terça-feira, 21 outubro, 2025

A vida com filhos antes de tê-los!

Relato da mamãe Laura Caroline Repanas Compagno: “Não conseguimos imaginar a vida com filhos antes de tê-los. Depois que nascem, não conseguimos imaginá-la sem.”

Museu Mae Vida com Filho Laura Caroline Repanas Just Real Moms

Hoje, trouxemos mais um relato de uma mãe! Uma seguidora nossa das redes sociais decidiu compartilhar um pouco do seu momento e suas reflexões sobre imaginar a vida com filhos antes de tê-los, mas depois que nasce, não consegue imaginar a vida sem eles!

Para os papais, vale a leitura também! A maternidade e a paternidade são bem diferentes, mas quanto mais próximas, melhor será a jornada da parentalidade.

Confira o relato sobre da mamãe Laura Caroline Repanas Compagno:


“São 23h de uma véspera de feriado e eu estou na minha cama cercada de dois filhos de 5 anos, gêmeos, cada um de um lado. Apesar de ser uma das melhores sensações da vida, dormir cercada dos rebentos, confesso que mesmo engravidando aos 36, me achava muito nova para a maternidade.

Quando eu via minhas amigas mães que, como eu, começaram a engravidar após os 30, sofrendo com barrigas enormes, inchaços e quase sem dormir na gravidez, e via sua ilusão ser desfeita com o nascimento, porque aí o sono pleno se torna um sonho distante, e se dando conta que amamentar é uma das atividades mais generosas, dolorosas, pungentes e cansativas que a maternidade impõe, especialmente por não ser apenas uma ou duas vezes ao dia, mas inúmeras vezes ao dia, eu pensava: “por que alguém se sujeita a isso tudo com um sorriso no rosto?”

Voltava alegre para minha vida pensando que era muito nova para isso, apesar da proximidade com os 40, me via forever 21 (ou seja, para sempre 21).

Se analisarmos friamente tudo o que uma mãe passa da gravidez até a maturidade do filho, estamos falando de décadas de esforço e entrega, se é que terminam um dia. Ou seja, olhando de fora, todos parecemos muito jovens, irresponsáveis ou despreparados para tal jornada – sem feriado ou descanso semanal remunerado.

Mas aqui que mora o segredo: quando olhamos de fora. Quando estamos aqui, sendo mães, sem romantizar, apesar de tudo que passamos, e de muitas vezes pensarmos “o que fiz da minha vida?”, o instinto e a natureza materna são mais fortes.

Por isso, se equivoca e sempre se equivocará quem olhar de fora. Porque, no caso da maternidade, só se sabe sendo. É como falar sobre ir à lua sem nunca ter ido.

Entendo as escolhas de quem opta por ser eternamente jovem demais para ser mãe. Mas, se você, como eu, se aventurou e resolveu entender o que faz mulheres lindas, independentes, maduras resolvem passar meses descabeladas sem dormir, bem-vinda ao clube!

Não existe nada muito definitivo que uma mãe consiga ensinar a outra. Cada criança é uma, cada mãe é uma e às vezes as inúmeras combinações de fatores podem gerar equações complexas e únicas.

E o que serviria em uma casa onde a mãe é super caseira e organizada e os filhos são naturalmente mais agitados? Não serve numa casa onde a mãe está desempregada ou com depressão pós-parto. Ou seja, se veio em busca de uma super dica de uma mãe de gêmeos, eu acabo te devolvendo a bola, porque na real, tudo está aí dentro de você.

Maternidade é puro instinto e amor. As pessoas podem nos ensinar a trocar fraldas, dar o peito, etc. Mas não se ensina a ser mãe. Se você tem filhos, já veio com as ferramentas necessárias: coração, cabeça e instintos.

Mae Vida com Filho Laura Caroline Repanas Just Real Moms

Vejam alguns espécimes do reino animal, totalmente selvagens, como as mães ursas, leoas, lobas. Elas não frequentaram o curso de amamentação, mas algo muito mais forte que elas as levam pelo caminho do amor pelos filhotes, que as apoia a criar os filhotes que elas, como todas nós, cremos serem os mais lindos, especiais, amorosos, carinhosos e indispensáveis ao mundo.

Você acha que tem que aprender algo para ser mãe.

Mas não, a maternidade e os filhos que te ensinarão. Te ensinarão a ser mais justa, mais forte, a liderar com mais generosidade. Te ensinarão a parar e refletir quando for necessário e te farão caminhar quando for a hora.

E se, até então, você era como eu e se achava nova demais para ser mãe, deveria saber que talvez por alguma magia ou bruxaria, eu só me sinto rejuvenescer desde que dei à luz.

Talvez o constante contato com duas pessoinhas que estão descobrindo tudo e vivendo tantas coisas pela primeira vez, tenha me feito perceber coisas que há muito tempo eu não via, e para viver um amor assim, nunca se é novo ou velho o bastante.”


Mamãe, se você também tem vontade de enviar um relato sobre a vida com filhos, um desabafo, uma reflexão, escreve para nós no Contato@JustRealMoms.com.br! Amaríamos ouvir a sua história também!

Beijo grande para todas!

Vida com Filho Laura Caroline Repanas Just Real Moms

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Existe Botox para os Ovários?

Engravidar é natural… mas o tempo não perdoa. Descubra por que seus ovários não sabem das suas conquistas —...

Dicas para manter seus filhos longe das drogas!

  Oi, meninas, Tudo bem? Meus filhos ainda são bem pequenos, mas mesmo assim, muitas vezes me pego pensando em como será...

Entenda os alimentos aliados na alimentação do seu filho

  Oi, meninas! Tudo bem? Uma coisa com a qual as mães sempre se importam é com a alimentação do filho. Se...

Como escolher a escola para meu filho? – por Orientace Pedagogia

  Olá, moms! Em meio a tantas opções de escolas hoje em dia, decidir onde seu filho vai estudar não é uma...