segunda-feira, 8 setembro, 2025

Alimentação – por Priscila Rocha Leite

 

Sou mãe à italiana. Não comer para mim, é pecado.

 

Também sou muito “CDF” e não tinha dúvida de que a amamentação no peito é a melhor para a espécie humana. Sim, é o leite que nossa espécie produz, nossos filhos não são bezerros, nem cabritos nem comedores originários de fórmulas.

 

Imaginem o que foi para mim quando o meu filho mais velho, por diversos motivos, recusou-se terminantemente a mamar no peito! Não havia consultoras, ONGs e afins que dessem jeito no pequeno rebelde anti-breastfeeding. Uma das melhores profissionais de SP abriu minha cabeça. Olhou bem nos meus olhos e disse: “O que Vc pretende com tudo isso?”. Sim, o que pretendemos quando decidimos que amamentar é a única via? O que queria dizer a Gisele Bundchen, tão maravilhosa e querida, quando disse que a amamentação deveria ser legalmente mandatória?

 

As cenas muito lindas de amamentação que vemos na mídia, de fato, às vezes, acontecem na vida real. Acontecem também, contudo, peitos dilacerados (os meus ficaram em carne viva), muita dor, empedramentos, crianças que não têm pega, mães que não têm leite. As mães reais, muitas e muitas vezes, sofrem com a amamentação. Sofrem ainda mais, todavia, com a quebra da ilusão e com a sucumbência ao que se espera do que com o próprio drama físico específico que se vive.

 

Parece que o fracasso em amamentar é o fracasso em amar e prover nossos pequenos. Como adequar a expectativa à realidade?

Hugs to all.

 

 

Priscila Rocha Leite é colunista do Just Real Moms e escreve aqui toda terça-feira. Para ler (ou reler) o post #5 da Pri, cliquem AQUI.

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

13 COMENTÁRIOS

  1. amei esse post! passei por isso pois minha filha tem alergia a leite e mesmo eu cortando leite e derivados da minha alimentacao por 2 meses, qdo ela fez 3 meses e 1 semana se revoltou de vez c o peito! ela NUNCA mamou numa boa e eu tb tentei de tudo…. cursos, enfermeiras q ensinam etc…. se eu soubesse que o leite em po para quem tem alergia fosse fazer tao bem a ela teria dado antes! amamentar nem sempre é o melhor para nossos filhos, cada crianca é unica! bjos!!

    • Oi Tamara, Tudo bem? Muito Obrigada pelo seu depoimento, é muito bom dividrmos nossas experiências para podermos aconselhar as mamães mais recentes! Cada criança é unica com toda a certeza! Que bom que você conseguiu uma alternativa rapida, mas os primeiros 3 meses devem ter sido bem difíceis, né? Mil beijos e obrigada por participar do blog! Ju

  2. Obrigada meninas, pela força. Como eu disse, dividir essas experiencias é tudo de bom, assim não ficamos nos achando o unico ser a não conseguir no mundo. Tenho certeza que com o passar do tempo vou ver que isso é uma besteira e vou até rir dessa minha preocupação exagerada com a amamentação. Por enquanto, toda vez que eu pensar em como estou sendo “fracassada” por não conseguir alimentar minha filha só com o peito, vou lembrar da sua frase Pri: o amor não escorre pelos peitos. Tipo mantra mesmo, sabe? Hahahahahahaha. Beijos e obrigada de novo.

  3. Ana Paula, sua experiência é a minha experiência. Quando dizemos que somos um…não é pura alegoria :-) No meu caso, o meu mais novo já tem 6 anos então consigo olhar o episódio do “fracasso” com um distanciamento impossível a Vc neste momento. Hoje quando olho para trás me acho uma grande, gigante, transbordante BESTA :-) O amor não escorre pelos peitos, querida. O leite é bom, amamentar é o ideal, mas amar é TÃO, TÃO maior que isso! Vc fez o seu melhor e é isso que importa. Mas nunca permita que o seu “EU” suplante a real necessidade do momento – que, no caso, é que sua pequena COMA (whatever!) e CRESÇA. Ame tua filha, dentro das tuas possibilidades, que serão sempre infinitas, de uma forma ou de outra. Fique BEM! :-)

  4. Ontém quando li o post chorei aqui em casa. Nem consegui escrever nada, mas hoje resolvi voltar e falar tb.

    Tb sou italiana, tb sou CDF e na minha cabeça iria amamentar pelo menos até minha filha ter 6 meses. Mas a realidade não foi bem assim. Tentei de todas as formas amamentar. Meu peito ficou muito machucado, sangrando mesmo, ainda na maternidade. Mesmo assim, eu amamentava chorando.

    Mas talvez pela dor, a tensão, a pressão, sei lá, talvez por tudo isso ou por nada disso, eu tenho pouco leite. Minha bebe começou a emagrecer e a certa altura a pediatra me obrigou (a palavra é essa mesma, porque eu não queria de jeito nenhum) a complementar as mamadas com uma mamadeira de formula. Eu chorei demais. Primeiro pela culpa que vc falou lá em cima (o que será que fiz errado?). Depois, quando vi que ela precisava mesmo, chorei porque tava matando minha filha de fome.

    Enfim, minha filha está com 45 dias agora, engordando bem e continua mamando o peito e a mamadeira. Sei que logo não vai dar mais e ela vai acabar ficando só na mamadeira. Ela tá bem e isso que importa. Mesmo assim, ainda carrego a culpa.

    Concordo que romantizam demais e que nem todas as mães conseguem aquilo que parecia o certo. Mesmo querendo tanto, como eu queria. E é muito bom saber que não sou a unica que tentou de verdade e não conseguiu. E ainda bem que hoje temos formulas que são muito boas (apesar de não ser a mesma coisa).

    Beijo e obrigada pelo seu post. Caiu como uma luva. (e desculpe pelo comentário gigante…)

    • Ana Paula, que lindo seu depoimento, muito obrigada por participar do blog dessa forma tão verdadeira! Ser mãe é aprender a lidar com novas situações o tempo todo! Fica tranqüila que depois você vai ver que o fato de não amamentar exclusivamente com leite materno é uma problema maior na nossa cabeça do que na realidade. O que mais importa é darmos MUITO AMOR aos nossos filhos! Um beijo enorme!

  5. Adorei o pots, vive na pele a “dor” de amamentar no sentido real da palavra, pois meu peito como vc disse dilacerou…mas resisti a base de muito choro, só que a culpa em não dar o peito seria muito mais dolorido, por fim superei a dor e amamentei até os 6,5 meses, não me arrependo, mas hoje sei que aquele romantismo sobre a amamentação deveria ser amenizado…porque a culpa que se cria e a frustação da mae que não consegue amamentar é uma tortura dispensavel. Como disse uma amiga: mais valeu uma mamadeira com amor do que um peito com dor !
    bjos adoro seu site!
    Renata

    • Oi Renata!!! Amei tudo o que vc disse!! Vc tem toda razão, o romantismo sobre a amamentaçnao deveria ser amenizado! Eu amaria ter dado peito, mas meus filhos nasceram prematuros e mamavam (meu leite) via sonda, depois, eles tiveram um refluxo horroroso por causa do leite materno e tive que tomar remedio para secar. Fiquei muito frustrada, mas faz parte da vida!!! Mil Bjs e obrigada pelo elogio ao site!

    • OI Re, AMEI seu comentário! Obrigada por participar do blog, é super importante dividirmos nossas experiências para ajudar as outras mamães!
      Um beijão Ju

    • Tem toda razão Fe! Eu, que amaria ter amamentado muito, não pude por causa do refluxo deles…nem tudo acontece do jeito que a gente quer, né?? Mil Bjsss

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

EVENTO: Preparing your Child to Succeed: Education & Career Planning for Teens

Prepare seu filho para o mundo! Descubra como garantir um futuro acadêmico brilhante com mentoria internacional e estratégias de...

Relato de Mãe: O que ninguém te conta sobre a maternidade

Vem aqui ler um relato de mãe que vai contar para você, o que ninguém te conta sobre a...

Dando um up no sorriso das mães – por Dra. Cristina Soares

  Olá, meninas! Tudo bem? A nossa querida colunista, doutora Cristina Peixoto Soares Gavaldão, que é dentista especialista em endodontia, fez um texto sobre...

Alergias respiratórias em crianças

Essa época do ano é super normal os filhos ficam com alergias e por aqui é uma loucura com...