Você sabia que o que o seu filho/a come impacta o seu desenvolvimento? Venha entender e leia 7 dicas para uma alimentação mais saudável para seus filhos. Uma boa alimentação infantil fará toda a diferença no futuro.
Olá, Mamães e Papais, um estudo realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) trouxe à tona um alerta para nós sobre a alimentação infantil no Brasil.
A pesquisa apontou que a ingestão de alimentos de baixa qualidade nutricional está impactando negativamente o desenvolvimento infantil.
Alimentos de baixa qualidade nutricional são aqueles que oferecem poucos benefícios. Inclusive, geralmente, são ricos em calorias, açúcares, gorduras saturadas e sódio.
Isso inclui fast food, refrigerantes e outras bebidas açucaradas e doces. Assim como alimentos ultraprocessados como salgadinhos de pacote e refeições prontas congeladas, carnes processadas como salsichas e bacon.
Participaram da análise cerca de 15 mil crianças menores de 5 anos de todo o país. E os resultados indicam que, em uma escala ideal de desenvolvimento marcada por 1, o Brasil apresenta um quociente de 0,93.
Isso sugere que as crianças brasileiras estão se desenvolvendo mais lentamente do que o esperado, tanto em aspectos físicos quanto intelectuais.
A situação é ainda mais preocupante entre crianças negras, que apresentam um índice de desenvolvimento de 0,88.
Diante desses dados, é nosso dever melhorar a alimentação dos nossos filhos. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a promover uma alimentação mais nutritiva para as crianças.
Você também vai gostar de ler:
O desafio da lancheira saudável
A guerra da cantina nas escolas: a ponta do iceberg de um problema social
Então, confira as 7 dicas para uma alimentação mais saudável para seus filhos
#1 Enriqueça a dieta com diversidade
Enriqueça a dieta das crianças com uma gama variada de alimentos nutritivos. Incluindo frutas frescas, vegetais coloridos, grãos integrais, carnes magras e laticínios de boa qualidade.
Esta variedade torna as refeições mais atraentes. Assim como assegura a ingestão de uma ampla variedade de nutrientes vitais para o crescimento e desenvolvimento saudável.
#2 Modere o consumo de alimentos processados
Reduza ao máximo o consumo de alimentos processados que são altamente carregados com açúcares, gorduras saturadas e sódio.
Esses alimentos, apesar de convenientes, podem ter efeitos negativos na saúde a longo prazo e no desenvolvimento das crianças.
#3 Estabeleça rotinas de refeições consistentes
Defina horários regulares para as refeições, criando uma rotina alimentar que promova hábitos saudáveis.
Isso ajuda a manter um padrão alimentar balanceado e previne o consumo de lanches rápidos e menos nutritivos.
#4 Valorize o preparo caseiro
Encoraje o hábito de preparar refeições em casa. Essa é uma prática que permite um maior controle sobre os ingredientes utilizados.
Assegurando refeições mais saudáveis e adaptadas às necessidades nutricionais das crianças.
#5 Incentive a participação das crianças na cozinha
Incentive as crianças a se envolverem no processo de preparação dos alimentos.
Este envolvimento pode despertar um maior interesse por comidas saudáveis e ensinar habilidades culinárias valiosas desde cedo.
#6 Invista em educação alimentar
Promova a educação alimentar como parte do aprendizado das crianças. Ensine-as sobre o valor nutricional dos alimentos e como eles afetam a saúde e o bem-estar.
Eles vão entender mais facilmente a importância de uma alimentação equilibrada para um crescimento saudável.
#7 Tenha aconselhamento nutricional
Se possível, busque o aconselhamento de um nutricionista. Um profissional pode oferecer orientações personalizadas e específicas para as necessidades nutricionais do seu filho.
Assim, garantindo uma dieta balanceada para seu desenvolvimento.