domingo, 7 setembro, 2025

A pele na gravidez

 

 

Olá, meninas!!

Hoje vamos falar de um assunto super importante: como cuidar da nossa pele durante a gravidez!!!

Quando estava grávida, tinha muitas dúvidas e procurei minha dermatologista e amiga, a Dr. Juliana Macéa, que me deu todas as dicas. Eu estava grávida de gêmeos, portanto, fiquei com a barriga MUITO grande… Mesmo assim, não ganhei nenhuma estria (nem nos seios e nem na barriga) e também não fiquei com nenhuma mancha na pele.

Para ajudar as mamães que estão nessa fase, pedi para Dra. Juliana compartilhar algumas preciosas dicas!!

Para as mamães que já têm seus filhotes nos braços, mais para frente, a Dra. Juliana preparará novos posts com dicas de como cuidar da pele dos nossos filhos!!

Espero que ajude vocês!

Mil Bjsss

…………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

Dra. Juliana e sua filha Lorena

 

Palavras da dermatologista:

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por um turbilhão de mudanças e com a pele não é diferente. Muitas mães comentam que nunca se sentiram tão bonitas como quando estavam grávidas: cabelos fortes e brilhantes, pele linda… Já outras, sofrem um pouquinho para se adaptar às mudanças. Nesse post, vou dar algumas dicas sobre as principais preocupações e queixas que observo entre as pacientes grávidas:

1) Estrias

As estrias surgem pela distensão da pele que vai acontecendo ao longo da gestação. Curiosamente, são mais comuns nas gestantes mais jovens e, claro, em quem sofre maior distensão da barriga seja pelo tamanho do bebê ou ganho excessivo de peso. Existe uma tendência genética para se ter ou não estrias, mas alguns cuidados são válidos para evitá-las!

Controlar seu peso é o mais importante. O ideal é não engordar mais de 13 kg. Assim que descobrir que está grávida, comece a usar um bom hidratante. A barriga ainda vai demorar um pouco para crescer, mas muitas grávidas ficam com as mamas muito inchadas já nas primeiras semanas e as estrias também são muito comuns nessa área.  O hidratante deve ser aplicado diariamente, logo após o banho.

 

 

2) Manchas

A mais comum é o melasma que aparece em graus variado sna maioria das grávidas. É aquela mancha que parece uma nuvem castanha, geralmente nas maçãs do rosto em forma de  “asa de borboleta” e, às vezes, também no nariz, queixo e testa. Para fugir do melasma a dica é simples: aplique protetor solar todos os dias com FPS  30 ou mais, de preferência aqueles com cor, do tipo base, para filtrar melhor a luz visível que também pode manchar a pele.

 

 

3) Pele oleosa e acne

A oleosidade excessiva da pele não é uma regra, mas é relativamente comum. Se este for o seu caso, fique atenta para a limpeza da pele. Procure lavar o rosto pela manhã e à noite com um produto específico para pele oleosa e, se necessário, complemente a limpeza com um tônico. Lembre-se sempre de checar se os produtos são permitidos durante a gravidez. No caso de espinhas é importante consultar seu dermatologista para orientações específicas, pois a maioria dos produtos normalmente utilizados são proibidos para grávidas por conterem ácidos ou outros ativos com potencial nocivo ao bebê.

 

 

4) Linha nigra

O nome é um pouco esquisito, mas a “linha nigra” é aquela mancha escura que aparece bem no meio da barriga, geralmente a partir do segundo trimestre. Por características genéticas, ela mal aparece em algumas grávidas enquanto em outras fica super escura. Com relação a ela, nada a fazer. O uso de clareadores é totalmente contraindicado durante a gestação e ela desaparecerá nos primeiros meses após o parto.

 

 

Espero ter ajudado as futuras mamães…

 

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

14 COMENTÁRIOS

  1. Olá , estou grávida e adorei o post. Tenho uma dúvida . Estou com a pele muito oleosa e me indicaram sabonete de ácido benzoico, posso msm usar?

  2. Bem Interessante o post, mas quero dar meu relato… Meu bebê tem 3 meses.
    Eu descobri que estava grávida com 4 semanas de gestação e desde que descobri não fiquei 1 só dia sem passar creme específico para estrias na barriga, tomava muita água, muita mesmo e engordei 11 kg e mesmo assim Quando fechou 32 semanas apareceu um monte na barriga! Ficou horrível, mas fazer o quê!? cheguei à conclusão que é muito mais do organismo do que cuidados em si. Minha mãe e minha avó, ambas com 3 gestações não tem nenhuma estria, sim, eu disse nenhuma!!! No início fiquei bem chateada e até chorei, mas eu fiz tudo que pude pra evitar, a culpa não foi minha… agora ja ‘acostumei’ com elas e busquei ajuda de um dermato pra dar jeito nelas!!

    • Estou na minha segunda gestacao e ao contrario da primeira estou com muitaaaa acne! Não sei mais o que fazer! Faço a higienizacao corretamente e usei inclusive o acido azelaico ( orientação do meu ginecologista) mas nada adiantou! Minha pele está extremamente oleosa e as espinhas estão no rosto, nas costas e no colo, nem na adolescência tive espinhas desse jeito! Estou muito chateada com isso

    • Reeeee não acredito!!!! Que máximo!! Parabéns!! Está de quanto tempo??? Me conta tudo!! AHahahah!!! Se precisar de alguma dica de grávida, é só falar que vamos atrás para vc!!!! Mil bjss e amei a novidade!!!

  3. Amei o post!!! Estou fazendo tudo certinho, mas já apareceram umas estrias nas mamas aos 6 meses de gestação. É a genética, né?! Dra Juliana vai me tratar depois, hehehe… beijos

  4. Oi Maria Julia, fico muito feliz que tenha gostado do post.
    Depois que as estrias apareceram os cremes que ajudam a suaviza-las sao a base de acido retinoico. Voce precisa usa-los por pelo menos 3 meses para notar melhora. Vale lembrar que sāo contra indicados durante a amamentaçāo.
    Existem outras opcoes de tratamento que costumam prorcionar melhora mais rapida das estrias como peelings e lasers. Vale a pena voce convesar sobre isso com sua dermatologista. Bj Dra Juliana

  5. Oiii, adorei o post sobre a pele na gravidez! Tenho um filho de 3 meses e sou mãe nova, eu usava um creme pós-sol na minha gravidez que ajudava muito e um creme com extrato de uva para não causar estrias, porém, tive a presença delas no fim da minha gestação! Queria saber se tem algum creme que alguém já tenha usado e tenha tido um bom resultado, pois minha dermatologista me passou um que não está fazendo efeito.. Obrigada!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Meu filho não come direito e isso me preocupa!

  Oi, moms! Tudo bem? Muitas crianças não se alimentam direito e isso é um problema muito grande para os pais. Todo...

Um Alerta! 7 Frases que podem destruir seus filhos!

  Olá! Muitas vezes falamos algo para nossos filhos sem pensarmos nas reais consequências que isso pode causar. A raiva, o...

Resultado do Concurso: “Quer ganhar uma joia no dia das mães?”

Oi, meninas! Tudo bem? Em primeiro lugar, queremos agradecer a todas as mamães que participaram do nosso concurso do dia...

Alimentação Infantil nas Férias Escolares: Equilíbrio e Saúde

Como manter o equilíbrio e a saúde dos nossos filhos quando falamos de alimentação infantil nas férias escolares?! Podemos...