quinta-feira, 23 outubro, 2025

Vamos falar sobre adoção?

 

A adoção é uma das formas de amor mais lindas que existe! Durante os últimos cinco anos, a jornalista Ana Davini se dedicou a pesquisar mais sobre o assunto, o que resultou no livro “Te amo até a lua”, lançado no dia 14 de junho pela Editora Magu.

 

te-amo-ate-a-lua

 

O livro aborda diversas questões dentro do tema, como o mito de que a maioria dos casais que querem adotar escolhem meninas da cor branca, o passo a passo para conseguir adotar uma criança no Brasil e a própria história de Ana, que adotou uma menininha de 1 ano.

O trabalho da jornalista mostra que 62% dos interessados são indiferentes ao sexo do futuro filho e 42% aceitam crianças de todas as raças. Se considerarmos somente as de cor parda, a principal entre as crianças em abrigos (48% do total), o número de interessados sobe para 75%. Ela também mostra que gargalo não é idade. Há apenas centenas de crianças de cada idade até 7 anos para milhares de pretendentes. A situação complica um pouco para crianças entre 8 e 10 anos, e só fica terrível para aquelas a partir dos 11 anos, quando existem 3.954 para apenas 485 candidatos a pais.

Diante deste cenário, a obra de Ana Davini tenta explicar as razões para a morosidade dos processos de adoção e para tantas crianças crescerem em abrigos, muitas delas sem jamais ter uma família. Outros temas, como procedimentos de reprodução humana, endometriose, crack, adoção ilegal, barriga de aluguel e tráfico de bebês, também são abordados. Para completar, inova ao fazer uma investigação sobre a adoção internacional de crianças estrangeiras por pretendentes brasileiros. Tudo o que se sabia até então era sobre o contrário, a adoção de crianças brasileiras por pretendentes estrangeiros.

Ana aceitou bater um papo com o Just Real Moms e explicou um pouco do processo de adoção no Brasil, contou como foi a sua própria experiência e o que a motivou na criação do livro “Te amo até a lua”. Confiram a entrevista na íntegra!

 


 

O que fez você optar pela adoção?

Tentamos a gestação por mais de cinco anos. Primeiro naturalmente e depois com técnicas de reprodução: uma inseminação artificial e uma Fertilização In Vitro. Como eu não queria partir para a segunda In Vitro devido ao imenso desgaste físico, psicológico e financeiro, aceitei na hora quando meu marido sugeriu a adoção. Mas foi um longo caminho porque você inicialmente se sente frustrada por não conseguir gerar um filho biológico.

 

Quais as maiores dificuldades em adotar uma criança no Brasil?

A burocracia e a morosidade, que são enormes. É necessário ter muita perseverança, muita paciência e controlar a ansiedade. Também é preciso ser muito racional para não ceder à tentação de cair na adoção ilegal, que é infinitamente mais rápida.

 

Quais os passos alguém que quer adotar deve seguir?

A forma 100% correta é procurar a Vara de Infância e Juventude mais próxima à residência. A partir daí deve-se entregar uma vasta documentação, fazer um curso dado pelo juiz responsável, participar de reuniões em grupos de apoio e passar por uma série de entrevistas com assistentes sociais e psicólogas. Uma vez que seu cadastro for aprovado, você entra no Cadastro Nacional de Adoção e começa a espera por uma criança. São as Varas que fazem as indicações. Teoricamente, não se pode escolher. Eu digo teoricamente porque também existe a possibilidade de você visitar um abrigo, estabelecer vínculos com uma criança e entrar com o pedido de guarda por meio de um advogado, mas isso é amplamente combatido por juízes da Infância e Juventude em todo o Brasil. Porém, há uma brecha na lei que permite isso principalmente para crianças maiores de 3 anos.

 

O que a motivou a escrever o livro “Te amo até a lua”?

A principal motivação foi ajudar outros casais a encontrarem formas alternativas de ter filhos quando a gestação natural não acontece, como reprodução humana, barriga de aluguel e especialmente adoção, que é o foco central do livro. Também dou dicas para agilizar o processo de ingresso no Cadastro Nacional e de como se preparar para as entrevistas com as assistentes sociais, por exemplo.

 

Qual é a melhor parte da adoção?

Para mim foi descobrir que o meu ceticismo quanto a amores instantâneos terminou no segundo em que vi minha filha pela primeira vez no abrigo. Ela nasceu para nós naquele momento e o amor incondicional junto. Não acho que adoção tenha a ver com caridade. É uma entrega mútua e um presente ter um filho do coração.

 


 

O livro “Te amo até a lua” custa R$ 34,90 e está à venda nas unidades da Livraria da Vila e Livraria Martins Fontes e também pelo link: https://pag.ae/bdW1zb

Mais informações podem ser obtidas em https://www.facebook.com/teamoatealua/

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia..Meu nome é Márcia de Jundiai -SP ; Gostaria de saber como faço para adquirir o Livro.Já estou inscrita na CNA..Tenho muitas duvidas e quem sabe pelas experencias já passadas pelos autores possam me ajudar. Assisti a entrevista pela Internet e gostei muito.Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

As crianças de hoje em dia não sabem esperar!

  Olá! Na semana passada recebi por email um texto incrível da cronista Clemance Kandasovas Ferrato Cecon Garcia. Nele, ela aborda...

Você é um Pai ou uma Mãe superprotetora!?

Hoje, uma das nossas colunistas mães trouxe um relato interessante. Ela listou algumas características que definem um Pai e...

13 Dicas de Presentes Maravilhosos para o Dia dos Pais

Quem está precisando de ideias para este Dia dos Pais? Selecionamos 13 dicas de presentes maravilhosos para comemorar a...

Você se sente confiante para tomar decisões com seu dinheiro?

Se você respondeu ‘não’ a pergunta Você se sente confiante para tomar decisões com seu dinheiro?, saiba que não...