!! <3 Mil Bjssss

  12. Avatar
    Andrea

    AMEI, AMEI, AMEI. Eu, que sempre achei que só teria meninos AMO ser mãe de uma princesa! Oque mais quero é que sejamos amigas como sou de minha mãe!!! Arrasaram nos posts da semana!!! bjkas

  13. Avatar
    Samanta Maria Neves dos santos.

    Amei!!! nossa que linda essa matéria, eu tenho 3 meninos, de 22 casado e pai de um bb lindo que vai completar 2 aninhos, 22 que está servindo o quartel um de 14, e que surpresa!! de uma forma natural engravidei novamente e para a minha surpresa 2 bbs, e com 4 meses a notícia meninas, nossa quase nem acreditei, que felicidade, só DEUS pode me dar esse presentão, e eu que pensei que seriam meninos novamente. Me pego olhando pra elas, quase não me aguento de felicidade,elas completaram 10 meses e eu não vejo a hora de elas ficarem mocinhas, sempre sonhei muitas coisas se tivessem meninas, peço sempre ao SENHOR que nos dê sabedoria em criá-las e que sejam muito nossa amigas e especial minha amiga e companheira.

    • Avatar
      Renata

      Oi Samanta! Que delícia!!!! E que mulher de sorte vc é! 2 meninos e agora duas meninas gêmeas!!! Parabéns!!! Com certeza vcs curtirão muito juntas!!! Ser mãe é uma delícia né? Parabéns pela família! Mil Bjss

  14. Avatar
    Rafaely

    Que texto maravilhoso!!!! Nunca havia lido algo tão lindo e que descrevesse desta maneira ser mãe de menina! Estou grávida de 5 meses, de uma menina, e descobri o blog só agora, mas estou AMANDO!!! Nossa, incrível mesmo! PARABÉNS!!

    • Avatar
      Renata

      Oi Rafaely! Muito Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!! Ser mãe de menina é tudo isso e MUITO mais!! Você vai amar!!!! Parabéns pela gravidez!!! Mil Bjss e espero vc sempre aqui acompanhando o blog com a gente!!

  15. Avatar
    Juliana

    Estou esperando uma menininha!
    Chorei ao ler o ultimo parágrafo, adorei!.

    • Avatar
      Renata

      Oi Ju!! Parabéns pela filhota! Que delícia! Tenho certeza que AMARÁ ser mãe de menina!!!!! Quanto ao último parágrafo, prepare-se, pq é assim mesmo!! Mil Bjss

  16. Avatar
    Halana

    eu sou mae de menina e é assim mesmo como vc descreveu…um mundo cor de rosa, sensível e super carinhosas e parceiras, adoram música e danca, todas as mae de meninas devem explorar estes sentidos, dar tempo e atencao a elas é essencial para o desenvolvimento seguro delas…

    • Avatar
      Renata

      Oi Halana! É uma delícia né?!! Eu amo todas essas coisas e ver como ela gosta das mesmas coisas que eu gostava qdo pequena! Mil Bjss e obrigada!

  17. Avatar
    Isabella Azevedo

    Olá Renata! Simplesmente amei o seu texto, e me emocionei também no final. Estou grávida de 8 meses, de uma meninha que se chamará Paloma, e já fico imaginando cada uma dessas fases. Eu a imagino desse jeitinho mesmo, até porque eu sempre fui assim com minha mãe, e principalmente porque a Paloma foi muito desejada e já é muito amada por todos. Obrigada por nos presentear com suas palavras! Um grande beijo.

    • Avatar
      Renata

      Oi Isa! Que bom!!! Muito Obrigada!!! Que delícia!! Parabéns pela princesinha que está para chegar!!! Adorei o nome!!! Tenho certeza que vc será uma ótima mãe!! Ser mãe de menina (e de menino tmb) é maravilhoso!!!! Muito obrigada à você, por este comentário tão lindo!! Mil Bjsss querida!

  18. Avatar
    Joziele

    Amei o texto, minha filha ta crescendo e já fico admirando a delicadeza em tudo que faz, quando li, já imaginei tudo como se fosse comigo. Abraços.

    • Avatar
      Renata

      Oi Joziele! Muito Obrigada! Elas são muito delicadas mesmo, né? Uma graça! Amo! Mil bjsss e parabéns pela filhota

  19. Avatar
    Artbaby DF

    Adorei o post!
    Experiências de outras mães são sempre boas ajudas para conhecer e entender melhor o bebê em seu desenvolvimento no novo mundo fora da barriga, principalmente quando se trata de aspectos especiais em todas as meninas e meninos, momentos e fases pelos quais todas as crianças passam… Parabéns pelo post!

    • Avatar
      Renata

      Oi!!! Que bom que gostou!!! Também adoro essa troca de experiências! Aprendo mais a cada dia, com todas! Mil Bjss e muito obrigada!

  20. Avatar
    Mariana

    Discordo de muitas coisas….eu acho que você fantasiou muito!

    • Avatar
      Renata

      Oi Mariana! É bom ter pessoas que discordam também! Esse é um ponto de vista realmente meu e busquei algumas informações cienteificas em alguns pontos para dar embazamento! Mas, calro que vc tem todo direito de não concordar!! Fiquei curiosa, qual seu ponto de vista em relação a ser mãe de menina? Mil Bjss e obrigada pelo comentário

  21. Avatar
    Cristina

    Olá. Lendo, fiquei me imaginando com a minha filha, ela tem 3 meses e meio sei que vai ser dessa forma que conta. Ter uma filha é algo fantástico, as meninas tem um jeito todo especial de ser. Beijos

    • Avatar
      Renata

      Oi Cristina!! Ter uma filha é uma coisa incrível! A gente tem uma lembrança de nós, quando pequenas! Delicioso demais!!!! Parabéns pela pequena!!!! Mil bjss querida!

  22. Avatar
    Patrícia Baptista

    Lindo texto, amei! Estou grávida de 18 semanas e descobri recentemente que é 95% de chance de ser uma menina, eu mesma vi a eco e acho mesmo que é menina! Eu tinha um sentimento que era menino antes..Mas nunca tive preferências! Me emocionei com o texto e fiquei ainda mais feliz pela possibilidade de ser menina.
    Abraços!

    • Avatar
      Renata

      Oi Pati! Que bom que gostou!!! Parabéns pela gravidez!! Você vai simplesmente AMAR ser mãe de menina!!! Nós revivemos nossa infância, vestimos com roupinhas lindas, elas são nossas companheiras pra vida toda!! E prepare-se, seu marido se apaixonará!!! Rsrs! Mil Bjss querida

  23. Avatar
    Juliara Montagna

    Adorei muito lindo tenho uma bonequinha toda meiga e carinhosa

    • Avatar
      Renata

      Oi Juliara!! Fico muito feliz que tenha ostado! Ter uma menininha é uma delícia né? Mil Bjss

  24. Avatar
    Dubia Beatriz Oliveira Campos

    Simplesmente amei.
    Estar em sintonia a todas estas dicas nos fortalece nos desenvolvimento das nossas princesas.
    Obrigada

    • Avatar
      Renata

      Oi Dubia! Muito obrigada!! Fico muito feliz q tenha gostado! Mil Bjss

  25. Avatar
    valdhira

    Bom dia,
    Esse texto me ajudou muito, pois estou gravida de 4 meses e nunca imaginei ter filha , só filhos é difícil mas como dia a dia vou amando cada vez mais minha bebezinha………….

    • Avatar
      Renata

      Oi Valdhira! Pode AMAR e AMAR MUITO! Ter menina é tudo de bom! Parabéns pela gravidez! Mil Bjss

  26. Avatar
    Ana Paula

    Bom, tenho que discordar em alguns aspectos, por experiência própria. Minha filha tem 7 anos e não gosta de rosa, gosta de azul, não gosta muito de Barbie, ela brinca, mas objetos e roupas tem que ser de super heróis. Atualmente o Homem Aranha é o favorito, mas tbm os Powers Rangers e o Batman ela adora. Nem usa saia, diz que não dá pra brincar direito, então no verão é só shortinho e regata. Mas no mais sim, ela é desse jeito, é minha amiga e defensora aqui em casa rsrs.
    Adoro o blog, acompanho há pouco tempo. Bjo!

    • Avatar
      Renata

      Oi, Anã Paula. Obrigada por participar do blog. O mais gostoso de tudo de ter menina, muito mais que os gostos, é o companheirismo e amizade.
      Beijosss

  27. Avatar
    Izabella

    Eu fui mãe muito nova, com 16 anos já estava grávida rsrs’. Fui de menina pra mulher muito rápido, mas precisava cuidar da minha menina 🙂
    A Sophia agora está com 1 ano e 8 meses, é o amor da minha vida, inteligente demais, e não vejo a hora de ter uns 25/27 anos pra ter um menininho e ver ele quebrando tudo rsrs’
    Amei o texo *—*

    • Avatar
      Renata

      Muito bom, né Izabella? Boa sorte quando for tentar o menino! Bjsss

  28. Avatar
    Carlúcio Santos de Carvalho

    Para minha netinha BRUNA

  29. Avatar
    Nelly Arcanjo

    Haa que delícia de texto! Tenho uma linda menina de 2 meses, e confesso que quando planejei minha gravidez, minhas espectativas eram todas para menino. Mas é divino como a “chave vira” quando descobre que o presente que Deus quis pra mim era uma graciosa MENINA.
    Com ela estou aprendendo a ser mais meiga, olhar as coisas com mais detalhes, a permitir que esse mundo colorido de rosa, lilás e vermelho faça parte de mim.

    • Avatar
      Renata

      Uma delícia, né Nelly?
      Bjs

  30. Avatar
    Nalu

    Não sou mãe..ainda! Mas só de ler esses posts de ser mãe de menino e menina já fico imaginando os meus filhos e como vou cuidar deles, ser mãe é algo muito especial e que as vezes as palavras não servem para definir…só os sentimentos conseguem explicar!!

    • Avatar
      Renata

      Oi Nalu!! Um dia vc vai sentir tudo isso na pele! É bom demais!!!! Mil bjss querida!

  31. Avatar
    Candice

    Adorei o texto, praticamente não pisquei. Sou mãe de dois meninos, pré adolescentes, e a da minha bebê de 4 anos. Sou alucinada por eles, observo as atitudes, o comportamento e seguramente, ele são copias das nossas atitudes.
    Aprendo muito mais que ensino!
    Minha melhor profissão 🙂

    • Avatar
      Renata

      Oi candice! É uma delícia tanto meninos quanto meninas né? Eu também aprendo diariamente! Mil bjss e obrigada!

  32. Avatar
    Marta

    Me identifiquei muito com o texto, sou mãe de gemeos, de 2 anos e 7 meses, a menina saiu da fralda com um ano e 11 meses, e o menino saiu só agora! Ela e muito mas independente que ele, não gosta que briguem com ele, ela defende e diz: não faca isso ele e meu irmão!!!!

  33. Avatar
    maria almira alves quirino

    Muito lindo e verdadeiro!

  34. Avatar
    Sandra Paulino

    Amei o texto… Estou esperando ansiosamente pela minha princesa que chegará em dezembro… É tudo muito encantador, desde agora já me sinto feliz por ser mamãe de menina… E quem sabe um dia também de um menininho!!! Bjs

  35. Avatar
    Josefa

    emocionei de tudo neste artigo
    minha pequena tem 15 meses e faz tudo isto, tira as minhas sacolas, usa os meus pentes, fala ao meu telefone, qdo o pai chega ela corre pegando as chinelas e arruma os sapatos do papai, enfim, muito bonito, ter menina.bj

  36. Avatar
    Marilene f.félix alvares

    verdade!!! gostei dos comentários,sou mãe de três moças,hoje,duas são mães,e tenho um neto,e tô aprendendo a lidar com um menino,muito bom ler seus comentários!!

  37. Avatar
    Flávia Lopes

    Lindo amei.. e minha filha é tudo isso que vc descreveu.. Parabéns e obrigado

  38. Avatar
    ellen feliciano

    Oi eu amei em saber de tudo isso eu estou esperando uma menina estou muito feliz e irei por em prática tudo isso que vc explicou amei ler foi muito bom para mim 🙂

  39. Avatar
    Monica Ferreira

    Tudo isso acima citado no texto me pareceu muito previsível!! agora gostaria que fosse escrito um texto para ajudar pais e mãe qdo ocorrem totalmente ao contrário com mães de meninas.A minha filha sempre foi super feminina e delicada,super vaidosa! mas nunca gostou de nada meigo,nada e fru-frus,bolsinhas,brilho.Adorava mais esportes do que brincar de bonecas.Nunca teve curiosidade de pegar minhas maquiagens.Eu até fiquei preocupada pensei até leva-la a um psicólogo.Mas vi que não era necessário.Essa fase de futebol,skate e de brincar com meninos foi até aos 11 anos.Depois aos poucos foi se interessando por makes,vestidinhos meiguinhos,tiaras com strass.Hj ela é a princesa que eu sempre sonhei em ter.

    • Avatar
      Karina

      Como minha filha que a cor preferida é o amarelo e não o rosa.. Tem algumas coisas que são muito esteriotipadas, ela com 2 anos e meio diz que não tem problema se um menino quiser o rosa ou uma menina o azul, tenho tentado ensinar pra ela.Meu afilhado bebê não pode ouvir uma música q sai sapateando. Enfim é legal ser diferente!

  40. Avatar
    Deise Núbia

    Lindo texto. e é real. Tenho um casal de filhos e um casal de netos!!!

  41. Avatar
    Adriana Monteiro

    Gostei do texto, achei tudo muito fofo. Aplausos para o item que fala para não concentrar os elogios nas aparências. Apenas fiquei um tantinho preocupada com o tal “instinto maternal”. Não acho que alguém possa dar conselhos de maternidade para os outros, o máximo que podemos fazer é relatar nossas experiências e dar nossas opiniões. A experiência de cada mãe é única e lhe cabe decidir o que é melhor para os seus. Entretanto, proponho uma reflexão: não seria apropriado estimular o mesmo comportamento no menino também? Mesmo que no começo ele faça os mesmos gestos como favores para a mãe, acredito que com o tempo vai entender como seu papel cuidar da irmã assim como ela cuida dele. Em tempos de direitos iguais, o “instinto paternal” é cada vez mais importante, não?
    PS: Fiquei curiosa sobre a pesquisa da Dra. Anya Hurlbert, mas não consegui achar nenhum artigo dela sobre cores. Você tem a fonte? É que eu já tinha lido exatamente o contrário aqui:
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-rosa-e-cor-de-menina-e-azul-de-menino
    e aqui:
    http://colunas.revistagalileu.globo.com/buzz/2013/11/28/rosa-ja-foi-cor-de-menino-e-azul-de-menina/
    Embora o caso dos bebês seja outro, pois eles não escolhem a própria roupa, rs.

    • Avatar
      Valéria

      Nossa…. li o texto e amei porque me identifiquei de mais.
      Estou gravida de 6 meses e sempre sonhei ser mãe de menino, pq a minha familia inteira sempre teve menina, minha mãe teve 3 meninas e eu queria muito um menino, ate os 5 meses achava que era um menino, quando soube pelo ultra que era menina, fiquei um pouco decepcionada, mais depois comprando as roupinhas do enxoval, percebi o quanto é gostoso ser mãe de menina e quantas coisinhas ela se parecem com a gente antes mesmo de nascer é uma identificação muito grande, hj estou amando a idéia de ser mãe de menina e ler o que vc escreveu só reforçou meu desejo. Cada coisinha cor de rosa, cada lacinho eu sinto como se eu tivesse comprando para mim mesma é uma delicia preparar o enxoval delas.

  42. Avatar
    Leilane Araujo

    Lindo tudo isso..ameii.sou mãe de uma menina linda Maysa meu maior tesouro.valeu pelas dicas

  43. Avatar
    karol

    Amei este blog, saber mais sobre os pequenos e bom demais… Sou casada a 3 meses e ainda não tenho filhos… Mas meu grande sonho e ter um casal.. Quero muito este sonho realizado e quero saber deles o quanto antes

  44. Avatar
    Milena

    Olá. Adorei o texto. Tenho uma princesa sensível e musical também mas viu dar uma espiadinha no texto de mães de meninos! Tenho um questionamento e como vi que este texto é de quase 2 anos atrás, talvez você já tenha uma boa observação para contar. Em relação ao item 9, instinto maternal em meninas pequenas, no caso da sua filha, será que ela não pode criar uma responsabilidade que não lhe cabe de cuidar do irmão? Tenho receio dela confundir sentimento de irmã- mãe e até mesmo frustrar-se… O que acha? Como tem sido a sua experiência?

  45. Avatar
    Estela

    AMEI O TEXTO… Tenho três meninas e 2, 4, 6 anos…. Elas são minhas bonequinhas e todo oq foi falado nesse texto acontece na minha ksa…kkkk tudo oq eu faço elas copiam… Até o modo e o tom em q eu falo cm elas, elas falam cm as bonecas

  46. Avatar
    thatiana

    Ameiiii o texto…estou no carro lendo e chorando…meu filho mais velho e meu marido preocupados com o choro…kkk…fui explicar que estava emocionada com essas palavras e eles estao rindo de mim….bem homem mesmo né. ..minha pequena só tem 1 ano e 5 meses…mas ja tem muita personalidade. .é super meiga…feminina…carinhosissima…uma fofa…agradeço a Deus todos os dias por ter me presenteado com um casal. ..td de bom…

  47. Avatar
    Jannyne Zuzarte

    Prezada,
    Parabéns, também sou mãe de uma menina de 9 meses e fiquei apaixonada ao ler.
    É como toda menina, ama Rosa e já escolhe roupinha para sair e comprar também rsrsr.
    Gr bj

  48. Avatar
    Fernanda

    Amei o texto. Ser mãe de menina é maravilhoso, adoro viver nesse mundo cor de rosa com minha filhota.

  49. Avatar
    Sharlene

    Perfeito… Amei o post, sou mãe de uma bebezinha e é bem assim mesmo. Já percebo sua feminilidade em tudo…
    É lindo é gostoso é maravilhoso ser mãe… Mergulhamos num universo nunca antes imaginado para conhece-los e ficarmos próximos aos nossos pequenos…
    Amo ser MÃE!!!

  50. Avatar
    Silvaba

    Lindo este post, me questionei sobre meu comportamento com minha menina. Este post vai me servir de ajuda. Obrigada.

  51. Avatar
    bruna

    Adorei as dicas, pois vou precisar, sou mãe de trez meninas uma de 6 uma de 4 e uma de 2 meses. E sei q é fundamental uma entender a outra ocupamos o mesmo espaço, e o tempo todo estarem disputando o mesmo…

    Adoro essa sensação de segurança q tenho com elas, as vezes me sinto tão elas q me doe saber q vão crescerem e vão voar…

    Adorei suas palavras me identifiquem bastante.

    • Avatar
      izabella

      Oi ree.. estava navegando por acaso e acabei vendo o seu blog, e que blog heim! Nossa amei cada palavra e acho que tem tudo a ver com a minha bruninha de apenas dois anos,apesar da idade ela ja demostra ser muito protetora e muito delicada, ama princesas e outra ela e facinada com animais,da ate doo dos coitadinhos que sofre qua do ela pega pra fingir que e a boneca dela(rsrsrs) ! Fica com Deus e ate mais!

  52. Avatar
    Maurinete Prado

    Eu tambem tenho um casalzinhod de 11anos ela e 9 anos ele. Percebo claramente o jeitinho de cada um. Ele é meu super heroi e ela minha princesa linda e cheia de atitude. Adoooroooo !

  53. Avatar
    Maristela

    Sou mãe de uma moça de 12 anos, achei muito interessante a abordagem de vcs. Parabéns

  54. Avatar
    Ana Agostini

    Minha menina já está com 22 aninhos e tudo o que você descreveu eu posso confirmar. Certíssimo. Bjs.

    • Avatar
      valerio

      11) Elas sempre vão amar mais o Pai do que vc (mãe).

  55. Avatar
    Fabiana

    Nossa concordo com tudo, tudinho mesmo!!! A minha filha é assim, sem tirar nem por…delícia demais ser mãe de menina!!!

  56. Avatar
    Ana Keller

    Renata, vi apenas agora esse post que já é antigo, mas para mim não poderia ser mais oportuno: também sou mãe de um casal de gêmeos de 1 ano e 10 meses e identifico diariamente AS MESMAS características que você menciona, impressionante as diferenças entre eles desde bem pequenos…. Li alto para meu marido e ele perguntou se você tinha passado um tempo aqui em casa :D. Bom saber que minha realidade não é só minha….. Já sou fã! Beijos Ana

  57. Avatar
    Edu Milagre

    So as mães precisam saber desses dez passos?? Os pais de meninas ñ precisão saber de nada???

  58. Avatar
    Veridiane

    Ahhh que lindo

  59. Avatar
    Raimunda

    Maravilhoso agora compreendo certas coisas que minha pequenita apronta rsrs… o texto me ajudou entender muitas coisas.

  60. Avatar
    aurilene

    otimo parabens

  61. Avatar
    Thaiana

    Me emocionei só de ler, estou esperando uma menina, meu primeiro filho, e estou anciosa, suas dicas são muito boas e muito importante. Muito obrigado!

  62. Avatar
    Erica

    Simplesmente lindo, estou gravida de 5 meses e descobri a pouco que é uma menina, confesso que apesar de ter uma filha de coração que é filha do meu marido senti um certo medo de como vou cuidar e ensinar uma menina, mas lendo tudo isso me sinto mais segura e ansiosa pra ter logo minha princesa aqui nos meus braços.

  63. Avatar
    Marta

    Parabéns pelo texto.
    Logo em breve serei mãe de uma princesa, e com certeza quero ser a modelo dela.
    Ler sobre me faz refletir como ser uma mãe melhor.
    Abç

  64. Avatar
    natalia

    eu e minha mãe faz tudo isso

  65. Avatar
    SANDRA APARECIDA

    amei saber disso porque tendo uma filha quero ama la muito e entende la .

  66. Avatar
    amanda borges

    que lindo eu que senpre qis saber disso amei amei gostei muito a melhor coisa que eu ja lir mas bonita fiquei empresionada te tanta coisa amorosa com a filha

  67. Avatar
    Ligia

    Lindo texto… gente olha esse organizador para nos ajudar com os laços das pequenas!! um luxo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-870808840-porta-joias-e-organizador-de-lacos-e-tiaras-_JM

  68. Avatar
    Lucimara Ferraz Maia Cavalcanti Mendes

    Eu gostei,mas eu queria saber por que algumas meninas gostam de brincar de que estão grávidas. Poderia me responder, por favor…

  69. Avatar
    Quelli Martins

    Amei seus conselhos, muito obrigada, também tenho uma bonequinha de 1 ano e 10 meses, como é maravilhoso saber que temos uma confidente e amiga para o resto de nossas vidas. Ela é o meu sonho realizado, fiquei muito feliz em saber que estou no caminho certo com a minha pequena.obrigada de Verdade!!

  70. Avatar
    Tem Bolo em Valinhos?

    Não, não é pra morrer de orgulho, a sua menina tá crescendo em um mundo tão machista como o que você cresceu, ela é mais do que uma simples “mulherzinha”

X Leia também: