Oi, meninas!
Tudo bem?
Já contei para vocês que tenho sobrinhos trigêmeos, né?
Vocês podem imaginar como foi desafiador para meu irmão e minha cunhada Dani organizarem toda a rotina da casa com a chegada de 3 bebês? Mas a verdade é que eles se saíram muito bem nessa missão! A Dani sempre diz que um dos pontos mais difíceis foi lidar com novas funcionárias em casa e com as contratações. Acreditem: ela entrevistou mais de 50 babás…
Vejam algumas dicas da Dani para garantir a melhor contratação e evitar que a solução se transforme em problema!
Bjs!
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..
Onde buscar uma profissional?
Além de agências especializadas, referências são sempre o melhor caminho.
Uma boa entrevista…
Entenda os motivos pelos quais a profissional está buscando o trabalho, quais são as suas necessidades e o grau de dependência que ela tem com o próprio emprego (principalmente financeiramente falando). Se tiver experiência, sempre verifique as referências perguntando de forma muito clara ao empregador anterior temas de seu maior interesse, como por exemplo: confiabilidade, higiene, relação da profissional com as crianças da casa, motivo de sua saída (um ponto bastante crítico), entre outros. Tive uma referência que me disse: “ela é uma santa”… contratei na hora!
Siga seus “instintos”
Empatia com a profissional muitas vezes pode ser a “chave do negócio”. É claro que a empatia pode estar associada, num primeiro momento, com a apresentação da profissional… Por isto, não delegue essa função e fique atenta para identificar o que é só uma “embalagem” bonita.
Regras claras
Deixe as regras claras desde o momento da entrevista e peça para que ela leia e se comprometa com elas. É isso mesmo: documente suas regras! Eu preparei a “Cartilha da Dani” que consistia em um guia de regras que tinha que ser seguido por todas as profissionais da casa, sem exceção: empregada, babá (diurna e noturna), folguista, faxineira… É claro que as regras voltadas aos cuidados com os bebês e crianças são aplicadas apenas para as babás, mas as regras associadas com os cuidados pessoais (como uniforme) e cuidados com a casa (como organização e desperdício de água e comida, por exemplo) devem valer para todas.
Oferta / Pagamento
Como as profissionais são bem valorizadas, se quiser mantê-las (a rotatividade nessa área é um grande desafio… Hoje existem regras em convenções de condomínio que regulamentam até este tema) você tem que oferecer uma remuneração atrativa. Como sou da área comercial, acredito muito em “campanhas de incentivos”: se sua funcionária tiver comportamento exemplar (como não faltar, uniforme impecável etc.), vale a pena premiá-la! Pode ser um bônus, um presente, o que você achar conveniente, mas sempre esclareça o motivo da premiação para que fique claro o porquê do prêmio.
Equipe
Se você tiver mais de uma funcionária é importante criar um espírito de “equipe” em sua casa ou sua vida poderá ficar muito, mas muito difícil… Uma outra dica é ter cuidado com a remuneração para evitar inconsistências, pois este é o primeiro tema da “reunião de equipe” da qual você não será convidada… Isto não quer dizer que você não possa ter salários diferentes, mas você deve ter justificativas como “mais experiência”, “mais tempo de casa” etc., para não desmotivar ninguém.
Bom, acho que estes são os principais pontos de atenção ao contratar um funcionário doméstico.
Como meus trigêmeos já estão com 4 anos, as coisas na minha casa já estão mais simples… No que pode ser simples em uma casa com trigêmeos!
Espero que tenha ajudado com estas dicas e até a próxima!
……………….
Além de mamãe de trigêmeos, a Dani também é uma superexecutiva com o cargo de diretora comercial de uma multinacional de tecnologia e está começando um novo desafio como consultora de mamães!
Para sugestões, dúvidas ou caso queiram conhecer mais sobre a “Cartilha da Dani”, enviem um email para: daniela.trigemeos@hotmail.com .
Olá! Sou babá de trigêmeos há 6 anos! A procura de uma nova oportunidade!
Disponibilidade para dormir de segunda a sexta! Disponibilidade para cobrir folgas tb aos fins de semana, de sexta a segunda! Sou de SP, 28 anos.
Segue meu email
fabils_@hotmail.com
Obrigada
seria possível ser mãe de trigêmeos, sem babá???
OI Thalytta, sinceramente acho muito difícil! A não ser que você tenha ajuda da mãe ou sogra! beijos
Oi Dani,
Õtimas dicas, para mamães e para não mamães também. Os meninos estão lindos!!! Parabéns! bjos
GAbi, que bom que você gostou… Entra sempre no blog e pode nos dar sugestões de posts se quiser algum tema específico! Mil beijos Ju
Parabéns, Dani!
Ótimas dicas!!
Ju, as matérias são excelentes!!
Bjs
Ly (mãe do Arthur)
Oi querida, que legal que você entrou no blog! Adorei sua participação! Volta sempre. Mil beijos
Não deve ser nada fácil se preparar para a chegada de trigêmeos. Eu já estou super ansiosa com a chegada de um bebê só! Adorei as dicas, super relevantes! bjos
Ótima matéria… Certamente as novas mamães irão aproveitar todas essas dicas.