Hoje vamos falar do nosso papel como Pais, como impactamos a evolução das crianças e como podemos contribuir para o momento da volta às aulas.
Oi Mamães e Papais! Quem não adora o momento da volta às aulas, rs?
Então, aproveitando que a criançada voltou para a rotina, trouxemos um post incrível falando do papel dos Pais na evolução das crianças!
Veja o post da nossa colunista, Carola Videira – fundadora da Turma do Jiló!
Com a chegada do ano letivo, os pais devem estar preparados para encorajar seus filhos a desenvolverem habilidades como respeito, diversidade e cidadania no ambiente escolar.
Existem pais que enxergam a escola, basicamente, como um ambiente onde a criança possa se transformar em um pequeno gênio e, assim, brilhar futuramente nas melhores faculdades e alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Obviamente que todos nós queremos o melhor para a nossa criança.
Mas, esse direcionamento exagerado no que se refere à “performance” do aluno pode afastar o interesse em outros ensinamentos valiosos que estão ao seu redor, como o aperfeiçoamento da empatia e sociabilização, por exemplo.
Veja que interessante: Uma das virtudes atuais mais cobiçadas por recrutadores no mercado de trabalho em todo mundo são as softs skills, ou as habilidades socioemocionais.
A soft skill é a capacidade de trabalhar em equipe, de liderar e, ao mesmo tempo, inspirar pessoas, de compreender as diferentes opiniões. É a capacidade de dialogar de forma respeitosa e resolver conflitos de maneira harmoniosa e pacífica.
Em um mundo tão acelerado e com alto nível de estresse, a inteligência emocional possibilita decisões admiráveis e assertivas, irradiando essa energia positiva.
Mais de 20% dos profissionais de RH consideram as soft skills mais importantes que a hard skill, que são as habilidades técnicas, revelou uma pesquisa do Infojobs, empresa de tecnologia para recursos humanos.
Outros 77,2% acreditam que hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos.
Nesta missão de buscar educar as crianças para que sejam boas de notas e, principalmente, boas pessoas, a educação inclusiva tem uma importância significativa, porque ela desperta nas pessoas o olhar para as diferenças.
A presença de crianças que fazem parte de grupos da diversidade na sala de aula mostra que todos nós, sem exceção, temos limitações, e que ouvir, se comunicar e aprender com o próximo geram conhecimentos que certamente virarão um grande “ativo” para o futuro.
Afinal, estamos em uma sociedade complexa, com diferentes perfis e culturas, e estará mais preparado aquele que conseguir absorver toda essa diversidade.
A troca de experiências é mútua, pois a criança com deficiência também desenvolve sua autonomia em uma sala de aula com os demais alunos.
Os pais, portanto, têm um papel fundamental nesse processo.
O primeiro passo para garantir que seu filho tenha sucesso na volta às aulas é ensiná-lo a ter respeito pelos ensinamentos que toda a comunidade escolar oferece.
É importante incentivá-los a serem responsáveis, colaborativos e educados com os colegas de sala de aula, professores e funcionários. Pais que mostram esses valores são exemplo para seus filhos e podem contribuir para a evolução acadêmica.
A diversidade também é uma parte fundamental da vida escolar.
Os pais devem incentivar seus filhos a aceitar as diferenças entre as pessoas e a apreciar o que cada um tem para oferecer. Isso não só melhora a habilidade deles em trabalhar em equipe, como contribui para uma atmosfera mais saudável na escola.
É importante ensiná-los sobre responsabilidades, como respeitar as regras da escola e ser solidário com os colegas de classe.
Em suma, os pais devem ensinar seus filhos sobre respeito, diversidade e cidadania, trazendo assuntos do cotidiano escolar sempre que possível para as discussões em família.
O ambiente escolar é também um espaço para formar bons cidadãos.