segunda-feira, 20 outubro, 2025

A importância de praticar esportes na infância

É inegável a importância de praticar esportes na infância, então trouxemos um texto para relembrarmos de todos os benefícios que essa prática traz no longo prazo para as nossas crianças e toda a família!

Esportes na infância importância de praticar Dr Paulo Telles Pediatra Just Real Moms

Oi Mamães e Papais! Hoje vamos falar sobre a importância de praticar esportes na infância, aproveitamos que temos aí mais um feriadão para incentivar a criançada a sair de casa!

Nossas mamães aqui são super ativas e sempre tentamos incluir atividades físicas no dia a dia dos nossos filhos – como aulas de tênis, natação, balé, judô, ginástica olímpica e temos até uma das mamães com filhote em grupo de corrida, pois ele já está na pré-adolescência!

Então, hoje o nosso colunista Dr. Paulo Telles – Pediatra e Neonatologista – vai contar com mais detalhes a importância de praticar esportes na infância.

Os benefícios, vocês vão ver, são inúmeros e o resultado é maravilhoso e algo que a criança levará para toda a vida!


Durante a pandemia nossos filhos enfrentaram um enorme problema, além vírus SarsCov-2, o sedentarismo.

Com o isolamento, a falta das escolas e das atividades diárias as crianças passaram muito tempo na frente da tela e diminuíram muito a atividade física.

Os eletrônicos atualmente são, sem dúvidas, uma competição injusta e preocupante quando comparados aos exercícios físicos e atividades externas.

Estamos criando uma geração que interage muito mais pela tela de um dispositivo do que com outras crianças, diminuindo o tempo em contato com a natureza, a interação social, o contato olho no olho, as experiências sensoriais e sociais, tão importantes para o desenvolvimento neurológico, social, motor e emocional dos primeiros anos de vida.

Então, é preciso conscientizar os pais que atividade física é fundamental para a saúde presente e futura das crianças.

O esporte é sem dúvidas uma forma incrível e capaz de mudar a vida das crianças e mudar a vida da família toda.

Quando digo esporte, que fique claro que é atividade, movimentação, livre brincar, correr, escalar, dançar, cansar, suar, deixar os pequenos de bochechas vermelhas e coradas e, também, atividades esportivas.

Por outro lado, atenção: o esporte competitivo só deve ser estimulado mais para frente após 12 anos.

Os benefícios de atividade física regular são muitos desde melhorar a atividade cardiorrespiratória, a musculatura, melhora postural, controle de peso, redução da ansiedade, diminuição dos riscos a longo prazo de doenças cardíacas, câncer, pressão alta, osteoporose e obesidade

Além também de melhorar a coordenação motora, o trabalho em equipe, o respeito ao próximo!

As atividades físicas ainda estimulam a criança a lidar com as suas emoções, nos acertos e erros, nas derrotas e vitórias.

Ajuda e muito a lidar com a frustração, estimula atividade social, conhecimento corporal e habilidades físicas, desenvolve a autoconfiança, autoestima, traz novos estímulos sensoriais e tantos outros benefícios.

Incentiva também bons hábitos alimentares, boa hidratação e cuidados com a saúde e em geral. Contribui na ampliação do círculo de amizades e possibilita bons momentos sociais.

Adicionalmente, alguns estudos mostram inclusive melhor funcionamento das funções neurológicas do cérebro, melhorando aprendizado e concentração.

Pode inclusive melhorar a qualidade e quantidade do sono, estimulando hormônios como a serotonina e melatonina.

Muito importante que sejamos exemplo para nossos filhos, as crianças aprendem por observação, querem ser iguais aos pais!

Então, exercite-se, crie rotina de atividades para você e para toda família.

Tentem fazer mudanças simples como ir à escola a pé (se for algo possível), ou talvez descer um ponto de ônibus antes para caminhar alguns quilômetros.

Faça da atividade física uma prioridade, pois na maluquice do dia a dia, ficamos na inércia da falta de tempo para isso.

Então pare, programe-se! Depois do esporte entrar na sua vida, vai entrar na vida da casa, das crianças. Isso mudará todos seus hábitos, desde alimentação até horário de sono, vai ajudar a diminuir as telas para todos.

Por fim, cuide-se! Seja este exemplo para seus filhos, incentive atividades agradáveis, que possam fazer juntos, como passeio de bicicleta, caminhadas, brincadeiras. Além de fazer bem para sua saúde física fará um bem enorme para sua saúde mental, para a relação familiar e para saúde no presente e futuro das crianças.

Beijos, Dr. Paulo


Ah, e se você gostou desse post sobre esportes na infância, aproveite para ler também: “O Estresse Tóxico: Para onde irão estas crianças?” e “Quem fez parte da sua rede de apoio?

E não deixe de assistir uma Live que fizemos no Instagram essa semana com o Dr. Paulo e a Thaeme onde falamos da importância da vacinação em crianças, assim como os principais cuidados com o bebê!


Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!
Este post do Just Real Moms foi cuidadosamente elaborado por um médico altamente qualificado, trazendo informações confiáveis e embasadas para você. Fique por dentro dos insights e conselhos de um verdadeiro especialista no assunto!

Sobre o Dr. Paulo Nardy Telles (CRM 109556 | RQE 93689)

Instagram: @PauloTelles

Esposo, Pai do Léo e da Nina Pediatra e Neonatologista pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

  • Formado pela Faculdade de Medicina do ABC
  • Residência médica em pediatra e neonatologia pela Faculdade de Medicina da USP
  • Preceptoria em Neonatologia pelo hospital Universitário da USP
  • Título de Especialista em Pediatria pela SBP
  • Título de Especialista em Neonatologia pela SBP
  • Atuou como Pediatra e Neonatologista no Hospital Israelita Albert Einstein 2008-2012
  • 18 anos atuando em sua clínica particular de pediatria, puericultura

A informação disponível neste site não substitui o parecer de um médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde, à saúde dos seus filhos e familiares e aos seus tratamentos e medicamentos.

Crédito: Cortesia de RODNAE Productions/Pexels

PSIU! Você é Empreendedor/a no nicho materno-infantil ou afins? Venha conhecer o JRMBizz, nosso Hub de Negócios & Networking:

Fique conectada!

761,659FãsLike
120,901SeguidoresSeguir
73,704SeguidoresSeguir
68,500InscritosInscreva-se
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img
spot_img

Inscreva-se na News!

Conheça o nosso guia de fornecedores

Todo mundo está lendo

Faça Parte da Comunidade do Just Real Moms!

[mintmrm id="4"]

Oba! Chegou a hora de conversarmos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor, digite seu nome aqui

Gostou deste post? Leia outros também:

Pé torto congênito: 10 coisas que você precisa saber sobre o tratamento

Conheça as 10 coisas que você precisa saber sobre o tratamento de Pé torto congênito, ou PTC. Confira abaixo! Oi...

Fique por dentro do que vai rolar no final de semana em São Paulo – por bora.ai

Oie, moms! Tudo bem com vocês? O final de semana se aproxima e, com ele, um monte de atrações infantis divertidas...

Dica para estimular a leitura nas crianças!

  A dica de hoje é para as mamães que querem estimular a leitura das crianças! Vocês conhecem o Leiturinha? É...

Férias divertidas em São Paulo – por bora.ai

Olá, moms! Como vocês estão? As férias são a grande paixão dos pequenos! Eles tem tempo para brincar, curtir e se...